Vous êtes sur la page 1sur 22

Mdulo 1 Unidade 4

Use protetor solar!


Para incio de conversa...
Quando Rutherford formulou o seu modelo atmico, conforme voc estudou na unidade anterior, no levou em considerao uma fora natural que nos rodeia a todo momento. Observe a paisagem a seguir, e tente imaginar de qual fora estamos tratando:

Figura 1: Alm de um refrescante banho de mar, o que buscamos, em um dia ensolarado, beira de uma praia?

Se voc respondeu que a fora a luz solar, acertou em cheio! O nosso pas, por se encontrar em uma posio geogrfica prxima aos trpicos, recebe uma grande incidncia de raios solares. Por isso, em muitas cidades brasileiras, possvel aproveitar um gostoso banho de Sol.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

97

No entanto, importante que tenhamos muito cuidado com o recebimento dessa luz, pois existem diversos tipos de radiaes que so emitidas pelo Sol. Uma delas a radiao ultravioleta. Esta absorvida por nossa pele e, em um primeiro momento, provoca o bronzeamento. No entanto, caso seja recebida em excesso, pode causar queimaduras, e, em longo prazo, envelhecimento precoce da pele e at cncer! Para evitar tais malefcios, sem deixar de receber a agradvel presena da luz solar em seu pele, recomendado o uso do protetor solar. Ele contm diversas substncias que agem como filtros, impedindo a ao destruidora dos raios ultravioletas em nossa pele. Mas no s nos raios solares que as radiaes esto presentes. Em nosso dia a dia, lidamos com vrias outras formas de radiaes eletromagnticas. Por exemplo, ao aquecermos um alimento no microondas, usamos outra forma de radiao as microondas. Quando voc vai ao hospital fazer uma radiografia (ou tirar uma chapa), voc entra em contato com outra forma de radiao os raios X. Nesta unidade, vamos verificar que o conhecimento da natureza dos diversos tipos de radiaes foi importante na evoluo dos modelos atmicos.

Objetivos de aprendizagem
Identificar as principais caractersticas do modelo atmico de Bohr. Diferenciar as diferentes partculas que compem o tomo, localizando-as e quantificando-as. Distinguir tomos istopos. Aplicar a distribuio eletrnica de um tomo como uma forma de identific-lo.

98

Mdulo 1 Unidade 4

Seo 1
Neon

Nada resiste ao neon Das luzes da cidade Derrubam muros Cativam almas vidas pela claridade Pedro Du Bois

A Poesia de Pedro Du Bois retrata o fascnio que temos pelas luzes de neon (Figura 2). Mas qual a relao existente entre elas e os modelos atmicos? Podemos afirmar que a existncia destas luzes uma comprovao do modelo atmico de Bohr, desenvolvido pelo cientista Niels Bohr, em 1913. Quer saber o porqu?

Figura 2: Encontramos as luzes neon, por exemplo, colorindo as noites das cidades. So fascnios aos olhares perdidos!

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

99

O modelo atmico de Rutherford, sobre o qual falamos na unidade anterior, pouco durou no meio cientfico, uma vez que ele no poderia explicar um fenmeno. Os tomos, quando estimulados por descargas eltricas, emitiam luzes de diferentes cores. Voc j deve ter observado alguns exemplos desse fenmeno, como o da Figura 1. Como o modelo planetrio de Rutherford no possua um mecanismo que explicasse esse fato ele teve de ser revisto. Em 1913, ento, Niels Bohr (1885-1962) elaborou um modelo que poderia explicar essa emisso de luz. Segundo Bohr, existiriam diferentes rbitas para os eltrons; cada uma delas estaria associada a uma quantidade de energia especfica. Quando um determinado eltron recebesse um estmulo energtico, ele saltaria para uma rbita diferente, de maior energia. Claro que essa nova condio no seria a mais confortvel para o eltron, uma vez que essa no era sua situao original. Assim, to logo o estmulo pare, o eltron volta sua posio original, liberando a energia recebida na forma de luz. Voc pode ter percebido, na Figura 2, que os letreiros possuem cores diferentes, certo? Isso se d, pois os diferentes tomos possuem quantidades diferentes de eltrons, que, por sua vez, se encontram em rbitas diferentes. Logo, as quantidades de energia envolvidas so distintas, ocasionando luzes diferentes. Os principais postulados de Bohr so: Os eltrons se movem ao redor do ncleo do tomo, em rbitas. Os eltrons s podem se mover em rbitas determinadas e essa mudana s acontece se houver variao de energia. Um eltron que se move na mesma rbita no emite energia. Graas ao fato do modelo atmico de Bohr possvel explicar mais fenmenos qumicos e fsicos que o de Rutherford. Assim, temos a substituio do modelo planetrio pelo de Bohr. Como este ltimo modelo estabelece quantidades especficas de energia para as rbitas onde esto situados os eltrons, ele ficou conhecido como modelo quntico.

100

Mdulo 1 Unidade 4

Figura 3: Substituio do modelo de Rhuterford pelo de Bohr. Observe que os dois modelos so muito parecidos. A diferena reside na possibilidade de o eltron mudar de rbita de acordo com a quantidade de energia contida por ele. Em funo da semelhana entre estes dois modelos alguns autores denominam este modelo atmico, de Rhuterford-Bohr.

Como voc estudou at agora, nesta e na unidade anterior, diversos modelos atmicos foram propostos ao longo do tempo. A Figura 4 representa a linha de tempo da evoluo histrica dos modelos atmicos. Observe que na linha de cima esto os modelos propostos na poca e na linha de baixo os eventos que desencadearam a reformulao dos modelos anteriores.

Figura 4: Ao longo da histria cientfica, novas experincias e achados foram realizados, novos modelos foram elaborados.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

101

Bohr e seu modelo quntico


O link http://www.youtube.com/watch?v=16rze5ru9kk remete a uma excelente animao sobre desenvolvimento do modelo de Bohr.

Uma aplicao prtica do modelo de Bohr o teste de chama. Ele consiste em aquecer determinados materiais observando as cores emitidas de forma a identificar elementos existentes. O princpio o mesmo observado nos fogos de artifcio. O link http://www.youtube.com/watch?v=qsNhxzFKh0I uma demonstrao excelente desse mtodo.

Aplicaes do modelo de Bhor


O laser (do ingls, Light Amplification by Stimulation Emission of Radiation amplificao da luz pela estimulao da emisso de radiao) um dispositivo que amplia a absoro e a emisso de energia pelos tomos, quando seus eltrons mudam de estados energticos.

102

Mdulo 1 Unidade 4

Sabendo disso e, aps estudar esta primeira seo da unidade, responda: a qual modelo atmico esse fenmeno est associado? Justifique brevemente a sua resposta.

Seo 2
Grandezas atmicas! Criando uma identidade
Ao longo da investigao dos modelos atmicos, muitos cientistas tiveram importante papel na sua confirmao. Um deles, James Chadwick, descobriu, em 1932, uma terceira partcula, alm do eltron e do prton, semelhante a esse ltimo, porm sem carga eltrica. Por esse motivo, tal partcula foi denominada nutron. O nutron, assim como o prton, se encontrava no ncleo e a sua funo estava relacionada manuteno da estabilidade deste. Uma grande quantidade de cargas positivas (prtons) em um reduzido espao trazia uma enorme instabilidade a este mesmo ncleo. Assim sendo, o modelo atmico atual fica da seguinte forma:
Tabela 1: H trs partculas formadoras do tomo, que apresentam prprias massa, carga e localizao. Entenda que os valores de massa so relativos, ou seja, a massa de um prton igual de um nutron e muito maior que a de um eltron. Foi necessrio atribuir massas relativas a essas partculas atmicas, uma vez que seus valores, em gramas, so infinitamente pequenos!

Partcula
Eltron Prton Nutron

Carga eltrica
Negativa Positiva No possui

Massa
Prximo a zero 1 1

Localizao
Eletrosfera Ncleo Ncleo

Fonte: Claudio Costa Vera Cruz

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

103

A massa de um tomo, portanto, resultado da soma de todas as partculas que o constituem. No entanto, como a massa do eltron desprezvel, podemos dizer que a massa de um tomo a soma do total de prtons e nutrons. A massa de um tomo chamada nmero de massa e tem o smbolo A como forma de identificao; enquanto que o nmero de prtons chamado nmero atmico e seu smbolo Z. Observe a Tabela 2:
Tabela 2: H duas representaes das grandezas atmicas: nmero de massa (A) e nmero atmico (Z).

Grandeza atmica
Nmero de massa Nmero atmico Fonte: Claudio Costa Vera Cruz

Smbolo
A Z

O que representa?
A massa total de um tomo O nmero de prtons de um tomo

As frmulas a seguir relacionam as partculas nucleares s grandezas atmicas. A=p+n ou A=Z+N

onde A o nmero de massa, Z o nmero atmico, p o nmero de prtons e n o nmero de nutrons.

Muito cuidado!
Os tomos so eletricamente neutros, por isso dizemos que: Z=p=e o que significa que o nmero de cargas positivas (prtons) igual ao nmero de cargas negativas (eltrons).

A figura a seguir representa um tomo que possui nmero de nutrons igual a 8. A partir deste dado, determine a quantidade de prtons existente neste tomo bem como seu nmero de massa.

104

Mdulo 1 Unidade 4

Seo 3
Alguns tomos podem parecer iguais, mas so diferentes!
A seguir, voc pode observar a representao de alguns tomos fictcios. Veja a possvel localizao dos nmeros de massa e atmico destes tomos. Estes nmeros so uma importante informao que permite a identificao de um tomo:
2 Z; A ZX XA; XA,

Observe que o smbolo X utilizado para representar um tomo qualquer. Os qumicos desenvolveram uma linguagem prpria para diferenciar os elementos atravs de seus smbolos. Os smbolos de um elemento qumico so siglas e estas devem conter, no mximo, duas letras sendo a primeira necessariamente maiscula e a segunda, quando houver, minscula. A tabela 3 apresenta alguns tomos e seus smbolos:

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

105

Tabela 3: Elementos qumicos e seus smbolos.

Elemento
Ferro Cobalto Carbono Oxignio

Smbolo
Fe Co C O

Elemento
Enxofre Sdio Potssio Ouro

Smbolo
S Na K Au

Sabendo disso, vamos fazer uma breve atividade com a tabela seguinte. Ela apresenta alguns tipos de tomos com as partculas constituintes de seus respectivos ncleos. Para certos tomos, no entanto, como voc pode ver, faltam dados. Ento, baseado no que voc acabou de estudar, que tal completar os espaos em branco da tabela? Siga o exemplo que consta na primeira linha:
Tabela 4: A tabela a seguir representa as principais caractersticas de alguns tomos. Observe que os espaos vazios podem ser preenchidos atravs das informaes fornecidas. Ento, mos massa!

Nome do elemento
Carbono Carbono Oxignio Oxignio Urnio Urnio

Smbolo
C C

Nmero de Nmero de N m e r o Nmero de prtons nutrons atmico massa


6 6 8 6 8 8 6 6 12 14

Representao
12 6

C C

14 6

O U

8 92 235

17 8

238 92

Voc percebeu que foram colocados dois tomos de diferentes elementos qumicos? Dois tomos do elemento carbono, dois tomos do elemento oxignio e dois tomos do elemento urnio. Pense um pouco mais sobre a tabela que voc preencheu. Voc saberia dizer qual a semelhana entre as partculas dos dois tomos de cada elemento representados acima? A Tabela 4 indica uma importante semelhana entre os tomos de um mesmo elemento qumico. Eles possuem o mesmo nmero de prtons, ou seja, o mesmo nmero atmico. Mas eles possuem tambm uma importante diferena entre si: o nmero de nutrons. Isso, por sua vez, ocasiona diferentes nmeros de massa. Nesses casos, dizemos que esses tomos so istopos.

106

Mdulo 1 Unidade 4

Istopos so tomos com o mesmo nmero atmico, mas com diferentes nmeros de massa, devido a diferentes quantidades de nutrons em seus ncleos.

Veja os exemplos que voc encontrou na Tabela 4. So istopos os tomos:

So istopos?
A tabela seguinte fornece o nmero de prtons e nutrons existentes no ncleo de alguns tomos, representados pelas letras de a at d.

tomos
a b c d

N de prtons
34 35 33 34

N de nutrons
45 44 42 44

Considerando os dados desta tabela, o tomo istopo de a e o tomo que tem o mesmo nmero de massa de a so, respectivamente: a. deb

b. c e d c. d. e. bec bed ceb

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

107

Seo 4
A organizao dos eltrons
Como comentado anteriormente, o modelo atmico de Bohr estabelecia que cada eltron ocupa uma posio definida e nica no tomo. A princpio, as investigaes cientficas indicaram a existncia de sete camadas (ou nveis) possveis para acomodar os eltrons em volta do ncleo. Estas camadas foram identificadas por letras e existe um nmero mximo de eltrons em cada camada, conforme mostra a Figura 5.

Figura 5: Observe a quantidade mxima de eltrons que podem existir em cada camada. importante sabermos que, conforme o tomo possui mais eltrons, eles vo preenchendo mais camadas.

Isso significa que, se um tomo possuir trs eltrons, dois deles estaro na camada K e o eltron restante ficar na prxima camada, que a L. Por exemplo, um tomo possuidor de 13 eltrons ter em sua distribuio eletrnica: 2 eltrons em K, 8 eltrons em L e 3 eltrons em M. Observe que a soma dos eltrons existentes nas trs camadas (2+8+3) ter sempre de ser igual ao total de eltrons que o tomo possui (13). Vamos ver mais exemplos? Exemplo 1 Como a distribuio dos eltrons em camadas de um tomo com 4 eltrons (berlio)? Como o berlio possui apenas 4 eltrons, iremos preencher a primeira camada (K) com 2 eltrons restando, apenas, dois eltrons que sero alocados na prxima camada (L). Portanto, sua distribuio ficar assim: K- 2 L- 2

108

Mdulo 1 Unidade 4

Exemplo 2 Como a distribuio dos eltrons em camadas de um tomo com 11 eltrons (sdio)? Como o sdio possui 11 eltrons, iremos preencher a primeira camada (K) com 2, restando, apenas, 9. Desses 9 eltrons, 8 sero alocados na camada L e apenas 1 ser alocado na camada M. Portanto: K- 2 L- 8 M- 1 Pesquisas posteriores de Bohr observaram que existiam, ainda, subdivises dessas camadas, denominadas subcamadas (ou subnveis). Elas foram identificadas por um nmero e uma letra conforme a tabela a seguir:
Tabela 5: A organizao dos eltrons na eletrosfera se d tanto por camadas (primeira coluna) quanto por subcamadas ou subnveis (terceira coluna).

Nveis ou camadas
K L M N O P Q

N mximo de eltrons
2 8 18 32 32 18 2 1s2 2s2 2p2 3s2 3p6 3d10

subnveis

4s2 4p6 4d10 4f14 5d2 5p6 5d10 5f14 6s2 6p6 6d10 7s2

A distribuio de eltrons de fundamental importncia, uma vez que ela determina as caractersticas qumicas dos respectivos tomos. importante que voc saiba que nenhum elemento qumico possui a mesma organizao eletrnica de outro. No universo da Qumica, cada um dos elementos possui sua assinatura nica e intransfervel. como se fosse uma impresso digital que possibilitasse o reconhecimento deste elemento em qualquer situao ,e com base neste princpio que os qumicos iro organizar todos os elementos que compem a matria. Mas apesar de voc j saber como, no se preocupe em organizar esses eltrons nas subcamadas, ao menos por enquanto. Apenas tenha em mente que possvel elaborar a distribuio eletrnica para cada elemento qumico existente no universo e que, dependendo do resultado, pode-se prever suas caractersticas em funo dessa distribuio. Bom, mas isso j assunto para as prximas unidades! At l!

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

109

Sua vez de distribuir os eltrons!


Faa as distribuies eletrnicas em camadas dos tomos que possuem os seguintes nmeros atmicos: Z= 6 Z= 13 Z= 18

Resumo
O modelo atmico atual o de Bhor (tambm conhecido como Rutherford-Bohr). Nesse modelo, os eltrons giram ao redor do ncleo em rbitas, as quais apresentam diferentes valores de energia. Os eltrons podem mudar de rbita desde que recebam ou percam energia. A massa de um tomo (representada pelo smbolo A) a soma da quantidade de prtons e nutrons. Essas partculas esto situadas no ncleo. A quantidade de prtons de um tomo denominada nmero atmico e seu smbolo Z. Em um tomo, a quantidade de prtons igual quantidade de eltrons. tomos que apresentam a mesma massa so chamados isbaros. tomos que apresentam a mesma quantidade de prtons so chamados istopos. tomos que apresentam a mesma quantidade de nutrons so chamados istonos. Os eltrons esto distribudos em sete camadas denominadas por letras (K, L, M, N, O, P, Q) e essas camadas so subdivididas em subcamadas (tambm chamada subnveis) denominadas s, p d e f.
110

Mdulo 1 Unidade 4

Referncias
QUIMICA, G. D. P. E. E. INTERAOES E TRANSFORMAOES, V.3 Livro do PROFESSOR : Edusp; 2002 QUIMICA, G. D. P. E. E. INTERAOES E TRANSFORMAOES, V.3 Livro do Aluno : Edusp; 2002 BRAGA, Marco; GUERRA, Andria & REIS, Jos Cludio. Breve Histria da Cincia Moderna: convergncia de saberes (Idade Mdia). Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003. BRAGA, Marco; GUERRA, Andria & REIS, Jos Cludio. Breve Histria da Cincia Moderna: das mquinas do mundo ao universo-mquina (sculos Xv a XVII). Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2004. HUILLIER, Pierre De Arquimedes Einstein: a face oculta da inveno cientfica, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994. WYNN, C. M. CINCO MAIORES IDEIAS DA CIENCIA, AS: EDITORA PRESTIGIO ROBERTS, R. M. DESCOBERTAS ACIDENTAIS EM CIENCIAS: PAPIRUS; 1995 http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1554104, acessado em 06/03/2012, s 17:31.

Imagens
http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1381517.

http://www.flickr.com/photos/over_kind_man/3180645952/ - Mike Vondran

http://www.flickr.com/photos/mag3737/519410665/ - Tom Magliery

Claudio Costa Vera Cruz

http://www.sxc.hu/photo/517386 David Hartman.

WATCHMEN. So Paulo: Abril, n. 2, dez. 1988.

http://www.sxc.hu/985516_96035528.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

111

http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_showatomico.htm.

http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_passeiodiferente.htm.

http://www.sxc.hu/photo/517386 David Hartman.

http://www.sxc.hu/985516_96035528.

Atividade 1
Ao modelo atmico de Bhor, uma vez que este prev a possibilidade do eltron mudar de posio (rbita), de acordo com sua variao de energia.

Atividade 2
Na figura, existem 9 bolas pretas e 8 bolas brancas no ncleo do tomo. Na eletrosfera, percebemos a existncia de 8 eltrons. Logo, as bolas pretas so os prtons (lembre-se de que, em um tomo, os nmeros de prtons e eltrons so iguais) e as brancas os nutrons. O nmero de massa a soma dos nutrons e dos prtons, ou seja: A=6+5 A = 11

Atividade 3
Letra A. Observe que o tomo istopo de a ter que apresentar o mesmo nmero de prtons que ele, portanto este o tomo d. Para achar o tomo isbaro de a devemos somar as duas colunas e verificar qual ir apresentar o mesmo valor de massa de a (79); apenas o tomo b satisfaz esta condio.

112

Mdulo 1 Unidade 4

Atividade 4
a. K- 2 L- 4 b. K- 2 L- 8 M- 3 c. K-2 L- 8 M- 8

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

113

O que perguntam por a?


Questo 1
Observe o trecho da histria em quadrinhos a seguir, no qual h a representao de um modelo atmico para o hidrognio.

Qual o modelo atmico escolhido pelo personagem no ltimo quadrinho? Explique-o. Comentrio: O modelo atmico apresentado o modelo de Rutherford-Bohr. Neste modelo, os eltrons giram em torno do ncleo, em nveis especficos de energia, chamados camadas. No caso do modelo do tomo de hidrognio apresentado, pode-se observar que a rbita no elptica, e o eltron gira em torno do ncleo, em uma regio prpria, ou em uma camada chamada camada K.

Questo 2
Uma moda atual entre as crianas colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituio a substncia sulfeto de zinco. O fenmeno ocorre porque alguns eltrons que compem os tomos

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

115

dessa substncia absorvem energia luminosa e saltam para nveis de energia mais externos. No escuro, esses eltrons retomam aos seus nveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa caracterstica pode ser explicada considerando o modelo atmico proposto por: a) Dalton. b) Thomson. c) Lavoisier. d) Rutherford. e) Bohr. Resposta: Letra E Comentrio: Apenas o modelo de Bohr prev a emisso de energia por um tomo quando seu eltron volta a ao seu orbital original.

116

Anexo Mdulo 1 Unidade 4

Caia na rede!
O show do Tominho e muito mais!
V ao laboratrio virtual da USP e faa a atividade descrita no link http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_showatomico.htm. Ela autoexplicativa e trata do desenvolvimento histrico dos modelos atmicos.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

117

V ao laboratrio virtual da USP e faa a atividade descrita no link http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/ quimica/sim_qui_passeiodiferente.htm. Ela apresenta uma atividade envolvendo as grandezas qumicas que aprendemos nesta unidade.

118

Anexo Mdulo 1 Unidade 4

Vous aimerez peut-être aussi