Vous êtes sur la page 1sur 9

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

O thos do sujeito negro na literatura brasileira


Cntia Domingos RIBEIRO (Universidade de So Paulo)

RESUMO: O objetivo deste trabalho depreender o thos do sujeito negro, na Literatura Brasileira, a partir do processo de figurativizao e tematizao dos atores de textos que apresentam este sujeito em posies enunciativas distintas: ora como enunciador, ora como enunciado. O corpus composto pelo conto da literatura negra contempornea, Fbrica de fazer vilo do livro Ningum inocente em So Paulo (Ferrz, 2006) e pela novela Simeo crioulo do livro As vtimas algozes (1896), de Joaquim Manuel de Macedo, representante do perodo do Romantismo. PALAVRAS CHAVE: thos; literatura negra; enunciao; sujeito negro

ABSTRACT: The purpose of this paper is to extract the thos of the black individual, in Brazilian Literature, from the figures and themes process of the authors of texts which present this subject in distinct enunciative positions: sometimes as enunciator, sometimes as enunciate. The corpus comprises the contemporary black literature short story Fbrica de fazer vilo from the book Ningum inocente em So Paulo (Ferrz, 2006) and Joaquim Manuel de Macedo short story Simeo crioulo from the book As vtimas algozes (1896), the later as a representative of the Romanticism Period. KEYWORDS: thos; black literature; enunciation; black individual

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

RIBEIRO. C. D.

1. INTRODUO O estabelecimento do paralelo entre os textos Simeo crioulo e Mquina de fazer vilo demonstram como a imagem do sujeito negro na formao da literatura nacional contribuiu para a propagao de formaes discursivas acerca deste sujeito que se perpetuaram, logo, presentificaram-se na contemporaneidade. Desta forma, torna-se pertinente a interface entre a noo de thos trabalhada por Maingueneau e o processo de figurativizao e tematizao dos textos escolhidos, pois esse processo tambm est relacionado imagem, uma vez que insere o universo sensorial no texto. 2. CONSIDERAES SOBRE A LITERATURA NEGRA Ao se refletir sobre a construo do thos do sujeito negro, com base na formao do cnone nacional, cujo movimento literrio vigente era o Romntico, pode-se observ-lo em dois posicionamentos distintos e logo duas projees imagticas deste sujeito tambm distintas: numa viso distanciada em que a vivncia do negro dentro do processo histrico cultural nacional o apresenta como objeto, tema ou enunciado, o que provoca procedimentos, ideologias, atitudes e esteretipos da esttica branca dominante (Proena Filho, 2004). Isto posto, o negro passa a integrar narrativas que tratam mais da escravido e menos sobre o negro. Assim, o Sistema Literrio brasileiro silencia ao longo de sua formao um grupo tnico constituinte do hibridismo do povo brasileiro, silencia uma cultura e suas manifestaes. E acaba conferindo um posicionamento, ao sujeito negro, acessrio s aspiraes da classe dominante difusora dos bens culturais. Num outro posicionamento, ou seja, numa viso engajada desse sujeito, que ao assumir a voz do discurso adquire uma atitude compromissada com a construo do seu prprio percurso e imagem, pode-se observar, dentre outros anseios, o af de legitimar a sua voz veiculando uma identidade que est intrinsecamente ligada ao lugar social ocupado pelo povo negro no Brasil. Inserida no conjunto das produes contemporneas, a Literatura Negra Brasileira, tratada nesse estudo como um conceito semitico, ou seja, definido por uma rede de relaes em que a cor do thos de enunciador, os temas trabalhados, a cultura manifestada bem como a raa (conceito socialmente construdo) so elementos que a definem (Castro, 2006:8), considerada em relao s escolas literrias do sculo XX como subliteratura ou ainda militante, pelo fato de apresentar um contedo tnico e social de um grupo 1 . Em funo disso, esses textos encontram dificuldade de se inserirem no mercado editorial e no so avaliados como literrios do ponto de vista da crtica tradicional. Em contrapartida, no so classificados como militantes os textos que alcanaram o status de cannicos no Romantismo, embora no deixem tambm de tratar de um contedo tnico social pertencente a um grupo. Tal status conferido a um texto quando esse utilizado em materiais didticos, manuais literrios, revistas especializadas e outros veculos de comunicao que propagam as formaes discursivas de uma dada comunidade.

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

RIBEIRO. C. D.

O que se pretende com a anlise dos textos , justamente, no perder de vista o fato de que apesar de a Literatura Negra e a Literatura Romntica, esta representada no corpus pela obra de Joaquim Manuel de Macedo, estarem inseridas em um sistema literrio, dialogam com enunciatrios diferentes e traduzem a subjetividade de enunciadores diferentes. Logo, em seus enunciados, realizam percursos de construo e desconstruo da significao do mundo de modos distintos, valorizando elementos, os quais na anlise centram-se no nvel discursivo, de acordo com suas respectivas identificaes, que se estabelecem por meio da linguagem empregada em cada potica. Nesse sentido, mesmo sob uma aparente neutralidade, toda prtica enunciativa projeta no discurso um thos de enunciador que est associado a um grupo social, fazendo com que este enunciador projete uma imagem do seu outro de acordo com o seu olhar. 3. A ASSUNO DA VOZ DO DISCURSO A Literatura Contempornea nomeada como Negra prope delegar voz a um sujeito pouco retratado na Literatura Brasileira:
A personagem do romance brasileiro contemporneo branca. Os branco somam quase quatro quintos das personagens, com uma frequncia mais de dez vezes maior do que a categoria seguinte (negros. Em 56,6% dos romances, no h nenhuma personagem no branca importante. Em apenas 1,6%, no h nenhuma personagem branca (Dalcastagn, 2007).

Por conta disso interessante observar como essas produes literrias, que marcam de forma explcita um grupo tnico-social, tentam legitimar um modo de ser que possui um modo de dizer em virtude dos seus condicionamentos sociais. Dlcastagne, discute a problemtica da invisibilidade de determinados grupos sociais e conseqente falta mltiplas identidades culturais, sociais e tnicas que poderiam ser representadas na Literatura Brasileira:
De modo geral, esse tipo de ausncia costuma ser creditada invisibilidade desses mesmos grupos na sociedade brasileira como um todo. Neste caso, os escritores estariam representando justamente essa invisibilidade ao deixar de fora das pginas de seus livros aqueles que so deixados margem de nossa sociedade. A pergunta que surgia ento era se para fazer isso no seria preciso, muito mais que excluir esses grupos de suas histrias, mostras alguma tenso existente, provocada pelos que no parecem estar ali (Dalcastagn, 2007:21).

Isto significa discutir a diversidade, tanto na presena e constituio dos atores, quanto das vozes das narrativas. Nesse sentido, conferir uma classificao literatura de acordo com um grupo tnico, como o caso da Literatura Negra, a partir da voz (ou tom como tratado por Maningueneau) desse grupo conhecer outra percepo do mundo. Os textos dos autores escolhidos marcam as suas percepes, identificaes e engajamento quando tratam do sujeito negro.

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

RIBEIRO. C. D.

4. THOS: CARTER, CORPORALIDADE E VOZ Maingueneau trata em seus estudos a questo do thos como um campo de pesquisa especfico, o qual possibilita refletir sobre o processo de adeso de sujeitos a uma certa posio discursiva (Maingueneau apud Amossy, 2005:69). Segundo esse autor o discurso mostra, de maneira no explcita, as escolhas lingsticas e estilsticas realizadas pelo enunciador que configuram a sua imagem projetada no discurso. O simulacro de objetividade da prtica enunciativa mascara a subjetividade do thos de enunciador, o qual dotado de um carter e uma corporalidade, cujas caractersticas seriam, respectivamente, o conjunto de traos psicolgicos do enunciador e a maneira de se vestir e de se movimentar no espao social. Alm disso, integra-se a essa imagem projetada o tom ou voz que d autoridade ao que dito. Aproximando da teoria semitica pode-se verificar a construo de tais caractersticas, relacionadas noo de thos, nos revestimentos semnticos do nvel discursivo. 5. A
CONSTRUO DO PRPRIO PERCURSO E O PERCURSO CONSTRUDO

Embora o conto Mquina de fazer vilo esteja inserido num livro que prioriza retratar os excludos socialmente, h uma representao significativa do negro neste conto, que pode classific-lo como pertencente Literatura Negra, at mesmo pelo fato de apresentar um enunciador construdo semanticamente no texto como negro. Percebe-se que posto em cena uma situao comum na periferia, a blitze da polcia e a sua interao com os moradores do local. A narrativa trabalha com uma tenso estabelecida entre sujeito e anti-sujeito, respectivamente confirmados pelo revestimento figurativo e temtico de /narrador ator/ e /capito da rota/. Esses dois actantes, detentores da voz, lanam no decorrer do texto figuras que sugerem temas, respectivamente de marginalidade, agressividade, cidadania e amedrontamento, os quais podem ser organizados em alguns grupos lexicais. Segundo Bertrand (2003:186) a isotopia caracteriza-se pela reiterao de semas ao longo de uma cadeia sintagmtica. Essa iterao que a dos elementos de significao e no das palavras, das figuras e no dos signos, assegura a coeso semntica e a homogeneidade do discurso enunciado. Em Mquina de fazer vilo as isotopias vo delineando o olhar dos sujeitos mutuamente, fazendo saltar, dessa forma, o carter, a corporalidade bem como a voz de cada um conforme as diferentes perspectivas:
Lxico relacionado ao thos do actante-sujeito segundo o anti-sujeito: preto/ preto da Etipia/ macaca/ vagabundo/ nia/ neguinho/ vaca preta/ montes de bosta. Lxico relacionado violncia: porra/ por que o qu, macaca? / cala a boca/ eu falo nesse caralho/ arranca/ joga/ pistola/ matar/ pe fogo/ queima/ atira/ porra/ apaga a luz.

No primeiro agrupamento, por exemplo, a figura /macaca/ est relacionada animalidade ou zoomorfizao assim como a figura /vaca preta/ que alm de carregar essa significao da animalidade toca a questo da sexualidade da mulher negra. Outras figuras como /preto da Etipia/ propem uma desconstruo, com um teor pejorativo, ao

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

RIBEIRO. C. D.

corpo do sujeito, o qual organizado, simbolicamente, de maneira negativa pelo antisujeito. O anti-sujeito, tematizado como /capito/ e figurativizado como um homem violento, de acordo com o seu universo axiolgico e tendo uma imagem pr-discursiva do sujeito, projeta deste um carter marginal, ou seja, desprovido de qualquer dote moral ou intelectual, atribuindo-lhe figuras as quais remetem a esteretipos que, ao longo da formao da literatura brasileira, foram atribudas ao carter e corporalidade do sujeito negro, sendo que algumas podem ser encontradas na novela Simeo crioulo. Os grupos lexicais relacionados voz do actante-sujeito projetam uma imagem de resistncia projeo negativa do anti-sujeito, da a tenso existente entre esses dois actantes:
Lxico relacionado ao thos do actante-sujeito segundo ele mesmo: trabalhador/ rap/ guerreiro/ diarista/ desempregado/ pedreiro/ preconceito. Lxico relacionado a paixo do actante sujeito: Porque...Porque.../ no paro de olhar a pistola na mo dele/ sim senhor/ ai meu Deus! / chorar/ calado/ mas..., mas capito...

O actante-sujeito se legitima atravs do gnero musical rap, cuja acepo ser um texto declamado de modo ritmado e que apresenta um contedo engajado. O gnero conto nessa narrativa se assemelha ao gnero musical rap. Por conta disso, construda uma imagem do actante-sujeito de cidado digno, trabalhador e vtima de condies sociais opressivas (como apresentadas no terceiro grupo lexical). Tal fato tambm pode ser observado no plano da expresso do texto, pois tanto na voz do actante-sujeito quanto na do anti-sujeito h fonemas oclusivos que sugerem certa exploso ou agressividade, criando, dessa forma, a isotopia temtica do tiro. Num nvel mais profundo, o abuso da polcia representado pela oposio semntica fundamental opresso vs liberdade, a qual vai se confirmando ao longo da narrativa, onde ocorre uma afirmao da opresso e negao da liberdade: Opresso Anti-sujeito Liberdade Sujeito

No Liberdade No- Sujeito

No Opresso No-Anti-sujeito

Outra oposio semntica fundamental como vida vs. morte tambm pode ser encontrada nesse texto, no qual vai sendo afirmada a vida e negada a morte na medida em que o anti-sujeito no se encontra na narrativa. Assim, o thos do oprimido (sujeito)

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

RIBEIRO. C. D.

vai se configurando de uma maneira que no fica na ordem do dito, mas sim do mostrado pela interao entre os actantes. Percebe-se que mesmo em um ambiente figurativizado pelo bar e tematizado como perifrico, dentro da proposta da Literatura Negra o sujeito negro no assume um carter, uma corporalidade estigmatizada, pois tenta legitimar seu modo de dizer associado, nesse conto, ao rap. Ao passo que o fragmento da novela Simeo crioulo, que pode ser encontrado nos anexos, mesmo se tratando de um texto que se mirava nas propostas abolicionistas, tratava mais da escravido e menos da subjetividade do sujeito negro, marcando dessa forma uma viso distanciada que contribuiu para a disseminao de esteretipos negativos acerca desse sujeito, logo, uma desconstruo semitica do seu universo simblico:
Carter e corporalidade do fiador (enunciador) apiam-se, ento, sobre um conjunto difuso de representaes sociais valorizadas ou desvalorizadas, de esteretipos sobre os quais a enunciao se apia e,por sua vez, contribui para reforar ou transformar . Esses esteretipos culturais circulam nos registros mais diversos da produo semitica de uma coletividade: livros de moral, teatro, pintura, escultura, cinema, publicidade (Amossy, 2005:72).

O texto de Macedo se apresenta mais figurativo do que temtico por conta do seu carter descritivo criando um simulacro de realidade, o que est de acordo com a formatao do conto que apresenta uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso como uma tese, gerando um efeito de sentido de objetividade. Observando a escolha do lxico para a organizao dos temas subjacentes s figuras, pode-se organizar trs grupos lexicais que possuem uma conexo e lanam temas, respectivamente, de ambiente subversivo, doena e animalidade:
Venda: esqulida / medonha/ criminosa / atroz/ Perigosa / repugnante. Escravido: lcera / pus / cancro/ podrido/ loucura / sofrimento. Escravo: embebedam-se / espancam-se/ indecente/ selvagens/ desgraados/ embriaguez/ desordem/ abjeo/ desavergonhamento.

A pessoa, o espao e o tempo projetados pela sintaxe discursiva tambm so tematizados e figurativizados. Assim, a pessoa (ele) tematizada como escravo e figurativizada com elementos prprios de um animal, como mencionado anteriormente. O espao tematizado como um lugar perigoso e figurativizado com propriedades negativas (as quais no so expressas nesse fragmento), mas essa venda no particularizada, poderia ser qualquer lugar onde os escravos e outros marginalizados poderiam se relacionar. O tempo tematizado pela escravido e figurativizado com elementos prprios dessa poca. As oposies semnticas fundamentais so as mesmas do conto Mquina de fazer vilo, pois as estruturas opressivas se mantiveram nos textos.

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

RIBEIRO. C. D.

6. CONSIDERAES FINAIS As escolhas lexicais acerca do sujeito negro neste texto demonstram com a formao do cnone literrio nacional, contribuiu para o processo de estereotipia do sujeito negro. O conceito de esteretipo caracterizado por Maingueneau da seguinte forma:
Representao coletiva cristalizada uma construo de leitura, uma vez que ele emerge somente no momento em que um alocutrio recupera, no discurso, elementos espalhados e frequentemente lacunares, pra reconstru-los em funo de um modelo cultural preexistente. Pode-se ento dizer que o esteretipo, como o clich, depende do clculo interpretativo do alocutrio e de seu conhecimento enciclopdico. Constitui-se como topoi ou lugares-comuns, uma das formas adotadas pela doxa, ou conjunto de crenas e opinies partilhadas que fundamentam a comunicao e autorizam a interao verbal (Charaudeau & Maingueneau, 2006:215).

Essas representaes puderam ser demonstradas nos textos atravs das figuras lanadas de acordo com a perspectiva de cada sujeito e como cada um fora e representado literariamente. O texto da Literatura Negra tem como uma de suas propostas, realizar uma representao literria efetiva do sujeito negro euforizando elementos do universo simblico desse indivduo. Ao expor os esteretipos que foram relacionados ao sujeito negro a Literatura Negra estabelece uma perspectiva enunciativa oposta ao que se fazia no passado, criando um efeito de sentido de resistncia as formaes discursivas de outrora que se ecoaram na contemporaneidade, a fim de legitimar a sua voz na enunciao do seu prprio percurso. Por isso, interessante observar que tipo de estratgias discursivas essa Literatura utiliza para introduzir outras vozes no espao literrio nacional. NOTAS
1

CUTI, Luiz. Negros em Contos. Belo Horizonte: Mazza Edies, 1996.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso. So Paulo: Contexto, 2005. BERTRAND, Denis. Caminhos da semitica literria. Traduo do Grupo CASA. Bauru, SP: EDUSC, 2003. CNDIDO, Antnio. Formao da literatura brasileira. So Paulo, CASTRO, Silvia Regina Lorenso. Corpo e erotismo em Cadernos negros: a reconstruo semitica da liberdade. So Paulo, 2006. CHARAUDEAU, P. & MAINGUENEAU, D. Dicionrio de anlise do discurso. Traduo de F. Komesu. So Paulo: Contexto, 2006. DALCASTAGN, Regina. A personagem do romance brasileiro Comtemporneo: 1990-2004. Cronpios. [online] Disponvel na Internet via WWW.URL: http://www.cronopios.com.br/anexos/regina_dalcastagne.swf. Editor Edson Cruz. 3 de maio de 2007.

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

RIBEIRO. C. D.

DALCASTAGN, Regina. Entre fronteiras e cercados de armadilhas: problemas de representao na narrativa brasileira contempornea. Braslia: Editora UNB, 2005. FIORIN, Jos Luiz. Elementos de anlise do discurso. So Paulo: Contexto, 2005. GREIMAS, A. J. & COURTS, J. Dicionrio de semitica. Trad. A. D. Lima et alii. So Paulo: Cultrix, s/d [1983]. MACEDO, Joaquim Manuel de. As vtimas algozes: quadros da escravido. So Paulo: Scipione, 1991. PROENA FILHO, Domincio. A Trajetria do Negro na Literatura Brasileira. In: Estudos avanados 50, dossi O negro no Brasil. So Paulo: Instituto de Estudos Avanados, 2004. VRIOS AUTORES. Reflexes sobre a literatura afro-brasileira. So Paulo: Quilombhoje, 1985. ANEXO [...] Desprezvel e nociva durante o dia, a venda esqulida, medonha, criminosa e atroz durante a noute: os escravos, que a ento se renem, embebedam-se, espancam-se, tornando-se muitos incapazes de trabalhar na manh seguinte; misturam as rixas e as pancadas com a conversao mais indecente sob o carter e a vida de seus senhores, cuja reputao ultrajada ao som de gargalhadas selvagens: inspirados pelo dio, pelo horror, pelos sofrimentos inseparveis da escravido, se expandem em calnias terrveis que s vezes chegam at a honra das esposas e das filhas dos senhores; atiam a raiva a que todos eles tm dos feitores, contando histrias lgubres de castigos exagerados e de cruelssimas vinganas, a cuja idia se habituam, em sua credulidade estpida e ilimitada esses desgraados escutam boquiabertos a relao dos prodgios do feitio, e se emprazam para as reunies noturnas dos feiticeiros; e uns finalmente aprendem com outros mais sabidos a conhecer plantas malficas, razes venenosas que produzem a loucura ou do a morte, e tudo isto e muito mais ainda de envolta com a embriaguez, com a desordem, com o quadro da abjeo e do desavergonhamento j natural nas palavras, nas aes, nos gozos do escravo. [...] No possvel que haja escravos sem todas as conseqncias escandalosas da escravido: querer a lcera sem o pus, o cancro sem a podrido loucura ou capricho infantil. Perigosa e repugnante por certo, e ainda assim no das mais formidveis conseqncias da escravido, a venda de que estou falando inevitvel: porque nasce da vida, das condies, e das exigncias irresistveis da situao dos escravos. A venda o espelho que retrata ao vivo o rosto e o esprito da escravido. (Macedo, 1991:07)

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es

Estudos Semiticos - nmero quatro (2008)

RIBEIRO. C. D.

Como citar este artigo: RIBEIRO, Cntia Domingos. O thos do sujeito negro na literatura brasileira. Estudos Semiticos. [online] Disponvel na Internet via WWW.URL: http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es. Editor Peter Dietrich. Nmero 4, So Paulo, 2008. Acesso em dia/ms/ano.

www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es

Vous aimerez peut-être aussi