Vous êtes sur la page 1sur 1

Braslia, quinta-feira, 20 de junho de 2013

11
www.quidnovi.com.br
Com Lindauro Gomes e Larcio Alencar

ABRE Mino Pedrosa


Isso
Sem querer ouvir
A memria de Braslia est sendo apagada do Arquivo Pblico do Distrito Federal. Denncia feita Ouvidoria e Corregedoria do GDF no surtiu efeito. Tambm pudera, imagens histricas do acervo da NOVACAP, que j foi nominado na UNESCO como integrante do programa Memria do Mundo, esto sendo transferidas para a ONG Terra Mater Brasilis para serem comercializadas a peso de ouro. A denncia afirma que tudo est sendo feito, ao apagar das luzes, pelo coordenador de arquivo permanente, Wilson Jardim, com a cincia do superintendente Gustavo Chauvet, que, com seu belo currculo e histria, assumiu prometendo tornar o espao referncia nacional. A atual gesto vem seguindo a trilha dos pequenos e inofensivos delitos burocrticos sem nenhum constrangimento, com a certeza da impunidade. O que se escuta pelos vazios corredores daquele equipamento cultural que o

Arquivo s mais um na enorme fila de denuncias de irregularidades e mal versao do dinheiro pblico do Governo de Agnelo Queiroz. At que se apure tudo que j foi denunciado, todos e tudo sero esquecidos. Um detalhe: a ONG Terra Mater Brasilis foi chamada atravs do Dirio Oficial para prestar contas atrasadas desde 2007 usando o dinheiro pblico, inclusive da extinta BRASILIATUR. Pelo visto, a Ouvidoria no est nem a para isso! H!

ARQUIVO INSTITUTO FHC

De pai para filho


Na 2 feira, 17, quando manifestaes explodiram por todo o pas, o senador petista Lindbergh Farias, ex-cara pintada que comandou a juventude contra o governo Collor, estava no Aeroporto do Rio de Janeiro e acompanhava os fatos pela TV, enquanto aguardava o embarque para Braslia. De repente se deu conta que seu filho um cara pintada e com medo que a represso policial recasse sobre o menino de 17 anos, ligou para casa e como o telefone no atendeu, abandonou tudo e rumou para sua residncia. Chegando, deparou-se com a realidade; o jovem Luiz j estava nas ruas protestando, enquanto o pai aflito no conseguia manter contato com o menino. O velho cara pintada entendeu tudo quando Luiz abriu a porta tarde da noite, so e salvo, com o rosto todo verde e amarelo. H!

De volta ao passado
A apario de Fernando Haddad, prefeito petista da cidade de So Paulo, ao lado do governador tucano Geraldo Alkmin, para juntos solucionarem a questo das tarifas de nibus no Estado, gerou um clima de guerra dentro do PT xiita paulistado governo paulista. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, que sonha com o Palcio dos Bandeirantes, no gostou nada do namoro entre o petista e o tucano. Na opinio dela e do ministro da Educao, Alosio Mercadante, tambm paulista, isso abala a militncia e quebra o discurso da oposio. Se o namoro der certo, a dana das cadeiras entre os dois partidos pode selar uma parceria nacional a partir de So Paulo, lembrando o passado em que Lula e Fernando Henrique panfletavam juntos. H!

Troca de farpas
A presidente Dilma Rousseff anda as turras com o secretrio Geral da Presidncia da Repblica, Gilberto Carvalho, que tem como padrinho o ex-presidente Lula, responsvel por manter Carvalho como seus olhos no Palcio do Planalto. O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, aliado de Gilberto Carvalho, tem dado recados diretos a Dilma. O ministro acatou a quebra de sigilo bancrio do candidato petista ao Governo do Rio de Janeiro, Lindbergh Faria, menino dos olhos de Dilma, num processo quando o senador carioca era prefeito em Nova Iguau, na Baixada Fluminense. Toffoli agiu em represlia nomeao do novo ministro do Supremo, Luis Roberto Barroso, que chegou ao cargo sem o seu aval. H!

nibus: moeda de troca


A manifestao popular que assustou a classe poltica brasileira fez doer o bolso dos candidatos Eleio de 2014 nos Estados. O transporte coletivo uma das principais fontes de renda do financiamento das campanhas polticas. A diminuio das tarifas em vrios Estados vem provocando um efeito cascata que, com certeza, vai refletir nas campanhas estaduais do ano que vem. Nos bastidores, a moeda de troca j est sendo negociada. Depois da eleio o aumento ser inevitvel e deve compensar os cortes que esto sendo feitos agora. H!

tira-teima
Mino Pedrosa - A senhora ser candidata ao Buriti em 2014? Liliane Roriz - claro que todo poltico sonha em governar sua cidade, mas o futuro a Deus pertence. E as coisas precisam acontecer da forma mais natural possvel. Quem me conhece sabe que no do meu estilo forar a barra para conseguir as coisas. Mas o primeiro plano que meu pai seja o candidato. MP - possvel falar de renovao na poltica com o

sobrenome Roriz? Liliane Roriz - Minha famlia a minha maior herana. Podem at no adorar meu pai, mas ele foi o grande nome de Braslia depois de JK. S quem tem sua casa hoje sabe a importncia de Roriz nas nossas vidas. Eu conheo bem, mas quero escrever a minha prpria histria. E tenho a conscincia e a lucidez de saber aproveitar o que foi bom, e deixar para trs o que no foi to bom assim. MP - Est preparada para ser governadora? Liliane Roriz - Muita gente votou num

mdico preparado e olha no que deu. Eu sou mais p no cho. Currculo bom, mas o que um governante precisa mesmo de sensibilidade e liderana. Saber olhar para as necessidades do povo e resolver os problemas urgentes. necessrio saber a hora de pedir ajuda. MP - Se aliaria a adversrios histricos de seu pai, como Rollemberg e Cristovam Buarque? Liliane Roriz - Me aliaria a qualquer pessoa que realmente queira o bem de Braslia. O eleitor vai entender que s a unio pode retirar a cidade

Eu gosto de escutar. Eu aprendi muito escutando cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca escuta.
Ernest Hemingway

desse grande caos. Quem ama Braslia vai deixar picuinhas polticas para trs e mirar no objetivo maior que o resgate de nossa boa qualidade de vida. MP - Existe crise no PSD? Liliane Roriz - Se ela existe, no minha. Minha relao com o Kassab e com o Rosso sempre foi muito boa e transparente. Estou no partido por acreditar nessa bandeira do novo. Graas a Deus, tenho recebido total apoio deles desde que entrei no PSD e espero retribuir toda essa confiana. H!

Vous aimerez peut-être aussi