Vous êtes sur la page 1sur 6

A Conservao da Energia Mecnica Parte 01

A energia mecnica a energia que pode ser transferida por meio de foras. A energia mecnica total de um sistema a soma da energia potencial com a energia cintica. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas foras conservativas atuam nele, a energia mecnica total conserva-se e uma constante de movimento. A energia mecnica E que um corpo possui a soma da sua energia cintica Ec com a energia potencial Ep. Dizemos que uma fora conservativa quando o trabalho realizado por ela independente do percurso realizado. Podemos citar, como exemplo, a fora gravitacional. Iremos utilizer abaixo algumas tcnicas do Clculo e Equaes Diferenciais para apresentar uma lei fundamental da Fsica. Esta lei a conservao da energia mecnica de um corpo o qual afirma que se um corpo est sob a ao de foras conservativas, ento E = Ec+ Ep.

Suponhamos que uma partcula de massa esteja em queda livre no vcuo. Colocaremos um eixo vertical de modo que a origem do eixo seja o solo conforme conforme a figura abaixo.

Pela Assim, Mas,

lei de Newton, a fora peso a nica fora agindo sobre

Blog da Engenharia

Substituindo

em

, temos:

Considere agora dois pontos expresso acima de a

distintos sobre o eixo , temos:

. Integrando a

ou seja,

A expresso chamada de energia cintica e ser denotada por e a expresso chama-se energia potencial e denotada por . Como os pontos e so quaisquer, provamos ento que a soma das energias cintica e potencial constante, ou seja,

Exemplo 1: Uma pequena bola de massa

arremessada verticalmente para

cima a partir do solo com velocidade inicial igual a . Despreze o atrito do ar e use o princpio de conservao de energia para calcule a altura mxima atingida pela bola. Adote .

Blog da Engenharia

Resoluo: Neste caso, o ponto est na origem do eixo vertical ponto em que a bola possui velocidade nula. Sendo , , segue do princpio da conservao da energia que: e

e o ponto ,

Para o prximo exemplo, precisaremos deduzir a expresso para a acelerao centrpeta que surge no movimento circular uniforme. Para isto, considere uma partcula de massa girando uniformemente sobre uma circunferncia de raio , ou seja, sua velocidade angular constante.

A posio da partcula em um instante

dado pelo vetor posio

sendo a velocidade angular da partcula. A velocidade em cada instante obtida derivando a expresso acima, ou seja:

Blog da Engenharia

e a acelerao dada por:

Note que:

onde usamos o fato que o mdulo da velocidade linear . Para ver isto, note que o espao percorrido pela partcula dado , de modo que:

O mdulo da acelerao centrpeta.

, denotada por

chamada de acelerao

Blog da Engenharia

Exemplo 2: Na primeira figura do post, temos uma rampa formando um looping de raio . Determine a altura mnima da rampa para que uma pequena esfera de massa solta da posio desa e faa o looping.

Resoluo: Na figura acima, consideramos dois pontos e . A esfera ser solta do ponto , de modo que sua energia mecnica igual a energia potencial neste ponto, ou seja, . Para que a partcula faa o looping, a fora centrpeta dada por mnimo igual ao peso da esfera no ponto tem que ser no , ou seja,

Usando a conservao da energia mecnica, ( , temos:

) e a expresso

Portanto, a altura mnima necessria para que a partcula faa o looping ou 25% acima do dimetro.

Blog da Engenharia

Referncia bibliogrfica: Prof. Paulo Srgio C. Lino, Fatos Matemticos

Blog da Engenharia

Vous aimerez peut-être aussi