Vous êtes sur la page 1sur 5

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Cincias e Tecnologia Agroalimentar Cursos de Graduao: Engenharia de Alimentos Engenharia Ambiental Disciplina:

Bioqumica Geral Professor: Franciscleudo Bezerra da Costa OBSERVAO: Esta lista deve ser entregue no dia da primeira prova.

LISTA DE EXERCCIOS (01) Esta lista de exerccios compreende a abordagem temtica das unidades: I. II. III. IV. V. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Introduo bioqumica; Clula e sua organizao; gua; Aminocidos e Peptdeos; Protenas. Defina com propriedade o que estuda a Bioqumica? Relacione alguns dos objetivos da Bioqumica como ferramenta cientfica. Quais as diferenas existentes entre os organismos vivos e os objetos inanimados? Qual a natureza qumica das biomolculas e como so constitudas? Existe uma base comum para todos os organismos vivos? Como as clulas utilizam energia? Qual o papel da Energia nos fenmenos metablicos? Defina com propriedade entalpia e entropia. O que acontece com a Entalpia (H) e a Entropia (S) de um sistema quando NaCl se dissolve em gua? 10. Como os procariotos e eucariotos diferem em nveis de organizao? Cite pelo menos 5 diferenas. 11. Quais so as principais caractersticas estruturais de clulas procariticas e eucariticas? Faa uma comparao entre as clulas. 12. Quais as principais organelas presentes nas clulas eucariticas? Cite a principal funo de cada uma delas? 13. A existncia de organelas em clula eucariticas representa um nvel de maior organizao que o encontrado nos procariotos. Como isso afeta a entropia do universo. 14. Por que ter organelas vantajoso para uma clula? Discuta esse conceito na perspectiva da termodinmica.

15. Qual o formato geral da molcula de gua? E qual a importncia da geometria da molcula de gua e suas propriedades para os seres vivos? 16. O que torna a gua uma molcula polar? 17. Explique por que as substncias polares se dissolvem na gua enquanto substncias apolares no se dissolvem. 18. Defina com propriedade Ponte de Hidrognio. Qual o papel das pontes de H nos pontos de fuso e ebulio da gua? 19. Quais so as exigncias para que molculas formem pontes de hidrognio? Que tomos devem estar presentes e envolvidos em tais pontes? 20. Por que grupos CH no formam pontes de H? Que outros grupos funcionais das biomolculas podem formar pontes de H? 21. Cite alguns dos grupos funcionais das biomolculas capazes de interagir eletrostaticamente com a gua. 22. Defina com clareza e propriedade uma substncia anfiptica? Cite um exemplo, descrevendo a importncia de uma molcula anfiptica. 23. Por que as substncias anfiflicas formam micelas na gua? 24. Compare as interaes fracas (pontes de H, interaes inicas, interaes hidrofbicas, interaes de van der Waals) entre si e com as ligaes covalentes, em termos de seus nveis energticos. 25. Esquematize e descreva o que ocorre quando um saco de dilise contendo gua pura submerso em um bquer de gua salgada. Considere que o saco de dilise funciona como uma membrana permevel gua, mas no a solutos? 26. Por que o produto da ionizao da gua (Kw) a 25C igual a 1 x 10 -14? 27. Qual a relao entre Kw e a escala de pH? 28. Defina pH e p Ka e explique suas diferenas. 29. Qual a relao do pH com as propriedades da gua? 30. Como se calcula o valor do pH de uma soluo? 31. Por que o pH muda em uma unidade se a concentrao de on hidrognio muda em fator de 10? 32. Calcule a concentrao de ons hidrognio, [H+] e hidroxila [OH-], para cada uma das seguintes solues: a. Plasma sanguneo, pH 7,4 b. Suco de laranja, pH 3,5 c. Urina humana, pH 6,2 d. Hipoclorito de sdio (gua sanitria), pH 11,2 e. Suco gstrico, pH 1,8

f. Saliva, pH 6,5 g. Fluido intracelular do fgado, pH 6,9 h. Suco de tomate, 4,3 i. Suco de toranja (grapefruit), pH 3,2 33. Como se comportam a soluo tampo e a soluo no tampo frente s alteraes de pH? 34. Do que formada uma soluo tampo? 35. Qual a composio de uma soluo tampo quando atinge o pH igual o seu valor de pK? 36. Para que serve curva de titulao? 37. Defina com propriedade os seguintes termos: a. Constante de dissociao do cido; b. Fora do cido; c. Soluo tampo; d. Capacidade de tamponamento; e. Ponto isoeltrico; f. Hidroflico; g. Hidrofbico; h. Enantimero. 38. Calcule o pH de 1 L de soluo contendo: a. 10mL de NaOH 5M; b. 10mL de glicina 100mM; c. 20mL de HCl 5M; d. 10mL de cido actico 2M; e. 5g de acetato de sdio, 82g mol-1. 39. Qual o pH de 100 mL de uma soluo tampo contendo 20 mL de acetato 0,2M e 15 mL de cido actico 2M? (pKa do cido actico 4,76). 40. O volume de uma clula bacteriana tpica da ordem de 1,0 m3. A pH 7, quantos ons hidrognio existem numa nica clula bacteriana? Esta clula bacteriana contm milhares de macromolculas, como protenas e cidos nuclicos, cada uma com um bom nmero de grupos ionizveis. O que o seu resultado indica sobre a noo comum de que grupos ionizveis so continuamente banhados com ons H+ ou OH- ? 41. Qual o pH de 1L de uma soluo tampo contendo 50 mL de formiato 1M e 30 mL de cido frmico 0,5M? (pKa do cido frmico 3,75). 42. Qual o pH de 1L de uma soluo tampo contendo 35g de acetato de sdio e 100 mL de cido actico 1M? (pKa do cido actico 4,76 e massa molecular do acetato de sdio 82g).

43. Calcule o pH de uma soluo tampo preparada misturando-se 75mL de cido lctico 1,0M e 25mL de lactato de sdio 1,0M, (pKa do cido lctico 3,86). 44. Quantos mL de uma soluo de 1200mM de cido brico tem de ser adicionados a 500mL de uma soluo 0,02M de borato de sdio para que o pH seja 9,45? (pKa do cido brico 9,24). 45. Quantos mL de uma soluo de 0,05M de cido fluordrico tem de ser adicionados a 500mL de uma soluo 0,12M de fluorato para que o pH seja 3,0? (pKa do cido fluordrico 3,20). 46. Quantos mL de uma soluo de 850mM de cido brico tem de ser adicionados a 750mL de uma soluo 0,015M de borato de sdio para que o pH seja 9,45? (pKa do cido brico 9,24). 47. Qual a concentrao de cido brico (M), aps o acrscimo de 1,9mL desse cido em uma soluo de 600mL a 0,01M de borato de sdio, cujo pH da soluo 9,45 e o pKa do cido brico 9,24? 48. Quantos mL de uma soluo 2M de cido brico tem de ser adicionados a 600mL de uma soluo 0,01M de borato de sdio para que o pH seja 9,45? (pKa do cido brico 9,24). 49. O que so aminocidos? 50. Por que a Glicina no apresenta atividade tica? 51. Quais a caractersticas fsicas dos aminocidos? 52. Esquematize a frmula qumica estrutural e genrica de um aminocido. 53. O que so aminocidos essenciais e no essenciais? Cite os nomes de cada tipo. 54. Como podem ser divididos os aminocidos segundo a capacidade de seu grupo R em dissolver em gua? Cite o nome de trs de cada tipo. 55. Cite um aminocido e sua respectiva estrutura qumica em que o grupo R contenha o seguinte: a. Um grupo hidroxila; b. Um segundo tomo de carbono quiral; c. Um grupo amina; d. Um grupo amida; e. Um anel aromtico; f. Um tomo de enxofre; g. Um grupo cido; h. Uma cadeia lateral ramificada. 56. Desenhe as frmulas qumicas dos seguintes aminocidos, apresente suas abreviaes de 3 e de 1 letra, e suas classificaes segundo a natureza do grupo R: alanina, prolina, cistena, fenilalanina, lisina, aspartato. 57. Identifique os aminocidos polares, os aminocidos aromticos e os aminocidos que contm enxofre, dado um peptdeo com a seguinte sequncia de aminocidos: a. Val-Met-Ser-Ile-Phe-Arg-Cys-Tyr-Leu

58. Identifique os aminocidos apolares e os aminocidos acdicos no seguinte peptdeo: a. Glu-Thr-Val-Asp-Ile-Ser-Ala 59. Que aminocidos esto representados na seqncia KQNYRLWEQ? 60. Defina com propriedade ligao peptdica. 61. Esquematize uma ligao peptdica entre dois aminocidos. 62. Desenhe a estrutura qumica dos tripeptdeos: a. Ala-Leu-Phe b. Ser-Pro-Asn c. Met-Trp-Gly identificando as ligaes peptdicas. 63. Os peptdeos pequenos so fisiologicamente ativos? Cite 03 exemplos de peptdeos fisiologicamente ativos, com suas respectivas funes. 64. Defina o que so as protenas. Cite algumas das importncias biolgicas das protenas. 65. Como as protenas podem ser classificadas quanto estrutura e funo biolgica? Fale sobre cada tipo quanto estrutura. 66. O que so protenas fibrosas e globulares? 67. Defina estrutura primria, secundria, terciria e quaternria de uma protena. 68. O que a estrutura -hlice de uma protena? Que tipo de foras mantm esta estrutura? Como a estrutura -sheet ou folha -pregueada? 69. O que uma protena nativa? 70. As ligaes dissulfdicas so ligaes covalentes. A que nvel de estrutura (primria, secundria ou terciria) pertencem estas ligaes? Justifique. 71. Cite quatro propriedades das protenas e fale sobre cada uma delas. 72. Qual a diferena entre desnaturao, renaturao e hidrlise de uma protena?

Vous aimerez peut-être aussi