Vous êtes sur la page 1sur 45

EDUCAO EMPREENDEDORA

EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE UCE N001/2013 Educao Empreendedora nas Instituies de Ensino Superior.

Braslia, 2013

EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE - UCE N 001/2013 - Educao Empreendedora nas Instituies de Ensino Superior.

O Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE, entidade associativa de Direito Privado sem fins lucrativos, servio social autnomo com sede no SGAS 605, Conjunto A, Asa Sul, Braslia/DF, CEP: 70200-645, inscrito no CNPJ/MF sob o n. 00.330.845/0001-45, com atuao em todo territrio nacional, mediante ao direta e por meio de suas Unidades Operacionais, sistematicamente vinculadas, localizadas nos Estados e no Distrito Federal, nos termos de seu Estatuto Social, com a misso de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentvel dos pequenos negcios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional, acolher projetos para apoio tcnico e financeiro s Instituies de Ensino Superior, na forma e condies estabelecidas neste Edital de Chamada Pblica.

1. DO OBJETO Este Edital de Chamada Pblica destina-se a selecionar e apoiar, tcnica e financeiramente, propostas de Parceria com Instituies de Ensino Superior IES, com vistas promoo da Educao Empreendedora nas Instituies de Ensino Superior, conforme o Anexo I - Parcerias com Universidades e Instituies de Fomento Pesquisa: orientaes bsicas, parcerias com as IES, estrutura, linhas de ao e operacionalizao/gesto, julgamento das propostas, execuo, monitoramento e avaliao.

2. DA ELEGIBILIDADE DAS INSTITUIES PARTICIPANTES Somente podero ser analisadas as propostas apresentadas por Instituies de Ensino Superior (IES) - faculdades, centros universitrios ou universidades, pblicas ou privadas, credenciadas pela Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao MEC/SESu e que apresentem os Documentos de Elegibilidade relacionados no Anexo II - Documentos de Elegibilidade.

3. DOS RECURSOS FINANCEIROS 3.1. O SEBRAE Nacional destinar at R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para cada projeto aprovado. 3.2. O apoio do SEBRAE, estabelecido por este Edital, no poder ultrapassar 70% do investimento total do projeto, aqui considerados os recursos econmicos e financeiros; 3.3. Os recursos financeiros oriundos da IES e do SEBRAE, devero ser depositados em conta corrente aberta pela IES especificamente para a respectiva proposta

aprovada. As contas devero ser abertas pela IES no Banco do Brasil S/A ou na Caixa Econmica Federal - CEF; 3.4. Os recursos financeiros sero liberados pelo SEBRAE/UF IES em parcelas, da seguinte forma: 3.4.1. A primeira parcela ser liberada aps a assinatura do convnio e entrega do comprovante de abertura da conta corrente especfica pela IES; 3.4.2. As demais parcelas sero liberadas aps o cumprimento das seguintes obrigaes: (a) comprovao de execuo fsica e financeira de, no mnimo, 80% das parcelas anteriores; (b) comprovao do depsito da contrapartida financeira prevista no cronograma de desembolso correspondente prxima liberao e execuo fsica e financeira de, no mnimo, 80% da contrapartida financeira correspondente s parcelas anteriores liberadas pelo SEBRAE/UF; (c) estruturao do projeto no SIGEOR Parceiros - Sistema de Gesto Estratgica Orientada para Resultados antes da liberao da 2 parcela.

4. DOS RECURSOS ECONMICOS 4.1.1. A contrapartida aos recursos previstos neste Edital de Chamada Pblica dever ser composta de recursos financeiros e econmicos em, no mnimo 30%, sendo que a parcela econmica no dever ultrapassar o limite de 50% do total de recursos aportados pela IES; 4.1.2. Para efeito deste Edital de Chamada Pblica, recursos econmicos so os aportados pela IES, sem o desembolso direto, mas computados os bens, os servios e a mo de obra alocada no projeto proposto pela IES (hora/aula do professor, espao fsico, palestra para divulgao, equipamentos, materiais, etc.) e comprovados por meio de folha de pagamento, registros contbeis ou pesquisas de mercado. 5. DOS PRAZOS 5.1. O presente Edital de Chamada Pblica obedecer ao seguinte cronograma:

Fases
Lanamento do Edital de Chamada Pblica Data final para envio eletrnico da proposta ao SEBRAE Nacional Data final para envio, ao SEBRAE/UF, da verso original assinada pelos representantes legais da IES Divulgao do resultado preliminar Recursos Divulgao do resultado definitivo

Datas-limite
03/06/2013 08/07/2013 10/07/2013 22/07/2013 23 e 24/07/2013 25/07/2013
3

Elaborao da Anlise Tcnica do Projeto (ATP/SEAP) Aprovao da DIREX Resoluo da DIREX Elaborao do convnio pelo SEBRAE/UF Assinatura do convnio pelo SEBRAE/UF e IES

A partir de 25/07/2013 A partir de 06/08/2013 A partir de 08/08/2013 A partir de 12/08/2013 A partir de 19/08/2013

5.2. O prazo de execuo de cada convnio dever ser de at 24 (vinte e quatro) meses contados a partir da data de sua assinatura entre o SEBRAE/UF e a IES. Este prazo poder ser prorrogado mediante solicitao formal da IES, devidamente justificada e aceita pelo SEBRAE/UF.

6. DA VEDAO DE DESPESAS 6.1. Das Vedaes 6.1.1. Formalizar convnio com IES que tenha recebido recursos do SEBRAE os quais estejam pendentes de prestao de contas final, aps o prazo estabelecido no convnio; 6.1.2. Terceirizar a gesto do convnio; 6.1.3. Contratar empresas em que figurem como scios parentes at o segundo grau, de dirigentes e gestores da IES; 6.1.4. Utilizar recursos do SEBRAE em despesas relacionadas no Anexo III Relao de Itens de Despesas Vedadas para Pagamento com Recursos do SEBRAE.

7. DO CONTEDO E ENVIO DAS PROPOSTAS 7.1. Do Contedo A IES/Proponente dever elaborar sua proposta conforme o Roteiro para Elaborao da Proposta, de acordo com o Anexo IV. 7.2. Do Envio das Propostas A IES Proponente dever enviar sua proposta em meio eletrnico e em meio impresso, de acordo com os seguintes procedimentos: 7.2.1. Ao SEBRAE Nacional, no endereo eletrnico edital.ies@sebrae.com.br, at s 18 horas (horrio de Braslia) da data-limite estabelecida no subitem 5.1 deste Edital de Chamada Pblica; 7.2.2. Ao SEBRAE/UF, na verso original, por meio de correspondncia ao DiretorSuperintendente assinada pelos representantes legais da IES proponente, at a datalimite estabelecida no subitem 5.1 deste Edital de Chamada Pblica. verso original, devero ser anexados os documentos relacionados no Anexo II deste Edital de Chamada Pblica.

7.2.3. A proposta da IES dever ser entregue diretamente no SEBRAE/UF ou a ele remetida, pelo correio, mediante registro postal ou equivalente, com a comprovao da postagem at a data limite para envio da verso original prevista no subitem 5.1 deste Edital de Chamada Pblica, devendo constar no envelope a seguinte identificao: EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE UCE N 001/2013 - Educao Empreendedora nas Instituies de Ensino Superior. Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/UF Endereo do SEBRAE/UF, conforme o Anexo V. 7.2.4. Aps a data-limite para apresentao da proposta, estabelecida no subitem 5.1 deste Edital de Chamada Pblica, nenhuma outra ser recebida, assim como no sero aceitos adendos ou esclarecimentos que no forem explcita e formalmente solicitados pelo SEBRAE.

8. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS O julgamento das propostas ser realizado em duas etapas: Pr-qualificao e Avaliao de Mrito. 8.1. Da Pr-qualificao

Esta etapa eliminatria e consistir no exame formal da proposta pelo SEBRAE/UF, segundo os seguintes critrios: 8.1.1. elegibilidade das IES participantes, conforme estabelecido no item 2 deste Edital de Chamada Pblica e no Anexo II - Documentos de Elegibilidade; 8.1.2. apresentao de recursos financeiros e econmicos destinados ao projeto, de acordo com os limites estabelecidos no item 4.1.1 deste Edital de Chamada Pblica; 8.1.3. envio da proposta at as datas-limite estabelecidas no subitem 5.1 deste Edital de Chamada Pblica; 8.1.4. encaminhamento da proposta de acordo com os itens 7.1 e 7.2 deste Edital de Chamada Pblica; 8.1.5. o no atendimento a qualquer um dos itens desta etapa implicar desclassificao. 8.2. Da Avaliao do Mrito 8.2.1. Esta etapa classificatria e consistir do exame formal da proposta pelo SEBRAE Nacional, segundo os Critrios, Notas e Pesos para Avaliao do Mrito, conforme o Anexo VI deste Edital de Chamada Pblica; 8.2.2. As propostas sero avaliadas pelo Comit Nacional do Projeto Promoo do Empreendedorismo para Estudantes de Instituies de Ensino Superior IES, composto por 02 (dois) analistas do SEBRAE Nacional e 01 (um) analista do
5

SEBRAE/UF da rea de jurisdio da IES proponente, podendo contar com especialistas externos convidados. O Comit ser coordenado pelo Gestor do Projeto Promoo do Empreendedorismo para Estudantes de Instituies de Ensino Superior IES, do SEBRAE Nacional.

9. DA SELEO DAS PROPOSTAS E DIVULGAO DO RESULTADO PRELIMINAR 9.1. Da Seleo das Propostas 9.1.1. As propostas que no obtiverem 60% (sessenta por cento) da pontuao mxima ponderada ou nota 0 (zero) em qualquer um dos critrios estabelecidos no Anexo V deste Edital de Chamada Pblica, sero automaticamente desclassificadas; 9.1.2. As propostas recomendadas pelo Comit Nacional do Projeto, na forma do item 8.2 deste Edital de Chamada Pblica sero submetidas apreciao e deciso final da Diretoria Executiva do SEBRAE Nacional; 9.1.3. Caber Gerncia da UCE do SEBRAE Nacional a superviso dos trabalhos do Comit Nacional do Projeto, bem como a soluo de dvidas e questionamentos acerca da avaliao das propostas. 9.2. Da Divulgao do Resultado Preliminar 9.2.1. A divulgao do resultado preliminar ser realizada na data prevista no subitem 5.1 deste Edital de Chamada Pblica, no site http://www.parceriaies.sebrae.com.br. Aps a divulgao do resultado preliminar, a IES proponente ter acesso individual s notas obtidas, mediante senha a ser fornecida pelo SEBRAE Nacional. 9.3. Da Divulgao do Resultado Definitivo 9.3.1. Aps anlise e deciso quanto aos recursos eventualmente interpostos, a divulgao do resultado definitivo ser realizada na data constante no subitem 5.1 deste Edital de Chamada Pblica, no site http://www.parceriaies.sebrae.com.br. A IES proponente selecionada poder ter acesso individual s notas obtidas, fornecidas ao seu representante legal, mediante requerimento ao SEBRAE/UF.

10. DOS RECURSOS Eventuais recursos ao resultado preliminar devero ser apresentados ao SEBRAE Nacional, por e-mail, at s 18 h (horrio de Braslia) da data constante no subitem 5.1 deste Edital de Chamada Pblica, informando o Nome da IES proponente, o respectivo CNPJ e as justificativas fundamentadas ao recurso interposto, no seguinte endereo eletrnico: http://www.parceriaies.sebrae.com.br.

11. DA TRANSFERNCIA DOS RECURSOS

11.1. O SEBRAE Nacional repassar os recursos aos SEBRAE/UF, mediante Contrato de Gesto, para que estes possam viabilizar o repasse dos recursos s IES contempladas, mediante a formalizao de Convnios de Cooperao Tcnica e Financeira, de acordo com o estabelecido na IN - Instruo Normativa SEBRAE n 41 - 04, conforme o Anexo VII.

12. DA FORMALIZAO DO CONVNIO A Instituio de Ensino Superior proponente figurar no convnio com a denominao de CONVENENTE, enquanto que o SEBRAE/UF figurar como CONCEDENTE. Para efetivar a formalizao do convnio, a IES proponente dever comprovar sua situao de regularidade, alm de outros documentos, conforme discriminao contida no Anexo II deste Edital de Chamada Pblica.

13. DA EXECUO, MONITORAMENTO E AVALIAO 13.1. As atividades de execuo, monitoramento e avaliao sero fundamentais para a obteno dos resultados do projeto, tanto no que se refere ao modelo operativo que conforma o relacionamento do Sistema SEBRAE com a IES, quanto no que toca aos produtos/solues e atividades que integram a proposta selecionada, de acordo com as seguintes atribuies: 13.1.1. Aos SEBRAE/UF compete prover apoio tcnico e financeiro IES, monitorar e avaliar a execuo do objeto do convnio, em articulao com o SEBRAE Nacional; 13.1.2. s IES compete conhecer as prioridades relacionadas parceria do SEBRAE com universidades, faculdades ou centros universitrios, propor projeto de cooperao tcnica e financeira de acordo com as orientaes e normas do SEBRAE, prover contrapartidas econmicas e financeiras para a implementao do projeto proposto, prover infraestrutura fsica e de recursos humanos para as atividades programadas, estabelecer metas de atendimento para alunos e professores envolvidos nas aes de educao empreendedora, e monitorar e avaliar a oferta dos produtos e atividades junto comunidade acadmica. 13.2. O monitoramento e a avaliao sero de responsabilidade compartilhada entre o SEBRAE Nacional, o SEBRAE/UF e a IES. O monitoramento mensal das aes ser de responsabilidade do SEBRAE/UF e o registro de atendimento no SIACWEB ser de responsabilidade da IES, de modo a assegurar que o cronograma fsicofinanceiro proposto seja adequadamente cumprido, permitindo que o SEBRAE Nacional possa efetivamente dispor dessas informaes para todos os convnios, de acordo com os seguintes procedimentos: 13.2.1. As aes de capacitao para transferncia de produtos do SEBRAE sero acompanhadas conjuntamente pelo SEBRAE Nacional e pelo SEBRAE/UF. Compete IES monitorar e avaliar a oferta dos produtos e atividades junto comunidade acadmica e a aplicao de questionrios a professores e estudantes para medir o grau de satisfao com a atividade da qual participaram;

13.2.2. A IES dever apresentar relatrios tcnicos semestrais sobre a execuo dos projetos, com acompanhamento das aes, metas e indicadores de desempenho previstos na proposta aprovada, e de avaliao final, de modo a subsidiar as avaliaes do SEBRAE Nacional e do SEBRAE/UF sobre a efetividade das aes implementadas; 13.2.3. O no cumprimento injustificado do cronograma de aes, metas e indicadores propostos implicar suspenso do repasse de recursos. Persistindo a desconformidade, o SEBRAE/UF realizar a resciso do convnio com o convenente inadimplente. 13.2.4. Compete ao SEBRAE Nacional realizar pesquisa de impacto para avaliar o cumprimento do objeto do convnio, durante os doze primeiros meses aps o encerramento da execuo do projeto.

14. DA PRESTAO DE CONTAS 14.1. Em at 30 (trinta) dias aps o encerramento da execuo do convnio, a IES apresentar ao SEBRAE/UF a prestao de contas, evidenciando, para efeito de avaliao dos resultados alcanados: 14.1.1. Relatrio de execuo fsico-financeira, que explicitar as aes executadas, o pblico atendido, os resultados alcanados comparados aos propostos e a quantidade de recursos financeiros e econmicos alocados pela IES; 14.1.2. Relao de pagamentos efetuados com recursos do SEBRAE; 14.1.3. Relao de despesas econmicas da IES; 14.1.4. Relao de pagamentos efetuados com recursos financeiros da IES; 14.1.5. Declarao da IES de que, na aquisio de produtos e na contratao de servios com recursos do SEBRAE, foram observados os princpios de impessoalidade, moralidade e economicidade, segundo os critrios estabelecidos pelo SEBRAE ou em regulamento prprio da IES e que a documentao encontra-se arquivada e disponvel para exame; 14.2. Caber ao SEBRAE/UF encaminhar a prestao de contas ao SEBRAE Nacional, com parecer tcnico e a documentao para concluso do respectivo processo junto Auditoria.

15. DAS DISPOSIES GERAIS Este Edital de Chamada Pblica destina-se s Instituies de Ensino Superior IES sediadas nas Unidades da Federao nas quais os respectivos SEBRAE/UF tenham aderido previamente Parceria do SEBRAE com Instituies de Ensino Superior IES para Promoo do Empreendedorismo a Estudantes de Ensino Superior;

15.1. Este Edital de Chamada Pblica poder ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, a qualquer tempo, por interesse do SEBRAE Nacional, sem que isso implique direito de indenizao ou reclamao de qualquer natureza; 15.2. A Instituio proponente ser responsvel pelas aes programadas e prestao de contas dos recursos recebidos do SEBRAE/UF; 15.3. As decises proferidas pela Diretoria Executiva do SEBRAE Nacional so terminativas; 15.4. As Instituies que foram contempladas em Editais anteriores e venham a ser novamente selecionadas pelo SEBRAE somente podero receber novos recursos aps a prestao de contas das iniciativas remanescentes; 15.5. As Instituies contempladas pelo presente Edital de Chamada Pblica no podero criar novas aes no plano de trabalho durante a execuo do projeto. Entretanto, podero solicitar, por escrito, ao Gestor do Convnio no SEBRAE/UF a realocao de recursos entre as aes propostas, limitada a 30% do valor originalmente aprovado, para cada ao que libera e que recebe recursos, respectivamente, com as devidas justificativas. Cabero ao Gestor do Convnio no SEBRAE/UF a anlise e deliberao do pedido; 15.6. As aes de divulgao (eventos, folders, catlogos, impressos, etc.) da Instituio de Ensino Superior relativas ao Plano de Aplicao objeto do Convnio devero fazer referncia ao apoio recebido do SEBRAE, com sua correspondente logomarca; 15.7. Caso o convnio no seja firmado com a IES contemplada, por culpa exclusiva desta, no perodo de 90 dias aps a transferncia dos recursos financeiros pelo SEBRAE Nacional aos SEBRAE/UF, estes devero ser devolvidos ao SEBRAE Nacional para destinao a outros projetos que tenham obtido a pontuao exigida, na forma estabelecida no item 8.2 deste Edital de Chamada Pblica, aps recomendao do Comit Nacional do Projeto, e deciso da Diretoria Executiva do SEBRAE Nacional; 15.8. Informaes adicionais sobre este Edital e seus desdobramentos podero ser obtidas por meio do endereo eletrnico edital.ies@sebrae.com.br. 16. DOS DOCUMENTOS DE ORIENTAO 16.1. Compem este Edital de Chamada Pblica, independentemente de transcrio, os seguintes anexos: Anexo I: Anexo II: Parcerias com Universidades e Instituies de Fomento Pesquisa; Documentos de Elegibilidade;

Anexo III: Relao de Itens de Despesas Vedadas para Pagamento com Recursos do SEBRAE;

Anexo IV: Roteiro para Elaborao da Proposta de Parceria SEBRAE x IES; Anexo V: Endereo dos SEBRAE/UF; Anexo VI: Critrios, Notas e Pesos para Avaliao de Mrito; ANEXO VII: Instruo Normativa SEBRAE - INS 41 04.

10

Anexo I: Edital Educao Empreendedora para instituies de Ensino Superior.

Orientaes bsicas
Foram reunidas, neste anexo, as orientaes bsicas que balizaro o relacionamento do Sistema SEBRAE com as instituies de ensino superior (IES) no pas, no contexto da atividade que procura disseminar a educao empreendedora no ensino superior. Os principais elementos aqui expostos foram colhidos em constante dilogo com lideranas universitrias no campo da educao empreendedora. Adicionalmente, visitas a entidades que tm um histrico de relacionamento com as IES permitiram o conhecimento de boas prticas nesse campo. Parcerias com as IES Princpios Orientadores 1. As parcerias devem ser estabelecidas por um acordo que envolva o SEBRAE estadual e a universidade. Este arranjo institucional garantir uma gesto compartilhada das atividades, maior potencial de mobilizao de recursos para execuo e uma perspectiva que contemple o desenvolvimento regional e, ao mesmo tempo, incorpore a possibilidade de nacionalizao de experincias exitosas. Alm disso, a institucionalizao dos acordos dar maior visibilidade e capacidade de impacto junto s comunidades acadmicas. 2. Os programas de ao devem ser construdos de forma participativa e conjunta. Com isso, incentiva-se que as universidades sistematizem suas agendas no campo do empreendedorismo e de seu papel no desenvolvimento regional, o que contribuir para a sustentabilidade da educao empreendedora no ambiente acadmico. 3. O modelo de relacionamento deve ser flexvel de modo a atender s diferentes situaes regionais, o estgio de desenvolvimento de atividades de educao empreendedora, a capacidade de pesquisa instalada e, ainda, os interesses e possibilidades das lideranas envolvidas na formatao das parcerias. A execuo de projetos em parceria deve obedecer ao critrio fundamental do interesse e comprometimento da IES com o objetivo de disseminao do empreendedorismo em suas atividades educacionais. O grau de desenvolvimento dessas aes na instituio e a real abertura institucional nessa direo sero devidamente analisados. O modelo de relacionamento comporta diferentes situaes de evoluo e os projetos a serem construdos podem assumir agendas apropriadas. 4. No campo da educao empreendedora, ser ofertado um conjunto de produtos do SEBRAE para aplicao nas universidades. Estas podero selecionar todo o conjunto ou parte dele de acordo com sua avaliao sobre o que seja mais conveniente para a instituio. Haver tambm abertura para produtos que as
11

universidades tenham elaborado e/ou desejem desenvolver de acordo com uma prvia avaliao do SEBRAE. 5. As estratgias de oferta de disciplinas e de outros produtos de educao empreendedora devem ser integradas, sempre que possvel, a fim de potencializar a formao dos estudantes de modo continuado. 6. Na medida das possibilidades, a oferta de educao empreendedora deve ser preferencialmente transversal ao conjunto de cursos disponveis na universidade. Isso favorece a integrao e a incluso do empreendedorismo em cursos no tradicionalmente ligados ao tema. Por outro lado, podem ser apoiadas experincias focadas nas especificidades dos cursos e nos aspectos de empreendedorismo que mais se aproximam desses como objeto de pesquisa ou como marcas de uma boa prtica profissional no futuro. Estrutura Sob o aspecto jurdico, o instrumento mais apropriado a ser utilizado nesse projeto o convnio de cooperao tcnica e financeira entre o SEBRAE/UF e a IES, por meio do qual as partes colaboram mutuamente para alcanarem determinados objetivos e metas com aportes financeiros e econmicos proporcionais entre si. Linhas de Ao Sob o aspecto tcnico, o SEBRAE prope um grupo de solues e atividades que considera apropriado para o pblico universitrio. A composio a seguinte: 1. Desafio Universitrio Empreendedor: conjunto de jogos de empresas que culmina numa competio nacional, de carter educacional. Seu objetivo disseminar a cultura empreendedora, desenvolver a capacidade gerencial e criar mais uma alternativa de insero do universitrio no mercado de trabalho pela via do empreendedorismo. O jogo tem o conceito do business game. O produto est em fase de renovao e as IES podero se beneficiar por meio de uma gesto do produto que lhes permita maior informao sobre o conhecimento dos estudantes em gesto de negcios bem como crescente domnio da ferramenta jogos de negcios. O apoio da IES disseminao e fomento utilizao do processo dar maior visibilidade ao empreendedorismo e o produto se consolida como importante ferramenta de aprendizagem nas IES. Essa evoluo se dar pela formalizao de acordos e cesso das bases de dados s IES. Operao: As IES devero planejar aes de divulgao e mobilizao dos estudantes para fomentar a participao destes no jogo; estabelecer metas de alunos participando do jogo; integrar o Desafio s disciplinas correlatas de gesto empresarial; acompanhar os participantes para mensurar o grau de conhecimento adquirido e sua aplicao prtica. O SEBRAE/UF poder colaborar com a IES na operacionalizao destas aes. 2. Disciplinas de Empreendedorismo: o SEBRAE possui uma soluo educacional especialmente formatada para aplicao no ensino superior. Algumas instituies j tm desenvolvido disciplinas afins que, tambm, podero ser apoiadas pelo projeto, desde que isso signifique efetivo aumento da oferta de educao empreendedora na IES. Operao: O SEBRAE-UF oferecer capacitao a professores e materiais instrucionais relativos disciplina de empreendedorismo
12

especialmente formatada para o ensino superior. A IES dever estimar a demanda inicial pela disciplina e dimensionar o nmero de professores a serem capacitados; organizar a formao das turmas de alunos para aplicao da disciplina; efetuar a reproduo do material instrucional a ser fornecido pelo SEBRAE e realizar pesquisa de reao para subsidiar o SEBRAE quanto qualidade da soluo educacional. 3. Bota pra Fazer, em parceria com o Instituto Endeavor. A disciplina da Endeavor poder ser ofertada dentro do convnio. Operao: o licenciamento da soluo pela Endeavor ser subsidiado pelo convnio e o mdulo bsico para aplicao implica 100 exemplares do material instrucional, mais acesso online ao portal da soluo e, ainda, a capacitao de at 20 professores na metodologia. A IES estima a demanda inicial pela soluo da Endeavor e indica o nmero de professores a serem capacitados na metodologia; organiza as turmas e recebe o material instrucional. 4. Publicaes de pesquisas e teses: no campo da divulgao de estudos, a aproximao com as editoras das universidades, quando existentes, ser de grande valia para viabilizar a publicao de trabalhos de interesse. O papel das editoras fundamental, pois elas j dispem de mecanismo estabelecido de produo, o que facilita a concesso de subsdio por parte do SEBRAE a trabalhos de interesse. Operao: o SEBRAE estimular o credenciamento das editoras universitrias e subsidiar publicaes de temas afetos misso do SEBRAE. A proposio de publicao dever constar do projeto a ser apresentado pela IES com custos estimados e cotao com, no mnimo, trs fornecedores. 5. Licenciamento de produtos SEBRAE: podero ser licenciados diversos produtos j validados do SEBRAE, tanto na rea de empreendedorismo como na de gesto empresarial. As IES podero indicar seu interesse na assimilao de alguns desses produtos. Um instrumento de licenciamento ser considerado para definir responsabilidades e condies de uso desses pacotes educacionais. Operao: O SEBRAE, por meio de unidade estadual, apresentar s IES as seguintes solues de seu portflio em educao empreendedora e gesto empresarial: Aprender a Empreender, IPGN, Prprio, EMPRETEC. As IES selecionam um conjunto de acordo com seus interesses e necessidades para os quais o SEBRAE oferecer capacitao e materiais instrucionais a serem reproduzidos pela IES. 6. Outras linhas de ao: outras atividades ligadas diretamente oferta de educao empreendedora e que no se enquadrem nas alternativas acima descritas, sero consideradas desde que forneam oportunidades nesse campo aos estudantes da IES proponente.

OPERACIONALIZAO Gesto As atividades de planejamento, execuo, monitoramento e avaliao so fundamentais para o xito das iniciativas contempladas. Podero, tambm, oferecer
13

subsdios tanto no que se refere ao modelo operativo que conforma o relacionamento do Sistema SEBRAE com as IES, quanto no que toca aos produtos/solues e atividades que integram a proposta inicial. A IES apresenta proposta de projeto e planilha de custos, de acordo com o Edital de Chamada Pblica, com o detalhamento necessrio sua anlise definitiva. As equipes do SEBRAE Nacional e dos SEBRAE/UF prestaro toda a orientao necessria elaborao do documento de projeto adequado s exigncias do SEBRAE. Os documentos necessrios para a habilitao da entidade para a assinatura do instrumento jurdico do convnio devero ser apresentados juntamente com a verso final do projeto. Compete aos SEBRAE/UF identificar e articular com as IES interessadas em firmar parceria com o SEBRAE, prover orientao IES, fornecer materiais padronizados de divulgao e instrucionais, realizar a capacitao de professores para uso de produtos, prover assistncia tcnica s IES, acompanhar e avaliar a disseminao de produtos junto s IES para promover seu contnuo aperfeioamento, apoiar a realizao de aes de educao empreendedora do interesse da IES, realizar visitas peridicas para acompanhamento das atividades previstas nas linhas de ao e fazer a avaliao final do convnio, em conjunto com o SEBRAE Nacional. Compete IES conhecer as prioridades relacionadas atividade de parceria do SEBRAE com universidades, faculdades ou centros universitrios, propor projetos de cooperao tcnica e financeira, de acordo com as orientaes e normas do SEBRAE, prover contrapartidas econmicas e financeiras para implementao do projeto, prover infraestrutura fsica e de recursos humanos para as atividades programadas, estabelecer metas de atendimento para alunos e professores envolvidos nas aes de educao empreendedora, e monitorar e avaliar a oferta dos produtos e atividades junto comunidade acadmica. Julgamento das propostas O julgamento das propostas ser realizado em duas etapas: pr-qualificao e avaliao de mrito, de acordo com critrios estabelecidos em Edital. Execuo Os convnios sero formalizados entre o SEBRAE/UF e a IES com proposta selecionada por meio de Edital. O SEBRAE/UF providenciar o agendamento das capacitaes necessrias operacionalizao do convnio, SIACWEB e SIGEOR e PRESTECONTAS, quando for o caso. A contrapartida aos recursos previstos neste Edital dever ser composta de recursos financeiros e econmicos, conforme distribuio prevista em Edital. Monitoramento e Avaliao

14

As aes de capacitao para transferncia de produtos do SEBRAE sero acompanhadas conjuntamente pelo SEBRAE Nacional e pelo SEBRAE/UF, bem assim a sua oferta para os estudantes, de modo a assegurar a qualidade da aplicao das metodologias utilizadas. Compete IES monitorar e avaliar a oferta dos produtos e atividades junto comunidade acadmica e a aplicao de questionrios a professores e estudantes para medir o grau de satisfao com a atividade de que participaram. Visitas tcnicas peridicas bimestrais sero realizadas pelo SEBRAE/UF, com a finalidade de prover apoio tcnico e operacional s aes/atividades a serem desenvolvidas. Para cada projeto, tambm sero realizadas visitas tcnicas pelo SEBRAE Nacional. As datas das visitas de monitoramento e avaliao das atividades sero determinadas a partir do cronograma fsico-financeiro constante da proposta de projeto aprovada pelo SEBRAE. Durante os doze primeiros meses aps o encerramento da execuo do projeto, o SEBRAE Nacional realizar pesquisa de impacto para avaliar a efetividade do projeto.

15

Anexo II: Documentos de Elegibilidade 1. Cpia da ata de eleio ou do ato de designao de pessoas habilitadas a representar a IES. 2. Cpia da carteira de identidade (RG ou Identidade Profissional) e do CPF dos representantes legais da IES e da prova de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica do Ministrio da Fazenda CNPJ. 3. Certido Conjunta Negativa de Dbitos Relativos a Tributos Federais e Dvida Ativa da Unio perante a Receita Federal e respectiva Autenticao. 4. Certido Negativa de Dbitos Previdencirios CND perante a Receita Federal e respectiva Autenticao. 5. Certificado de Regularidade do FGTS CRF e respectiva Autenticao. 6. Certido Negativa de Dbito Estadual e Certido Negativa de Dbito Municipal, com respectivas Autenticaes. Na sua falta dever ser apresentada declarao da IES, assinada pelos representantes legais ou pelo seu contador, informando que possui iseno tributria e se responsabilizando pela informao prestada. 7. Prova da existncia/constituio da IES h, pelo menos, trs anos. 8. Dois Atestados de Capacidade Tcnica, emitidos por rgos pblicos ou entidades privadas que comprovem que a IES j executou as aes propostas ou similares ao objeto do convnio, podendo apenas um dos atestados ser fornecido pelo SEBRAE.

16

Anexo III: Relao de Itens de Despesas Vedadas para Pagamento com Recursos do SEBRAE

1. Despesas a ttulo de multas, juros ou correo monetria, impostos, encargos sociais e demais obrigaes fiscais, securitrias e tributrias de responsabilidade exclusiva da IES. 2. Realizao de despesas administrativas, salvo aquelas estabelecidas previamente no plano de trabalho e limitadas a 15% (quinze por cento) do valor total do projeto. 3. Realizao de despesas relativas prestao de servios de consultoria e assistncia tcnica, por servidor ou empregado, que pertena aos quadros da IES convenente. 4. Realizao de despesas com coffee break, refeies, coquetis, contratao de mestre de cerimnia e decorao, quando a ao/atividade no estiver relacionada com o objeto do convnio. 5. Aquisio de bens mveis, bens imveis e na realizao de despesas e relacionadas a benfeitorias em imveis. 6. Realizao de despesas em data anterior ou posterior vigncia do convnio, salvo aquelas realizadas em data anterior com recursos de contrapartida, as quais sero computadas como econmica e devero estar relacionadas com o objeto do convnio. 7. Contratao e pagamento dos respectivos encargos do(s) gestor(es) do convnio; 8. Contratao de pessoal no regime de contratao por tempo indeterminado, sendo permitida a utilizao dos recursos do SEBRAE nas contrataes por prazo determinado e pagamento de seus respectivos encargos previdencirios, desde que vinculados ao objeto do convnio. 9. Outras despesas relativas finalidade diversa da estabelecida no convnio, ainda que em carter de emergncia.

17

Anexo IV: Roteiro para Elaborao da Proposta

1. Apresentao da IES: antecedentes/histrico, infraestrutura fsica e de recursos humanos (corpo docente, corpo discente e quadro de funcionrios), campi existentes, planos de ampliao, cursos ofertados, etc. 2. Pblico-alvo: quantidade de alunos e de professores que se pretende beneficiar de forma intencional e direta com as aes definidas na proposta. 3. Objetivos: devem ser claros, com motivao e sntese dos efeitos que se deseja produzir no pblico-alvo no horizonte de tempo da proposta. Apresentar quais sero as linhas de ao nas quais deseja parceria com o SEBRAE (Disciplina, Campus, Desafio, etc.). 4. Justificativas: destacar com objetividade as razes pelas quais o SEBRAE deve participar do projeto proposto, evidenciando a aderncia sua forma de atuao; especificar claramente os resultados esperados (transformao ou efeitos que devem ser produzidos no pblico-alvo, dentro do horizonte de tempo da execuo do projeto proposto); listar os pontos crticos do projeto proposto; apontar eventuais resultados de parcerias anteriores, contendo a caracterizao dos interesses recprocos dos parceiros; e indicar como o projeto ser avaliado. Ressaltar a importncia das aes na IES e indicar como sero executadas. No caso da disciplina de empreendedorismo, apresentar histrico, ementas, quantos alunos j foram capacitados, avaliao da disciplina, etc. 5. Aes: relacionar as linhas de ao nas quais deseja parceria com o SEBRAE (disciplina de empreendedorismo, campus/jogo de negcios, desafio universitrio empreendedor, etc.). Destacar a importncia das aes na IES e indicar como sero executadas. Destacar: as etapas e as metas que sero alcanadas pela IES (exemplo: quantidade de alunos que cursaro as disciplinas de empreendedorismo; quantidade de alunos que jogaro o Desafio Universitrio Empreendedor, quantidade de turmas do Campus/jogo de negcios, etc.); os indicadores, prazos e valores unitrios e totais por ao; e, quanto s estratgias de implementao, indicar as estratgias que sero aplicadas para garantir o cumprimento das metas, como mobilizaro, como ser a divulgao, como ser a oferta da disciplina, etc. 6. Plano de Aplicao de Recursos: detalhar o oramento em planilha de quantitativos, custos unitrios e totais, de acordo com os seguintes procedimentos: (a) para horas de consultoria e instrutoria, o SEBRAE poder solicitar a cotao de preos com trs propostas e justificativas sobre a necessidade dos servios; (b) para passagens areas e dirias o valor mximo aceito ser o praticado no SEBRAE; (c) para as demais despesas, a IES proponente dever apresentar planilha com valores contendo pesquisa de mercado com, no mnimo, trs fornecedores. Essa pesquisa dever ser arquivada na IES para que o SEBRAE realize verificao, caso o deseje;

18

(d) cronograma de desembolso da IES e do SEBRAE, segundo as etapas de execuo; (e) identificao da despesa, por fonte de recursos; (f) percentual de participao financeira e econmica da IES (hora/aula do professor, espao fsico, palestra para divulgao, equipamentos e materiais, etc.) e financeira do SEBRAE; (g) cronograma fsico e financeiro, contendo representao grfica de aes, etapas, prazo de execuo e valor; (h) destinao e propriedade de bens produzidos ou adquiridos, observada a fonte de recursos e a definio dos direitos autorais patrimoniais, caso necessrio. 7. Estratgias de Implementao para execuo do projeto e garantia do cumprimento das metas: informar como mobilizaro o pblico-alvo, como ser a divulgao, como ser a oferta da disciplina, etc. 8. Indicar como o projeto ser avaliado: demonstrar como ocorrer o cumprimento das metas, como ser realizada a pesquisa de reao junto aos estudantes e professores para medir o grau de satisfao com a atividade de que participaram e como avaliar os resultados alcanados. 9. Identificao do (s) Responsvel (eis) pelo Projeto na IES: nome completo do gestor do convnio, do contador, do gestor do projeto no SIGEOR e da pessoa responsvel pela implantao do SIACWeb, contendo: n do documento de identidade e do CPF, com os respectivos telefones e e-mails. No caso do contador, informar, tambm, o nmero do CRC.

19

Anexo V - Endereo dos SEBRAE/UF

SEBRAE/UF

ENDEREO
Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/AC EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Joo Batista Fecury Bezerra Rua Rio Grande do Sul, 109 Centro CEP.: 69903-420 Rio Branco/AC Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/AL EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Marcos Antnio da Rocha Vieira Rua Dr. Marinho de Gusmo, 46 - Centro CEP.: 57020-560 Macei/AL Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/AM EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Nelson Luiz Gomes Vieira da Rocha Rua Leonardo Malcher, 924 Centro CEP.: 69010-170 Manaus/AM Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/AP EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Joo Carlos Calage Alvarenga Rua Ernestino Borges, 740 Julio Ramos CEP.: 68908-090 Macap/AP Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/BA EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Edival de Souza Passos Travessa Horcio Csar, 64 Largo do Aflitos - Centro CEP.: 40060-350 Salvador/BA Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/CE EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Carlos Antnio de Moraes Cruz Avenida Monsenhor Tabosa, 777 Praia de Iracema CEP.: 60165-011 Fortaleza/CE Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/DF EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Antnio Valdir Oliveira Filho SIA Trecho 3, Lote 1580 CEP.: 71200-030 Braslia/DF Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/ES EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Jos Eugnio Vieira Av. Jernimo Monteiro, 935, Ed. SEBRAE, Centro CEP.: 29010-003 Vitria/ES Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/GO EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Manoel Xavier Ferreira Filho Avenida T-03 N 1000 Setor Bueno CEP.: 74210-240 Goinia/GO 20

SEBRAE/AC

SEBRAE/AL

SEBRAE/AM

SEBRAE/AP

SEBRAE/BA

SEBRAE/CE

SEBRAE/DF

SEBRAE/ES

SEBRAE/GO

SEBRAE/MA

SEBRAE/MG

SEBRAE/MS

SEBRAE/MT

Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/MA EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretora-Superintendente: Simone Lucilia Andrade Macieira Avenida Prof. Carlos Cunha, s/n. Jaracaty CEP.: 65076-820 - So Luiz/MA Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/MG EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Afonso Maria Rocha Avenida Baro Homem de Melo, 329 Nova Suia CEP.: 30431-285 - Belo Horizonte/MG Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/MS EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Cludio George Mendona Avenida Mato Grosso, 1661 Centro CEP.: 79002-950 Campo Grande/MS Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/MT EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Jos Guilherme Barbosa Ribeiro Avenida Rubens de Mendona, 3.999 CPA 78050-904 Cuiab/MT Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/PA EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Vilson Joo Schuber Avenida Municipalidade, 1461 Bairro Umarizal CEP.: 66050-350 Belm/PA Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/PB EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Jlio Rafael Jardelino da Costa Avenida Maranho, 983 Bairro dos Estados CEP.: 58030-261 Joo Pessoa/PB Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/PE EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Roberto Castelo Branco Coelho de Souza Rua Tabaiares, 360 Ilha do Retiro CEP.: 50750-230 Recife/PE Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/PI EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Mrio Jos Lacerda de Melo Avenida Campos Salles, 1046, 4 andar Centro CEP.: 64000-300 Teresina/PI Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/PR EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Allan Marcelo de Campos Costa Rua Caet, 150 Prado Velho CEP.: 80220-300 Curitiba/PR Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/RJ EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Cezar Rogelio Vasquez Rua Santa Luzia, 685, 6/ 7 e 9 andares Centro CEP.: 20030-041 Rio de Janeiro/RJ 21

SEBRAE/PA

SEBRAE/PB

SEBRAE/PE

SEBRAE/PI

SEBRAE/PR

SEBRAE/RJ

SEBRAE/RN

SEBRAE/RO

SEBRAE/RR

SEBRAE/RS

SEBRAE/SC

SEBRAE/SE

SEBRAE/SP

SEBRAE/TO

Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/RN EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Jos Ferreira de Melo Neto Avenida Lima e Silva, 76 - Lagoa Nova CEP.: 59075-970 Natal/RN Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/RO EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Pedro Teixeira Chaves Avenida Campos Sales, 3421 Olaria CEP.: 76801-281 Porto Velho/RO 18902-080 Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/RR EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretora-Superintendente: Luciana Surita da Motta Avenida Major Williams, 680 So Pedro CEP.: 69301-110 Boa Vista /RR Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/RS EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Leo Jos Borges Hainzenreder Rua Sete de Setembro, 555 Centro CEP.: 90010-190 - Porto Alegre/RS Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/SC EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Carlos Guilherme Zigelli Avenida Rio Branco, 611 Centro CEP.: 88015-203 Florianpolis/SC Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/SE EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Lauro Aurelio Vieira Sampaio Vasconcelos Avenida Tancredo Neves, 5.500 Bairro Amrica CEP.: 49080-470 - Aracaju /SE Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/SP EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretor-Superintendente: Bruno Caetano Raimundo Rua Vergueiro, 1117 21 andar Paraso CEP.: 01504-001 - So Paulo/SP Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/TO EDITAL DE CHAMADA PBLICA SEBRAE N ---/2013 - Educao Empreendedora nas Universidades Brasileiras. Diretora-Superintendente: Mrcia Rodrigues de Paula 102 Norte, Avenida LO 4 Lote 1, Conjunto 1 Plano Diretor Norte CEP.: 77006-006 Palmas /TO

22

Anexo VI: Critrios, Notas e Pesos para Avaliao de Mrito

REFERNCIA DO SEBRAE/UF NOME DA IES:

SEBRAE/UF
Promoo do

Avaliao das propostas pr-qualificadas para execuo do projeto. Empreendedorismo para Estudantes de Instituies de Ensino Superior IES. Notas de 1 a 5, sendo: 1=Insuficiente; 2=Regular; 3=Bom; 4=timo; 5=Excelente.

CRITRIOS 1. Clareza e coerncia adotadas na definio dos objetivos e nas justificativas do projeto proposto, alinhamento das aes aos objetivos, voltados para atender aos interesses e as necessidades do pblico-alvo. 2. Eficcia das estratgias que sero aplicadas para garantir a execuo do projeto e o cumprimento das metas, do processo de mobilizao do pblico-alvo, do processo de divulgao e do processo de oferta da disciplina de empreendedorismo. 3. Adequao do cronograma fsico e indicadores de desempenho, compatvel com as aes projetadas (oramento detalhado em planilha de quantitativos, custos unitrios; cronograma de desembolso do SEBRAE e da IES proponente), obedecidas as etapas de execuo e identificao da despesa, por fonte de recursos. 4. Nvel de cooperao, de compartilhamento de resultados propostos pela IES e consistncia dos mecanismos de coordenao propostos para gesto do projeto. 5. Grau de participao financeira e econmica da IES proponente, por fonte de recursos. Total de Pontos

NOTA

PESO

TOTAL DE PONTOS

3 3 -

23

ANEXO VII: Instruo Normativa SEBRAE - INS 41 04.

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

Vous aimerez peut-être aussi