Vous êtes sur la page 1sur 2

Exerccios de GED

1. Voc implementou uma base de dados usando EXCEL para armazenar informaes sobre todos os relatrios gerenciais produzidos na sua empresa. Esta situao configura um exemplo de GED? Justifique sua resposta. No. O Excel uma ferramenta de anlise e armazenamento de dados no poder servir com um sistema de informao e tambm por ser monousurio. Para ser um exemplo de GED tem que ser um grupo de tecnologias, divididas em cinco funcionalidades bsicas: captao, gerenciamento, armazenamento, distribuio e preservao de informaes no-estruturadas.

2. Na organizao onde voc trabalha, todas as informaes utilizadas para o processo decisrio so/esto estruturadas. Neste caso, seria adequado implantar uma soluo de GED? Justifique sua resposta. No, pois o GED se interessa essencialmente em apoiar a gesto de informao no-estruturada sem se preocupar em estrutur-las.

3. Um dos tipos de solues de GED o processamento de formulrios. Como (em qual circunstncia) voc utilizaria esse tipo de soluo? Utilizaria para automatizar o processo de digitao da empresa, atravs de formulrios preenchidos (digitado ou manuscrito) a soluo reconhece cada campo desses formulrios, e relaciona com os campos j pr-determinados, de acordo com cada layout de formulrios, nos bancos de dados.

4. Estabelea a relao entre o OCR e o tipo de soluo de GED denominada processamento de formulrios. O OCR e o processamento de formulrios tem a funo de reconhecimento de caracteres nos campos em textos digitalizados.

5. Voc deseja digitalizar livros e recuperar/identificar os caracteres do texto. Qual soluo voc utilizaria OCR ou ICR? Justifique sua resposta.

OCR, pois um software utilizado para a converso de caracteres gerados de forma mecnica (datilografa, impressa).

6. Uma das etapas do processo de GED a captura. Qual a relao dessa etapa com a digitalizao? A captura so todas as tecnologias envolvidas para a digitalizao da informao. A captura trata do scanneamento, tratamento de imagens, reconhecimento de caracteres etc. para no fim o documento ser bem digitalizado.

7. Uma das tecnologias necessrias para operacionalizar uma soluo de GED so as redes de computadores. Qual a funo desta tecnologia na implantao de uma soluo de GED numa empresa? As redes de computadores so onde os computadores esto interligados entre si e servem para que os usurios tenham o acesso, o compartilhamento de devidos documentos numa empresa.

8. O que um scanner? Qual sua funo numa soluo de GED? Perifrico de aquisio que permite digitalizar documentos, ou seja, transformar um documento em papel numa imagem numrica. Auxilia no processo da soluo, pois em todas necessrio ter um scanner para obter um documento digital e fazer o que cada soluo pretende.

Vous aimerez peut-être aussi