Vous êtes sur la page 1sur 5

ASSERTIVAS CRIMINOLOGIA Podemos identificar Enrico Ferri (1856-1929) como o principal expoente da 'sociologia criminal', tendo atravs da sua

escola definido o trinmio causal do delito.( antropolgicos, sociais e fsicos) Sobre os conceitos bsicos da criminologia, correto dizer que a Escola Positiva, encabeada por Lombroso, Garofalo e Ferri, surge no final do sculo XIX como crtica e alternativa denominada Escola Clssica, dando lugar a uma polmica que duraria quase um sculo. No entanto, a Escola Positiva italiana, apresenta duas vertentes opostas: a antropolgica de Lombroso e a sociolgica de Ferri, que acentuaram a relevncia etiolgica do fator individual e do fator social em suas respectivas explicaes do delito. O que a caracteriza como cincia o mtodo para a anlise dos dados obtidos, o que a faz cumprir a tarefa de fornecer informao vlida e confivel. O mtodo emprico se baseia na anlise, observao e induo. A criminologia emprica porque seu objeto (delito, delinquente, vtima e controle social) real, podendo ser verificado e medido. Parte, portanto, da explicao da realidade; Suas concluses baseiam-se nos fatos e na obserao; As hipteses formuladas (fticas) prevalecem sobre os argumentos subjetivos. A Criminologia pode suprir as deficincias do mtodo emprico atravs de anlises qualitativas capazes de captar e interpretar outras facetas do drama gerado pelo crime, o que torna a Criminologia uma matria interdisciplinar. Na viso da Criminologia o delito um comportamento individual e um problema social e comunitrio. um problema social porque afeta toda a sociedade, impingindo sofrimento a todos os seus membros, em especial vtima, mas tambm ao infrator em decorrncia do castigo. um problema comunitrio por ser produto da prpria comunidade, sendo o delinquente e a vtima membros ativos dela. Vitimizao Primria o dano/sofrimento que vitima sofre. Vitimizao secundria o sofrimento de danos sociais e econmicos adicionais e posteriores, corolrios do crime. Avaliao do espao urbano especialmente importante para compreenso das ondas de distribuio geogrfica e da correspondente produo das condutas desviantes. Este postulado fundamental para compreenso da corrente de pensamento, conhecida na literatura criminolgica, como Escola de Chicago.

Princpios fundamentais da Escola Clssica da criminologia o crime, um ente jurdico, no uma ao, mas sim uma infrao; a punibilidade deve ser baseada no livre-arbtrio; adota-se o mtodo e raciocnio lgico-dedutivo. De acordo com a Sociologia Criminal, pode-se citar como exemplo da Teoria de Consenso a teoria da associao diferencial, da anomia, subculturas criminais. Uma das mais importantes teorias do conflito; surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1960, e seus principais expoentes foram Erving Goffman e Howard Becker. Trata-se da Teoria do labelling approach. A teoria do Labelling Approach ou da Reao Social tambm conhecida como Teoria do Etiquetamento ou Rotulao. A Teoria do Etiquetamento conhecida como Teoria do Labelling Aproach. Tem como um de seus expoentes Ervinh Goffman e Howard Becker.surgiu nos Estados Unidos. De acordo com Benjamim Mendelsohn, as vtimas so classificadas em vtimas ideais, vtimas menos culpadas que os criminosos, vtimas to culpadas quanto os criminosos, vtimas mais culpadas que os criminosos e vtimas como nicas culpadas. O estudo da vitimologia atual, baseada numa tendncia poltica criminal eficiente, privilegia a reparao dos danos e indenizao dos prejuzos da vtima. A preveno criminal secundria aquela que atua em setores especficos ou de maior vulnerabilidade da sociedade, por meio de ao policial, programas de apoio e controle das comunicaes. Umas das formas que o Estado Democrtico de Direito possui para prevenir o crime a pena. De acordo com a teoria mista que estuda as penas, estas tm a finalidade de preveno geral e preveno especial. Contemporaneamente, a criminologia conceituada como uma cincia emprica e social que estuda o criminoso, a pena e o controle social uma cincia emprica e interdisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a vtima e o controle social. Os mtodos cientficos utilizados pela criminologia so mtodos biolgico e sociolgico, como cincias emprica e experimental que so. O perodo antropolgico de estudo da criminalidade foi iniciado pelo mdico Cesare Lambroso.

O movimento Lei e Ordem e a teoria das janelas quebradas (broken windows) defendem que pequenas infraes, quando toleradas, podem levar prtica de delitos mais graves, referindo-se a tolerncia Zero. Atualmente, so objetos de estudo da Criminologia o delito, delinquente, a vitima e o controle social. Considerado o principal idealizador da Sociologia Criminal, Ferri Sociologia Criminal. A associao entre hereditariedade / delito e anomalias cromossmicas / comportamento criminal inserem-se no modelo da biologia criminal O termo cifra dourada indicativo dos crimes denominados de colarinho branco. Considera-se cifra negra a criminalidade a no registrada pela Polcia, desconhecida, no elucidada, nem punida. A Escola Clssica cr no livre arbtrio A Escola Positiva cr no determinismo e defende o tratamento do criminoso. Para Garcia Pablo de Molina entende que o Controle Social um conjunto de instituies, estratgias e sanes sociais que pretendem promover e garantir a submisso dos indivduos aos modelos e normas comunitrias. A Teoria Crtica foi consolidada na dcada de 70 e inspirada nas ideias marxistas, alou a sociedade capitalista a categoria de principal desencadeador da criminalidade. A Criminologia Crtica, alm da considerao de um determinismo econmico, introduz o contexto sociolgico, poltico e cultural para explicar a delinquncia e tambm o prprio direito penal. O Direito Penal Inimigo apontada como a menos compatvel com a dignidade da pessoa humana e o Estado Democrtico de Direito. O efeito crimingeno da grande cidade, valendo-se dos conceitos de desorganizao e contgio inerentes aos modernos ncleos urbanos, explicado pela Teoria Ecolgica. O comportamento abusivo, praticado com gestos, palavras e atos que, praticados de forma reiterada, levam debilidade fsica ou psquica de uma pessoa defibido como assdio moral.

A preveno terciria da infrao penal, no Estado Democrtico de Direito, est relacionada populao carcerria. Cesare Lombroso e Raffaelle Garofalo pertencem Escola Positiva. O Positivismo Criminolgico, com a Escola Positiva italiana, foi encabeado por Lombroso, Garofolo e Ferri. Franz Von Liszt (1851-1919) foi um modernizador do Direito Penal, propondo repens-lo desde a tica de uma poltica criminal que tenha na pena uma ferramenta estatal na luta contra o crime, inclusive com fundamentos cientficos da criminologia e da penologia. O movimento correspondente, que teve em Von Liszt um de seus mais importantes defensores, denomina-se programa Manburgo. FRANZ VON LISZT, ao desenvolver o Programa de Marburgo (1882), criou um modelo integrado e relativamente harmnico entre dogmtica e poltica criminal, postulando ser tarefa da cincia jurdica estabelecer instrumentos flexveis e multifuncionais, com escopo de ressocializar e intimidar as mais diversas classes de delinquentes. KARL BINDING (1841-1920), em sua mais famosa obra As normas e sua contraveno, desenvolve a definio de normas como proibies ou mandatos de ao. A Teoria da Retribuio, tambm chamada Absoluta, concebe a pena como o mal injusto com que a ordem jurdica responde injustia do mal praticado pelo criminoso, seja como retribuio de carter divino (Stahl, Bekker), ou de carter moral (Kant), ou de carter jurdico (Hegel, Pessina). A Escola de Poltica Criminal ou Escola Sociolgica Alem rene entre os seus postulados a distino entre imputveis e inimputveis - prevendo pena para os "normais" e medida de segurana para os "perigosos" - e a eliminao ou substituio das penas privativas de liberdade de curta durao. A obra clssica de Cesare Bonesana tem o seguinte ttulo, Dos Delitos e das Penas. Rafael Garfalo, um dos precursores da cincia da Criminologia, tem como sua principal obra o livro intitulado Criminologia. A criminologia uma cincia que dispe de leis e evolutivas e flexveis. Dentre as ideias defendidas pelo Marqus de Beccaria, relativamente aos delitos e s penas deveria ser prontamente imposta para que o castigo pudesse relacionar-se com o crime.

Luomo delinquente" ou O Homem Delinquente" uma obra clssica da criminologia, de autoria de Cesare Lombroso. Segundo a teoria behaviorista, o homem comete um delito porque o seu comportamento uma resposta s causas ou fatores que o levam prtica do crime. O indivduo incapaz de cuidar-se e bastar-se a sim mesmo, com QI abaixo de 20 e idade mental abaixo de 3 anos, tem seu estado mental caracterizado como idiota. O indivduo ablico aquele cuja personalidade psicoptica se caracteriza pela falta de vontade, sendo uma pessoa sugestionvel e vulnervel aos fatores criminolgicos e que age por induo. A anormalidade piscossexual consistente na exaltao ou impulsividade sexual sem freio, verificada no indivduo do sexo masculino, conhecida por satirase. Criminoso portador de personalidade patolgica, caracterizada por pobreza nas reaes afetivas, conduta antissocial inadequadamente motivada, carncia de valor, ausncia de delrios, falta de remorso e senso moral, incapacidade de controlar os impulsos e aprender pela experincia e punio, denomina-se psicopata. So sintomas comuns que integram uma sndrome psicoptica (manifestao de personalidade psicoptica), egocentrismo patolgico, falta de remorso ou vergonha, pobreza geral nas relaes afetivas e incapacidade de seguir um plano de vida. Dentre os modelos de reao ao crime destaca-se aquele que procura restabelecer ao mximo possvel o status quo ante, ou seja, valoriza a reeducao do infrator, a situao da vtima e o conjunto social afetado pelo delito, impondo sua revigorao com a reparao do dano suportado. Nesse caso, fala-se em modelo integrador. Dentre os fatores condicionantes da criminalidade, no aspecto psicolgico, alcana projeo, hoje em dia, nas favelas um modelo consciente ou inconsciente, com o qual o indivduo gosta de se identificar, sendo atraente o comportamento do bandido, pois valente, tem dinheiro e prestgio na comunidade. A isso denomina-se mimetismo.

Vous aimerez peut-être aussi