Vous êtes sur la page 1sur 36

Mdulo 1 Unidade 5

Elementos Qumicos: os ingredientes do nosso mundo!


Para incio de conversa...
Quantos elementos qumicos existiam? Esse era alguns dos questionamentos que muitos cientistas faziam na segunda metade do sculo XIX. E como voc j estudou nas unidades anteriores, perguntas sem respostas sobre a natureza das coisas no faltavam. Mas, s vezes, faltavam as ferramentas mais bsicas para respond-las. Quando o qumico francs Louis Pasteur (1822 1895) descobriu os microrganismos, muitos dos elementos qumicos que hoje conhecemos ainda no haviam sido descobertos. quela altura, 63 elementos qumicos eram conhecidos: o ouro e o cobre, conhecidos desde os tempos pr-histricos, at o hlio (He), que fora recm-descoberto na atmosfera do Sol. Mas como esses elementos ordenavam-se? Existia algum padro para os elementos? Muito pouco ainda se sabia deles; nem mesmo do que eram feitos! Como poderamos esperar que os mdicos de Viena soubessem que precisavam lavar as mos, antes de fazer um parto? O dilema era grande. Sabia-se que cada um desses elementos era formado por tomos diferentes, com massas diferentes, mas alguns possuam propriedades qumicas semelhantes. Tinha de haver um princpio norteador, um padro, que unisse as propriedades qumicas e fsicas.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

119

Ento, pensou-se em sua organizao. Da mesma forma que voc organiza as roupas dentro do seu armrio ou alguma coleo que voc tenha, ou as suas fotos, os qumicos buscavam colocar os elementos qumicos em ordem. Esse problema, ento, seria resolvido em 1869, com um qumico russo chamado Dimitri Mendeleev (1834-1907). Partindo de um conjunto de informaes, ele conseguiu achar um padro para organizar os elementos e ainda fez previses que seriam testadas por experincias futuras. Assim, foi criada uma das grandes invenes da cincia: a Tabela Peridica dos Elementos! A busca desenfreada pelo conhecimento ainda perseguia os cientistas. Foram vrias descobertas, no s de outros elementos qumicos, mas tambm de novos produtos: a indstria qumica ganhava o seu espao. Em meados do sculo XIX, os qumicos sabiam o suficiente sobre os diferentes elementos e compostos para comear a sintetizar novas substncias com propriedades especialmente requeridas. A inveno dos primeiros corantes e dos plsticos iria beneficiar as indstrias. Era o nascer da cincia moderna. Uma fase incrvel que propiciaria um desenvolvimento cientfico e tecnolgico que alteraria substancialmente a vida das pessoas. Quer saber um pouco mais dessa histria?
Figura 1: A ordem dos elementos. A busca por um padro assolava alguma das mentes mais brilhantes da cincia no sculo XIX.

Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a formulao da Tabela Peridica dos Elementos Qumicos; Identificar a Tabela Peridica como uma fonte de informaes sobre os elementos qumicos; Distinguir metais e no metais; Localizar um elemento na Tabela Peridica; Reconhecer os principais grupos da Tabela Peridica.

120

Mdulo 1 Unidade 5

Seo 1
Organizando os elementos qumicos
Nosso planeta foi criado a partir de 92 elementos qumicos. Na unidade anterior, voc viu que tudo inteiramente feito pela combinao desses elementos. No entanto, h um pouco mais de 200 anos, os cientistas no tinham essa percepo. Eles no sabiam quantos elementos havia e quantos mais poderiam encontrar na natureza. Seria uma busca sem fim? Como voc tambm viu na Unidade 3, John Dalton (1766 1844) foi o primeiro a tentar por ordem no mundo desordenado dos elementos com o seu modelo atmico. O qumico sueco Jans Jacob Berzelius (1779 1848), um dos primeiros a aceitar a teoria atmica de Dalton, achava que descobrir mais sobre a massa de cada elemento era, de alguma forma, de vital importncia em sua ordenao. Este solitrio qumico iniciou a sua busca: comeou a medir a massa atmica de cada elemento conhecido naquela poca. Mas para isso, Berzelius teria de isolar e purificar cada um deles com extrema preciso. E isso estava longe de ser um trabalho simples. Naquela poca, muito pouco da aparelhagem qumica, necessria a um trabalho com essa preciso, tinha sido inventada. Na altura de 1818, ele j havia determinado as massas atmicas de 45 dos 49 elementos conhecidos na poca, analisando mais de 2000 compostos qumicos. Alguns dos seus resultados foram extremamente precisos, quando comparamos com os dados atuais. Mas, naquela poca, quando outros cientistas tentavam determinar as massas atmicas, chegavam a resultados completamente diferentes. Apenas em 1860, na conferncia de Karlswhe, na Alemanha, o qumico italiano Stanislao Canizzaro (1826 1910) esclareceu a distino entre tomos e molculas e estabeleceu uma padronizao para as massas atmicas. O interessante desta busca pela medio correta das massas atmicas que vrios elementos qumicos foram descobertos na poca, como o silcio, o potssio e o alumnio.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

121

Mas o que massa atmica mesmo?


Massa atmica a massa dos tomos de um determinado elemento qumico. Da mesma forma que voc se pesa em uma balana (determina a sua massa) comparando-a com um padro de referncia (o quilograma), a determinao da massa do tomo realizada atravs da comparao com um determinado padro de referncia (neste caso, outro tomo). Vrios padres foram utilizados ao longo dos sculos: Dalton comparou o peso (a massa) de um determinado tomo com o peso do tomo de hidrognio. J Berzelius escolheu o oxignio como padro de referncia. Hoje em dia, utilizamos o tomo de carbono istopo 12 (ou seja, tomos de carbono que possuem nmero de massa igual a 12). Voc aprender mais sobre este assunto no mdulo 2.

Para cada elemento descoberto, a mesma questo era proposta: como orden-los, levando em considerao as suas propriedades fsicas e qumicas? Os cientistas procuravam por padres em toda a parte! Ao procurar por tal resposta, muitos cientistas criaram teorias, ao longo do tempo. Alguns exemplos foram: Dbereiner com a sua Lei das Trades, em 1817, Chancourois com o seu Parafuso Telrico, em 1862; Newlands com a Lei das Oitavas. Esses e outros cientistas tentaram, mas no obtiveram muito sucesso perante a comunidade cientfica da poca, pois elas no se aplicavam a todos os elementos conhecidos at ento. Apesar dessas tentativas frustradas de organizao dos elementos, uma ideia tinha sido reforada: as propriedades dos elementos eram peridicas.

Peridicas
Que se reproduzem em intervalos iguais.

A ideia era simples: aps certo nmero de elementos, chegava-se a um ponto em que as propriedades dos elementos repetiam-se. As leis anteriores no funcionavam para todos os elementos conhecidos na poca, pois nem todos os elementos qumicos tinham sido descobertos! O homem que iria resolver esse dilema era um dos mais brilhantes qumicos desde Lavoisier: Dmitri Mendeleev.

122

Mdulo 1 Unidade 5

Uma pequena pausa para um vdeo...


At aqui em nossa histria, voc viu que os cientistas descobriam vrios elementos qumicos importantes e propunham teorias sobre a periocidade dos elementos qumicos. Aprenda um pouco mais sobre essas teorias, vendo o vdeo que se encontra na pgina: http://www.tabelaperiodica.org/historia-da-tabela-periodica-antes-de-mendeleev/ O vdeo, dividido em duas partes, explica a ideia de periocidade das propriedades dos elementos e como algumas teorias, mesmo no aceitas pela comunidade cientfica, contriburam para essa descoberta. Sendo assim, comente nas linhas abaixo como essas teorias, apesar de no estarem completamente corretas, foram uma importante contribuio para a construo da Tabela Peridica de Mendeleev. Voc tambm pode acessar outras pginas da Internet para contribuir com o seu estudo, indicando sempre a sua fonte de consulta.

Mendeleev: colocando fim ao caos


Os qumicos usavam duas formas para agrupar os elementos: pelas suas propriedades ou pela sua massa atmica. Mendeleev combinou brilhantemente os dois, numa compreenso universal de todos os elementos, capaz de revelar um padro oculto na estrutura da matria. Foi uma descoberta incrvel! Mendeleev gostava muito de jogar Pacincia (um jogo com cartas de baralho, onde se deve dispor em ordem todas as cartas, por naipe). Na busca por um padro dos elementos, ele criou cartas dos elementos, com os seus smbolos e as suas propriedades. Ele ia mudando a ordem das cartas de lugar em busca de uma sequncia correta.
Figura 2: Dimitri Mendeleev, o gnio que criou uma das mais belas criaes da cincia: a Tabela Peridica dos Elementos.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

123

O problema era que o baralho dos elementos estava incompleto: apenas pouco mais da metade dos elementos que hoje conhecemos tinha sido descoberta. Conta a histria que, cansado, aps trs dias sem dormir, tentando desvendar o problema, ele teria cochilado e sonhado com os 63 elementos conhecidos, dispostos em uma grande tabela que os relacionava na ordem correta. Ao acordar, em 17 de fevereiro de 1869, ele fez o primeiro esboo da to sonhada Tabela Peridica dos Elementos. O incrvel da sua obra era, que para que a sua tabela funcionasse, ele deixou espaos vazios para os elementos ainda desconhecidos. Veja na Figura 3 uma cpia do primeiro desenho publicado da Tabela Peridica.

Figura 3: A primeira verso da Tabela Peridica de Mendeleev. Voc pode perceber que ele deixava pontos de interrogao onde faltavam elementos qumicos.

Empregando diferentes mtodos e analisando um grande nmero de substncias, os qumicos iam descobrindo novos elementos e, aos poucos, preenchendo os espaos, deixados por Mendeleev.

124

Mdulo 1 Unidade 5

Quem foi Mendeleev?


Saiba um pouco mais sobre a vida desse qumico incrvel e sobre a sua grande criao, acessando a linha do tempo do museu virtual do projeto Condigital da PUC-RJ.
Fonte: http://condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/index.php? option=com_content&view=article&id=647&Itemid=56

Seo 2
A Tabela Peridica Atual
A Tabela Peridica dos Elementos sofreu vrios rearranjos, aps a descoberta original de Mendeleev. No entanto, as suas verses modernas continuam incontestavelmente baseadas na estrutura essencial, concebida por ele. Esta foi capaz de incorporar quase o dobro do nmero de elementos, inclusive um grupo inteiramente novo. Um jovem e brilhante fsico ingls, Henry Moseley (1887 1915), teria um papel fundamental nessa histria. Ele achava que o segredo do tomo estava dentro do seu ncleo, no centro de cada tomo. Ele foi o primeiro a determinar a quantidade de prtons dos tomos, o que chamado de nmero atmico, como voc estudou na Unidade 4. Moseley percebeu que era o nmero atmico e no a massa atmica que determinava a ordem dos elementos. Com isso, a Tabela Peridica sofreu uma grande transformao e passou a ser escrita em ordem crescente de nmero atmico. Veja na Figura 4 como a verso atual da Tabela Peridica.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

125

Figura 4 - Tabela Peridica atual.

Voc deve estar imaginando: quantas informaes h nessa Tabela! Ela apresenta, dentro do quadradinho de cada elemento, uma srie de valores e cores diferentes. Para voc saber que informaes so essas, voc ter sempre de consultar a legenda. Veja na Figura 5 a legenda, disponibilizada na Tabela deste livro:

Figura 5 - A legenda de uma Tabela Peridica. Ela nos informa diversos dados sobre os elementos qumicos. Neste caso, perceba que o nmero atmico do elemento o nmero encontrado na parte de cima do quadrado, o smbolo e o nome do elemento no centro. J a distribuio eletrnica encontra-se direita.

126

Mdulo 1 Unidade 5

E ainda h as diferentes cores! Isso nos permite identificar diversas informaes, como: o estado fsico do elemento em condies padres de temperatura e presso: gasoso (em vermelho), slido (em preto) e lquido (em azul). Alm disso, as cores de fundo dos quadradinhos diferenciam os elementos em metais, no metais e gases nobres. Perceba esta diferena na Figura 6. As cores informam-nos a classificao dos elementos, de acordo com as caractersticas de suas substncias simples.

Substncias simples
So substncias formadas com tomos de apenas um elemento qumico. Por exemplo: gs oxignio (O2) e gs hidrognio (H2). So diferentes das substncias compostas que possuem tomos de diferentes elementos qumicos, como a gua H2O que formada por tomos do elemento qumico hidrognio (H) e tomos do elemento qumico oxignio (O).

Figura 6: Os Metais e no metais da Tabela: o maior nmero de elementos indica o grupo dos metais. A cor que corresponde ao lado direito e ao hidrognio indica os no metais. Em verde, est destacado o grupo dos gases nobres.

Como voc pode perceber, a maioria dos elementos classificada como metais. Voc pode conhecer ou, ao menos, ter ouvido falar de alguns deles: ferro, cobre, alumnio, ouro, prata, estanho etc. Esses elementos formam substncias simples que possuem caractersticas, como: So slidos temperatura e presso ambientes, com exceo do mercrio, que lquido; Possuem um brilho caracterstico; So bons condutores de calor e eletricidade; So dcteis e maleveis, ou seja, com eles se faz fios e lminas de diferentes espessuras.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

127

J os no metais podem ser slidos, lquidos e gasosos, e alguns so utilizados como isolantes trmicos e eltricos. Lembra-se que uma das importantes modificaes feitas na Tabela Peridica, a partir das pesquisas de Moseley, foi a distribuio dos elementos em ordem crescente dos nmeros atmicos? Repare na sequncia de nmeros atmicos apresentados na Figura 7:

Figura 7: A ordem crescente dos nmeros atmicos. Perceba a sequncia crescente do menor para o maior dos nmeros atmicos.

Voc tambm deve ter notado duas linhas separadas do corpo principal da Tabela (que esto representadas, na Figuras 7, pelas cores rosa e roxo). Eles correspondem a duas sries distintas de elementos: a dos lantandeos (elementos de nmero atmico de 57 a 71) e os actindeos (elementos de nmeros atmicos de 89 a 103). Eles pertencem, respectivamente, s quinta e sexta linhas; foram retirados apenas por uma questo de apresentao. Em sua verso mais longa, a tabela peridica pode apresentar esses elementos como mostrado na Figura 8.

Figura 8: Tabela Peridica no formato mais longo. As sries dos lantandeos e actindeos esto inseridas no corpo principal da tabela.

128

Mdulo 1 Unidade 5

Os elementos ainda podem ser classificados como elementos representativos (Famlias A) e elementos de transio (Famlias B). Os elementos pertencentes srie dos lantandeos e actindeos so chamados de elementos de transio interna.

Descobrindo os elementos
Encontre na Tabela Peridica dois elementos: o cobalto e o bromo. Descubra os seus smbolos, nmeros atmicos e outras caractersticas. Compare os dois elementos em funo das propriedades disponveis.

Seo 3
Localizando um elemento qumico
Voc j jogou xadrez? J brincou de batalha naval? So jogos onde voc usa um tabuleiro, dividido em quadrados. Cada um deles pode ser identificado pela linha e coluna a qual pertence.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

129

Figura 9: Em um jogo de xadrez, determina-se a localizao de uma pea de acordo com o quadrado que ele ocupa, identificando a linha (representada por um nmero) e a coluna (representada por uma letra) que este est.

Com a Tabela Peridica ocorre o mesmo. Cada elemento qumico possui uma localizao que indica alguma das suas propriedades. Vamos compreender isso melhor?

Os Perodos da Tabela Peridica


As sete (7) linhas horizontais da tabela so chamados perodos. Veja alguns exemplos: Na primeira linha horizontal, no 1 perodo, temos apenas dois elementos: o hidrognio (1H) e o (2He). Veja-os em destaque na Figura 10.

Figura 10: Os elementos do primeiro perodo da Tabela Peridica. Apenas os elementos hidrognio e o hlio fazem parte deste perodo.

130

Mdulo 1 Unidade 5

No 2 perodo (segunda linha), temos oito elementos qumicos. Voc pode v-los em destaque na Figura 11.

Figura 11: Os elementos do segundo perodo da Tabela Peridica. Nesse perodo, podemos encontrar os elementos ltio (3Li), berlio (4Be), boro (5B), carbono (6C), nitrognio (7N), oxignio (8O), flor (9F) e nenio (10Ne).

J no quarto perodo, so encontrados 18 elementos. (Figura 12).

Figura 12: Os elementos qumicos presentes no quarto perodo da Tabela Peridica. Nesse perodo, so encontrados os elementos: potssio (19K), clcio (20Ca), escndio (21Sc), titnio (22Ti), vandio (23V), crmio (24Cr), mangans (25Mn), ferro (26Fe), cobalto (27Co), nquel (28Ni), cobre (29Co), zinco (30Zn), glio (31Ga), germnio (32Ge), astato (33As), selnio (34Se), bromo (35Br) e criptnio (36Kr).

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

131

E no nosso ltimo exemplo na Figura 13: o sexto perodo, com 32 elementos qumicos.

Figura 13: Os elementos qumicos do sexto perodo. No esquea que os elementos da srie dos lantandios pertencem a esta linha, resultando em um total de 32 elementos qumicos.

Os grupos da Tabela Peridica


As linhas verticais so chamadas Grupos ou Famlias de elementos qumicos, indicando que os elementos presentes em uma mesma coluna possuem propriedades qumicas semelhantes. Podem ser indicados por duas formas: por uma numerao de 1 a 18, ou pelo conjunto de nmeros e letras: 1A, 2A, 3B, 4B, em uma sequncia prpria. Algumas dessas famlias de elementos recebem nomes especiais, devido as suas caractersticas qumicas. Veja na Tabela 1, quais so elas:
Tabela 1: Alguns Grupos (ou Famlias) de elementos qumicos possuem um nome especfico.

Grupo (Famlia)
1 (1A) 2 (2A) 16 (6A) 17 (7A) 18 (8A)

Nome (Figura 14)


Metais alcalinos Metais alcalinos terrosos Calcognios Halognios Gases Nobres

132

Mdulo 1 Unidade 5

Figura 14: Alguns grupos da Tabela Peridica recebem nomes especiais. Veja os elementos dessas famlias em destaque.

Uma observao importante que o hidrognio no um metal alcalino, no pertencendo categoria dos metais. Na verdade, este elemento possui caractersticas nicas, diferentes de todos os grupos da Tabela Peridica. Como dissemos, os elementos de cada grupo possuem caractersticas semelhantes entre si. Veja alguns exemplos na Figura 15.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

133

Figura 15: Grupo 1 ou Famlia 1A da Tabela Peridica: corresponde ao metais alcalinos; so slidos prateados e bem maleveis, podendo ser cortados com uma faca. Os metais alcalinos terrosos correspondem ao Grupo 2 (Famlia 2A); so mais duros, mais densos e fundem-se a temperaturas mais altas que os elementos do grupo 1. Os Calcognios pertencem ao grupo 16 da Tabela Peridica que contm um dos elementos mais importantes para as nossas vidas: o oxignio. J os outros elementos so slidos na temperatura ambiente. Os halognios grupo 17 - o cloro (gasoso), bromo (lquido) e o iodo (slido) so elementos txicos e apresentam um odor caracterstico. Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chlor_amp.jpg?uselang=pt-br; http://commons.wikimedia.org/wiki/File:BrBrom.JPG?uselang=pt-br; http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Iodine-evaporating.jpg?uselang=pt-br.

Onde ele est?


Agora que voc j sabe o que so os perodos e os grupos da Tabela Peridica, j pode localizar um elemento qumico. Veja alguns exemplos na Figura 16:

134

Mdulo 1 Unidade 5

Figura 16: Localizando os elementos na Tabela Peridica. Repare nas linhas e nas colunas onde os elementos esto localizados: elas nos indicam o seu perodo e seu grupo.

Voc seria capaz de dizer onde os seguintes elementos esto localizados? Alumnio 13

Al 3 perodo do grupo 13.

Molibdnio 42Mo 5 perodo do grupo 6. Ouro 79Au 6 perodo do grupo 11.

Onde esto os elementos?


Agora a sua vez. Procure os seguintes elementos na Tabela Peridica e indique a sua localizao, ou seja, o perodo e o grupo onde ele encontrado:

Elemento QumiPerodo co
Boro (5B) Silcio (14Si) Bromo (35Br) Tungstnio (74W)

Grupo

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

135

Palavras cruzadas dos Elementos Qumicos


Descobrir a estrutura dos tomos foi uma rdua tarefa, comeada l na Grcia antiga por alguns filsofos. Hoje, graas s experincias e proposies, em especial, de Dalton e Thomson, conhecemos mais sobre a menor partcula que forma a matria. Responda, abaixo, com base nos modelos de Dalton e Thomson, V para as proposies verdadeiras sobre os diferentes modelos atmicos e F para as falsas. As sentenas que voc considerar falsa, conserte o erro na linha abaixo. ( ) A balana foi um importante instrumento para, finalmente, quebrar a teoria dos quatro elementos. ( ) Toda matria composta por tomos. ( ) Cada tomo do elemento cobre, por exemplo, tem peso varivel conforme a

matria que ele compe. ( rentes. ) Segundo Dalton, o tomo composto de partculas de cargas eltricas dife-

136

Mdulo 1 Unidade 5

Palavras cruzadas dos Elementos Qumicos


Descubra quais so os elementos qumicos indicados, procurando pelas informaes na Tabela Peridica dos elementos, e escreva os seus nomes colocando uma letra em cada quadradinho de acordo com o nmero correspondente.

Linhas horizontais: 1. Sou um metal utilizado em latinhas de refrigerante. Encontre-me no 3 perodo do grupo 13. 4. Sou o elemento de menor nmero atmico. Estou presente em vrios compostos, como na gua. 5. Estou no 4 perodo do grupo 6 e sou utilizado na cromao de peas e em pinturas. 8 . Sou utilizado em chips e em outros componentes eletrnicos. Voc pode me descobrir no 3 perodo do grupo 14. 10. Estou presente tanto no carvo como no diamante. Sou o primeiro elemento do grupo 14.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

137

15. Fazem de mim prteses dentrias e ortopdicas. Sou um dos metais nobres e meu smbolo Pt. 16. Estou presente na composio do ATP e do ADP, tendo uma funo essencial no metabolismo celular. Sou o elemento do 3 perodo do grupo 15. 18 Posso ser utilizado no tratamento de gua, na produo de papel e na preparao de diversos compostos. Sou um halognio e estou no 3 perodo. 20. Meu smbolo Pb. Sou um metal txico e com alta densidade, usado em baterias e como proteo de raios X. 21. Sou um metal alcalino terroso do 3 perodo e estou presente na clorofila. 22. Sou da srie dos actindeos e tenho nmero atmico 94. Fazem bombas atmicas comigo. Linhas verticais: 2. Sou o ltimo elemento qumico natural da Tabela. Tenho nmero atmico 92. 3. Sou o nico calcognio gasoso, sendo essencial vida humana. 4. Sou usado no enchimento de bales e dirigveis. Quem sou eu? O gs nobre de menor nmero atmico. 6. Fui descoberto por Marie Curie e o seu marido, em 1898. Sou um elemento radioativo de nmero atmico 88. 7 . Voc me conhece! Sou um metal lquido temperatura ambiente, utilizado em termmetro e meu nmero atmico 80. 9. Sou muito importante na regulao da glndula tireoide. Sou um halognio e estou no 5 perodo. 11. Tenho um nome difcil. Sou usado no ao inoxidvel, em lentes fotogrficas, na indstria aeroespacial. Encontre-me no 5 perodo do grupo 5. 12 . Sou o calcognio de nmero atmico 16. Os chineses utilizavam-me para a fabricao de plvora, no sculo XI. 13. Sou o primeiro elemento do grupo 15 e o sexto em abundncia no universo.

138

Mdulo 1 Unidade 5

14. Sou um halognio do 2 perodo. Um dos meus compostos utilizado na preveno de crie dentria. 17. Estou no do 3 perodo do grupo 1 e sou um dos constituintes do sal de cozinha. 18. Voc pode me encontrar no do 4 perodo. Sou um metal alcalino terroso presente nos ossos e nos dentes. 19. Sou muito instvel por ser radioativo. Quem sou eu? O metal alcalino de maior nmero atmico.

Seo 4
A distribuio eletrnica e a Tabela Peridica
Por que alguns elementos qumicos possuem propriedades qumicas semelhantes? Esta pergunta s seria respondida no sculo seguinte construo por Mendeleev da Tabela Peridica, atravs da compreenso do interior do tomo. Como voc estudou na Unidade 4, existem sete camadas (ou nveis) possveis para acomodao dos eltrons, em volta do ncleo. Realizando as distribuies eletrnicas dos elementos, contidos na Tabela Peridica, algumas semelhanas foram encontradas. Veja como exemplo o Grupo 2 da Tabela Peridica, na Figura 17.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

139

Figura 17: Distribuio eletrnicas dos elementos do Grupo 2: o nmero de camadas eletrnicas indica o perodo de sua localizao. E todos os elementos deste grupo possuem 2 eltrons na sua ltima camada (observe o nmero destacado em vermelho).

Observando a Figura 17, voc poder perceber alguns fatos importantes: O perodo de um elemento indica o seu nmero de camadas eletrnicas: a. o berlio (Be) possui apenas duas camadas; logo, est localizado no 2 perodo; b. o magnsio (Mg) possui 3 camadas; logo, est no 3 perodo; c. o clcio (Ca) possui 4 camadas; logo, est no 4 perodo e assim por diante. Os elementos de um mesmo grupo possuem a mesma quantidade de eltrons em sua ltima camada eletrnica, que chamada de camada de valncia. Isso justifica o fato de terem propriedades qumicas semelhantes.

Usando a Tabela Peridica...


Agora a sua vez. Procure na Tabela Peridica da Figura 4 as distribuies eletrnicas para os seguintes elementos do Grupo 17 e preencha os espaos em branco da tabela abaixo e, depois, responda s questes propostas:

140

Mdulo 1 Unidade 5

a) Analisando as distribuies eletrnicas encontradas, voc saberia dizer por que o bromo (35Br) encontra-se no 4 perodo da Tabela Peridica. b) Por que esses elementos qumicos possuem propriedades qumicas semelhantes?

Perodo
2 3 4 5 6

Grupo 17
9 17 35

Distribuio eletrnica
K L M N O P Q

Cl

Br I

53 85

At

Enfim, esta a verso completa da Tabela peridica dos elementos proposta por Mendeleev, em 1869, em funo da pesquisa de vrios outros pesquisadores que buscavam, na ordenao dos elementos qumicos, uma forma de ordenao da natureza. A Tabela Peridica dos elementos qumicos, proposta por Mendeleev e seu aperfeioamento posterior, conduziram descoberta de novos elementos, auxiliando tambm o desenvolvimento da fsica quntica e a estrutura do tomo, no incio do sculo XX. Mas se no ajudaram muito os mdicos a salvar vidas no sculo XIX, o modelo atmico e a tabela peridica ajudaram os qumicos a fazer muitas outras coisas. Olhe ao seu redor: muitas das coisas que esto com voc foram desenvolvidas, a partir do entendimento da matria. A Tabela Peridica o fim da nossa viagem, sendo o resultado da imaginao e do trabalho de vrias mentes brilhantes, que se dedicaram, ao longo de 2500 anos de histria, a explicar como a natureza ao nosso redor composta.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

141

Resumo
Em 1869, Mendeleev desenvolveu uma Tabela com os elementos dispostos de acordo com as suas massas, revelando periocidade de suas propriedades, ou seja, certas propriedades dos elementos repetiam-se em determinados intervalos de massas atmicas. a partir do trabalho de Moseley e a determinao do nmero atmico do tomo que a Tabela Peridica passa a ser escrita em ordem crescente do nmero atmico. A Tabela Peridica atual uma importante fonte de consulta. Ela no s apresenta o nmero atmico, smbolo e nome de todos os elementos qumicos conhecidos, como apresenta propriedades fsicas e qumicas desses elementos, alm da classificao como metais e no metais, e, em alguns casos, a distribuio eletrnica. muito importante compreender a legenda para a obteno dessas informaes. Voc tambm deve saber localizar um elemento qumico, ou seja, determinar o perodo (as linhas horizontais) e o Grupo ou Famlia (as linhas verticais) onde ele est colocado na Tabela Peridica. Alguns grupos recebem nomes especiais, como: os metais alcalinos (Grupo 1), metais alcalinos terrosos (Grupo 2), Calcognios (Grupo 16), Halognios (Grupo 17) e Gases Nobres (Grupo 18). Podemos obter alguns dados interessantes sobre a distribuio eletrnica de um elemento qumico em funo de sua localizao da Tabela Peridica: os perodos indicam o nmero de camadas existentes nos tomos daquele elemento qumicos e todos de um mesmo Grupo, de uma forma geral, possuem a mesma quantidade de eltrons em sua ltima camada, justificando o fato de terem propriedades qumicas semelhantes.

Veja ainda!
Um pouquinho mais sobre substncias simples e compostas? Para aprender mais sobre a classificao de substncias simples e compostas, acesse a animao: http://web. ccead.puc-rio.br/condigital/software/objetos/T2-08/T2-08-sw-a1/Condigital.html

142

Mdulo 1 Unidade 5

Tabela Peridica: o mundo em 114 blocos! Este o ttulo de um infogrfico da revista Veja que apresenta vrias informaes sobre a sua criao de Mendeleev.

Referncias
MORTINER, E.F. MACHADO. A.H Qumica, 1: ensino mdio. 1. Edio So Paulo: Scipione, 2010. 288 p. ML. G.S., SANTOS, W.L.P. dos. Qumica cidad: materiais, substncias, constituintes, qumica ambiental e suas implicaes sociais, volume 1. 1. Edio So Paulo: Nova Gerao, 2010. 175p.
OKI, Maria do C.M. O Conceito de Elemento: da Antiguidade Modernidade. Qumica Nova na Escola, n 16, p. 21 25, Novembro de 2002. ROMAN, Colan A., Histria ilustrada da Cincia da Universidade de Cambridge, volume 4: a cincia nos sculos XIX e XX. 1. Edio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. 138 p. STHATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev: a verdadeira histria da Qumica. 1. Edio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. 264 p.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

143

Imagens
http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1381517.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peridic_system_showcase.jpg - Eduardo de Eugene.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mendeleiev.png?uselang=pt-br

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mendeleev%27s_1869_periodic_table.png

http://condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/index.php?option=com_content&view=article&id=647&Item id=56

Andrea Borges

Andrea Borges

Andrea Borges

http://www.sxc.hu/photo/1019383 - Kriss Szkurlatowski

Andrea Borges

Andrea Borges

Andrea Borges

Andrea Borges

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alkalimetalle.jpg, http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Erdalkali. jpg, http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chalkogene.jpg

144

Mdulo 1 Unidade 5

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-evolucao-da-tabela-periodica.

http://www.sxc.hu/photo/517386 David Hartman.

http://www.sxc.hu/985516_96035528.

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1024076 Michal Zacharzewski.

Atividade 1
Resposta individual. Nesta atividade, necessrio que voc pesquise um pouco mais sobre a origem da Tabela Peridica. Acesse o link sugerido ou pesquise em outras fontes de consulta.

Atividade 2
Cobalto smbolo Co e nmero atmico 27 Bromo smbolo Br e nmero atmico 35 O cobalto possui massa atmica menor que o bromo. O bromo um no metal, enquanto o cobalto um metal. Alm disso, o cobalto slido temperatura ambiente, enquanto o bromo lquido. Quer saber um pouco mais sobre esses dois elementos. Veja os vdeos disponveis em www.tabelaperiodica.org, clicando sobre esses elementos na pgina principal do portal.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

145

Atividade 3 Elemento Qumico


Boro (5B) Silcio (14Si) Bromo (35Br) Tungstnio (74W)

Perodo
2 3 4 6

Grupo
13 14 17 6

Atividade 3

146

Mdulo 1 Unidade 5

Atividade 5 Grupo 17
9 17 35

Perodo
2 3 4 5 6

Distribuio eletrnica
K 2 2 2 2 2 L 7 8 8 8 8 7 18 18 18 7 18 32 7 18 7 M N O P Q

Cl

Br I

53 85

At

a.

O bromo (35Br) possui eltrons, distribudos em quatro camadas eletrnicas: K, L, M e N; logo, pode ser encontrado no 4 perodo da Tabela Peridica.

b. Possuem a mesma quantidade de eltrons nas camadas de valncia, ou seja, em suas ltimas camadas eletrnicas.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

147

O que perguntam por a?


(UERJ 2012) Segundo pesquisas recentes, h uma bactria que parece ser capaz de substitr o fsforo por arsnio, em seu DNA. Uma semelhana entre as estruturas atmicas desses elementos qumicos que possibilita essa substituio : a. nmero de eltrons; b. soma das partculas nucleares; c. quantidade de nveis eletrnicos; d. configurao da camada de valncia. Resposta: Letra D Comentrio: Uma semelhana entre as estruturas atmicas desses elementos qumicos que possibilita essa substituio o fato de pertencerem a mesma famlia ou grupo da tabela peridica (VA ou 15) e apresentarem a mesma configurao eletrnica em sua camada de valncia (ltima camada) (UERJ 2002) A tabela de Mendeleiev, ao ser apresentada Sociedade Russa de Qumica, possua espaos em branco, reservados para elementos ainda no descobertos. A tabela foi assim organizada a partir da crena de Mendeleiev na existncia de relaes peridicas entre as propriedades fsico-qumicas dos elementos. Dois dos elementos, ento representados pelos espaos em branco, hoje so conhecidos como glio (Ga) e germnio (Ge). Mendeleiev havia previsto, em seu trabalho original, que tais elementos teriam propriedades qumicas semelhantes, respectivamente, a:

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

149

a) estanho (Sn) e ndio (In) b) alumnio (A) e silcio (Si) c) cobre (Cu) e selnio (Se) d) zinco (Zn) e arsnio (As) Resposta: Letra B Comentrio: J que so, respectivamente, do mesmo Grupo da Tabela Peridica do glio (Ga) e do germnio (Ge). (UFRJ 2003) O carbono apresenta diferentes formas cristalinas alotrpicas. O diamante, de ocorrncia natural rara, tem a mesma estrutura cristalina do silcio e do germnio, os quais podem ser empregados na fabricao de dispositivos semicondutores. Recentemente, foi descoberto como produzir diamante com pureza suficiente para, tambm, ser utilizado na fabricao de semicondutores. Identifique, entre os trs elementos qumicos mencionados, aquele que pertence ao terceiro perodo da tabela peridica. Escreva seu smbolo e o nmero total de eltrons do seu nvel mais energtico. Gabarito e Comentrio: Silcio (Si). Nmero de eltrons no nvel mais energtico: 4

150

Anexo Mdulo 1 Unidade 5

Caia na rede!
Tabela Peridica interativa!
Voc j leu sobre os smbolos e a Tabela Peridica. Que tal descobrir que os elementos qumicos fazem parte de seu cotidiano? Acesse a Tabela peridica interativa em http://www.ptable.com/ ou no link: http://www.tabelaperiodica.org/ veja vdeos (com legenda em Portugus), imagens e curiosidades sobre os elementos qumicos.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

151

Megamente
Que tal fazer como Mendeleev?
Diz a lenda que Mendeleev adorava jogar Pacincia, um jogo de cartas clssico, de sete colunas, cujo objetivo recolher todas as cartas em sequncia de naipes, do s ao rei. Voc precisa ter pacincia, assim como esse qumico fantstico, para colocar tudo em ordem. Que tal experimentar?

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Qumica

153

Vous aimerez peut-être aussi