Vous êtes sur la page 1sur 8

CORTANDO & REDIMENSIONANDO VIDEOS Abra seu arquivo de vdeo no VirtualDub indo em File>Open vdeo file...

Selecione File>Filters

Pressione o boto Add... (A)

Abre-se uma lista de todos os filtros que podem ser aplicados ao arquivo de vdeo. Escolha o filtro chamado Null Transform.

Pressione OK e ns voltamos a esta janela. Pressione o boto Cropping...(B)

Abre-se a janela cropping (abaixo). Use a barra de rolagem e os botes de movimentao de quadros para encontrar uma boa parte do vdeo que voc possa ver claramente onde voc precisa cortar. Ento mude os nmeros dos 4 campos: X1, X2, Y1 ou Y2. Cada campo representa um dos 4 lados da janela. Simplesmente aumente ou diminua o valor e o programa cortar o vdeo.

Quando estiver terminado, pressione OK. Isto tudo! Quando voc salvar o vdeo no VirtualDub, o novo vdeo salvado ir ser cortado. Mas no esquea que voc precisa comprimir novamente depois de salvlo (recomendo DivX) ou ele no vai funcionar. O corte til especialmente para tirar qualquer barra da bordas da tela que geralmente aparece com capturas de canais de TV.

REDIMENSIONAR: fcil, v at File>Filters

Na nova janela, clique em Add... e selecione o filtro resize.

Abrir esta janela. Apenas digite na nova largura (new width) e na nova altura (new height). Ento selecione Precide bicubic do modo de filtro (filter mode). O Bilinear melhor para encolher imagens e bicubic melhor para alargar. O Nearest neighbor o mais rpido, porm, o resultado final uma qualidade mais baixa.

Voc pode escolher o boto show preview para ver como ele est. importante lembrar que se voc tem inteno de comprimir o vdeo em DivX (ou algum outro formato), o tamanho do formato final do seu filme deveria ser mltiplo de 16 pixels. Algumas vezes, eles precisam apenas ser mltiplos de 8 pixels e algumas vezes (muito raramente) eles precisam ser mltiplos de 32 pixels. Como, por exemplo: um vdeo de 352x288 vai ser comprimido em DivX sem problemas, mas um de 351x288 no vai!

Ordem dos Filtros: Os filtros do VirtualDub so executados em uma ordem especfica. O que estiver no topo vai ser executado primeiro e o que estiver mais em baixo da lista vai ser o ltimo a ser executado.

O efeito que a ordem faz no vdeo pode parecer sem importncia, mas na verdade tem importncia muito grande. Vejamos, por exemplo, que voc quis redimensionar um vdeo de 704 x 576 para 352 x 288 e, ao mesmo tempo, quis tambm aplicar filtros para dar contraste (sharpen) imagem. Neste caso, se voc colocar primeiro o filtro de sharpen na lista, quando for salvar o trabalho, ele levaria 2 vezes mais tempo para completar a tarefa! Isto bvio, porque leva duas vezes mais tempo para dar contraste a um filme duas vezes maior. Seria muito mais rpido para dar contraste imagem depois de que ela tenha sido diminuda. Por causa disto, o VirtualDub tem dois botes chamados Move up e Move down que nos permite mover a ordem dos filtros para cima e para baixo.

Finalizando o trabalho: Quando voc terminar a seleo, todos os filtros sero aplicados ao arquivo de vdeo que voc salvar. Agora, escolha o formato final que voc quer que o vdeo fique. Voc pode, claro, usar qualquer formato de vdeo que o VirtualDub oferece, mas apenas para ilustrar, se pretender a converso para DivX, siga estes passos: Clique em: Video > Compression...

Abre-se o box abaixo. Em seguida, escolha o filtro DivX-Mpeg-4 Low Motion e clique no boto configure (destacado em vermelho).

Ento, abrir-se-o as opes para configurao do codec. Use um dos calculadores de bitrate que pode ser baixado do Digital Digest para ter certeza que o filme vai encaixar no tamanho que voc precisa. Geralmente qualquer filme de 650 kbps vai caber em um CD, mas voc poder tambm configur-lo com 900 a 1000kbps para um filme VCD de 352x240, obtendo, neste caso, uma qualidade bem melhor.

Compresso de udio: Para selecionar as configuraes de udio, v em: Audio > Full processing mode (um ponto preto surgir ao lado dele).

Ento, Audio > Compression.

Abre-se este box abaixo. Como sugesto, para uma tima qualidade de udio escolha Mpeg Layer e, no lado direito da janela, selecione 128kBit/s, 44.100Hz, Stereo, 16Kb/s. Observao: se voc pretende transformar o seu filme DivX em formato de DVD, lembre-se que alguns programas de converso somente aceitam o udio com 48.000Hz

Isto tudo! Ao final, v em File>Save AVI...

Vous aimerez peut-être aussi