Vous êtes sur la page 1sur 2

Acidez do leite

Pgina 1 de 2

Home | Loja Brasil | Cadastro | Como Comprar | Pagamento | Segurana | Contato


Queijos no Brasil Quem somos Loja on line
Acidez do Leite - Como Medir?

Acidez do leite
Login Loja online Meus pedidos Alterar cadastro Como comprar Pagamento e envio Segurana

Tudo sobre leite


O teste de anlise de acidez do leite, um teste importante pois permite saber com preciso se houve variao da

Tudo sobre queijo Tudo sobre iogurte Diet e light Doce de leite Receitas de queijos Fazer queijo caseiro Dvidas sobre leite Livros Creme de Leite

acidez do momento da ordenha utilizao do leite propriamente dita. Ou seja, quando encontramos valores superiores s faixas normais, esta elevao pode ser um indicativo de condies precrias de higiene no momento e ps ordenha, deficincia de refrigerao, utenslios mau higienizados, tempo prolongado de estocagem, ou todos estes fatores em conjunto. Leite com acidez, alterada, representa um produto final com qualidade inferior possivelmente seguido de perda de rendimento. Voc pode facilmente testar a acidez do leite e soro de queijos com nosso KIT PARA TESTE ACIDEZ. Este KIT sugerido para aqueles que realmente iro elaborar queijos e outros derivados lcteos com frequncia.

O KIT - TESTE ACIDEZ compem-se de: 1 Acedmetro de Dornic;

Cremosinho Mapa do site Fale conosco

1 Copo Becker; 1 Soluo de Dornic; 1 Soluo de Fenolftelena.

CONTATO
Como fazer a acidez? O Acedmetro de Dornic, composto de um reservatrio para Soluo Dornic e deve estar sempre carregado com esta soluo. Quando for utilizar, carregar a coluna graduada, com a Soluo do reservatrio, pressionando com a bombinha de borracha. O excesso de soluo, retorna ao reservatrio com a soluo no zero da escala graduada.

SAC: (32) 3224-3016


Atendimento de segunda a sexta-feira de 8:00 s 17:00 horas.

Acidez do Leite: Leite recm ordenhado com condies impecveis de higiene e refrigerado imediatamente: 14 a 15D. As variaes nas elevaes podem ocorrer em funo do manejo da produo leiteira, condies de higiene, refrigerao, transporte, clima, etc. A faixa de acidez considerada normal dever estar compreendida entre 14D at 18D. A utilizao para produo dever seguir critrios bem rigorosos, uma vez que alguns produtos requerem leite com nveis de acidez mais reduzidos que outros produtos, como a seguir: Faixa de acidez do leite natural: 14 a 18D (graus Dornic) Leite para longa vida: 14 a 16D; Leite para pasteurizao em saquinhos: 14 a 17D; Leite para iogurte: 14 a 17D; Leite para queijos: 14 a 18D; Leite para doce: 14 a 17D; Leite para requeijo: 14 a 18D. Acidez do soro: A acidez do soro pode ser medida utilizando a mesma metodologia utilizada para a medio da acidez do leite. Via de regra, a acidez do soro representa em torno de 2/3 da acidez original do leite e no deve ultrapassar 13D, nas condies normais. Soro para elaborao de bebida lctea: 8 a 11D; Soro para elaborao de ricota: 8 a 13D. Por que importante testar a acidez do soro para fabricao de Ricota? O soro com acidez acima de 13D considerado um soro cido. Soro cido no rende ricota de qualidade e em quantidade.

sac@queijosnobrasil.com.br

pesquisar...

Queijo Mascarpone

Ricota para massas

Receita Ricota

Adicionar 5 gotas da Soluo de Fenolftalena sobre a amostra do leite e agitar suavemente. A Soluo de Fenolftalena conhecida como Soluo Indicadora, medida que a Soluo Dornic reage com o leite, este muda de cor (tendendo para o rsea).

Receita Labne (Coalhada Seca)

Pressionar a torneira do Acedmetro, deixando cair, gota a gota a Soluo Dornic, contida na escala graduada, agitando suavemente. Continue at o aparecimento de uma leve colorao rosada (use o leite para comparar) que ir persistir por 15 a 20 segundos.

Siga-nos!

http://www.queijosnobrasil.com.br/acidez-do-leite.html

16/06/2013

Acidez do leite
Pressionar a torneira do Acedmetro, deixando cair, gota a gota a Soluo Dornic, contida na escala graduada, agitando suavemente. Continue at o aparecimento de uma leve colorao rosada (use o leite para comparar) que ir persistir por 15 a 20 segundos. Verifique na coluna quantos ml de soluo Dornic foram gastos, cada diviso na coluna, representa 1D (um grau Dornic). Exemplo: Se gastou 1,6 ml o leite esta com 16D (graus Dornic).

Pgina 2 de 2

Medir 10 ml do leite a ser testado (utilizando a seringa plstica) e adicionar no copo becker que acompanha o KIT. Faa o teste contra uma superfcie branca (uma folha de papel, por exemplo).

Tags: acidez de leite como testar a acidez do leite teste de acidez do leite acidez dornic anlise de leite soluo dornic

http://www.queijosnobrasil.com.br/acidez-do-leite.html

16/06/2013

Vous aimerez peut-être aussi