Vous êtes sur la page 1sur 7

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de julho

Prova Escrita de Literatura Portuguesa


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 734/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
7 Pginas

2013

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. No permitida a consulta de dicionrio. Escreva, de forma legvel, a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Ao responder, diferencie corretamente as maisculas das minsculas. Se escrever alguma resposta integralmente em maisculas, a classificao da prova sujeita a uma desvalorizao de cinco pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 734/1. F. Pgina 1/ 7

GRUPO I
Leia a cantiga de D. Dinis a seguir transcrita. Em caso de necessidade, consulte as notas e o glossrio apresentados.

Senhor, eu vivo coitada vida des quando vos nom vi; mais pois vs queredes assi, por Deus, senhor bem talhada, querede-vos de mim doer ou ar leixade-mir morrer. Vs sodes tam poderosa de mim que meu mal e meu bem em vs todo; [e] por em, por Deus, mia senhor fremosa, querede-vos de mim doer ou ar leixade-mir morrer. Eu vivo por vs tal vida que nunca estes olhos meus dormem, mia senhor; e por Deus, que vos fez de bem comprida, querede-vos de mim doer ou ar leixade-mir morrer. Ca, senhor, todo m prazer quanti vs quiserdes fazer.
D. Dinis Cancioneiro, edio de Nuno Jdice, Lisboa, Teorema, 1998

10

15

20

GLOSSRIO e notas ar (versos 6, 12 e 18) ento. Ca (verso 19) porque. de bem comprida (verso 16) com muitas virtudes. des (verso 2) desde. doer (versos 5, 11 e 17) ter d; condoer. mais (verso 3) mas. por em (verso 9) por isso. sodes tam poderosa / de mim (versos 7-8) tendes tanto poder sobre mim.

Prova 734/1. F. Pgina 2/ 7

Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.

1. Identifique, neste poema, trs caractersticas do gnero das cantigas de amor.

2. Transcreva as expresses que se referem aos atributos da dama, indicando as qualidades que o trovador reala em cada uma delas.

3. Explicite duas das razes que motivam a splica do eu, contida no refro.

4. Analise o dstico final (versos 19-20), referindo-se a dois dos sentidos nele presentes.

Prova 734/1. F. Pgina 3/ 7

GRUPO II
Leia o excerto a seguir transcrito. Em caso de necessidade, consulte as notas e o glossrio apresentados. 1

10

15

Na vspera da sua ida para Coimbra, estava Simo Botelho despedindo-se da suspirosa menina, quando subitamente ela foi arrancada da janela. O alucinado moo ouviu gemidos daquela voz que, um momento antes, soluava comovida por lgrimas de saudade. Ferveu-lhe o sangue na cabea; contorceu-se no seu quarto como o tigre contra as grades inflexveis da jaula. Teve tentaes de se matar, na impotncia de socorr-la. As restantes horas daquela noite passou-as em raivas e projetos de vingana. Com o amanhecer esfriou-lhe o sangue, e renasceu a esperana com os clculos. Quando o chamaram para partir para Coimbra, lanou-se do leito de tal modo desfigurado, que sua me, avisada do rosto amargurado dele, foi ao quarto interrog-lo e despersuadi-lo de ir enquanto assim estivesse febril. Simo, porm, entre mil projetos, achara melhor o de ir para Coimbra, esperar l notcias de Teresa, e vir a ocultas a Viseu falar com ela. Ajuizadamente discorrera ele que a sua demora agravaria a situao de Teresa. Descera o acadmico ao ptio, depois de abraar a me e irms, e beijar a mo do pai, que para esta hora reservara uma admoestao severa, a ponto de lhe asseverar que de todo o abandonaria se ele casse em novas extravagncias. Quando metia o p no estribo, viu a seu lado uma velha mendiga, estendendo-lhe a mo aberta, como quem pede esmola, e, na palma da mo, um pequeno papel. Sobressaltou-se o moo; e, a poucos passos distante de sua casa, leu estas linhas: Meu pai diz que me vai encerrar num convento, por tua causa. Sofrerei tudo por amor de ti. No me esqueas tu, e achar-me-s no convento, ou no cu, sempre tua do corao, e sempre leal. Parte para Coimbra. L iro dar as minhas cartas; e na primeira te direi em que nome hs de responder tua pobre Teresa. A mudana do estudante maravilhou a academia. Se o no viam nas aulas, em parte nenhuma o viam. Das antigas relaes restavam-lhe apenas as dos condiscpulos sensatos que o aconselhavam para bem, e o visitaram no crcere de seis meses, dando-lhe alentos e recursos, que seu pai lhe no dava, e sua me escassamente supria. Estudava com fervor, como quem j dali formava as bases do futuro renome e da posio por ele merecida, bastante a sustentar dignamente a esposa. A ningum confiava o seu segredo, seno s cartas que enviava a Teresa, longas cartas em que folgava o esprito da tarefa da cincia. A apaixonada menina escrevia-lhe a mido, e j dizia que a ameaa do convento fora mero terror de que j no tinha medo, porque seu pai no podia viver sem ela. Isto afervorou-lhe para mais o amor ao estudo. Simo, chamado em pontos difceis das matrias do primeiro ano, tal conta deu de si, que os lentes e os condiscpulos o houveram como primeiro premiado.
Camilo Castelo Branco, Amor de Perdio, edio de Anbal Pinto de Castro, Porto, Caixotim, 2006

20

25

30

Prova 734/1. F. Pgina 4/ 7

GLOSSRIO e notas acadmico (linha 13) estudante (referncia a Simo). admoestao (linha 14) repreenso. a mido (linha 30) frequentemente. clculos (linha 7) pensamento lgico, racional. crcere (linha 25)  referncia pena cumprida por Simo na priso, na sequncia das suas atividades revolucionrias na academia. despersuadi-lo (linha 9) demov-lo; dissuadi-lo. discorrera (linha 12) pensara. estribo (linha 15)  espcie de degrau colocado entrada das carruagens; peas da sela que servem de apoio ao cavaleiro. lentes (linha 33) docentes universitrios. suspirosa menina (linhas 1-2) referncia a Teresa.

Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.

1. Refira os acontecimentos narrados no primeiro pargrafo, bem como as reaes das personagens.

2. Explicite a posio do narrador quanto deciso, tomada por Simo, de partir para Coimbra, justificando a resposta com elementos do texto (linhas 8 a 12).

3. Analise duas das funes desempenhadas pelo bilhete escrito por Teresa.

4. A mudana do estudante maravilhou a academia (linha 23). Descreva dois dos comportamentos que revelam essa mudana do jovem.

Prova 734/1. F. Pgina 5/ 7

GRUPO III
Com base na sua leitura de uma das peas de teatro a seguir indicadas, apresente os dois momentos, quanto a si, mais importantes no desenrolar da ao dessa obra. Almeida Garrett Um Auto de Gil Vicente ou O Alfageme de Santarm; Raul Brando O Gebo e a Sombra ou O Doido e a Morte; Jos Cardoso Pires O Render dos Heris. Redija um texto bem estruturado, de cem a duzentas palavras. Comece por indicar, na folha de respostas, o nome do autor e o ttulo da obra por si selecionada.

Observaes: 1. P  ara efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2013/). 2.  Um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at cinco pontos) do texto produzido.

FIM

Prova 734/1. F. Pgina 6/ 7

COTAES GRUPO I
1. ............................................................................................................ 20 pontos Aspetos de contedo (12 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (8 pontos) 2. ............................................................................................................ 20 pontos Aspetos de contedo (12 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (8 pontos) 3. ............................................................................................................ 20 pontos Aspetos de contedo (12 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (8 pontos) 4. ............................................................................................................ 20 pontos Aspetos de contedo (12 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (8 pontos) 80 pontos

GRUPO II
1. ............................................................................................................ 20 pontos Aspetos de contedo (12 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (8 pontos) 2. ............................................................................................................ 20 pontos Aspetos de contedo (12 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (8 pontos) 3. ............................................................................................................ 20 pontos Aspetos de contedo (12 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (8 pontos) 4. ............................................................................................................ 20 pontos Aspetos de contedo (12 pontos) Aspetos de organizao e correo lingustica (8 pontos) 80 pontos

GRUPO III
Aspetos de contedo Aspetos de organizao e correo lingustica (24 pontos) (16 pontos) 40 pontos TOTAL.......................................... 200 pontos

Prova 734/1. F. Pgina 7/ 7

Vous aimerez peut-être aussi