Vous êtes sur la page 1sur 2

SIMULADO CESPE

Ministrio tem projeto para o Palcio Capanema, anunciado como sede da Rio 2016 O anncio feito na semana passada em Londres, pelo governador Srgio Cabral, de que o Palcio Gustavo Capanema, no Centro, servir como sede do Comit Organizador dos Jogos Olmpicos de 2016 (CO-Rio) e da Autoridade Pblica Olmpica (APO), rgo que vai gerenciar os preparativos do evento, se transformou em polmica. Referncia da arquitetura modernista, o prdio tem hoje a maior parte de seus andares ocupados pelos ministrios da Educao e da Cultura, que no foram informados previamente da deciso. Como informou nesta quarta Ancelmo Gois na sua coluna em O Globo, entre os que foram apanhados de surpresa, est o ministro da Educao, Fernando Haddad. Os Jogos Olmpicos no estavam previstos num projeto desenvolvido h dois anos em parceria entre o governo federal e a Unesco. Na poca, uma concorrncia pblica selecionou um grupo de pesquisadores para, com recursos da Unio repassados pela Unesco, trabalhar na proposta de transformar o Palcio Gustavo Capanema no Centro de Memria da Educao Brasileira. O prefeito Eduardo Paes, que chegou a anunciar o desejo de as entidades olmpicas se instalarem na Zona Porturia, voltou a afirmar que a escolha do Capanema teve seu apoio. J o presidente do Comit Organizador da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, reconheceu no saber ainda se o prdio atender s suas necessidades. Ele disse que no partiu do CO-Rio 2016 a divulgao do plano para o palcio: No fui eu quem anunciou. No dia em que visitarmos o local, poderei responder. Primeiro, tenho que ver o espao .
O Globo on line, 03/02/2010

4. As palavras anncio e Porturia acentuam-se de acordo com a mesma regra de acentuao grfica. 5. O emprego da preposio de (l. 2) deve-se regncia do substantivo anncio. 6. O trecho que vai gerenciar os preparativos do evento (l. 6-7) constitui uma orao adjetiva com funo explicativa. 7. A substituio de h (l. 16) por fazem mantm a coerncia e a correo gramatical do perodo. 8. O emprego da vrgula logo aps poca (l. 17) justifica-se por isolar termo adverbial, com noo de tempo, deslocado do final para o comeo do perodo. 9. A supresso do sinal indicativo de crase em "s suas necessidades" (l. 29) preservaria a correo gramatical e a coerncia do texto. 10. O vocbulo se, nas linhas 24 e 28, apresenta o mesmo valor gramatical em ambas as ocorrncias. 11. A expresso Referncia da arquitetura modernista (l. 7-8) que funciona sintaticamente como aposto explicativo est relacionada ao termo prdio (l. 8). 12. O conectivo Como (l. 11) pode ser substitudo por Segundo, De acordo com o que, Consoante ou Conforme sem que haja prejuzo para os sentidos do texto. 13. Substituindo-se o termo sublinhado em uma concorrncia pblica selecionou um grupo de pesquisadores (l. 17-18) por um pronome pessoal correspondente, considerando a funo sinttica do trecho, obtm-se: uma concorrncia pblica selecionou-os. 14. O deslocamento da expresso com recursos da Unio repassados pela Unesco (l. 19-20), com as vrgulas que a acompanham, para antes de um grupo (l. 18), apesar de manter a correo gramatical, altera as relaes semnticas do texto. 15. A contrao da preposio de com o artigo a, na linha 24, mantm a correo gramatical do texto.

10

15

20

25

30

Acerca dos aspectos lingusticos do texto acima e das ideias nele desenvolvidas, julgue os itens a seguir. 1. Depreende-se do texto que a escolha do Palcio Gustavo Capanema, no Centro, como sede do Comit Organizador dos Jogos Olmpicos de 2016 (CO-Rio) e da Autoridade Pblica Olmpica (APO) no apresenta consenso entre autoridades. 2. O autor do texto critica a escolha do Palcio Gustavo Capanema, no Centro, como sede do Comit Organizador dos Jogos Olmpicos de 2016 (CO-Rio) e da Autoridade Pblica Olmpica (APO). 3. O Palcio Gustavo Capanema foi transformado, com recursos da Unio repassados pela Unesco, no Centro de Memria da Educao Brasileira.

16. A substituio do pronome quem (l. 31) pelo pronome que mantm a correo gramatical e o sentido original do texto. Sede dos jogos de 2016 recebe selo de qualidade para investimentos estrangeiros A agncia de classificao de risco Standard & Poors (S&P) e o Comit Organizador dos Jogos Olmpicos concederam grau de investimento ao Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olmpicos de 2016. O governador Srgio Cabral comemorou o resultado da anlise, pois a deciso abre as portas para investidores estrangeiros. Segundo ele, a concesso do grau de investimento significa um selo de qualidade internacional para a gesto atual. Por conta da legislao brasileira e da "forte gesto que prevalece no Estado nos ltimos trs anos", a Standard & Poor's acredita que com uma economia forte e diversificada o estado ir manter sua qualidade de crdito no mdio prazo O Estado do Rio de Janeiro tem atualmente o PIB per capita estimado em cerca de 25% acima da mdia do Brasil. Alm disso, o desenvolvimento dos novos campos de petrleo vai continuar dando suporte economia no mdio prazo, avalia a S&P. A agncia tambm lembra que o Rio tem uma baixa dependncia de transferncias federais, o que d maior agilidade para soluo de "desafios fiscais".
Internet:www.rio2016.org.br (com adaptaes)

10

15

20

17. A seleo vocabular e as estruturas sintticas do texto so adequadas para o emprego em uma correspondncia oficial. 18. A conjuno pois (l. 6) pode, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo e sem alterao das informaes originais, ser substituda por qualquer uma das seguintes: visto que, j que, porque, porquanto, conquanto. 19. Estaria gramaticalmente correta a substituio de cerca de (l. 16) por acerca de. 20. Com o deslocamento da forma verbal concederam (l.3) para o incio do perodo, com os devidos ajustes nas letras maisculas e minsculas, no se admite a substituio de concederam por concedeu, j que o sujeito da orao apresenta dois ncleos: agncia e Comit.

"O nico limite realizao do futuro so as dvidas do presente. Vamos avanar com f e firmeza." Franklin Roosevelt

Vous aimerez peut-être aussi