Vous êtes sur la page 1sur 8

O que ensinar em Arte

O ensino da rea se consolida nas escolas sobre o trip apreciao, produo e reflexo
Beatriz Santomauro (bsantomauro@fvc.org.br) Compartilhe

Envie por email Imprima


|<<

Pgina de 7

>>|

Aqui tem mais reportagens!

REFLETIR O professor deve analisar temas j aprofundados, como o frevo e o enredo de uma pea teatral. Foto: Eduardo Queiroga

Durante muitos anos, o ensino de Arte se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. "As atividades iam desde ligar pontos at copiar formas geomtricas. A criana no era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito", afirma Rosa Iavelberg, diretora do Centro Universitrio Maria Antonia, em So Paulo, e co-autora dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre a disciplina. Nas ltimas duas dcadas, essa situao vem mudando nas escolas brasileiras. Hoje, a tendncia que guia a rea a chamada sociointeracionista, que prega a mistura de produo, reflexo e apreciao de obras artsticas. Como defendem os prprios PCNs, papel da escola "ensinar a produo histrica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artsticas pessoais ou grupais com base em intenes prprias."

Leia mais sobre Planejamento na sala de aula

Infelizmente, ainda h professores trabalhando na chamada metodologia tradicional, que supervaloriza os exerccios mecnicos e as cpias por acreditar que a repetio capaz de garantir que os alunos "fixem modelos". Sob essa tica, o mais importante o produto final (e ele mais bem avaliado quanto mais prximo for do original). por isso que, alm de desenhos pr-preparados, tantas crianas tenham sido obrigadas ao longo dos tempos a apenas memorizar textos teatrais e partituras de msica para se apresentar em datas comemorativas - sem falar no treino exaustivo e mecnico de habilidades manuais em atividades de tecelagem e bordado. S nos anos 1960, com o surgimento do movimento da Escola Nova, ideias modernizadoras comearam a influenciar as aulas de Arte. Na poca, a proposta era romper totalmente com o jeito anterior de trabalhar. Segundo esse modelo, batizado de escola espontanesta (ou livre expresso), os professores forneciam materiais, espao e estrutura para as turmas criarem e no interferiam durante a produo dos estudantes. Tudo para permitir que a arte surgisse naturalmente nos estudantes, de dentro para fora e sem orientaes que pudessem atrapalhar esse processo. "Achavase que a criana tinha uma arte prpria e o adulto no deveria interferir", lembra Rosa.

A evoluo dos conceitos que orientam as aulas

APRECIAR Assistir a diferentes apresentaes e comparar obras ajuda a ampliar o repertrio. Foto: Daniel Aratangy

Alguns anos mais tarde, novas concepes foram sendo construdas, abrindo espao para a consolidao da perspectiva sociointeracionista, a mais indicada pelos especialistas hoje por permitir que crianas e jovens no apenas conheam as manifestaes culturais da humanidade e da sociedade em que esto inseridas, mas tambm soltem a imaginao e desenvolvam a criatividade, utilizando todos os equipamentos e ferramentas sua disposio. Na dcada de 1990, duas importantes inovaes pavimentaram o caminho para o modelo atual: na Espanha, Fernando Hernndez defendeu o estudo da chamada cultura visual (muito alm das artes visuais clssicas, era necessrio, segundo ele, trabalhar com videoclipes, internet, histrias em

quadrinhos, objetos populares e da cultura de massa, rtulos e outdoors nas salas de aula). No Brasil, Ana Mae Barbosa formulou a metodologia da proposta triangular (inspirada em ideias norte-americanas e inglesas, recuperou contedos e objetivos que tinham sido abandonados pela escola espontanesta). Ela mostrou que o professor deveria usar o seguinte trip em classe: o fazer artstico, a histria da arte e a leitura de obras Esse trip original considerado uma "matriz" dos eixos de aprendizagem que dominam o ensino atualmente: a produo, a apreciao artstica e a reflexo. O "novo" trip ajuda a desmanchar alguns dos mitos que rondam as salas de Arte nas escolas brasileiras, como a confuso entre a necessidade de ter muito material e estrutura para obter uma resposta "de qualidade" dos alunos (leia mais no quadro abaixo). Na perspectiva sociointeracionista, o fazer artstico (produo) permite que o aluno exercite e explore diversas formas de expresso. A anlise das produes (apreciao) o caminho para estabelecer ligaes com o que j sabe e o pensar sobre a histria daquele objeto de estudo (reflexo) a forma de compreender os perodos e modelos produtivos.

Mitos pedaggicos no ensino de Arte


Reproduo e releitura Mostrar uma obra de arte, discutir suas caractersticas e pedir que cada aluno faa o mesmo desenho no caderno no propor uma releitura. Isso reproduo ou cpia. Na releitura, parte-se de uma obra para criar outro trabalho (ou seja, o estudante transforma e interpreta). Sem material, no d Qualidade no quantidade. "Um trabalho que garanta uma aprendizagem significativa para os alunos no depende de riqueza de material, mas de contedo, estratgia e propostas que ofeream oportunidades de participao", argumenta Karen Greif Amar, da Escola da Vila, em So Paulo. Arte estimula criatividade A Arte desenvolve a criatividade - e outras habilidades - se os contedos so aprendidos. Mas o mesmo ocorre quando o aluno levanta uma hiptese na aula de Cincias ou pensa numa estratgia para um problema em Matemtica. A criatividade independe da disciplina.

As quatro grandes linguagens artsticas: dana, artes visuais, teatro e msica


Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dana, artes visuais, teatro e msica. As diferentes manifestaes culturais (das mais clssicas s mais vanguardistas) merecem ser analisadas como resultado de um conjunto de valores e uma maneira de os seres humanos interagirem com o mundo em que vivem (ou viveram). No dia a dia, a prtica tem de combinar simultaneamente os trs eixos citados anteriormente para que todos os estudantes avancem (leia no quadro abaixo entrevista com uma professora que faz isso em sua escola, no interior de So Paulo). "Esses trs momentos no so estanques. Mesmo que o trabalho d nfase mais para um agora e mais para outro daqui a pouco, importante que fique claro que todos so interligados, fazem parte de um

processo", diz Marisa Szpigel, coordenadora de Arte na Escola da Vila, em So Paulo. Segundo ela, interessante variar as maneiras de estudar os contedos e programar as atividades ao longo do ano. "Assim como na prtica artstica h um pensar fazendo e um fazer pensando, quando ensinamos, a ao mobiliza para a reflexo e a reflexo transforma a ao."

Maria Jos Falco

3 perguntas a Maria Jos Falco


Professora de 6 e 9 anos do Ensino Fundamental e dos trs anos do Ensino Mdio na EE Adherbal de Paula Ferreira, em Itapetininga, a 174 quilmetros de So Paulo.

Qual foi o modelo de ensino que guiou a sua formao? Sou formada h 22 anos em Artes Plsticas. Aprendi a ensinar pelas ideias que eram de vanguarda na poca. Mas at hoje so poucos os que aplicam isso na prtica. O contato com a obra de arte primordial, alm da produo e da contextualizao. Sei que essencial fazer a apreciao das obras e tambm do trabalho dos estudantes. Como foi seu incio na carreira? Todos os meus colegas ensinavam da maneira tradicional. As aulas eram reduzidas preparao de atividades em datas comemorativas e pintura de desenhos mimeografados. O que eu aprendi na faculdade estava distante do que eu via na escola. Foi fcil mudar essa mentalidade na unidade de ensino? Aos poucos, mostrei que era importante promover a criao feita pelos estudantes, o contato com outras obras e o estudo do contexto da produo. Fui malvista, mas hoje outras pessoas da equipe de docentes compartilham minhas propostas.

Produo chance para o aluno desenvolver percurso prprio

PRODUZIR Os alunos devem experimentar novas tcnicas, como grafitar e fotografar uma cena. Foto: Leo Drumond

A etapa da produo a oportunidade de o aluno testar, conhecer e escolher diferentes cores, formatos, gestos, movimentos corporais e sons. o momento de mostrar suas escolhas, mudar de ideia, decidir novamente. "O estudante deve ter a chance de experimentar com diferentes formas e procedimentos para desenvolver um percurso prprio", diz Rosa Iavelberg. "O caminho favorecer a criao com propostas instigantes. Assim, a produo dialoga com diferentes referncias e alimenta a potica pessoal", diz Mirian Celeste Martins, do programa de ps-graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura da Universidade Mackenzie, na capital paulista. Durante as atividades de apreciao, a turma aumenta o repertrio. Ao ampliar a variedade de produes que conhece e analisar, o aluno estabelece ligaes com o que j sabe e "constri conhecimentos", como diz Marisa Szpigel. Essa parte do trabalho feita em visitas a instituies culturais, teatros e espaos para shows e outras apresentaes artsticas que permitam desenvolver o pensamento crtico e perceber como a arte afeta cada um. J a fase da reflexo uma espcie de complemento da apreciao. A diferena sutil: ela tem lugar quando o estudante analisa o que viu e ouviu. Sabendo que aquele objeto artstico foi criado em determinado contexto e que faz parte de uma histria, torna-se capaz de entender os significados atribudos a ele. Da a importncia das discusses em classe (e da leitura de crticas e resenhas) para todos observarem que h outras maneiras de entender a arte. Registros escritos tambm favorecem a expresso de ideias. Compreender esse percurso essencial para permitir que os estudantes cresam cada vez mais (confira as expectativas de aprendizagem definidas pela prefeitura de So Paulo). Mas, mais do que seguir cegamente uma ou outra perspectiva de ensino, o que realmente importa ser coerente com as propostas de trabalho e com as atividades passadas para a turma durante todo o ano. "H professores que fazem um timo trabalho de livre expresso, por exemplo. O problema quando no h uma intencionalidade clara", destaca Marisa.

Linha do tempo do ensino de Arte no Brasil


1816 Durante o governo de dom Joo VI, chega ao Rio de Janeiro a Misso Artstica Francesa e criada a Academia Imperial de Belas Artes. Seguindo modelos europeus, instalado oficialmente o ensino de Arte nas escolas.

1900 At o incio do sculo 20, o ensino do desenho visto como uma preparao para o trabalho em fbricas e servios artesanais. So valorizados o trao, a repetio de modelos e o desenho geomtrico. 1922 Apesar da efervescncia das manifestaes da Semana de Arte Moderna, o ensino segue as tendncias da escola tradicional, que defende a necessidade de copiar modelos para treinar habilidades manuais. 1930 O compositor Heitor Villa-Lobos, no governo de Getlio Vargas, institui o projeto de canto orfenico nas escolas. So formados corais, que se desenvolvem pela memorizao de letras de msicas de carter folclrico e cvico. 1935 O escritor Mario de Andrade, ento diretor do Departamento de Cultura do municpio de So Paulo, promove um concurso de desenho para crianas com tema livre. O ganhador recebe uma quantia em dinheiro. 1948 criada no Rio de Janeiro a primeira "Escolinha de Arte", com a inteno de propor atividades para o aluno desenvolver a autoexpresso e a prtica. Em 1971, chega a 32 o nmero de instituies particulares desse tipo no pas. 1960 As experimentaes que marcam a sociedade, como o movimento da bossa nova, influenciam o ensino de Arte nas escolas de todo o pas. a poca da tendncia da livre expresso se expandir pelas redes de ensino. 1971 Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), a Educao Artstica (que inclui artes plsticas, educao musical e artes cnicas) passa a fazer parte do currculo escolar do Ensino Fundamental e Mdio. 1973 Criao dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de durao e voltados formao de professores capazes de lecionar msica, teatro, artes visuais, desenho, dana e desenho geomtrico. 1989 Desde 1982 desenvolvendopesquisas sobre trs ideias (fazer, ler imagens e estudar a histria da arte), Ana Mae Barbosa cria a proposta triangular, que inova ao colocar obras como referncia para os alunos. 1996 A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatria da Educao Bsica. Os Parmetros Curriculares Nacionais definem que ela composta de quatro linguagens: artes visuais, dana, msica e teatro.
Fonte: Parmetros Curriculares Nacionais / Metodologia do Ensino da Arte, Maria Helosa C. de T. Ferraz e Maria. F. de Rezende e Fusari / Para gostar de aprender Arte: Sala de aula e formao de professores, Rosa Iavelberg

Metodologias mais comuns no ensino de Arte

O ensino de Arte passou por muitas transformaes ao longo da histria. Confira as principais tendncias da rea. TRADICIONAL Unnime na maneira de ensinar desde o fim do sculo 19 at a dcada de 1950. Ainda est presente em muitas escolas. Foco Aprendizado de tcnicas e desenvolvimento de habilidades manuais, coordenao motora e preciso de movimentos para o preparo de um produto final. Estratgia de ensino Repetio de atividades, cpia de modelos e memorizao. O professor adota a postura de transmissor do conhecimento. Ao aluno, basta absorver o que ensinado sem espao para a contestao. A turma era bem avaliada quando conseguia reproduzir com rigor as obras de artistas consagrados. LIVRE EXPRESSO Nasceu por volta de 1960 sob a influncia das ideias do movimento da Escola Nova. Foco O que importa no o resultado, mas o processo e, principalmente, a experincia. H a valorizao do desenvolvimento criador e da iniciativa do aluno durante as atividades em classe. Estratgia de ensino Desenho livre e uso variado de materiais. No h certo ou errado na maneira de fazer de cada estudante. Ao professor, no cabe corrigir ou orientar os trabalhos nem mesmo utilizar outras produes artsticas para influenciar a turma. A ideia que o estudante exponha suas inspiraes internas. SOCIOINTERACIONISTA a tendncia atual para o ensino da disciplina. A ideia de considerar a relao da cultura com os conhecimentos do aluno e as produes artsticas surgiu na dcada de 1980. Foco Favorecer a formao do aluno por meio do ensino das quatro linguagens de Arte: dana, artes visuais, msica e teatro. Estratgia de ensino A experincia do aluno e o saber trazido de fora da escola so considerados importantes e o professor deve fazer a intermediao entre eles. O ensino baseado em trs eixos interligados: produo (fazer e desenvolver um percurso de criao), apreciao (interpretar obras artsticas) e reflexo sobre a arte (contextualizar e pesquisar). Apesar dessa diviso, no deve haver uma ordem rgida ou uma priorizao desses elementos ao longo do ano letivo.

Expectativas de aprendizagem em Arte do 1 ao 9 ano


As orientaes curriculares da prefeitura de So Paulo recomendam, entre outros itens, que ao fim do 5 ano os alunos sejam capazes de:
- Reconhecer em seres, objetos e paisagens naturais e artificiais caractersticas expressivas das artes visuais e musicais. - Reconhecer diferentes ritmos musicais. - Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e tcnicas artsticas. - Criar manifestaes e produes das artes visuais, partindo de estmulos diversos. - Manipular objetos e explorar espaos variados a fim de conhecer sua forma, textura, temperatura, dimenso etc., interessando-se em agir sobre eles. - Criar diferentes gestos com base em danas vivenciadas, compreendendo a possibilidade de transformao da expresso corporal. - Improvisar cenas teatrais com os colegas, integrando-se com eles, sabendo ouvir e esperar a hora de

falar. - Compreender que as manifestaes e produes culturais fazem parte do patrimnio cultural das pessoas.

O documento prev ainda que os estudantes, ao fim do 9 ano, saibam:


- Perceber as pequenas variaes dos elementos da linguagem visual, tais como tons e semitons das cores, as diferenas de textura e forma etc. - Valorizar o(s) autor(es) dos objetos culturais, intrpretes das msicas e canes apreciadas, conhecendo sua biografia e suas principais obras. - Produzir objetos culturais visuais, individualmente e em grupo, utilizando suportes, materiais e tcnicas variados. - Reconhecer diferentes ritmos musicais. - Apreciar peas teatrais da comunidade e pertencentes ao contexto jovem - Criar e construir cenas que contenham enredo/histria/conflito dramtico, personagens/dilogos, local e ao dramtica definidos.

Quer saber mais?


CONTATOS EE Adherbal de Paula Ferreira, Av. Peixoto Gomide, 126, 18200-160, Itapetininga, SP, tel. (15) 3271-0418 Marisa Szpigel Mirian Celeste Martins Rosa Iavelberg BIBLIOGRAFIA A Educao do Olhar no Ensino das Artes, Analice Dutra Pillar (org.), 208 pgs., Ed. Mediao, tel. (51) 3330-8105, 39 reais Desenho Cultivado da Criana: Prtica e Formao de Educadores, Rosa Iavelberg, 112 pgs., Ed. Zouk, tel. (51) 3024-7554, 23 reais Didtica de Ensino de Arte: a Lngua do Mundo, Mirian Celeste Martins e outros, 200 pgs., Ed. FTD, tel. (11) 3611-3055, 76,50 reais Inquietaes e Mudanas no Ensino da Arte, Ana Mae Barbosa (org.), 184 pgs., Ed. Cortez, tel. (11) 36119616, 31 reais Metodologia do Ensino da Arte, Maria Helosa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari, 136 pgs., Ed. Cortez, 38 reais Para Gostar de Aprender Arte: Sala de Aula e Formao de Professores, Rosa Iavelberg, 128 pgs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 42 reais INTERNET Expectativas de aprendizagem elaboradas pela prefeitura de So Paulo para o Ciclo I do Ensino Fundamental.

Vous aimerez peut-être aussi