Vous êtes sur la page 1sur 16

Redao

DPE-Analista

INFORMAES DO EDITAL Na Prova Discursiva Redao ser apresentada uma nica proposta, a respeito da qual o candidato dever desenvolver a redao. Na avaliao da Prova Discursiva Redao sero considerados, para atribuio dos pontos, os seguintes aspectos: Contedo at 40 (quarenta) pontos: a) perspectiva adotada no tratamento do tema; b) capacidade de anlise e senso crtico em relao ao tema proposto; c) consistncia dos argumentos, clareza e coerncia no seu encadeamento. A nota ser prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra uma abordagem tangencial, parcial ou diluda em meio a divagaes e/ou colagem de textos e de questes apresentados na prova. Estrutura at 30 (trinta) pontos: a) respeito ao gnero solicitado; b) progresso textual e encadeamento de ideias; c) articulao de frases e pargrafos (coeso textual). Expresso at 30 (trinta) pontos: Avaliao da expresso no ser feita de modo estanque ou mecnico, mas sim de acordo com sua estreita correlao com o contedo desenvolvido. A avaliao ser feita considerando-se a) desempenho lingustico de acordo com o nvel de conhecimento exigido; b) adequao do nvel de linguagem adotado produo proposta e coerncia no uso; c) domnio da norma culta formal, com ateno aos seguintes itens: estrutura sinttica de oraes e perodos, elementos coesivos; concordncia verbal e nominal; pontuao; regncia verbal e nominal; emprego de pronomes; flexo verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuao.

DPE

BB

Ser atribuda nota ZERO redao que a) fugir modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto; b) apresentar textos sob forma no articulada verbalmente (apenas com desenhos, nmeros e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado; c) for assinada fora do local apropriado;

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificao do candidato; e) for escrita a lpis, em parte ou em sua totalidade; f) estiver em branco; g) apresentar letra ilegvel e/ou incompreensvel. A folha para rascunho no Caderno de Provas de preenchimento facultativo. Em hiptese alguma o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo da Prova Discursiva - Redao pela banca examinadora. Na Prova Discursiva Redao, devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao. OBSERVAES IMPORTANTES 1. TTULO: uma expresso, geralmente curta, colocada antes da dissertao. No se deve pular linha depois do ttulo. importante para o texto agrega qualidade e deve corresponder ao mago da redao. com verbo apenas a primeira letra maiscula e ponto final; com pontuao intermediria apenas a primeira maiscula e ponto final; sem verbo e sem pontuao intermediria letras maisculas no incio das palavras (exceto nexos e artigos). 2. O texto deve estar sem rasuras, obedecendo a todas as questes relativas boa apresentao. 3. Na FCC, pequenos deslizes gramaticais tm tanto peso quanto o contedo; por isso, ateno redobrada: duas acentuaes incorretas mais duas ou trs vrgulas mal empregadas, por exemplo, podem significar cinco pontos a menos na avaliao da banca. 4. Procure ocupar quase todas as trinta linhas e torne o tema abstrato (caso ele o seja) mais realista. Em outras palavras: use exemplos claros para o seu blblbl. Se o tema envolver valores humanos, apresente conceito sobre tica, educao, justia e cidadania. Se desconhecer tais conceitos, utilize estatsticas, provas concretas, resultados de pesquisa, o que conferir ao seu texto maior objetividade. ESTRUTURA 1. INTRODUO: a principal finalidade da introduo anunciar o assunto, definir o tema que vai ser tratado, de maneira clara e concisa. Procura-se dar uma viso geral, de forma sinttica, do que se pretende fazer, quais as ideias principais que constaro do desenvolvimento. Explica-se qual o tema do trabalho, de que ponto de vista ele ser abordado, delimitando-se o assunto. Em resumo: na introduo, so requisitos bsicos a definio do assunto e a indicao do caminho que ser seguido para sua apresentao. 2. MODELOS DE INTRODUO Declaratria - consiste em expor o mesmo que sugere a proposta, usando outras palavras e outra organizao, ao apresentar o tema e as delimitaes sugeridas em, no mnimo, dois perodos. O principal risco desse tipo de introduo o de ser parafrstica.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

Levantamento de hiptese - esse tipo de introduo traz o ponto de vista a ser defendido, ou seja, a tese que se pretende provar durante o desenvolvimento. Evidentemente, a tese ser retomada - e no copiada - na concluso. O principal risco desse tipo de introduo no ser capaz de realmente comprovar a tese apresentada.

Perguntas - pode-se iniciar a redao com uma srie de perguntas. Porm, cuidado! Devem ser perguntas no retricas, que levem a questionamentos e reflexes, e no vazias cujas respostas sejam genricas. As perguntas devem ser respondidas, no desenvolvimento, por meio de argumentaes coerentes. Portanto, use esse mtodo apenas quando j tiver as respostas, ou seja, escolha primeiramente os argumentos que sero utilizados no desenvolvimento e elabore perguntas sobre eles, para funcionar como introduo da dissertao. Por ser uma forma bastante simples de comear um texto, s vezes no consegue atrair suficientemente a ateno do leitor.

Histrica - traar uma trajetria histrica apresentar uma analogia entre elementos do passado e do presente. J que uma comparao ser apontada, os elementos devem ser similares; h de existir semelhana entre os argumentos

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

apresentados, ou seja, s ser usada a trajetria histrica, quando houver um fato no passado que seja comparvel, de alguma maneira, a outro no presente. Devese tomar o cuidado de escolher fatos histricos conhecidos e significativos para o desenvolvimento que se pretende dar ao texto.

Comparao social, geogrfica ou de qualquer outra natureza - tambm apresentar uma analogia entre elementos, porm sem buscar no passado a argumentao. Constitui-se na comparao de dois pases, dois fatos, de duas personagens, enfim, de dois elementos, para comprovar a tese. Lembre-se de que se trata da introduo, portanto a comparao apenas ser apresentada para, no desenvolvimento, ser discutido cada elemento da comparao em um pargrafo.

Comparao por oposio - procura-se, nesse tipo de introduo, mostrar como o tema - ou aspectos dele - ope-se a outros.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

Citao / Argumento de Autoridade abre-se esse tipo de introduo por meio de uma citao ipsis litteris pertencente a qualquer rea do conhecimento ou mediante a afirmao de uma autoridade no tema em pauta. preciso ressaltar que tais expedientes no so gratuitos meros enfeites e que, portanto, a ideia que veiculam deve ser retomada ao longo do texto ou na concluso.

3. EXPRESSES INTRODUTRIAS DICAS O (A) ..... de fundamental importncia em .... de fundamental importncia o (a) .... indiscutvel que ... / inegvel que ... Muito se discute a importncia de ... Comenta-se, com frequncia, a respeito de ... No raro, toma-se conhecimento, por meio de ..., de ... Apesar de muitos acreditarem que ... (refutao) Ao contrrio do que muitos acreditam ... (refutao) Pode-se afirmar que, em razo de ... (devido a, pelo ) ... Os recentes acontecimentos ... evidenciaram... A questo ... est novamente em evidncia... 4. DESENVOLVIMENTO: a parte nuclear e a mais extensa da redao. Nessa parte, so apresentados os argumentos, as ideias principais. muito comum ouvir-se dizer que o desenvolvimento deve ser dividido em partes, mas muito raramente se explica que partes so essas. No D1 (tomando-se por base dois pargrafos de desenvolvimento) primeiramente, analisa-se o tema, desdobrando-o, decompondo o todo em partes. Dessa primeira anlise surgiro os detalhes importantes que sero, por sua vez, analisados, entendidos, justificados, demonstrados, com base na compreenso das partes, para chegar-se ao entendimento do todo. A discusso dos detalhes dar ensejo para a apresentao, no D2, dos argumentos, a favor ou contra, confrontando-os, demonstrando a validade de uns e a fragilidade de outros, de maneira ordenada, com clareza e convico. A discusso pode ser ilustrada com citaes textuais ou conceituais de autoridades, escritores, filsofos, cineastas, pensadores, educadores, atores etc. 5. MODELOS DE DESENVOLVIMENTO

Hiptese - apresentar hiptese no desenvolvimento a tentativa de buscar solues, apontando provveis resultados. Por meio da hiptese, demonstra-se interesse pelo assunto e disposio para encontrar solues. A hiptese, praticamente, afasta o risco de apenas se expor o assunto.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

Causas e consequncias a apresentao, em um pargrafo, dos aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro pargrafo, das suas decorrncias.

Exemplificao - seja qual for a introduo, a exemplificao a maneira mais fcil de se desenvolver a dissertao, desde que no seja exclusiva: preciso analisar os exemplos e relacion-los ao tema. Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens histricas, artsticas, polticas, sobre fatos histricos, culturais, sociais importantes.

6. TIPOS DE ARGUMENTO Argumento de autoridade - a citao de autores renomados (escritores clebres) e de autoridades de certa rea do saber (educadores, filsofos, cientistas etc.) aconselhvel quando se trata de fundamentar uma ideia, uma tese. Quanto maior a autoridade, maior ser o respaldo a respeito do que se afirma, maior ser o efeito de convencimento. Argumento baseado no consenso - so proposies evidentes por si mesmas ou universalmente aceitas como verdade. Contudo, no se deve confundir argumento baseado no consenso com lugares comuns carentes de base cientfica. Afirmar que a educao o alicerce do futuro apresentar uma ideia aceita como verdade. Todavia, dizer que o brasileiro preguioso constitui preconceito. Argumento baseado em provas concretas - a argumentao consiste numa declarao seguida de prova. No se podem fazer generalizaes sem apoio em dados consistentes. As provas concretas constituem-se, principalmente, de fatos, de dados estatsticos, de exemplos, de ilustraes.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

Argumento de competncia lingustica - trata-se do uso da linguagem adequada situao de interlocuo, refere-se escolha das palavras, das locues e das formas verbais. 7. LIGAO ENTRE OS PARGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO - DICAS D1 preciso, em primeiro lugar, lembrar... preciso, primeiramente, considerar... necessrio frisar tambm... D2 Nota-se, por outro lado, que... imprescindvel insistir no fato de que... No se pode esquecer imprescindvel insistir no fato de que... Alm disso... Outro fator existente... Outra preocupao constante... Ainda convm lembrar... 8. CONCLUSO No confunda concluso com apreciao do trabalho. muito comum encontrar dissertaes que apresentam na concluso uma apreciao do assunto, ou frases do tipo Eu acho muito importante .........., por isso ou aquilo... Ora, ningum est perguntando o que o autor achou do tema trabalho, e dar uma opinio que nem sequer foi solicitada no concluso. Concluso a parte final do trabalho, o arremate, o que constitui uma sntese interpretativa do desenvolvimento. a decorrncia lgica do processo de argumentao e, de certa forma, complementa a introduo. Na introduo, anuncia-se o que se vai fazer; na concluso, confirma-se o que foi feito. Se a introduo pode ser considerada um trailer do trabalho, a concluso um replay. A despeito de ser um replay (tema tese soluo), admite-se fato novo: ideia ou argumento. Embora no seja apenas um resumo, no se pode ignorar seu carter de sntese. Por isso, a concluso deve ser breve, exata, concisa. Nas redaes de at 30 linhas, muitas vezes dois perodos suficiente. 9. EXPRESSES CONCLUSIVAS DICAS Conjunes conclusivas: Portanto,... Por conseguinte,... Logo,... Em suma,... Dessa forma,... Definitivamente,... Indubitavelmente,... 10. QUALIDADES BSICAS DO TEXTO As trs partes fundamentais da redao - introduo, desenvolvimento e concluso - so autnomas, mas devem apresentar-se de forma plenamente articulada. Embora a cada parte se atribua um contedo especfico, as trs devem compor um todo sequencial, lgico e harmonioso: na introduo, anuncia-se o que ser feito; no desenvolvimento, faz-se o que foi anunciado na introduo e, na

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

concluso, confirma-se o que foi feito, demonstrando que, no desenvolvimento, cumpriu-se tudo o que foi proposto na introduo. O texto que no conta com UNIDADE, COESO e COERNCIA, invariavelmente, v comprometidas as melhores intenes de seu autor. Falta de Unidade: geralmente, decorre do entusiasmo com um ou outro aspecto que se conhece ou se domina mais a fundo e ao qual se quer dar maior destaque. Assim, o que deveria ser apenas uma passagem ilustrativa acaba por tomar conta do texto, desequilibrando-o. O excesso de exemplos soa muito mais como uma estratgia de preenchimento. Ausncia de Coerncia: tomar todas as questes do mundo como atuais , no mnimo, contraditrio em relao ao que se espera de um sujeito razoavelmente bem informado. Tal procedimento d margem a textos marcados por expresses do tipo atualmente, nos dias de hoje, hoje em dia etc. Da mesma maneira atua a proposio de solues para todos os questionamentos. Uma proposta de redao, via de regra, no pede que o candidato solucione os problemas do mundo, mas apenas que os discuta, agregando ideias s discusses. Sendo assim, so absolutamente vazias as frmulas em que se exige conscientizao urgente do governo, das pessoas.... Para evitar a incoerncia, FUJA do episdio isolado ou sem retomada, pois ele comprova falta de encadeamento textual; da circularidade ou quebra de progresso discursiva (o texto no progride, voc se vale do vaivm, isto , aborda um enfoque, interrompe-o e volta a abord-lo em outro pargrafo); NO seja repetitivo; da concluso no decorrente do que foi exposto; NO a inicie com nexos adversativos. Ausncia de Coeso: comumente, decorre do mau uso dos nexos coesivos, mas tambm da m compreenso da proposta. Para que tal no ocorra, sublinhe as palavras com maior carga de significado que se encontram no enunciado; substitua palavras complexas por equivalentes mais familiares; faa uma lista de questes que faz sentido abordar; descarte as que remetem a outras questes no abordadas; formule (para si mesmo) as seis perguntas sobre o assunto e respondaas: o qu? / quem? / quando? / onde? / como? / por qu? lembre, por fim, de que a clareza encontra-se na simplicidade. 11. LINGUAGEM A clareza uma das principais qualidades de uma redao. Consiste em expressar-se da melhor forma possvel, de modo a deixar-se compreender pelo leitor do texto. Ser claro ser coerente, preciso, no se deixar contradizer, ser direto. Seja natural. No caia na tentao de utilizar palavras de efeito duvidoso que algum bem-intencionado lhe sugeriu para impressionar a banca. Linguagem direta, clara, fluente mais efetiva do que expresses rebuscadas, s vezes inadequadas para o contexto. No seja prolixo. ERROS COMUNS Internets: considerada erro ortogrfico, na prova de Redao, a utilizao de registros grficos prprios do internets, como vc em vez de voc, por exemplo.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

Impropriedade de registro importante observar que no seria correto penalizar o autor de um texto pelo uso de qualquer palavra, gria ou expresso informal retirada da fala cotidiana. A informalidade pode tornar-se equivocada quando mal-encaixada na totalidade de uma frase, de um pargrafo ou de um texto de encaminhamento formal predominante, evocando um registro de comunicao diferente daquele estabelecido entre autor e leitor ao longo do texto. Ex.: Os problemas tipo entre pais e filhos geram estresse. Do mesmo modo, pode a hipercorreo provocar problema semntico, se for ocasionada por uma dificuldade que pode estar associada, por exemplo, a uma escolha vocabular diferente da predominante no texto. Ex.: Entra ano, sai ano, cada vez mais as adolescentes que ficam grvidas olham o enlace matrimonial como uma coisa que vai garantir que o pai da criana vai estar perto delas quando chegar a hora do nen nascer. Muitas gurias tm essa iluso porque no sabem nada da vida mesmo. Fazer com que (Isso faz com que o povo fique desanimado. / Isso FAZ o povo
FICAR desanimado). Ter no lugar de Haver consiste em coloquialidade a ser evitada; Ex.: H uma liquidao tima no shopping. (formal); Tem uma liquidao tima no shopping. (coloquial). (tal pensamento) vem cabea. A gente; use ns. S que, use mas, porm, etc.

Dilogo com o examinador: no use VOC / TU. Use se (apassivador, indeterminante do agente) ou 1 pessoa do plural, ns. No se desculpe, dizendo que no escreveu mais porque o tempo foi pouco. Mistura de tratamento eu / ns / se / ele(s) num mesmo perodo / pargrafo. Afixos A utilizao inadequada de prefixos e de sufixos ocorre quando determinado emprego produz significados diferentes do que o autor tinha em mente. Ex.: Geralmente, a me mais compreensvel que o pai. (adequado: Geralmente, a me mais compreensiva que o pai.) Ex.: A teoria darwiniana uma das mais aceitveis pela comunidade cientfica. (adequado: A teoria darwiniana uma das mais aceitas pela comunidade cientfica). Ex.: A crtica, quando construtiva, no desconveniente. (adequado: A crtica, quando construtiva, no inconveniente.) Semntica seleo inadequada de palavras e de expresses que estabelecem relaes de sentido entre os elementos textuais: Para ser feliz, preciso ter talento. ASSIM, s isso no basta. (No entanto); uso repetitivo de nexos; uso de grias ou de expresses informais descontextualizadas: Para ser feliz, preciso ter uma vida MANERA. (interessante); hipercorreo: O dizer aos INFANTES ante tamanha tragdia? (crianas); erros de coordenao e de paralelismo: O problema da droga mais grave no Rio e em So Paulo do que em Belo Horizonte e Pernambuco. (Pernambuco o nome de um estado entre nomes de cidades.); impreciso: A aluna informou turma que ELA tinha-se sado bem na prova. (A aluna informou turma que todos tinham-se sado bem na prova); (Prezadas senhoras, no
esqueam a prxima venda para beneficncia. uma boa oportunidade para se livrar das coisas inteis que h na sua casa. Tragam seus maridos.);

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

Redao

DPE-Analista

expresso de amplo sentido: A corrupo nacional uma COISA assustadora, um PROBLEMA quase sem soluo. (A corrupo nacional assustadora, um problema social quase sem soluo); redundncias e obviedades: H cinco anos atrs, no se ouvia falar em aquecimento global. (H cinco anos... / Cinco anos atrs...); Hoje em dia; A cada dia que passa; Eu acho / Eu penso...; Mundo em que vivemos; (no mundo); um certo (Quando certo
algum / cruzou o seu caminho...).

excesso de parfrases: Num mundo em que ns, SERES HUMANOS, buscamos apenas a excelncia profissional... (desnecessrio o aposto); excesso de repetio de palavras ou de expresses; expresses categricas, sobretudo na concluso: S assim poderemos garantir... / Conclui-se que... / A partir de tudo que foi exposto.... Lugar-comum Desde os primrdios da humanidade, o homem tem-se mostrado cruel com seus semelhantes. (situe o leitor em relao ao tempo); As pessoas saem de casa sem saber se vo voltar. (valha-se de exemplos que ilustrem suas ideias); O efeito estufa nada mais do que a vingana da me-natureza. (ocorrncia de um clich e de um equvoco atribuio da responsabilidade natureza); preciso lembrar que dinheiro no traz felicidade. (reproduo de pensamento comum, demaggico); A juventude o futuro do pas. / Se cada um fizer a sua parte, certamente viveremos num mundo melhor./ J no se fazem mais pais como antigamente." (vago, possibilitando vrias interpretaes); conveniente para o governo que a populao permanea sem instruo, porque assim mais fcil manipul-la. (tendncia simplista de atribuir ao governo a responsabilidade direta por todos os problemas do pas); Ditados: agradar a gregos e troianos, chover no molhado, ficar literalmente arrasado, passar em brancas nuvens, segurar com unhas e dentes, ter um lugar ao sol... APRIMORANDO A LINGUAGEM
Uso do etc.

No use etc. sem nenhum critrio. Trata-se da abreviatura da expresso latina et cetera, que significa e as demais coisas. S devemos us-la quando os termos que ela substitui so facilmente recuperveis. Ex.: A notcia foi veiculada pelos principais jornais do pas como O Globo, Jornal do Brasil, etc. O leitor bem informado sabe que os outros jornais ficam subentendidos: Folha de So Paulo, O Estado de So Paulo, Zero Hora. MAS Ex.: Muitas vezes, os pais no sabem como falar aos filhos problemas relacionados ao sexo, morte, etc. Quais seriam os outros problemas? Fica difcil saber. Nunca escreva e etc., pois a conjuno e j faz parte da abreviatura. Seria o mesmo que dizer e e as demais coisas. Aps a abreviatura, usa-se ponto final: ,etc. Pluralizao Se uma propriedade refere-se a sujeitos diversos, deve manter-se no singular. Quando so vrios os possuidores, o nome da coisa possuda fica no singular, inclusive partes do corpo, se unitrias, ou atributos da pessoa.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

10

Redao

DPE-Analista

Exemplos: A insegurana das grandes cidades prejudica nossas vidas. (nossa vida / a vida) As aquisies feitas pelo grupo at agora esto na casa de US$ 5,4 bilhes, incluindo as participaes dos scios. (a participao) A polcia tenta apurar as identidades dos marginais. (a identidade) Eles concordaram e balanaram as cabeas... (a cabea) Deixou todos de bocas abertas (boca aberta) Elevemos os coraes para o alto. (o corao) O delegado foi incumbido de investigar as mortes dos lderes. (a morte) Expresses comuns A palavra atravs pertence famlia de atravessar. Deve ser empregada no sentido de passar de um lado para outro ou passar ao longo de: A luz do sol, atravs da vidraa, ilumina o se rosto. / O tipo de redao solicitada mudou atravs dos tempos. No use atravs no lugar de mediante, por meio de, por intermdio de, graas a ou por: Comuniquei-me com ele por meio do computador. Em princpio = antes de mais nada, teoricamente, em tese, de modo geral: Em princpio, trs horas dirias de estudo bastante. A princpio = no comeo, inicialmente: A princpio, o curso de Medicina era o mais concorrido. Atualmente, isso mudou. A nvel de NO existe. Existem em nvel de (= no mbito de; expresso desgastada!) e ao nvel de. A deciso foi tomada em nvel de turma. (Melhor: A deciso foi tomada pela turma.) / No chegou ao nvel catastrfico, mas seu desempenho deixou a desejar. Entre ou Dentre? Quase sempre ENTRE, pois DENTRE tem uso muito limitado = do meio de: O candidato surgiu atrasado, correndo, dentre dois carros. / Entre tantas possibilidades, optei pelo curso de Letras. Falar NO equivale a dizer, afirmar, declarar. Falar = dizer palavras: Ele fala pelos cotovelos! Na dvida, substitua falar por dizer; se a lgica se mantiver, use o verbo dizer: A Reitora falou (disse), na entrevista, que haver mais vagas em todos os cursos, a partir de 2005. Acontecer = suceder de repente; ideia de inesperado, desconhecido: Tudo pode acontecer, se no nos prepararmos bem! recomendvel us-lo com os indefinidos (tudo, nada...), os demonstrativos (isto, aquilo...) e o interrogativo que. NO use acontecer no sentido de ser, haver, realizar-se, ocorrer, suceder, existir, verificar-se, dar-se, estar marcado para: O pr-exame acontecer (est marcado para o) no dia 03 de janeiro. S empregue possuir se quiser indicar posse, propriedade (de um bem material): Ele possui imveis fora do Brasil. / Mas utilize em Ele possui excelente situao financeira. Substitua por Ele desfruta de excelente situao financeira. Use ter, desfrutar, apresentar, manifestar, produzir, demonstrar, gozar, ser dotado de. Ao invs de = inverso, ao contrrio de. Ex.: Enganou-se, ao invs de acar, ps sal no cafezinho. Em vez de = no lugar de. Ex.: Em vez de ir ao cinema, resolveu estudar. Ao encontro de = a favor de. Ex.: Concordo com voc; minhas ideias vo ao encontro das suas. De encontro a = em sentido oposto, contra. Ex.: No concordo com voc; minhas ideias vo de encontro s suas. Na medida em que = porque. Ex.: Na medida em que nos conhecemos, podemos agir com intimidade. medida que = proporo que. Ex.: medida que estudava, sentia-se mais seguro. A meu ver (no ao meu ver).

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

11

Redao
Chamar a ateno (no chamar ateno). Dar-se ao direito; dar-se ao luxo. Defronte de (no defronte ao). Em frente de / diante de (no frente a).

DPE-Analista

Uso do Gerndio (-ndo): forma nominal do verbo (advrbio), indica ao continuada. Logo, Vou ficar esperando por voc at s 17h. (correto) Vou estar enviando a proposta at s 17h. (incorreto) Isso acaba provocando dio. (desnecessrio) Isso provoca dio. (prefervel)

USO DOS NEXOS ESSE(A)(S) + substantivo / ISSO = retomam assunto. A inflao retornou a Porto Alegre. Esse fato denota que a economia no to estvel como apregoa o governo. / Isso denota que... MESMO(A)(S) = no retomam palavras ou expresses; nessas situaes, utilize ELE(A)(S). Ainda tenho os mesmos ideais. Meus amigos, contudo, mudaram. Eles creem que manter certas convices estagnar. ONDE = refere-se apenas a lugar em que se est; caso contrrio, utilize em que, no(a)(s) qual(is). A cidade onde (= em que / na qual) maravilhosa. / O dia em que (no qual) te conheci o melhor de minha vida. / A sociedade na qual (em que) nos inserimos... AONDE = refere-se apenas a lugar para o qual se vai. Essa a praia aonde voc vai nas frias? Evite MAS e PORM em incio de perodo; prefira NO ENTANTO, ENTRETANTO, CONTUDO, TODAVIA, NO OBSTANTE. 12. PONTUAO Aspas: so empregadas, por exemplo, para indicar transcries textuais; palavras estrangeiras; uso diferenciado de uma palavra - por exemplo, para enfatiz-la; neologismos criados pelo autor; grias, quando necessrias; ttulos; ironia. Dois-pontos: usados numa relao em que a segunda orao uma consequncia ou uma explicao da primeira, mas no no incio de qualquer srie. No tabuleiro da baiana tem: vatap, caruru, umbu... (incorreto)

Paralelismo O erro de paralelismo consiste em coordenar elementos semelhantes de forma diferente. Erros mais comuns de paralelismo omisso de uma orao Matriculei-me na disciplina, fiz os trabalhos, provas e presena nas aulas. (Matriculei-me na disciplina, fiz os trabalhos e compareci s aulas.)

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

12

Redao

DPE-Analista

coordenao de uma orao desenvolvida com uma coordenada Sorte minha o engarrafamento do tnel no estar terrvel e, no guich da rodoviria, um casal, gentilmente, me cedeu a vez. (...um casal, gentilmente, ceder-me a vez.) coordenao indevida de uma reduzida Conseguir ser respeitado na sua profisso e podendo, ento, casar-se com sua amada. (...e poder, ento, casar-se com sua amada.) ordem inadequada de elementos coordenados Estranhou o silncio quebrado apenas por passarinhos e pela falta de vizinhos. (...e a falta de vizinhos.) uso indevido do e que Era uma mulher bem vestida e que trazia no brao uma srie de nmeros tatuados. (...e trazia... / que trazia...) falso paralelismo nas comparaes Escrever romances diferente da pintura. [escrever = ao / pintura = resultado da ao] (Escrever romances diferente de pintar quadros.) falso paralelismo semntico Quando fui Europa, visitei Paris, Roma e minha av 13. GRAFIA Emprego de maisculas e de minsculas Maisculas substantivos prprios de qualquer natureza; nomes de vias e lugares pblicos; nomes que designam altos conceitos polticos, religiosos ou nacionais (A Igreja teceu duras crticas s pesquisas com clulas-tronco.); nomes que designam artes, cincias e disciplinas; nomes de estabelecimentos pblicos ou particulares e nomes de escolas de qualquer espcie ou grau de ensino; ttulos de livros, jornais, revistas, produes artsticas, literrias e cientficas; pontos cardeais, quando nomeiam regies (No Sul, desfruta-se de um inverno europeu.); nomes de fatos histricos importantes, de atos solenes e de grandes empreendimentos pblicos; expresses como fulano, beltrano e sicrano, quando usadas em lugar de nome de pessoas; Pas com letra maiscula em substituio ao nome prprio da nao (O Brasil ainda vtima de problemas terceiro-mundistas. O Pas precisa, pois, curar-se da sndrome do coitadismo.); Estado = o conjunto das instituies (governo, congresso, foras armadas, poder judicirio etc.) que administram uma nao. (A mquina administrativa do Estado.). Minsculas nomes de povos, de suas lnguas e gentlicos (O brasileiro cordial.) em geral; nomes dos meses e dos dias da semana; nomes dos pontos cardeais, quando designam direes ou limites geogrficos (Mais ao sul, viam-se as nuvens carregadas.); nomes comuns que acompanham nomes geogrficos (Transposio do rio So Francisco); nomes de festas pags ou festas populares (Em fevereiro, h o carnaval.); nomes das estaes do ano; depois de dois-pontos, quando se trata de uma enumerao ou uma exemplificao; estado = cada uma das divises poltico-geogrficas de uma nao. (O Amazonas o maior estado brasileiro.).

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

13

Redao

DPE-Analista

Grafia de nmeros Por extenso os nmeros at noventa, que se constiturem de apenas uma palavra no incio da frase (Dois alunos saram mais cedo da aula.); substantivados (Ela lia as Mil e Uma Noites.); dados por aproximao ou estimativa (Nem por voc / Nem por ningum / Eu me desfao / Dos meus planos / Quero saber bem mais / Que os meus vinte / E poucos anos...); nmeros com mais de uma palavra e nmeros a partir de 100 (Nas prximas vinte e quatro horas saberei o que fazer de minha vida.); quantias com as unidades monetrias grafadas por extenso (Com cinquenta reais, consigo comprar apenas um livro. (mas... Com R$ 50,00, consigo comprar apenas um livro.).

Em algarismos horas, minutos e tempo em geral (O voo sai s 17h e chega por volta das 19h30min.); medidas (Corro 5 km todos os dias.). Em forma mista os nmeros de 1 milho em diante (Esta estrela tem, seguramente, mais de 19 milhes de anos.) Sublinhas Sublinhas so usadas para enfatizar determinada palavra ou trecho que o autor julgue especialmente relevante para adequado entendimento do que quer dizer.

Siglas todas as letras maisculas se a sigla tiver at trs letras (ONU); todas as letras maisculas se todas as letras forem pronunciadas (INSS); se houver mais de trs letras, s a inicial maiscula (Unesco). 14. REDAO CONCURSO: BANCA FCC Anlise e correo Dado o assunto ENERGIA NUCLEAR (FCC), eis a redao, cuja nota foi 70. Sublinhas: grifo meu. Negrito: grifo do avaliador. Sublinha + negrito: concordncia quanto correo. = mau uso de sinais de pontuao. # = ausncia de pontuao. = ausncia de palavras ou de expresses. 01. Atualmente, no Brasil, existe um debate com relao ao uso de fontes de energia 02.nuclear. A utilizao deste tipo de energia envolve riscos relacionados 03.radioatividade. A pesar destes riscos, seus defensores alegam que este tipo de energia traz 04.vantagens de ordem econmica e ambiental sobre a construo de novas usinas 05.hidreltricas. 06. O impacto ambiental causado na construo de usinas hidreltricas #normalmente# 07.devido construo de barreiras para captao de energia. Nesse processo # vias so 08.desviadas e uma grande rea de vegetao alagada. Com esse alagamento, um grande 09.impacto causado fauna e flora da regio # modificando todo seu ecossistema.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

14

Redao

DPE-Analista

10. J as usinas nucleares no causam grande impacto ambiental em sua construo, mas 11.necessitam de grande ateno e cuidados devido aos riscos relacionados 12.radioatividade. Um vasamento de radiotividade pode causar severos danos tanto ao 13.meio-ambiente quanto para a populao durante anos. Podendo #inclusive# contaminar 14.a gua e ser espalhado pelo ar atingindo outras cidades. 15. Aps o Japo ser atingido por um terremoto e maremoto, uma de suas usinas 16.nucleares apresentou problemas nos seus reatores # causando grande pnico na populao 17.e gerando grande repercurso na mdia mundial. Os tcnicos japoneses tiveram bastante 18.dificuldade em controlar a situao e #aps esse acidente# vrios pases comearam a 19.discutir a desativao e substituio de suas usinas nucleares por outras fontes de 20.energia. 21. Conforme apresentado # apesar das usinas nucleares apresentarem vantagens 22.econmicas e ambientais em relao construo de novas usinas hidreltricas, estas 23.usinas nucleares apresentam grandes riscos populao e ao meio-ambiente. Comentrio do avaliador: Problemas de coeso textual. Nota: contedo = 30; estrutura = 20; expresso = 20.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

15

Redao

DPE-Analista

15. REDAO EXEMPLAR Prova discursiva para o cargo de tcnico administrativo do concurso promovido, em 2010, pelo Ministrio Pblico da Unio (MPU). A redao foi feita nas 30 linhas exigidas pela banca organizadora e recebeu nota 9,87 da comisso do Cespe/UnB (no Cespe a preocupao com o contedo bem como com a sua estruturao supera o fator gramtica), responsvel por corrigir as redaes. O candidato deveria redigir um texto dissertativo acerca do seguinte tema: A importncia do planejamento (estratgico, ttico e operacional) para o sucesso da realizao da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A escolha de um pas par sediar um evento de importncia e visibilidade mundial, como a Copa do Mundo, traz benefcios econmicos, polticos, sociais e culturais incalculveis para o local sede da competio. Tal oportunidade deve ser planejada, gerida e ter suas aes controladas da melhor forma possvel e por uma equipe competente e capaz de colocar em prtica o que foi estabelecido pela direo. Um plano de ao eficiente e eficaz o incio para o sucesso do espetculo esportivo e fruto de uma harmonia e integrao entre os planejamentos estratgico, ttico e operacional. O ideal que, no mximo dois meses antes da Copa do Mundo de 2014, o Brasil esteja pronto para receber a competio e as pessoas provenientes de vrios pases. Para isso, preciso que a direo do evento estabelea um planejamento estratgico, contnuo, permanente, porm flexvel s demandas que forem surgindo ao longo de sua execuo. Assim, servios de infraestrutura, construo de estdios e melhorias em transporte e segurana, por exemplo, no sero realizados aleatoriamente. As aes, os prazos para finalizao das atividades, as prioridades, oramento, recursos disponveis e possveis parcerias sero estabelecidas nesse planejamento estratgico. O mesmo feito a partir de um diagnstico estratgico, da definio dos objetivos, metas, cenrios e estratgias para driblar dificuldades, como escassez de recursos. Aps o estabelecimento do plano estratgico pela direo, o mesmo repassado para os supervisores da organizao da Copa do Mundo. Esses tero como misso repassar para o pessoal envolvido diretamente nas atividades o plano feito inicialmente. O planejamento ttico consolidar esse controle entre o estabelecido pela direo e o efetuado no dia-a-dia. J o plano operacional estabelecer a avaliao e a checagem do que est sendo feito, do cumprimento dos prazos, dos materias necessrios que esto faltando para o andamento da obra, por exemplo. Para que o Brasil se consolide no cenrio mundial, como um Pas que organiza de forma eficiente e eficaz um evento do nvel de uma Copa do Mundo, necessrio planejar. Recursos e boa estrutura no suprem a ausncia de um planejamento bem feito. Esse por sua vez s ser alcanado a partir de uma excelente interligao e harmonia entre os planos estratgico, ttico e operacional.

www.acasadoconcurseiro.com.br

Prof. Gabriela Leal

16

Vous aimerez peut-être aussi