Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN DEPARTAMENTO ACADMICO DE ELETROTCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELTRICA/ELETROTCNICA

ANIBAL CHAGAS JUNIOR ALISON GRACINO RAMOS FERNANDO BONANCIO CERQUEIRA MATHEUS CUNHA ARANTES DE SOUSA TIAGO NEIVA DE LIMA

ONDAS ELETROMAGNTICAS

TRABALHO DE CONCLUSO DO SEMESTRE

CURITIBA DEZEMBRO / 2010

ANIBAL CHAGAS JUNIOR ALISON GRACINO RAMOS FERNANDO BONANCIO CERQUEIRA MATHEUS CUNHA ARANTES DE SOUSA TIAGO NEIVA DE LIMA

ONDAS ELETROMAGNTICAS

Trabalho de graduao apresentado ao curso de Engenharia Industrial Eltrica, disciplina de

Eletromagnetismo, sob orientao da Professora Dra. Maria de Fatima Ribeiro Raia.

CURITIBA DEZEMBRO / 2010

SUMRIO
1. Objetivo ............................................................................................................... 5 2. Introduo ........................................................................................................... 6 3. Ondas Planas ............................................................................................ 8

1 Objetivo
Este trabalho visa apresentar uma abordagem geral sobre ondas eletromagnticas plana uniformes e suas caractersticas de propagao.

2 Introduo
A Lei de Faraday nos ensina que a variao em um campo magntico gera um campo eltrico. O fsico escocs James Clerk Maxwell (1831-1879) se perguntou se o contrrio poderia ser feito, ou seja, uma variao de campo eltrico poderia gerar um campo magntico. Dessa idia veio uma das mais importantes descobertas do sculo 19, que a existncia das ondas eletromagnticas. Essas ondas foram produzidas experimentalmente pela primeira vez alguns anos aps a morte de Maxwell, pelo fsico alemo Heinrich Hertz (1857-1894). A importncia das ondas eletromagnticas na nossa vida indiscutvel. Elas esto presentes quando enxergamos os objetos a nossa volta, quando ligamos a TV, quando estouramos pipocas no forno de microondas e em mais uma grande gama de exemplos.

3 Ondas Planas
Uma onda eletromagntica composta de campos eltricos e magnticos, cuja relao e dada pelas equaes de Maxwell. Se o campo eltrico varia no tempo, o campo magntico tambm ser varivel. Tanto o campo eltrico quanto o campo magntico so em qualquer ponto normais a direo de propagao da onda, isto significa que os campos esto em um plano que e transverso ou normal a direo de propagao. Assim uma onda eletromagntica no tem componente de campos eltrico ou magntico na direo de propagao.

Figura 1 A frente de onda de uma onda plana viajando no espao (WIKI LINGUE, 2010).

Essa onda e chamada transversal eletromagntica (TEM); sendo tambm chamada de onda plana uniforme, uma onda plana aquela em que as frentes de onda possuem fase constante. Se as amplitudes de E e H tem a mesma magnitude ao longo de qualquer plano transverso na frente de onda a mesma ser uma onda plana uniforme. A orientao na qual aponta o vetor campo eltrico e chamada de polarizao da onda. Uma onda plana uniforme no existe fisicamente, pois ela teria energia infinita, entretanto ela de fundamental importncia, pois servem como aproximaes para ondas que a longas distancias da fonte (campo distante), a fase frontal torna-se to grande que e considerada plana. E esta uma situao prtica em comunicaes via radio, pois as ondas

que chegam ao receptor pelo transmissor so basicamente ondas planas (BISQUOLO). E (t, z) = E0 cos (t -z)x [V/m]

(3-1)

= 2f: freqncia angular (rad/s)


f = freqncia de onda (Hz)

= constante de fase (rad / m) = comprimento de onda (m)


Se a direo do campo eltrico e transversal ao eixo x; e a intensidade de campo magntico para uma propagao na direo z, fica: H(t,z) = (E0 / ) cos (t -z) y (3-2)

= impedncias intrnsecas do meio =


= permissividade mdia = [F / m] = permeabilidade mdia (H/ m) No espao livre, a impedncia intrnseca :

(3-3)

377

Assim a expresso para a intensidade do campo magntico e a expresso para a intensidade do campo eltrico dividida por uma constante ; a impedncia intrnseca do meio

Hy (t,z) =

(3-4)

Nota-se que tais campos so ortogonais, e que t-t = cte, representa a velocidade da constante de fase, em termos da derivada:

=0

= v v = = f

Que e a constante de fase, com c = 3.10-8 m/s para o espao livre, e para uma onda harmnica, o vetor campo eltrico e descrito por: Ex(t,z) = E0 cos (t -z) (3-5)

Assim pode-se expressar a seqncia de vetores campo eltrico no espao em instantes fixos de tempo, logo para meio perodo de oscilao, tem-se:

t=0 Ex(t,z) = E0 cos (t -z)

(3-6)

t=

Ex(t,z) = E0 cos (

-z)

(3-7)

t=

Ex(t,z) = E0 cos (-z)

(3-8)

As ondas eletromagnticas so usadas para transportar informao de um ponto a outro sem fios. Assim define-se o vetor de Poynting, que fornece a quantidade de potencia transportada pela onda, sendo dado pelo produto vetorial entre E e H , dado por:

S=ExH

(3-9)

Onde S representa o vetor densidade de potencia expressa em [W/m 2 ], e E e H as intensidades do vetor campo eltrico e magntico expressos em [V/m] e [A/m] respectivamente.

12 Concluso

10

13. Referencias Bibliogrfica


Bisquolo, Paulo Augusto. UOL Educao, Fsica,

<http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u26.jhtm>. Acesso em: 03/12/2010.

Machado,

Adalberto

Pereira.

Polarizao

de

Ondas

Eletromagnticas,

Monografia de Graduao em Engenharia Eltrica, 2008.

WIKI LINGUE, <http://pt.wikilingue.com/es/Ficheiro:Onde_plane_3d.jpg>. Acesso em: 03/12/2010.

11

Vous aimerez peut-être aussi