Vous êtes sur la page 1sur 10

Servio Pblico Federal

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR


INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO

PROCEDIMENTO DE FISCALIZAO
Agosto/2011

Tanques Areos de Armazenamento de Derivados de Petrleo e Outros Combustveis


(PORTARIA INMETRO n. 117 de 2009)
(Cdigo: 3430)

MECANISMO DE AVALIAO DA CONFORMIDADE: CERTIFICAO COMPULSRIA

PROCEDIMENTO PARA FISCALIZAO DE TANQUES AREOS DE ARMAZENAMENTO DE DERIVADOS DE PETRLEO E OUTROS COMBUSTVEIS CONTEMPLADOS PELA PORTARIA INMETRO 117/2009 SUMRIO 1. Objetivo 2. Campo de Aplicao 3. Definio 4. Responsabilidade 5. Siglas 6. Referncias 7. Condies Gerais 8. Documentos Necessrios 9. Metodologia 10. Anexo 1. OBJETIVO Padronizar os procedimentos para fiscalizao do cumprimento da Portaria Inmetro 117/2009. 2. CAMPO DE APLICAO Aplica-se nas fiscalizaes para Tanques Areos de Armazenamento de Derivados de Petrleo e Outros Combustveis, conforme previsto na Portaria Inmetro n 117/2009. 3. DEFINIES 3.1. Autorizao para o uso do Selo de Identificao da Conformidade Autorizao dada pelo Inmetro ao solicitante, com base nos princpios e polticas adotadas no mbito do SBAC e de acordo com os requisitos estabelecidos em regulamento pertinente, quanto ao direito de utilizar o Selo de Identificao da Conformidade em produtos, processos, servios e sistemas regulamentados pelo Inmetro. De acordo com a Portaria n 73/2006 o uso do selo restrito a objetos que tenham sido avaliados com base em Programas de Avaliao da Conformidade implantados pelo Inmetro. 3.2. Avaliao da Conformidade Operao realizada, pelo OAC, que tem por objetivo constatar se as condies tcnicas de produtos, processos e servios, atendem aos requisitos do respectivo Regulamento. 3.3. Avaliado Fornecedor ou Responsvel pelo produto, processo, servio, pessoa ou sistema de gesto da qualidade submetido avaliao da conformidade por um avaliador. 3.4. Avaliador Agente econmico que avalia e atesta a conformidade do objeto submetido avaliao da conformidade. Pode ser um OAC, um laboratrio ou mesmo o prprio fornecedor. 3.5. Ensaios Iniciais Ensaio realizado em uma ou mais unidades produzidas para demonstrar a conformidade do processo em relao s normas referenciadas neste RAC.

Dqual/Divec

2/10

Agosto/2011

3.6. Solicitante Fabricante ou importador de tanques areos de armazenamento de derivados de petrleo e outros combustveis, que solicita ao OAC a autorizao para uso do Selo de Identificao da Conformidade. 3.7. Fiscalizao a atividade que tem o objetivo de acompanhar se os produtos, processos e servios disponveis populao, atravs de inspeo visual, quanto a presena da identificao da conformidade, realizada nas empresas autorizadas ou em pontos de comercializao de produtos, tiveram a sua conformidade devidamente atestada. 3.8. Mecanismos de Avaliao da Conformidade Principal ferramenta utilizada para atestar a conformidade, no mbito do SBAC, podendo ser Certificao, Declarao do Fornecedor, Inspeo e Ensaio, bem como Etiquetagem. 3.9. Memorial Descritivo Relatrio elaborado pelo fabricante ou importador, contendo a descrio completa dos componentes e das caractersticas construtivas de um modelo de tanque areo. 3.10. Modelo Conjunto de especificaes prprias, estabelecidas pelas mesmas caractersticas construtivas, ou seja, mesmo material, processo produtivo, e demais requisitos normativos, que diferencia os diversos produtos fabricados. 3.11. Organismo de Avaliao da Conformidade - OAC Organismo pblico, privado ou misto, de terceira parte, acreditado pelo Inmetro de acordo com os critrios por ele estabelecidos, com base nos princpios e polticas adotadas no mbito do SBAC, que conduzem e concedem a certificao de produtos nas reas voluntria e compulsria, com base em Normas Nacionais, Regionais e Internacionais ou em Regulamentos Tcnicos. 3.12. rgo Regulamentador rgo federal que emite Regulamentos Tcnicos, estabelecendo caractersticas de um produto, processo ou servio, incluindo as disposies administrativas aplicveis, cujo cumprimento obrigatrio. 3.13. Programa de Avaliao da Conformidade elaborado quando se pretende avaliar a conformidade de um produto, processo, servio, pessoa, ou sistema de gesto da qualidade de forma sistmica e formalmente atestada. O Programa de avaliao da Conformidade a base e referencial maior para atestar a conformidade do objeto avaliado. composto pelo Regulamento de Avaliao da Conformidade RAC e pela Norma Tcnica ou pelo Regulamento Tcnico da Qualidade RTQ, tanto no campo compulsrio quanto no campo voluntrio. 3.14. Programa de Verificao da Conformidade Verificao, conduzida pelo Inmetro, da permanncia da conformidade de um produto, processo e/ou servio aos requisitos especificados, com intuito de comprovar a eficcia do Programa de Avaliao da Conformidade, bem como propiciar aperfeioamento constante deste programa.

Dqual/Divec

3/10

Agosto/2011

3.15. Projeto Designao do produto, dada pelo fabricante, que identifica a unidade produzida. 3.16. Regulamento de Avaliao da Conformidade RAC Documento que contm regras especficas e estabelece tratamento sistmico avaliao da conformidade de um produto, processo, servio, pessoa ou sistema de gesto. estabelecido pelo Inmetro, por meio de Portaria, para o atendimento pelas entidades de avaliao da conformidade e das demais partes envolvidas. Essas regras so baseadas em ferramentas de gesto da qualidade, voltadas para propiciar confiana na conformidade com uma Norma ou Regulamento Tcnico, com o menor custo possvel para a sociedade. 3.17. Responsvel Tcnico Engenheiro vinculado empresa fabricante de tanque areo, devidamente qualificado, responsvel pelo projeto de fabricao de tanque areo. 3.18. Selo de Identificao da Conformidade Selo com caractersticas definidas pelo Inmetro, em conformidade com a Resoluo Conmetro n. 04/1998 e com a Portaria Inmetro n. 73/2006, utilizado para evidenciar que o tanque areo est em conformidade com este RAC. 4. RESPONSABILIDADE A responsabilidade pela elaborao/reviso deste procedimento de fiscalizao da Diviso de Verificao da Conformidade (Divec), no podendo ser alterado sem sua anuncia. 5. SIGLAS E ABREVIATURAS 5.1. ABNT 5.2. CNPJ 5.3. Dipac 5.4. Dqual 5.5. EA 5.6. IAAC 5.7. IAF 5.8. IEC 5.9. ILAC 5.10. Inmetro 5.11. ISO 5.12. MOU 5.13. NBR 5.14. NIE 5.15. NIG 5.16. OAC 5.17. RAC 5.18. RBMLQ 5.19. RTQ 5.20. SBAC 5.21. SGQ Associao Brasileira de Normas Tcnicas Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade Diretoria da Qualidade European co-operation for Accreditation Interamerican Accreditation Cooperation International Accreditation Forum International Electrotechnical Commission International Laboratory Accreditation Cooperation Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial International Organization for Standardization Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding) Norma Brasileira Registrada Norma Inmetro Especfica Norma Inmetro Geral Organismo de Avaliao da Conformidade Regulamento de Avaliao da Conformidade Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Regulamento Tcnico da Qualidade Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade Sistema de Gesto da Qualidade

Dqual/Divec

4/10

Agosto/2011

6. REFERNCIAS 6.1. Lei n. 9933/1999 Dispe sobre as competncias do Conmetro e do Inmetro. 6.2. Lei n. 8078/1990 Cdigo de Defesa do Consumidor. 6.3. Resoluo CONAMA 273:2000 Dispe sobre preveno e controle da poluio em postos de combustveis e servios. 6.4. Resoluo CONAMA 319: 2002 D nova redao a dispositivos da Resoluo CONAMA N 273, de 29 de novembro de 2000, que dispe sobre preveno e controle da poluio em postos de combustveis e servios. 6.5. Resoluo Conmetro n. 04/2002 Dispe sobre a aprovao do Termo de Referncia do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade SBAC. 6.6. Portaria Inmetro n 73/2006 Regulamento para uso das Marcas, dos Smbolos de Acreditao e dos Selos de Identificao do Inmetro. 6.7. ABNT NBR ISO 9001 Sistemas de Gesto da Qualidade - Requisitos. 6.8. ABNT NBR ISO/IEC 17000 Avaliao da Conformidade - Vocabulrio e Princpios Gerais. 6.9. ABNT NBR 15461 Armazenamento de lquidos inflamveis e combustveis - Construo e instalao de tanque areo de ao-carbono. 6.10. ABNT NBR13312 Armazenamento de lquidos inflamveis e combustveis - Posto revendedor veicular (servio) - Construo de tanque atmosfrico subterrneo em ao-carbono. 6.11. ABNT NBR13782 Posto de servio - Sistemas de proteo externa para tanque atmosfrico subterrneo em aocarbono. 6.12. ABNT NBR ISO/IEC 17025 Requisitos gerais para competncia de laboratrios de ensaio e calibrao. 6.13. FOR-Dqual-144 Especificao de Selo de Identificao da Conformidade.

Dqual/Divec

5/10

Agosto/2011

7. CONDIES GERAIS 7.1. Em todos os locais de armazenamento, transporte, exposio ou venda de Tanques Areos de Armazenamento de Derivados de Petrleo e Outros Combustveis (artigo 6 da Lei 9933/99). 7.2. A partir de 05/11/2010, os Tanques Areos de Armazenamento de Derivados de Petrleo e Outros Combustveis devero ser fabricados, importados e comercializados em territrio nacional somente em conformidade com os requisitos aprovados e devidamente registrados no Inmetro (art. 4 da Portaria Inmetro 117/09). NOTA: O RAC aprovado pela Portaria Inmetro 117/09 no se aplica aos tanques areos com volume menor ou igual a 15 m3. 8. DOCUMENTOS NECESSRIOS 8.1. MOD-DQUAL-001 - Registro de Visita 8.2. MOD-DQUAL-002 - Documento nico de Fiscalizao de Produtos 8.3. MOD-DQUAL-003 - Termo de Coleta 8.4. MOD-DQUAL-004 - Auto de Infrao 9. METODOLOGIA 9.1. A fiscalizao deve ser efetuada nos locais de armazenamento, transporte, exposio ou venda de Tanques Areos de Armazenamento de Derivados de Petrleo e Outros Combustveis, sendo assegurado ao agente pblico fiscalizador acesso empresa sob fiscalizao, como definido no artigo 6 da Lei n 9.933/1999. Nota: O RAC aprovado pela Portaria Inmetro 117/09 no se aplica aos tanques areos com volume menor ou igual a 15 m3. 9.1.1. Em toda ao de fiscalizao, agente pblico fiscalizador deve proceder a sua devida identificao, antes de realizar a checagem de todos os produtos no estabelecimento. 9.1.1.1. Para que a fiscalizao possa ser efetuada nos locais de armazenamento, transporte, exposio ou venda, os produtos devero ser diferenciados inicialmente pela presena ou no do selo de identificao da conformidade do SBAC e checados com o sistema do Inmetro. 9.1.2. O Registro de Visita deve ser preenchido em todas as aes de fiscalizao, mesmo nos casos em que seja evidenciado que a empresa comercializa tanques portteis utilizados no transporte terrestre de produtos perigosos de acordo com as exigncias do regulamento. 9.1.3. Na ocorrncia de irregularidade, deve ser preenchido o Documento nico de Fiscalizao de Produtos (DUF). 9.1.4. Nas aes de fiscalizao no comrcio, o Auto de Infrao s pode ser emitido aps o prazo para apresentao de documentao pelo fiscalizado, determinado na notificao que acompanha o Documento nico de Fiscalizao de Produtos.

Dqual/Divec

6/10

Agosto/2011

9.1.5. Na fiscalizao em geral, sempre que possvel, deve ser anexada uma evidncia de cada irregularidade constatada, para fins de prova. Como evidncia, admite-se uma unidade do produto irregular (apreendida) ou foto(s) do produto com a irregularidade, entre outras. Tais evidncias devem identificar claramente a(s) irregularidade(s) e devem estar relacionadas no Documento nico de Fiscalizao de Produtos (DUF) referente ao de fiscalizao. Nota: Em fiscalizaes na indstria, deve ser priorizada a utilizao de uma amostra do produto como evidncia de irregularidade. 9.1.6. Em se tratando de erro formal, devem ser penalizados todos os responsveis pela comercializao do produto irregular no mercado, em todos os nveis da cadeia (fabricante/importador, atacadista, distribuidor, varejista, etc.). A rastreabilidade dos produtos deve ser evidenciada atravs de documento(s) fiscal (is) e/ou Declarao(es) de Rastreabilidade. 9.1.7. Caso seja constatada mais de uma irregularidade formal em um nico ou em vrios produtos de uma mesma empresa, numa mesma ao de fiscalizao, deve ser lavrado um nico Auto de Infrao para essa empresa, discriminando as constataes. 9.1.8. Se um produto contiver mais de uma referncia fiscal (razo social ou marca ou nome ou CNPJ), todos sero igualmente responsveis pelas informaes declaradas no produto, tanto no aspecto formal, quanto no aspecto intrnseco. 9.1.9. Na identificao de produto irregular com evidncias de falsificao da marca, devem ser autuados, pela(s) irregularidade(s) constatada(s), os reais responsveis pela sua colocao no mercado, incluindo o comerciante varejista. Nesse caso, o proprietrio da marca no ser autuado. Nota: A comercializao do produto, com evidncias de falsificao, ser considerada como um agravante para efeitos de clculo dos valores de multa quando da aplicao das penalidades pela constatao de irregularidade(s), sem prejuzo das sanes previstas na legislao especfica. 9.1.10. Deve ser entregue ao fiscalizado, o Documento nico de Fiscalizao de Produtos, orientando o fiscalizado quanto ao procedimento para atender notificao. 9.1.11. Os documentos utilizados pelo rgo fiscalizador podem ser preenchidos tanto manualmente quanto virtualmente, desde que sejam impressos e assinados. 9.2. Produtos que no ostentam a identificao da conformidade no mbito do SBAC 9.2.1. Sem Certificao 9.2.1.1. Interditar cautelarmente e notificar a firma fiscalizada para apresentar o documento fiscal de aquisio do produto e providenciar a devoluo para o fornecedor; 9.2.1.2. Lavrar Auto de Infrao para o comerciante; 9.2.1.3. Se o documento fiscal foi emitido aps 05 de Novembro de 2010, autuar tambm o fabricante / importador. Enquadramento: Artigo 3 da Portaria Inmetro n 117/2009 e Artigo 4 da Portaria Inmetro n 117/2009.
Dqual/Divec 7/10 Agosto/2011

9.3. Produtos que ostentam a identificao da conformidade no mbito do SBAC Nota 1: O Selo de Identificao da Conformidade definido pelo Inmetro deve ser aposto de forma visvel, legvel e indelvel nos tanques areos certificados em consonncia com o previsto na Portaria Inmetro n 73/2006 e de acordo com o modelo descrito nos Anexos D e E do RAC aprovado pela Portaria Inmetro 117/2009. Nota 2: As especificaes tcnicas do Selo de Identificao da Conformidade so fornecidas pelo Inmetro, por meio do formulrio Inmetro FORDqual144, estabelecido no Anexo D do RAC aprovado pela Portaria Inmetro 117/2009. Nota 3: O Selo de Identificao da Conformidade deve ser aposto em uma Plaqueta de Identificao do Tanque Areo Certificado, de acordo com o estabelecido no Anexo E do RAC aprovado pela Portaria Inmetro 117/2009. 9.3.1. Sem Certificao 9.3.1.1. Constatado o uso irregular do Selo de Identificao da Certificao, interditar cautelarmente e notificar a empresa fiscalizada a apresentar o documento fiscal de aquisio do produto e providenciar a devoluo para o fornecedor; 9.3.1.2. Apresentado o documento fiscal, autuar o fabricante/importador. 9.3.1.3. No apresentou o documento fiscal, lavrar o Auto de Infrao para a empresa fiscalizada, por assumir inteira responsabilidade pela comercializao irregular do produto e por no comprovar a aquisio do mesmo. Enquadramento: Artigo 3 da Portaria Inmetro n 117/2009. 9.3.2. Com Certificao 9.3.2.1. Proceder verificao formal. 9.3.2.2. Observar os aspectos formais e se as condies de armazenagem e venda garantem a integridade e a incolumidade do produto. Os seguintes aspectos formais deveram tambm ser observados: - Identificao da Conformidade do SBAC a) Logo do Inmetro, conforme Portaria Inmetro n 73/2006. b) Identificao do OAC. c) Norma de fabricao: ABNT NBR 15461, conforme o modelo do tanque fabricado. - Identificao do Tanque a) Nome do fabricante Nome fantasia. b) Ms / ano de fabricao ms - xx / ano xxxx. c) Numero de srie Seqencial do fabricante. d) Volume de cada compartimento definido pelo cdigo do tanque. e) Massa considerar o peso do tanque vazio marcar em quilogramas. f) Cdigo do tanque de acordo com as informaes estabelecidas na norma ABNT NBR 15461, conforme o modelo do tanque fabricado. - Placa de Identificao da Conformidade

Dqual/Divec

8/10

Agosto/2011

Nota: Na marcao do tanque de armazenamento certificado, devem constar as informaes estabelecidas na norma ABNT NBR 15461, conforme o modelo do tanque fabricado, e o Selo de Identificao da Conformidade no mbito do SBAC. 9.3.2.3. Em caso de erro formal ou violao da integridade e da incolumidade do produto, lavrar o Auto de Interdio cautelar e notificar para a apresentao do documento fiscal e para regularizar o produto junto ao fornecedor. 9.3.2.4. Apresentado o documento fiscal, autuar o fabricante/importador. 9.3.2.5. No apresentado o documento fiscal, apreender e lavrar o Auto de Infrao para a empresa fiscalizada, por assumir inteira responsabilidade pela comercializao indevida do produto e por no comprovar a aquisio do mesmo. Enquadramento: Artigo 4 da Portaria Inmetro n 117/2009 e item 8 do RAC.

Dqual/Divec

9/10

Agosto/2011

10. ANEXO O Selo de Identificao da Conformidade definido pelo Inmetro, no mbito do SBAC, ilustrado na Figura a seguir, deve ser aposto, atendendo Portaria Inmetro n. 73/06, nos tanques areos certificados, indicando a existncia de nvel adequado de confiana de que o produto est em conformidade com os requisitos estabelecidos no RAC. Contedo Tpico do Desenho (Layout) Mecanismo: Certificao Objetivo da AC: Meio Ambiente Campo: Compulsrio

Figura 1: Selo de Identificao da Conformidade

Dqual/Divec

10/10

Agosto/2011

Vous aimerez peut-être aussi