Vous êtes sur la page 1sur 2

RESENHA DE OBRA Desenvolvimento Econmico Auutor: Prof. Nali de Jesus de Souza So Paulo, Editora Atlas, 1993. 4a ed. , 415p.

Este um livro til e bem redigido que busca superar, na literatura brasileira, a ausncia de um texto que cubra a diversidade de abordagens analticas e as diferentes percepes sobre as teorias e estratgias do desenvolvimento econmico, habitualmente ministradas nos cursos de graduao em economia, em nosso pas. O autor objetiva chegar a uma sntese dos principais fatores do desenvolvimento econmico e sua generalizao para o conjunto dos pases subdesenvolvidos (p. 11), e bem-sucedido. O livro dividido em 12 captulos, englobando conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, perspectiva histrica e viso panormica das contribuies dos principais economistas e escolas preocupados com o tema; aponta com detalhes as principais teorias existentes e preocupa-se com as estratgias de industrializao aplicadas ao Brasil e a alguns outros pases. As funes da agricultura e do comrcio internacional so vistas com ateno e o autor no deixa de enfocar as principais controvrsias envolvidas no processo de crescimento, distribuio de renda e estabilidade, isto , desenvolvimento econmico. Chama a ateno o cuidado com que o autor mostra as disputas envolvendo abordagens ortodoxas e heterodoxas - o que salutar numa disciplina onde percepes ideolgicas esto quase sempre presentes, mas so obscurecidas, freqentemente, na literatura dominante. Pena que ele no tenha includo, na apreciao de cada linha de pensamento, os limites da abordagem - o que fica como sugesto para futuras edies da obra. Essa postura crtica, ao desacreditar o carter pretensamente neutro, eterno e cientfico de determinado modelo, provocaria nos leitores a reviso e a retificao do conhecimento anterior. A leitura do livro sugere, corretamente, que nenhum conjunto especfico de instituies unicamente adequado para acelerar o processo de desenvolvimento econmico. Teorias e estratgias, em certos momentos dominantes, so influenciadas pelo relativo sucesso

(ou insucesso) experimentado em determinado contexto histrico e institucional, que dificilmente poderia ser reproduzido. Isso tambm se aplica a fases dentro de uma mesma estratgia. Como argumenta o autor, nas consideraes finais, o discurso atual sobre liberao da economia, desestatizao, abertura comercial, etc., representa a concluso de longos debates efetuados na literatura sobre crescimento voltado para dentro ou aberto ao exterior (p. 235). Ele sugere que a abertura comercial fundamental para o desenvolvimento econmico, salientando, contudo, que nenhuma economia na histria do desenvolvimento capitalista foi completamente aberta ao exterior (p. 236). Assim, ele conclui que as propostas da nova ortodoxia, que compreende uma estratgia de desenvolvimento voltado para o exterior, atravs da liberalizao das importaes (reduo das restries quantitativa e de tarifas), taxa de cmbio real unificada e flutuante, a privatizao e reduo do Estado na economia, no deve, portanto, ser tomado ao p-da-letra, mas considerado com determinado grau de aplicao (p. 236). Essa uma lio amadurecida pelo autor ao longo de seus estudos, pesquisas e acompanhamento dos problemas das teorias do desenvolvimento e da economia brasileira. Essa postura pragmtica responde necessidade de se efetuar o confronto da teoria com a realidade (p. 11). Cremos que esse livro uma referncia importante na literatura disponvel em lngua portuguesa. Estudantes de graduao e o pblico leitor, interessados nos problemas do desenvolvimento econmico, se voltaro para esse texto aliviados com a possibilidade de terem uma iniciao mais que satisfatria ao tema. Isso estimula um aprendizado que deve ser completado com a leitura das novas idias que esto sendo incorporadas teoria no final deste sculo. Esse volume oferece uma janela por onde passa uma corrente de vento que refresca nossa compreenso dos problemas do desenvolvimento econmico. O autor, Nali de Jesus de Souza, professor titular do Departamento de Economia e do Curso de Ps-Graduao em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Prof. Joanlio Rodolpho Teixeira Departamento de Economia da Universidade de Braslia

Vous aimerez peut-être aussi