Vous êtes sur la page 1sur 1

TRABALHO COLABORATIVO NUM CENRIO REFLEXIVO: A SUPERVISO DE PARES ATRAVS DE UM DIRIO DIGITAL

Mestre Maria Jesus Rocha Costa de Sousa e Mestre Maria da Graa Ferreira da Rocha
Instituto Politcnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educao

Introduo
Esta investigao colaborativa emergiu de uma parceria prvia, estabelecida durante vrios anos entre duas docentes do prescolar, objetivando a melhoria da qualidade das suas prticas e contextos profissionais. O enquadramento terico englobou: - O desenvolvimento profissional dos professores. - As prticas reflexivas. - A superviso horizontal (entre pares). - O trabalho colaborativo docente (narrativas e dirios). - A utilizao educativa das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC). As questes de investigao definidas procuraram aferir o impacto do trabalho colaborativo e reflexivo na melhoria das prticas/desenvolvimento profissional e o seu contributo para a resoluo dos problemas/dilemas dos respetivos contextos educativos. Os objetivos da investigao foram: Promover prticas colaborativas sistemticas, apoiadas em dinmicas de superviso horizontal. - Recolher evidncias, com recurso a um dirio colaborativo on-line, promovendo processos de reflexo e anlise crtica das narrativas profissionais docentes. - Elencar os principais benefcios deste processo na melhoria da qualidade da interveno educativa, na resoluo de problemas e no desenvolvimento profissional docente.

Resultados
Ao longo deste processo, foram desenvolvidas prticas colaborativas sistemticas, suportadas num dirio colaborativo on-line. As narrativas e comentrios presentes nesse dirio colaborativo, constituram os principais dados da investigao, que foram posteriormente tratados atravs de anlise de contedo. O tipo de anlise utilizado encontrou justificao, tal como menciona Ribeiro (2005), na natureza do estudo e pelas caratersticas da informao recolhida, visando indagar o significado profundo das mensagens ou comunicao (p. 148). A anlise de dados procurou preservar a sua natureza textual, utilizando a categorizao para organizar concetualmente a informao e dar relevo ao contedo de cada categoria e sua interpretao. Foram formuladas quatro subcategorias (valor mdio dos dois estudos), para cada uma das seis categorias. No quadro que se segue apresentam-se as categorias e subcategorias que resultaram desta investigao colaborativa e so comuns a ambos :

Concluses
As concluses apresentam vantagens na implementao de dinmicas colaborativas, apoiadas num cenrio de superviso reflexiva, o que se comprova pelos seguintes indicadores: O envolvimento emocional e emptico foi facilitador da perceo e da compreenso de acontecimentos e pontos de vista diferentes. Os processos reflexivos partilhados, foram fortalecendo as capacidades reflexivas de ambas as participantes ao longo do processo, favorecendo a consolidao da sintonia j existente ao nvel das concees, crenas, valores e prticas. A co construo continuada de conhecimento resultou do esforo colaborativo estabelecido entre as participantes. A consciencializao progressiva, pelas participantes, das suas funes supervisivas, proporcionou o conhecimento aprofundado de ambos os contextos educativos, o que refora a importncia da superviso de pares. O processo contribuiu para o desenvolvimento de um saber de cariz profissional emancipatrio. Foi favorecido o desenvolvimento de competncias de investigao. Com recurso tecnologia, foi possvel diluir tempos e distncias, agilizando o processo colaborativo, tendo a plataforma blogger sido uma ferramenta muito eficaz para a recolha das evidncias. Relativamente melhoria da qualidade das prticas pedaggicas de ambas as educadoras participantes, reala-se o efeito positivo deste processo de superviso.

ESTUDO 1

ESTUDO 2

Os resultados sintetizam-se nos quadros seguintes:

Mtodos
Enquadramento metodolgico: mbito Superviso Pedaggica Tipo Qualitativo Abordagem Construtivista de natureza interpretativa Desenho Investigao Ao Colaborativa. Este trabalho em parceria revelou-se complexo, porque imps s duas participantes uma dupla faceta, a qual implicou que fossem desempenhados por cada uma, em simultneo, dois papis: - O de Educadora Investigadora (EI), enquanto supervisora de uma colega; - O de Educadora Participante (EP), como titular de um grupo de crianas. Mximo-Esteves (2008), refere que a reside a complexidade do processo, na juno do papel de professor com o de investigador, justapondo tarefas pedaggicas e de investigao. Na recolha de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos:

Referencias
Bardin, L. (2004) Anlise de contedo. (3 ed.). Lisboa: Edies 70, Lda. Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigao qualitativa em educao Uma introduo teoria e aos mtodos. Porto: Porto Editora. Gmez, G., Flores, J. & Jimnez, E. (1999). Metodologa de la investigacin cualitativa. (2 ed.) Mlaga: Ediciones Aljibe. Mximo-Esteves, L. (2008). Viso panormica da investigaoaco. Porto: Porto Editora. Meirinhos, M. (2006). Desenvolvimento profissional docente em ambientes colaborativos de aprendizagem distncia: Estudo de caso no mbito da formao contnua. Tese de doutoramento apresentada Universidade do Minho, Braga. Moreira, M.A. (2005). A investigao-aco na formao em superviso no ensino do ingls: processos de (co-) construo de conhecimento profissional. (1 ed.) Tese de Doutoramento apresentada ao Centro de Investigao em Educao Universidade do Minho, Braga. Moreira, M.A. (Org.) (2011). Narrativas dialogadas na investigao, formao e superviso de professores. (1 ed.) Mangualde: Edies Pedago. Ribeiro, D. (2005). A Investigao-aco colaborativa na formao de supervisores: Um estudo no contexto da educao de infncia. Tese de Doutoramento apresentada Universidade do Minho. Braga. Ribeiro, D. & Moreira, M. (2007). Onde acaba o eu e o outro e comeamos ns dirios colaborativos de superviso e construo da identidade profissional. In: Bizarro, R. (Org.). Eu e o outro: Estudos multidisciplinares sobre identidade(s), diversidade(s) e prticas interculturais. Lisboa: Areal Editores. Vieira, F. (2006). Formao reflexiva de professores e pedagogia para a autonomia: para a constituio de um quadro tico e conceptual da superviso pedaggica. In: Vieira, F. et al. No caleidoscpio da superviso: Imagens da formao e da pedagogia. Cap. 1. Mangualde: Edies Pedago.

Como visvel acima, esta investigao deu origem a dois estudos distintos, da autoria de cada uma das educadoras de infncia participantes, os quais obtiveram valores numricos diferentes, ao nvel de cada uma das categorias e subcategorias definidas. No entanto, apesar do nmero de evidncias registadas no ter sido exatamente igual nos dois estudos, como natural, continuou a notar-se um grande paralelismo ao nvel dos resultados, sendo manifesta a sintonia em quase todas as categorias.
POSTER TEMPLATE BY:

www.PosterPresentations.c om

Vous aimerez peut-être aussi