Vous êtes sur la page 1sur 5

Os pronomes oblquos tonos (o, a, os, as, lhe, lhes, me, te, se, nos, vos), como todos

os outros monossilbicos tonos, apoiam-se na tonicidade de alguma palavra prxima. Assim, esses pronomes podem ocupar trs posies na orao: antes do verbo, no meio do verbo; depois do verbo. a. antes do verbo: Nesse caso, ocorre a prclise, e dizemos que o pronome est procltico. Ex: Nunca me revelaram a verdade. b. no meio do verbo: nesse caso, ocorre a mesclise, e dizemos que o pronome est mesocltico. Vale a pena lembrar que a mesclise s ocorre com o verbo no futuro do presente ou no futuro do pretrito do indicativo. Ex: Revelar-te-ei a verdade. Revelar-me-iam a verdade. c. depois do verbo: Nesse caso, ocorre a nclise, e dizemos que o pronome est encltico. Ex: Revelaram-me a verdade. Importante: Por causa de histrias, as lnguas acabavam desenvolvendo suas particularidades e isto no sc. XX, vrios autores da literatura passaram a defender o emprego da prclise, como se observa nos versos do poema Pronominais, de Oswald de Andrade (1890-1954): Pronominais D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro.

Os Pronomes interrogativos so aqueles usados para formular uma pergunta, de forma direta ou indireta. Quem chegou? (interrogativa direta). Gostaria muito de saber quem fez isso. (interrogativa indireta).

Os principais pronomes interrogativos so: Variveis: Qual, quanto. Invariveis: Quem, que. Lembre-se: Quanto pronome interrogativo quando se refere a um substantivo; portanto, ser sempre pronome adjetivo. Quanto tempo necessrio para realizar esta tarefa? No sabemos quantos alunos faltaram. Quando a palavra quanto se referir a verbo, temos um advrbio interrogativo. Ex: Quanto custa o ingresso? Voc pagou quanto por essa mercadoria?

Como o pronome, via de regra, est relacionado s pessoas do discurso, fundamental identific-las. Num ato de fala (discurso), podemos observar a presena de trs elementos: a. aquele que fala; b. aquele a quem se fala; c. aquele (ou aquilo) de quem (ou de que) se fala. A cada um desses elementos corresponde uma pessoa do discurso; so, portanto, trs pessoas do discurso: Imaginemos agora um fragmento de conversa em que Tlio (primeira pessoa) fala com Juliana (segunda pessoa) sobre Tiago (terceira pessoa): - Eu j te disse: no quero falar sobre ele! - eu pronome que indica a primeira pessoa, quem fala (Tlio); - te pronome de segunda pessoa; no caso, refere-se a Juliana, com quem Tlio fala;

- ele pronome que indica a terceira pessoa, de quem se fala, ou seja, Tiago, no exemplo dado. MODELO DE TEXTO DISSERTATIVO Texto dissertativo divido em trs partes Introduo A grande produo de armas nucleares, com seu incrvel potencial destrutivo, criou uma situao mpar na histria da humanidade. Pela primeira vez, os homens tm nas mos o poder de extinguir totalmente a sua prpria raa da face do planeta. Argumentao A capacidade de destruio das novas armas to grande que, se fossem usadas num conflito mundial, as consequncias de apenas algumas exploses seriam to extensas que haveria forte possibilidade de se chegar ao aniquilamento total da espcie humana. No haveria como sobreviver a um conflito dessa natureza, pois todas as regies seriam rapidamente atingidas pelos efeitos mortferos das exploses. Concluso S resta, pois, ao homem uma sada: mudar essa situao desistindo da corrida armamentista e desviando para fins pacficos os imensos recursos econmicos envolvidos nessa empreitada suicida. Ou os homens aprendem a conviver em paz, em escala mundial, ou simplesmente no haver mais convivncia de espcie alguma, daqui a algum tempo. (Texto adaptado do artigo Paz e corrida armamentista in Douglas Tufano, p. 47)

Introduo De acordo com Ernani Terra e Nicola, a introduo formada pelo primeiro pargrafo, em que o autor define o tema que ser apresentado e apresenta uma tese, uma opinio a qual ir defender acerca do tema proposto. Em redaes com 30 linhas, ocupa em torno de 5 ou 6 linhas. Nunca deve ser escrita em perodo nico. Busque dividir a introduo em dois ou trs perodos. O segundo perodo deve lanar as ideias a serem explicitadas no desenvolvimento. Desenvolvimento ou argumentao constituda pelos quatro pargrafos subsequentes, em que o autor apresenta uma srie de argumentos, ordenados logicamente, a fim de persuadir o leitor, ou seja, a parte da dissertao que comprova sua ideia inicial. No cometa o erro de apenas exemplificar com notcias ou fatos conhecidos por todos. Procure apresentar fatos objetivos que servem de base para sua abordagem. Desenvolvimento sem fundamento certamente superficial.

O primeiro pargrafo apresenta a opinio. Os prximos argumentam. aqui o espao para demonstrar conhecimento sobre o assunto. aqui o espao para relacionar com outros aspectos interessantes ao tema, sem fugir do assunto principal. Segundo pargrafo: o autor argumenta a partir das necessidades de ordem material. Terceiro pargrafo: a argumentao est centrada nas necessidades de ordem espiritual. Quarto pargrafo: Nesse deve ampliar o seu horizonte, universalizando o argumento. Quinto pargrafo: aqui a argumentao est centrada na organizao da sociedade, para assim satisfazer as necessidades da coletividade. Concluso Ocasio em que se retoma o assunto principal ou pode-se apresentar uma soluo (quando a abordagem permite). A concluso deve manter relao muito forte com o pargrafo inicial. No se trata de copiar a mesma ideia, mas retom-la com embasamento. Desse modo, o autor deve amarrar as ideias para transmitir uma mensagem ao leitor. AS DIFERENTES FORMAS DE ESCREVER UMA DISSERTAO 1- Enumerao - Caracteriza-se pela exposio das informaes. Presta-se bem indicao de caractersticas, funes, processos, situaes, sempre oferecendo o complemento necessrio afirmao estabelecida na frase nuclear. Pode-se enumerar, seguindo-se os critrios de importncia, preferncia, classificao ou aleatoriamente. Exemplo: O adolescente moderno est se tornando obeso por vrias causas: alimentao inadequada, falta de exerccios sistemticos e demasiada permanncia diante de computadores e aparelhos de TV. 2- Comparao - A ideia principal pode-se desenvolver por meio da comparao, que confronta ideias, fatos, fenmenos e apresenta-lhes as semelhanas ou dessemelhanas. Exemplo: A juventude uma infatigvel aspirao de felicidade; a velhice, pelo contrrio, dominada por um vago e persistente sentimento de dor, porque j estamos nos convencendo de que a felicidade uma iluso, que s o sofrimento real. (Arthur Schopenhauer) 3- Causa e consequncia - A ideia principal, muitas vezes, encontra no seu desenvolvimento um segmento causal e, em outras situaes, um segmento indicando consequncias. Exemplo: O homem, dia a dia, perde a dimenso de humanidade que abriga em si, porque os seus olhos teimam apenas em ver as coisas imediatistas e lucrativas que o rodeiam. O esprito competitivo foi excessivamente exercido entre ns, de modo que hoje somos obrigados a viver numa sociedade fria e inamistosa. 4- Tempo e Espao - Muitos pargrafos dissertativos marcam temporal e espacialmente a evoluo de ideias, processos. Exemplo: Tempo - A comunicao de massas resultado de uma lenta evoluo. Primeiro, o homem aprendeu a grunhir. Depois deu um significado a cada grunhido. Muito depois, inventou a escrita e s muitos sculos mais tarde que passou comunicao de massa. Espao - O solo influenciado pelo clima. Nos climas midos, os solos so profundos. Existe nessas regies uma forte decomposio de rochas, isto , uma forte transformao da rocha

em terra pela umidade e calor. Nas regies temperadas e ainda nas mais frias, a camada do solo pouco profunda (Melhem Adas). 5- Explicitao - Num pargrafo dissertativo, pode-se conceituar, exemplificar e aclarar as ideias para torn-las mais compreensveis. Exemplo: Artria um vaso que leva sangue proveniente do corao para irrigar os tecidos. Exceto no cordo umbilical e na ligao entre os pulmes e o corao, todas as artrias contm sangue vermelho-vivo, recm-oxigenado. Na artria pulmonar, porm, corre sangue venoso, mais escuro e desoxigenado, que o corao remete para os pulmes para receber oxignio e liberar gs carbnico.

Vous aimerez peut-être aussi