Vous êtes sur la page 1sur 20

A CRIMINALIDADE JUVENIL SOB A TICA PSICOPEDAGGICA: A imprescindvel postura poltica do Psicopedagogo1

Ivan Claudino Herrmann2 Rose Cristiani Franco Seco Liston3

RESUMO: O Brasil atualmente encontra-se em um estgio de desenvolvimento econmico sem precedentes, grande parte desse sucesso se deve a imensa populao jovem e a todo o seu vigor permitido pela idade. Porm percebe-se um aumento significativo da criminalidade e em especial a juvenil, que motivo de preocupao. Este artigo pretende apontar e discutir sob uma tica Psicopedaggica os aspectos que podem induzir criminalidade juvenil faz uma anlise das legislaes vigentes, as polticas pblicas voltadas s crianas, adolescentes e jovens, a relevncia da educao, cultura, esporte, lazer, mercado de trabalho e influncia da mdia sobre a nossa sociedade. Para tal utilizou-se autores que tratam do assunto, abordando os fatores que influenciam direta ou indiretamente o jovem a ingressar no mundo do crime e a importncia da postura poltica e crtica do Psicopedagogo neste processo. PALAVRAS-CHAVE: 1. Criminalidade juvenil. 2. Psicopedagogia. 3. Educao. 4. Protagonismo juvenil. 5. Polticas para juventude.
_____________________________

INTRODUO

O Brasil passa atualmente pelo melhor perodo de seu desenvolvimento econmico, detm uma extensa rea de terras produtivas, permitindo uma enorme produo agropastoril e tambm jazidas minerais e petrleo, mas, sobretudo, possui grande quantidade uma mo de obra, jovem e mais barata que os pases desenvolvidos. Grande parte desse sucesso se deve aos mais de 50 milhes de jovens (idade compreendida de 15 a 29 anos), que corresponde a aproximadamente 27% da populao

Trabalho de concluso do curso de ps-graduao lato sensu distncia em Psicopedagogia UCDB. Campo Grande MS, 2013. 2 Graduado em Educao Fsica pelas Faculdades Integradas de Ftima do Sul (FIFASUL). Servidor Pblico Federal. Ps-graduando em Psicopedagogia. E-mail: ivan_herrmann@hotmail.com. 3 Professora, especialista, mestranda em Educao - 2012 - Universidade Catlica Dom Bosco (UCDB). E-mail: roseliston224@gmail.com.

brasileira de acordo com dados do IBGE4 (2010), que com todo o seu vigor permitido pela idade, contribuem significativamente para esse bom momento da nao. O jovem apresenta grande vontade de fazer estar sempre atrs de mudanas, porm, corriqueiramente est atrelada a temas bastante conturbados: drogas, violncia (incluindo trnsito), maternidade/paternidade precoce, rebeldia e inquietao, entre outros, que constantemente so divulgados pelos meios de comunicao. uma fase de transio da infncia para vida adulta, onde a sede pelo desconhecido e principalmente pelo autodescobrimento absolutamente normal, esperada e necessria. Fraga (2000) relata que uma rdua tarefa encontrar relatos que no descrevam a adolescncia como sendo uma fase da vida em que os sujeitos no apresentem atitudes consideradas inconsequentes e comportamentos conturbados. 5 Percebe-se isso nos noticirios, que diariamente nos trazem informaes acerca da crescente onda de violncia, principalmente a juvenil. Diversos fatores podem influenciar ao ingresso do sujeito no mundo do crime, e a educao considerada por Carvalho e Gequelin (2007) um fator determinante, dizendo que existe uma estreita relao entre a criminalidade e o insucesso escolar. 6 Nesse sentido pode-se relacionar o Psicopedagogo nesse processo, profissional que segundo Bossa (1994) nasceu em virtude da existncia de alguns problemas escolares que para serem evitados ou solucionados exigem um olhar especial. 7 Para tanto o tema criminalidade analisado em mbito global e nacional, as legislaes que visam garantia de direitos e, portanto a reduo dessa problemtica, a relao entre a educao, famlia e a mdia na perpetuao da violncia, a relevncia do protagonismo juvenil e importncia do Psicopedagogo e sua imprescindvel postura crtica e poltica acerca de todos esses fatores que podem ter grande influncia no ingresso ou no do jovem no mundo do crime.

IBGE, 2010: Estatstica da populao jovem no Brasil. Banco de Dados. FRAGA, A.B. Corpo, identidade e bom-mocismo: cotidiano de uma adolescncia bem-comportada. 1. ed. Belo Horizonte/MG: Autntica, 2000. 168p. 6 CARVALHO, M.C.N; GEQUELIN, J. (2007). Escola e comportamento anti-social. Cincias e Cognio. v.11, pag.132-142. 7 BOSSA, N. A. Psicopedagogia no Brasil: contribuies a partir da prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1994.160p.
5

1. GENERALIDADES SOBRE A CRIMINALIDADE 1.1. A CRIMINALIDADE COMO FENMENO GLOBAL

A criminalidade representa um fenmeno global que cresce de forma independente de pases desenvolvidos ou em desenvolvimento no tendo tambm distino entre cidades pequenas, mdias ou grandes. Segundo Ando e Ando (2008), a violncia ainda encontra-se distante de um significado preciso e nico, um fenmeno complexo, de diversas causas e visto em inmeros lugares, causa mortes, leses, traumas fsicos e emocionais, afetando desta forma a sade das pessoas, atingindo principalmente jovens do sexo masculino entre 15 e 29 anos.8 Na contabilidade da violncia entram os atentados contra o patrimnio, administrao pblica, propriedade intelectual, organizaes de trabalho, sade e principalmente, e mais grave, contra a integridade fsica e psicolgica das pessoas. A falta de confiana na punio, a constante insegurana e o medo dos criminosos se tornaram problemas que afligem a humanidade em mbito global. A insegurana apresenta incontveis e incalculveis prejuzos: existe o prejuzo momentneo que reparar os danos, perder bens materiais e demais gastos devido depredao, tanto de bens de particulares como de instituies pblicas e privadas, e existem tambm, os prejuzos no calculados, a exemplo de seguros de bens (que se tornam mais caros em reas mais inseguras), implantao de grades, cmeras, seguranas particulares, tratamentos hospitalares, horas de trabalho perdidas nas recuperaes e o sentimento de constante insegurana.

1.2.

A DELINQUNCIA NO BRASIL E NO MUNDO

Diferente do mercado de trabalho, no necessrio ter uma idade especifica para entrar no mundo do crime e nem quaisquer tipo de especializao no assunto. Alis, a maior parte da populao carcerria tem um nvel baixo de instruo e poder aquisitivo, teve

ANDO, D.A.; ANDO, N.M. Crianas e adolescentes em situao de violncia: traos inquietantes da contemporaneidade. Revista da ABPp. Disponvel em: <http://www.abpp.com.br/artigos/92.htm>. Acesso em: 28 de abr. 2013.

portanto a privao de algum direito, principalmente no que tange a educao, capacitao para a vida profissional e oportunidade no mercado de trabalho. A participao de jovens ou at seu protagonismo em aes criminosas ntida, ao comentar da indisciplina, Cordeiro (2012, p. 7) diz: [...] que ela pode ser atribuda ausncia de imposio de limites pelos pais, pela escola e pela sociedade. E ainda, a falta de valores e o enfraquecimento do vinculo afetivo entre pais e filhos e/ou alunos e professores. 9 Essa fase conturbada por qual passa o adolescente, aonde tem anseios de se sentir participante do mundo, fazer parte de um grupo e nele ser respeitado, acaba por se distanciar do seio familiar e procura um grupo em que se identifique e auto-afirme. uma fase natural e deve ser esperada, porm, em muitas vezes esse grupo no oferece atividades sadias, no so incomuns aes de vandalismo, depredaes, brigas, furtos praticados por grupos de jovens. Os problemas passados pelos adolescentes muitas vezes no so vistos por ns adultos, e na escola que geralmente so observadas as atitudes que podem elucidar que o jovem esta passado por conflitos, nesse sentido Cordeiro (2012, p. 8) enfatiza a importncia do olhar apurado do Psicopedagogo: [...] preciso ter uma viso psicopedaggica, isto , ver no sentido de observar os mnimos detalhes de cada situao. ver nas entrelinhas e capturar o despercebido. 10 Quem mais nos alarma acerca do assunto a mdia, diariamente encontra-se aes da grande presena de jovens nos mais variados tipos de delitos, desde pequenos roubos at os mais repugnantes crimes hediondos. Por diversas vezes os delitos so a forma encontrada para a auto-afirmao ou ento adquirir bens que a sociedade apresenta como indispensveis e que o sujeito almeja adquirir para ser socialmente aceito. Os problemas de infraes cometidas por jovens no so problemas isolados de nosso pas, tampouco de pases em desenvolvimento, Assis e Constantino (2005) apresentam que existe igual preocupao com o envolvimento de jovens em infraes nos mais diversos

CORDEIRO, J.D. (In) Disciplina escolar x interveno Psicopedaggica: Algumas reflexes. 2012. 15f. TCC. Curso de Ps-Graduao lato sensu em Psicopedagogia. Centro Universitrio da Grande Dourados. Dourados-MS. p. 07. 10 Id. Ibdem. p. 08.

pases do mundo, com diferentes nveis de desigualdade econmica, porem, quanto maior a desigualdade social do pas, maior a probabilidade do jovem ter participao. 11 O jovem ao mesmo tempo responsvel e vtima da violncia, de acordo com Zaluar (2001) o problema social que mais aflige o brasileiro jovem, na faixa etria entre 15 e 24 anos, a violncia, com 55% das respostas, o pas est em primeiro lugar em homicdios por arma de fogo entre 65 pases e terceiro colocado em homicdios em geral. Os causadores e vtimas desses homicdios so esmagadoramente jovens.12 Ainda de acordo com Zaluar (2001) no existe motivo nico para justificar a violncia, e sim a juno de fatores determinantes como a pobreza, deficincia educacional, uso comum de armas de fogo e influncia do mercado de drogas. 13 Pode-se ento afirmar que quanto mais fatores determinantes existirem, maior a possibilidade deste jovem participar de atos criminosos. Para Trindade (2002, p. 84) a postura da sociedade tem ntida responsabilidade pela criminalidade juvenil:
Essa fase de turbulncias ainda marcada por uma sociedade excludente, a qual trata crianas e adolescentes desprivilegiados como seres invisveis, ou, pior, taxa inocentes como criminosos, como perigosos. A sociedade fabrica seus prprios delinqentes, e depois cria instituies para tomar conta deles, num movimento maniquesta que ressalta as diferenas entre os bons e os maus, entre os de fora e os 14 de dentro, entre os normais e os doentes.

Percebe-se que na sociedade existe a rotulao e o preconceito contra o jovem, principalmente no perodo da adolescncia, o mais intrigante que ela tenta se eximir de qualquer tipo de responsabilidade dos problemas que envolvem esse pblico. Para Ando e Ando (2008, p. 1), para ocorrer um combate eficaz da violncia deve existir o comprometimento de governos e da sociedade:
O trabalho de combate a violncia s acontecer efetivamente atravs da garantia plena da cidadania, ao invs da ocupao da polcia com seu brao armado, forte e esmagador, onde a populao civil a maior vtima. Necessitamos de uma ocupao social, com projetos sociais, saneamento bsico, condies polticas (presena de processos democrticos) e econmicas (distribuio igualitria de acesso a sade e educao). Requer o fortalecimento dos vnculos familiares, o investimento em
11

ASSIS, S. G.; CONSTANTINO, P. Perspectivas de preveno da infrao juvenil masculina. Cincia & Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 81-90, 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v10n1/a08v10n1.pdf>. Acesso em: 13 de mar. 2013. 12 ZALUAR, A. ; LEAL, M.C., Violncia Extra e Intramuros. Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol. 16, n 45, 2001. 13 Idem. 14 TRINDADE, Jorge. Delinqncia juvenil: competncia transdisciplinar. 3. ed. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2002. 200p. p. 84.

educao, em sade, em cultura, na preparao para o mercado de trabalho e a gerao de renda, na promoo de mecanismos de participao das crianas e dos 15 adolescentes.

Existe um consenso dos autores supracitados que a forma mais eficaz de combater a violncia estimular cidadania, sendo necessrios investimentos macios no combate as mazelas sociais, sobretudo na educao, cultura e condies de acesso ao trabalho.

1.3.

A MDIA E SUAS CONTRIBUIES

A mdia com seu imenso poder de penetrao nos mais variados tipos de lares, consegue induzir a toda uma sociedade, apresenta novos valores, manipula opinies, prende a ateno com futilidade, e no jovem que um ser em transio, consegue ter uma influncia ainda mais devastadora. De acordo com Herrmann e Luz (2009) ela apresenta a ideia que para ser socialmente aceito, o sujeito precisa ter inmeros itens indispensveis como celulares de ltima gerao, tnis e roupas de grife e que deve ter o padro corporal perfeito, esses padres estereotipados mais uma vez conseguem um exorbitante sucesso mercantil, sales de beleza lotados (afinal ter o cabelo liso necessrio), clnicas de lipoaspirao e cirurgia plstica (afinal ser magro(a) outro requisito indispensvel) e academias lotadas, mas no de pessoas que buscam sade, mas que so capazes de fazerem barbries para obter o resultado desejado.16 Aps convencer as pessoas da necessidade de todos esses itens, manipulam a toda uma sociedade com posturas imparciais para achar culpados das mais variadas formas de violncia. Segundo Colpani (2003, p. 3) a opinio pblica induzida pela mdia:
(...) a opinio pblica baseada nas informaes passadas pela mdia, que com frequncia alerta para o aumento da violncia, tentando fazer crer que os adolescentes infratores so os responsveis pelo aumento desses ndices, bem como que nada acontece para os adolescentes que cometem ato infracional, formando uma 17 viso preconceituosa e reacionria contra o adolescente em confronto com a lei.

15 16

ANDO, D.A.; ANDO, N.M. Op. cit.. p. 01. HERRMANN, I.C.; LUZ, J.B. A construo da imagem corporal: os aspectos fisiolgicos, libidinais e sociolgicos na perspectiva de Paul Schilder. 2009. 45f. (monografia). Curso de Educao Fsica, Faculdades Integradas de Ftima do Sul. Ftima do Sul-MS. 17 COLPANI, C.F. A responsabilizao penal do adolescente infrator e a iluso de impunidade. Jus Navigandi 2003. p. 03.

No raras s vezes encontra-se os problemas da forma como conveniente ou ento do modo como a mdia sensacionalista nos apresenta a informao, porm, Montano (2005, p. 53) nos lembra de observar a delinquncia de outra forma: Na verdade, facilmente esquecemo-nos que o jovem excludo e marginalizado, vtima de mltiplos e continuados processos de rejeio pode, por isso, passar facilmente de vtima a agressor.18 Um exemplo prtico e atual das colocaes acima descritas quanto a reduo da maioridade penal no Brasil, defendida por grande parte da populao, sobretudo por influncia e manipulao da mdia, porem no calor da emoo, comumente no nos lembra-se da responsabilidade da sociedade e do estado sobre os crimes em eminncia.

2. A IMPORTNCIA DAS POLTICAS PBLICAS 2.1. ANLISE DO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE E DA CONSTITUIO FEDERAL BRASILEIRA

Por um longo perodo histrico, crianas e adolescentes no eram considerados sujeitos de direito, mas meros objetos de interveno do mundo adulto, s poderiam fazer valer seus direitos se representados ou assistidos pelos pais ou responsveis legais. No final da dcada de 80, o Brasil passava por uma profunda mudana poltica e um reordenamento jurdico, fazia-se eminente a elaborao de uma nova Constituio Federal, a qual necessariamente deveria dar uma maior nfase participao popular na tomada dos rumos da nao, principalmente pelo pas ter passado por uma longa ditadura militar, presente inclusive na maior parte dos pases latino-americanos. Nesse cenrio, em 1988 aps intensos protestos da populao, se fez concreta uma nova Constituio Federal, pelo fato de dar larga abertura participao popular, ficou conhecida como Constituio Cidad. A Constituio 1988 traz em seu escopo prerrogativas importantssimas para garantia de direitos fundamentais ao ser humano. Em virtude de crianas e adolescentes serem pessoas ainda em formao, foram elaboradas garantias jurdicas para a proteo de seus direitos, visando o pleno desenvolvimento humano:
Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao,
18

MONTANO, T. Delinquencia e Criminalidade Juvenil? Qual a nossa responsabilidade? Revista Integrar, n 23, Lisboa 2005. Disponvel em: <http://www.iefp.pt/iefp/publicacoes/Integrar/Documents/ INTEGRAR_23.pdf#page=55>. Acesso em: 14 de mar. 2013. P. 53

educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (BRASIL. Constituio, 1988).19

Na mesma linha ideolgica que se deu a Constituio Federal, posteriormente foi elaborado o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA)
20

, Lei Federal n 8069/90, surgiu

com a incumbncia de substituir o antigo Cdigo de Menores de 197921, veio alicerado sobre os princpios de proteo integral garantidos na lei mor. Para Paula (2002, p. 31) a Proteo Integral exprime finalidades bsicas relacionadas s garantias do desenvolvimento saudvel e da integridade, materializadas em normas subordinantes que propiciam a apropriao e manuteno dos bens da vida necessrios para atingir destes objetivos.
22

Assim o novo ordenamento jurdico veio para

garantir as condies satisfatrias para o desenvolvimento integral das crianas e adolescentes.

2.2.

POLTICAS PBLICAS PARA JUVENTUDE, ENTRE A TEORIA E A REALIDADE

As polticas pblicas so elaboradas com o intuito de assegurar direitos e garantir a sua consolidao, no se resume a apenas projetos ou leis, mas aes afirmativas do estado para garantir a promoo dos diversos setores da sociedade, e devem sobretudo ser elaboradas para quem mais delas necessita. Por se tratarem de pessoas ainda em formao, perfeitamente justificvel a criao de leis para assegurar e afirmar os direitos de crianas, adolescentes e jovens. Pode-se identificar que o respaldo jurdico ofereceria proteo ao pblico para qual foi elaborada, garantindo direitos mltiplos e essenciais para uma satisfatria transio da infncia para vida adulta e permitindo desta forma a formao de verdadeiros cidados, no entanto o que os as estatsticas nos informam no isso, os dados mostram que existe um constante crescimento nos delitos cometidos jovens em mbito nacional.
BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei n 8.069. Braslia, DF: Senado Federal, 1990. 21 BRASIL. Cdigo de Menores. Lei n 6.697. Braslia, DF: Senado Federal, 1979. 22 PAULA, P.A.G. Direito da criana e do adolescente e tutela jurisdicional diferenciada. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9619>. Acesso em: 14 de mar. 2013. p. 31.
20 19

Em virtude de tais manchetes serem frequentes, fica a dvida se as polticas pblicas so adequadas clientela para qual se destina e se a abrangncia atende as necessidades, Matos (2006, p. 25) nos apresenta a clara relao entre a garantia de direitos e a criminalidade juvenil:
[...] jovens e famlias em contato com atividades alternativas de lazer, esportes ou acesso ao trabalho apresentam menor ndice de envolvimento com a criminalidade. Essa constatao compartilhada por diferentes pesquisas realizadas no pas 23 referentes a crianas e adolescentes em situao de desvantagem socioeconmica.

Nesse intuito o Psicopedagogo tem uma responsabilidade em analisar os diversos fatores que interferem no desenvolvimento das crianas e adolescentes, como argumenta Cordeiro (2012, p. 9): [...] devemos compreender que o foco da atuao do Psicopedagogo no deve ser apenas o aluno com dificuldades de aprendizagem, mas principalmente os mecanismos que interagem na constituio dessa ao. 24 As mudanas significativas vistas nas sociedades sempre so provenientes de alguns fatores, principalmente econmicos, jurdicos e culturais. possvel afirmar que a criminalidade segue os passos da sociedade, sendo fruto da desigualdade social histrica, e a postura comportamental juvenil nada mais que o reflexo de ns adultos: Por muito que rejeitemos a ideia, a delinquncia juvenil ter a ver mais conosco, os adultos, do que com os jovens, porque somos ns, os adultos, que criamos os meios em que eles crescem e se desenvolvem (MONTANO, 2005, p. 53). 25 Para Leal (1983, p. 168-169) a importncia de prevenir a criminalidade juvenil inquestionvel e no pode ser retardada:
Preveni-la, a delinqncia juvenil, impedir um genocdio social que se permite esteja sendo praticado contra milhares de menores, espalhados nos quatro cantos deste pas e que, produtos de um processo de socializao divergente, disfuncionados, convertem-se em infratores porquanto no se lhes oferecem outras opes, no se satisfazem, a tempo prprio, as suas necessidades bsicas (suas carncias, isoladas ou no, so mltiplas: econmicas, sociais, fsicas e psquicas) 26 nem se busca desenvolver as suas potencialidades positivas.

MATOS, R. N. Crime e castigo: reflexes sensveis sobre adolescentes privados de liberdade em Uberlndia. 2006. 128 f. Dissertao (Mestrado em Histria) Instituto de Histria, Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, 2006. Disponvel em: <http://pos.ugf.br/biblioteca/?page=40&word=%20 Arquivos%20privados>. Acesso em: 05 de abr. 2013. p. 25. 24 CORDEIRO, J.D. op. cit. p. 09. 25 MONTANO, T. op. cit. p. 53. 26 LEAL, C.B. A Delinquncia Juvenil seus Fatores Exgenos e Preveno. Rio de Janeiro: Aide Editora. 1983. p. 168-169.

23

10

Apesar de existirem garantias claramente expressas na Constituio de 1988 e no Estatuto da Criana e do Adolescente, Faleiros (1998) diz que as polticas pblicas so descomprometidas com os princpios de prioridade absoluta s crianas e adolescentes, sendo assim o Estado um dos principais responsveis pela violncia. 27 A falta de conexo entre as polticas pblicas um dos maiores problemas para o seu correto funcionamento, existem vrias aes isoladas e desconexas oferecidas pelo estado e que no tem uma continuidade. Nesse sentido, Ando e Ando (2008, p. 1) enfatizam a importncia da constituio de uma rede para a preveno da violncia:
Os alvos das medidas de preveno e promoo dessa rede - a famlia, a escola, as comunidades, a mdia, o setor sade, a justia e segurana pblica e o mercado de trabalho -, devem manter o foco nas diferentes percepes de preveno da violncia: preveno primria (destina evitar que a violncia surja), preveno secundria (realizada quando a violncia j ocorreu) e preveno terciria (compondo-se de respostas mais em longo prazo, visando intervir, controlar e tratar os casos reconhecidos; buscando reduzir os efeitos, seqelas e traumas, prevenir a instalao da violncia crnica e promover a reintegrao dos indivduos). Os investimentos em preveno so mais eficazes e permitem resultados mais slidos 28 do que aqueles derivados da represso e da persecuo criminal.

Nessa articulao de servios necessrio o trabalho de diversos profissionais, e o psicopedagogo, no pode ser visto mais apenas como o profissional que chamado para resolver um problema isolado de aprendizagem, mas que passa a ter um olhar apurado sobre todo o processo do desenvolvimento humano, sobretudo das crianas e adolescentes, inclusive envolvido na construo de polticas pblicas a esse pblico.

3. FATORES INFLUENCIANTES CRIMINALIDADE JUVENIL 3.1. A INFLUNCIA DA FAMLIA

A famlia historicamente reconhecida como a base para o desenvolvimento de qualquer sujeito, principalmente no que tange a formao do carter. Para Gomide (2001, p.37) a famlia sofreu uma enorme chaga devido a inmeros fatores presentes em nossa sociedade:
H uma correlao estreita entre as caractersticas dos pais ou familiares e/ou dinmica familiar e o posterior desenvolvimento de comportamentos desviantes. A famlia se enfraqueceu enormemente em nossa sociedade. Sua unidade interna foi minada pela pauperizao, assolada pela arbitrariedade policial nos grandes bairros FALEIROS, V.P. Redes de explorao e abuso sexual e redes de proteo. In: Anais do 9 Congresso Nacional de Assistentes Sociais, Braslia, 1998. 28 ANDO, D.A.; ANDO, N.M. op. cit. p. 01.
27

11

perifricos, pelo trfico de drogas, pelo alcoolismo, pela violncia, pela prostituio e pelo abandono dos filhos. Sem que os pais assumissem nenhuma responsabilidade sobre seus filhos, as mes repetiam casamentos similares vrias vezes, perdendo-se os filhos dos primeiros matrimnios na rejeio e na violncia das relaes 29 familiares degradadas.

Essa avaria sofrida pela entidade familiar pode facilmente ser percebida pela grande presena de famlias monoparentais, principalmente a ausncia do pai, e tambm avs ou outros parentes criando filhos alheios. Segundo Cordeiro (2012) a aprendizagem produto de uma relao sadia entre famlia, escola e aluno, e o trabalho do psicopedagogo deve se preocupar com essas relaes. Problemas nessas relaes podem desencadear alem de problemas de aprendizagem, tambm problemas comportamentais e afetivos. 30 Nessa perspectiva, Gomide (2001, p. 39) diz que postura dos entes familiares, principalmente dos pais tem relevante peso na formao do carter de uma criana, essa influncia pode ser positiva ou negativa e depende primariamente das referncias paternais:
Um pai que, chegando em casa raivoso, bate em seu filho, independentemente do que o filho esteja fazendo, poder conseguir desencadear na criana um sentimento de rejeio e estar fazendo com que a punio perca o seu poder educativo, pois ficar associada falta de afeto e amor. A ligao entre a carncia e o crime proporcionada pela assertiva de que a carncia prejudica fortemente a capacidade para constituir relaes afetivas com os outros, que podem, ento, ser prejudicados sem remorsos. A vtima potencial o indivduo que representa o algoz do adolescente ou que, simplesmente, nada significa. Isto porque os vnculos afetivos, que, sequer foram desenvolvidos com os pais, no podero, portanto, ser 31 generalizados para estranhos.

possvel assim dizer que a famlia exercer forte influncia sobre o ingresso de um jovem no mundo do crime, podendo esta exercer influncia positiva ou negativa.

3.2.

A RELEVNCIA DA EDUCAO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

A educao aparece como direito fundamental na Constituio Federal, direito imprescindvel para o satisfatrio desenvolvimento do ser humano, sendo reafirmado no ECA e posteriormente na Lei de Diretrizes da Educao Brasileira:
Art. 2. A educao direito de todos e dever da famlia e do Estado, ter como bases os princpios de liberdade e os ideais de solidariedade humana e, como fim, a

29

GOMIDE, P.I.C. Menor infrator: a caminho de um novo tempo. 2. ed. Curitiba: Juru, 2001. 178p. p. 37. CORDEIRO, J.D. op. cit. 31 GOMIDE, P.I.C. op. cit. p. 39.
30

12

formao integral da pessoa do educando, a sua preparao para o exerccio da cidadania e a sua qualificao para o trabalho. 32

De acordo com o art. 54 do Estatuto da Criana e do Adolescente, o Estado buscar a efetivao do direito educao, assegurando o ensino fundamental gratuito e universal a todos, garantindo ainda as devidas assistncias necessrias para o ingresso e permanncia dos alunos na escola: material didtico, transporte, alimentao e auxilio sade. A importncia das crianas e adolescentes terem o direito assegurado educao inquestionvel, alem claro, de toda assistncia necessria para poderem trilhar sua trajetria acadmica sem contratempos. De acordo com Carvalho e Gequelin (2007) existe uma estreita relao entre a criminalidade e o insucesso escolar, justificando que o abandono adolescente ao meio acadmico fator relevante para a entrada no mundo do crime. 33 Dados apresentados por Lima (2008) deixam isso mais claro, no perodo compreendido de (1993 a 1996), 51,5 % dos encarceramentos nas unidades reabilitadoras juvenis no municpio de So Paulo-SP foi de jovens com idade entre 16 e 17 anos e cujo nvel de escolaridade concentra-se no nvel fundamental (85,2%). 34 Nessa mesma vertente, Silva e Gueresi (2003) mostram que em 2002, 51% dos adolescentes cumprindo medida de internao no Pas estavam fora da escola no momento da apreenso e 6% eram analfabetos, quanto ao nvel de escolarizao, 89,6% dos adolescentes internados no concluram o Ensino Fundamental mesmo tendo faixa etria de 16 a 18 anos, equivalente ao ensino mdio. 35 Evidencia-se o insucesso de nosso modelo educacional e que ele determinante a ingresso do jovem no mundo do crime. Existe uma ligao entre a escola, a famlia e a sociedade, para Cordeiro (2012, p. 8), o Psicopedagogo deve se atentar a todos os fatores que podem levar ao fracasso escolar, e as interferncias que podem ocorrer:
A viso do Psicopedagogo precisa transpassar o tempo entre o sujeito, famlia e escola fazendo um diagnstico da biografia desse sujeito para uma construo dos
32

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF: MEC, 23 dez. 1996. 33 CARVALHO, M.C.N. ; GEQUELIN, J. (2007). op. cit. 34 LIMA, R.S.P. Segurana pblica e violncia: O estado est cumprindo seu papel? So Paulo: Editora Contexto, 2008. 35 SILVA, E.; GUERESI, S. Adolescentes em conflito com a lei: situao do atendimento institucional no Brasil.Texto para discusso n 979. Ipea, Braslia, 2003.

13

fatos para apoiar a sua aprendizagem. Com certeza o Psicopedagogo utilizar um trabalho interdisciplinar para obter um bom resultado tanto na interveno quanto na 36 precauo obtendo recursos de diversas reas.

Fica ntida a necessidade do trabalho em equipe e a coerncia nas aes realizadas pelos diferentes atores envolvidos na educao das crianas e adolescentes, pois ningum nasce fadado marginalidade ou ento predisposto a causar mal a terceiros, o que existe a juno de fatores que podem levar a pessoa a tomar atitudes que vo contra a harmoniosa convivncia em comunidade. Para Neta (2007) de suma importncia a presena do psicopedagogo na equipe pedaggica da escola frente s dificuldades e necessidades da escola na atualidade:
A composio de uma equipe tcnica pedaggica slida e integrada que possa atuar junto aos agentes educacionais visando a uma melhor qualidade das atividades escolares no que se refere aprendizagem se faz necessrio. Neste contexto destacase a importncia da insero do psicopedagogo nesta equipe. Este profissional habilitado para lidar com questes relacionadas aprendizagem, poder contribuir para a qualificao da escola pblica admitindo o trabalho sistmico que pode ser desenvolvido na escola, do ponto de vista didtico-metodolgico, assim como em relao ampliao ou reconstruo da verdadeira funo da escola frente ao contexto social institudo. conveniente considerar que o psicopedagogo institucional pode oportunizar que professores, diretores e coordenadores repensem o papel da escola frente s necessidades individuais de aprendizagem da criana ou, 37 da prpria ensinagem.

A educao representa elemento primordial ao desenvolvimento do carter e habilidades necessrias ao jovem, porem no pode ser um direito isolado, segurana, cultura, esporte e lazer devem necessariamente andar atreladas a educao, imprescindveis formao emocional, social, cultural e motora do sujeito. Elias (2005) ressalta a importncia da cultura, do esporte e lazer no processo de formao dos indivduos, sob o ponto de vista fsico e mental, contribuindo significativamente para afastar crianas e adolescentes dos perigos das drogas e outros vcios que prejudicam o desenvolvimento de uma personalidade saudvel, o que no futuro, poder lev-los a uma vida sem qualidade e criminalidade. 38 A incumbncia por proporcionar essas condies, ou seja, pela construo de praas, complexos e ginsios esportivos, bem como instalao de teatros populares e promoo de shows abertos ao pblico, alem claro, de centros educacionais e a valorizao dos profissionais, segurana e sade do Estado, responsvel por oferecer aos cidados s
36 37

CORDEIRO, J.D. op. cit.. p. 08. NETA, M.A.H.M. A Psicopedagogia Institucional no Brasil bom a tica da mundializao da educao. Psicopedagogia, educao e sade. So Paulo, 2007. Disponvel em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=939>. Acesso em: 30 de abr. 2013. p. 01. 38 ELIAS, N. Introduo sociologia. Lisboa: Edies 70, 2005. 202p.

14

condies adequadas ao seu desenvolvimento e bem estar, porem cada cidado tem a responsabilidade de reivindicar, construir e zelar pelos seus direitos e deveres, exercendo assim sua cidadania.

3.3.

O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO

Outro grande problema que o jovem enfrenta e que est diretamente atrelado a educao a falta de oportunidade de trabalho e os baixos proventos recebidos por seu labor. Grande parte desse problema poderia ser resolvido com sua correta profissionalizao, que inclusive encontra-se descrita como direito, elencado no ECA (captulo V, art. 60 a 69). No entanto a maior parte das escolas apenas prepara o jovem para o vestibular, obtendo um saber desconexo da realidade social.39 O direito ao trabalho repousa basicamente na proteo do interesse individual de ter liberdade para exercer as potencialidades que todo trabalho humano comporta e na proteo o interesse individual de prover as prprias necessidades.40 (MACHADO, 2003, p. 176). Deve-se tomar cuidado para no confundir o direito ao trabalho protegido (14 a 18 anos) com direito a profissionalizao. De acordo com Machado (2003, p. 188):
[...] o direito profissionalizao objetiva proteger o interesse de crianas e adolescentes de se preparem adequadamente para o exerccio do trabalho adulto, do trabalho no momento prprio; no visa o prprio sustento durante a juventude, que necessidade individual concreta resultante das desigualdades sociais, que a 41 Constituio visa reduzir.

Ainda Machado (2003) expressa o fundamental papel da educao na qualificao profissional dos adolescentes, garantindo ao mnimo igualdade entre os cidados quanto a insero no mercado de trabalho, sendo completamente diferente o trabalho precoce e profissionalizao ao trabalho.42 Geralmente a iniciativa de estudar est diretamente relacionada preocupao de ter um emprego, e portanto uma renda, porem as oportunidades de trabalho so mais restritas aos jovens do que aos adultos, mesmo contando com a mesma qualificao. A Pesquisa
39 40

BRASIL. op. cit. MACHADO, M.T. A proteo constitucional de crianas e adolescentes e os direitos humanos. So Paulo: Manole, 2003. 426p. p 176. 41 Id.Ibdem. p. 188. 42 Id.Ibdem.

15

Nacional de Amostra Domiciliar (IBGE 2009) elucida que o desemprego juvenil quase trs vezes maior que a taxa entre os adultos analisando inclusive a qualificao equivalente.43 Nessa perspectiva a Cartilha de Polticas Pblicas de Juventude (Brasil, 2013) aponta que geralmente as oportunidades de trabalho oferecidas aos jovens so de curta durao, baixa remunerao e normalmente trabalhos informais, no possibilitando assim um desenvolvimento profissional. A situao ainda mais critica com os jovens de baixa renda, baixa escolaridade, moradores de reas metropolitanas, negros e mulheres, evidenciando a perpetuao do ciclo da pobreza.44

3.4.

A IMPORTNCIA DO PROTAGONISMO E DA CONSCINCIA POLTICA

Protagonizar tomar atuao de destaque, ser o principal ator, logo, um sujeito protagonista uma pessoa que toma partido nos rumos de sua vida, luta por seus ideais, que faz o possvel para alcanar seus objetivos e nesse sentido, contribui para toda uma sociedade. De forma cotidiana ouve-se na sociedade dizerem que a juventude desinteressada, que no luta como as geraes anteriores e que est fadada ao insucesso, Spsito (1997) diz que necessrio reconhecer que histrico e socialmente, a juventude encarada como fase da vida marcada por certa instabilidade associados a determinados problemas sociais, porem o modo de apreenso de tais problemas tambm muda.45 O cenrio poltico nacional com constantes escndalos de corrupo, politicagens e contraverses, contribuiu para que o jovem se tornasse apoltico (no sentido institucionalizado), vale lembrar que no so os jovens que esto no poder e, portanto no so eles que corrompem. Portanto, no seria correto afirmar que o jovem no exerce seu protagonismo, porem no como ele conhecido historicamente, quando sempre esteve atrelado a poltica partidria ou politicagens e sim de formas inovadoras, desenvolvendo novas tecnologias,

IBGE. Estatstica de trabalho e rendimento. Banco de dados. Disponvel em:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/>. Acesso em: 30 de mar. 2013. 44 BRASIL. Cartilha de Polticas Pblicas de Juventude. Imprensa Nacional. Braslia, DF: Secretaria Nacional de Juventude. 2013. 45 SPSITO, M. P. Estudos sobre a juventude em educao. Revista Brasileira de Educao, n. 5-6, Juventude e Contemporaneidade, So Paulo: Anped, maio-dez., 1997.

43

16

novos conhecimentos, formas alternativas de expressar a opinio e dificilmente fazendo questo de se envolver com a poltica partidria que tanto abomina. As mudanas de comportamento observadas na sociedade, o individualismo, o culto ao poder econmico, o descrdito na poltica e uma cultura pautada sobre o consumismo podem ser levadas em conta para justificar a no atribuio de credito por parte dos jovens s organizaes polticas. O problema que nesse distanciamento da poltica, a elaborao de diretrizes (polticas) pblicas fica comprometida, e geralmente elas acabam sendo elaboradas por pessoas de grupos sociais que tem interesses singulares aos necessrios pela juventude, resultando em planos desconexos com a realidade vivencial desses jovens. Em 2011 aconteceu a 2 Conferencia Nacional da Juventude em Braslia-DF, contou com representantes da juventude de toda a nao, jovens de diversas vertentes ideolgicas, culturas, credos, cor, sexo e identidade de gnero estiveram presentes defendendo suas ideologias e necessidades, procurando construrem solues para suas demandas, foi interessante observar in loco46 que muitas reivindicaes so tratadas por gestores ou mesmo por telespectadores como desnecessrias, mesmo estes no conhecendo os grupos e suas particularidades e muito menos o objetivo a que essas reclamaes se destinam, a presena de representantes tanto do executivo como do legislativo federal foi nfima, no condizendo com a grandeza de uma conferncia nacional que acontece a cada 3 anos e que trata de assuntos importantssimos ao futuro na nao. Um dos temas centrais tratados na conferncia foi o Estatuto da Juventude47, que acaba de ser aprovado pelo Senado Federal no dia 16/04/2013, que trata dentre outros assuntos da necessidade do acesso ao ensino superior, tcnico e profissionalizao do jovem brasileiro como indispensvel para o seu protagonismo, alem do acesso imprescindvel cultura, esporte, sade, entre ouros j elencados em outras leis como o ECA48. O projeto de Lei agora ser retornado Cmara dos Deputados e posteriormente sancionado pela Presidente da Repblica. Portanto, mesmo existindo um histrico que desestimula o jovem de participar da poltica, esse um papel que inevitavelmente deve ser ocupado por ele, praticamente

46

Fui um dos conselheiros que representaram o estado do Mato Grosso do Sul na 2 Conferencia Nacional da Juventude que aconteceu no ano de 2011 em Braslia-DF 47 BRASIL. Estatuto da Juventude. Projeto de Lei da Cmara, n 98 de 2011. Braslia-DF. 48 BRASIL. op. cit.

17

impossvel uma poltica pblica surtir o efeito esperado se ela no elaborada de acordo com a opinio de quem dela necessite, nessa linha de raciocnio, o trabalho do Psicopedagogo deve ser mais ousado que descobrir as causas dos problemas de aprendizagem e san-los, precisa exercer um papel de estimulador para o pleno desenvolvimento do aluno, desenvolvimento tico, cultural, psicomotor, e principalmente estimular o protagonismo e o senso tico que se faz to ausente em nossa sociedade.

CONSIDERAES FINAIS

Ao considerar a delinquncia juvenil e tambm a crescente violncia geral, perceptvel que esse fenmeno decorre de inmeras causas, s influncias negativas do insucesso escolar (causado principalmente pela falta de investimentos), privaes de esporte, cultura e lazer, falta de oportunidade de trabalho, desmantelamento da instituio famlia, aliada ainda a constantes presses da mdia dizendo direta ou indiretamente s pessoas o que fazer, o que devem ter e como se comportar, esses fatores exercem um efeito devastador sobre as pessoas e, sobretudo aos jovens que ainda so seres em formao. Uma nova gerao nada mais que o reflexo da antiga, portanto, o jovem e seu comportamento so lcidos reflexos da cultura que foi perpetuada e ascendida pelas anteriores geraes. Se a sociedade chegou a um estgio que a insegurana e o medo se tornaram coisas banais, as falhas na educao, o desmantelamento das famlias, a certeza na impunidade, o culto culturas que sobretudo preconizam o materialismo, o individualismo e o poder do dinheiro sobre os homens, fica fcil perceber que algo est errado. Portanto, imprescindvel uma mudana ideolgica urgente, necessrio que surjam protagonistas, sobretudo jovens, pois estes inevitavelmente tomaro as rdeas da sociedade, investimentos macios em educao, mas no uma educao bancria, e sim uma educao para formao integral, crtica, aonde exista o acesso a cultura, esporte e lazer, que seja uma educao tica e moral para a preparao de verdadeiros cidados. Nesse processo que o Psicopedagogo se torna um profissional indispensvel, no pode ficar a margem do processo educacional, seu trabalho na preveno e tratamento de problemas na aprendizagem de suma importncia, porem deve ir alem, pois ele tem possibilidade de fomentar o senso crtico, fazer o sujeito analisar sua realidade social e suas

18

atitudes perante a sociedade e tambm envolver os pais e a comunidade no processo educativo. Como ficou evidente existe educao apoltica, na qual no pode existir uma prtica educativa neutra, descomprometida, apoltica. Pode-se destacar que a diretividade da prtica educativa que a faz transbordar sempre em si mesma e a perseguir um certo fim, um sonho, uma utopia, no permite a neutralidade. Portanto, se busca-se uma sociedade mais justa e igualitria, imprescindvel a formao de cidados e no apenas de habitantes da nao. Certamente em sociedade sem mazelas sociais, portanto mais justa e igualitria, a criminalidade tanto a juvenil quanto a adulta no ser mais motivo para tanta fobia. Para finalizar deve-se indicar que o presente estudo no buscou ser determinante nos resultados, e tambm esgotar o tema em questo. Ao contrrio, busca incentivar mais estudos acerca dos temas aqui discutidos.

REFERNCIAS ASSIS, S. G.; CONSTANTINO, P. Perspectivas de preveno da infrao juvenil masculina. Cincia & Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 81-90, 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v10n1/a08v10n1.pdf>. Acesso em: 13 de mar. 2013. ANDO, D.A. ; ANDO, N.M. Crianas e adolescentes em situao de violncia: traos inquietantes da contemporaneidade. Revista da ABPp. Disponvel em: <http://www.abpp.com.br/artigos/92.htm>. Acesso em: 28 de abr. 2013. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. ______. Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei n 8.069. Braslia, DF: Senado Federal, 1990. ______. Cdigo de Menores. Lei n 6.697. Braslia, DF: Senado Federal, 1979. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF: MEC, 23 dez. 1996. ______. Cartilha de Polticas Pblicas de Juventude. Imprensa Nacional. Braslia, DF: Secretaria Nacional de Juventude. 2013. ______. Estatuto da Juventude. Projeto de Lei da Cmara, n 98 de 2011. Braslia-DF.

19

BOSSA, N. A. Psicopedagogia no Brasil: contribuies a partir da prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1994. 160p. CARVALHO, M.C.N. ; GEQUELIN, J. (2007). Escola e comportamento anti-social. Cincias e Cognio. v.11, p. 132-142. Disponvel em: <http://www.cienciasecognicao.org/>. Acesso em: 12 de mar. 2013. COLPANI, C.F. A responsabilizao penal do adolescente infrator e a iluso de impunidade. Jus Navigandi, 2003. CORDEIRO, J.D. (In) Disciplina escolar x interveno Psicopedaggica: Algumas reflexes. 2012. 15f. TCC. Curso de Ps-Graduao lato sensu em Psicopedagogia. Centro Universitrio da Grande Dourados. Dourados-MS. ELIAS, N. Introduo sociologia. Lisboa: Edies 70, 2005. 202p. FALEIROS, V.P. Redes de explorao e abuso sexual e redes de proteo. In: Anais do 9 Congresso Nacional de Assistentes Sociais, Braslia, 1998. FRAGA, A.B. Corpo, identidade e bom-mocismo: cotidiano de uma adolescncia bemcomportada. 1. ed. Belo Horizonte/MG: Autntica, 2000. 168p. GOMIDE, P.I.C. Menor infrator: a caminho de um novo tempo. 2. ed. Curitiba: Juru, 2001. 178p. HERRMANN, I.C. ; LUZ, J.B. A construo da imagem corporal: os aspectos fisiolgicos, libidinais e sociolgicos na perspectiva de Paul Schilder. 2009. 45 f. (monografia). Curso de Educao Fsica, Faculdades Integradas de Ftima do Sul. Ftima do Sul-MS. IBGE. Estatstica da populao jovem no Brasil. Banco de Dados. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/populacao_jovem_brasil/comentario1.pd f>. Acesso em: 28/03/2013. _______Estatstica de trabalho e rendimento. Banco de dados. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/>. Acesso em: 30 de mar. 2013. LEAL, C.B. A Delinqncia Juvenil seus Fatores Exgenos e Preveno. Rio de Janeiro, Aide Editora. 1983. 183p. LIMA, R.S.P. Segurana pblica e violncia: O estado est cumprindo seu papel? So Paulo: Editora Contexto, 2008. 171p. MACHADO, M.T. A proteo constitucional de crianas e adolescentes e os direitos humanos. So Paulo: Manole, 2003. 426p. MATOS, R. N. Crime e castigo: reflexes sensveis sobre adolescentes privados de liberdade em Uberlndia. 2006. 128 f. Dissertao (Mestrado em Histria) Instituto de Histria, Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, 2006. Disponvel em:

20

<http://pos.ugf.br/biblioteca/?page=40&word=%20Arquivos%20privados>. Acesso em: 04 de abr. 2013. MONTANO, T. Delinquncia e Criminalidade Juvenil? Qual a nossa responsabilidade? Revista Integrar, n 23, Lisboa 2005. Disponvel em: <http://www.iefp.pt/iefp/publicacoes/Integrar/Documents/INTEGRAR_23.pdf#page=55>. Acesso em: 14 de mar. 2013. NETA, M.A.H.M. A Psicopedagogia Institucional no Brasil bom a tica da mundializao da educao. Psicopedagogia, educao e sade. So Paulo, 2007. Disponvel em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=939>. Acesso em: 30 de abr. 2013. 3 PAULA, P.A.G. Direito da criana e do adolescente e tutela jurisdicional diferenciada. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9619>. Acesso em: 14 de mar. 2013. SILVA, E.; GUERESI, S. . Adolescentes em conflito com a lei: situao do atendimento institucional no Brasil.Texto para discusso n 979. Ipea, Braslia, 2003. SPSITO, M. P. Estudos sobre a juventude em educao. Revista Brasileira de Educao, n. 5-6, Juventude e Contemporaneidade, So Paulo: Anped, maio-dez., 1997. TRINDADE, Jorge. Delinqncia juvenil: competncia transdisciplinar. 3. ed. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2002. ZALUAR, A.; LEAL, M.C., Violncia Extra e Intramuros. Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol. 16, n 45, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi