Vous êtes sur la page 1sur 19

A JUSTIA DE DEUS

PARTE 2 QUEM OS CRISTOS DEVEM JULGAR ENQUANTO ESTO NO MUNDO.

Pra. Oriana Barros Igreja Bblica Evangelho da Paz IBEP Passagem de Areia Parnamirim RN Brasil

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

Caro Leitor,

Se lermos a Palavra de Deus sob a nossa tica, ou seja, usando a lgica humana, desta forma que entenderemos e interpretaremos o contedo da Bblia. Pelo raciocnio humano, muitas coisas que esto escritas na Bblia no fazem sentido em nossos dias, e parecem loucura, ou nos aparentam muita dureza, de maneira que fica impossvel de entender. muito confuso e sofrido fazer ou cumprir algo que no entendemos bem porque o estamos fazendo ou precisamos faz-lo. desanimador quando percebemos que as coisas que acontecem ao nosso redor nem sempre confirmam aquilo que estamos nos esforando para crer e fazer. Por causa disso que muitos dizem: Deus, no compreendo os seus caminhos, ou a sua vontade, mas continuarei crendo no Senhor. Sob a tica humana, ns at podemos fazer o que est escrito na Bblia por religiosidade, mas quase que na maioria das vezes esquecemos de faz-lo devido s situaes que nos cercam serem mais coerentes e mais vivas do que aquilo que ouvimos nas pregaes ou lemos na Bblia. Contudo, se a Palavra de Deus for ouvida, lida, e interpretada segundo a tica eterna, ou segundo a lgica de Deus, o seu contedo nos apresenta um propsito nico, ganha coerncia no nosso entendimento, e nos mostra o verdadeiro sentido das coisas. Ela se torna clara, de forma que a nossa f em Deus fica fortalecida e inabalvel pelas circunstncias do mundo. Somente desta forma ns conseguimos entender a vontade de Deus, e tudo o que acontece a nossa volta. O conhecimento da Palavra de Deus advindo da tica dEle mesmo gera no homem a f verdadeira, e lhe abre os olhos do entendimento, levando-o a enxergar Deus como Ele verdadeiramente , a eternidade, e a sua necessidade urgente de salvao. Portanto, no devemos tentar entender a Bblia atravs de nossas experincias no mundo, ou atravs das cincias teolgicas e das muitas outras cincias humanas, mas busquemos entend-la pelos padres eternos que esto descritos nas sagradas escrituras desde o livro de Gnesis: Deus e a eternidade, com suas regras e Leis infalveis e imutveis, j existiam antes do mundo ser criado! A verso bblica utilizada na maior parte deste estudo a NVI (Nova Verso Internacional) por esta apresentar uma linguagem mais atual, proporcionando uma melhor compreenso do contedo da Bblia, alm de se adequar perfeitamente linguagem utilizada em nossos textos. Contudo, outras verses da Bblia no mudaro de nenhuma forma o entendimento dos assuntos tratados em nossa abordagem, pois em todas elas o contexto o memo. Tenha uma boa leitura! A autora.

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

NDICE

1-INTRODUO............................................................................................................04 2-O JULGAMENTO DO MUNDO...............................................................................05 3-O JULGAMENTO DAS COISAS DENTRO DA IGREJA DO SENHOR..........15 4-PONTOS IMPORTANTES QUE DEVEMOS OBSERVAR.................................17

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

1-INTRODUO
Disse o Senhor Jesus: Bem-aventurado aquele que em mim se no escandalizar. (Lucas 7:23) Como existe grande controvrsia sobre a questo "julgamento" no meio cristo, resolvemos publicar este artigo falando sobre o assunto. Leia com cuidado as afirmaes aqui contidas, e, com maior ateno, os versculos a elas relacionados, pois so eles a base das afirmaes deste texto. Fornecemos aos leitores vrios versculos e no somente um nico, para expor o que a Palavra de Deus nos ensina sobre o assunto, pois no podemos nos basear na afirmao de um s versculo para interpretarmos a vontade de Deus sobre qualquer tema que seja; o uso de um s versculo para dele retirar concluses acerca da vontade de Deus uma atitude perigosa que pode gerar concluses que vo de encontro totalidade da verdade de Deus, e, consequentemente, gerar falsas doutrinas. Um s versculo da Bblia Sagrada, seja em qual verso for, contm vrios outros condicionantes, os quais devemos prestar ateno! Por isso necessrio que o verdadeiro cristo dedique tempo ao estudo da Palavra de Deus, meditando em vrias passagens que falem do assunto escolhido, e no exclusivamente numa. Ento, de acordo com a Bblia Sagrada, os cristos devem julgar as coisas entre si, para seus prprios crescimentos espirituais e para a manuteno da f crist, mas no devem julgar o mundo. Com relao quela estria de dizer que "omisso pecado" para com esta afirmao basearmos nossos julgamentos ou protestos contra o que o mundo vem fazendo de mal, existe um versculo que fala diretamente sobre "omisso" na Bblia, e ele est localizado no Antigo testamento, declarando o seguinte: Se algum pecar porque, tendo sido testemunha de algo que viu ou soube, no o declarou, sofrer as consequncias da sua iniquidade. (Levtico 5:1); na verso ACRF, ele est escrito assim: Quando alguma pessoa pecar, ouvindo uma voz de blasfmia, de que for testemunha, seja porque viu, ou porque soube, se o no denunciar, ento levar a sua iniquidade. Contudo, importante observar sobre quem estas palavras possuam efeito. Isto um trecho da lei que fora dada por Deus a Moiss para que o povo de Deus (os israelitas) a ela se submetessem. Ao lermos outros captulos do livro de Levtico, perceberemos que esta observao da lei est direcionada para o prprio convvio entre os israelitas, e no para o convvio deles com pessoas de fora da sua f.

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

Quando lemos a lei mosaica, entendemos que a justia ou a retido no meio do povo de Deus era algo importante para que eles estivessem sempre debaixo da proteo do Senhor; por isso, se algum visse algo errado ou injusto acontecer e se omitisse, ou se calasse, para que no houvesse julgamento ali entre eles (o que quer dizer que um estava acobertando o pecado de outro), o prprio Deus haveria de julg-los. No Novo Testamento, de forma semelhante, podemos observar admoestaes dos apstolos em suas cartas s igrejas da poca tratando exatamente sobre isso, e de forma bem clara, o que ser exposto aqui neste estudo, mais frente.

2-O JULGAMENTO DO MUNDO


Em relao ao julgamento do mundo, existem vrios trechos dos escritos bblicos (aqui, em particular, estaremos mostrando os do Novo Testamento) evidenciando que a igreja do Senhor Jesus Cristo no deve julgar os de fora da f, nem interferir ou contender no que eles intentam fazer, a no ser que estejam em cargos de autoridade reconhecidos pelo prprio mundo. CONTUDO, A IGREJA NO PODE E NEM DEVE OBRIGAR O MUNDO A ACATAR A JUSTIA DE DEUS! Aos mpios os cristos podem e devem avisar que os tais esto errando em alguma coisa, de preferncia em momentos oportunos. Principalmente, o corpo de Cristo deve fazer isso ao ser questionado sobre sua f, porm, educadamente: no preciso contender com os de fora por causa das coisas erradas que fazem, mesmo que esteja se sentindo prejudicado ou humilhado por eles por causa disso! Veja o que diz a doutrina de Cristo sobre este assunto: Afaste-se do mal e faa o bem; busque a paz com perseverana. Porque os olhos do Senhor esto sobre os justos e os seus ouvidos esto atentos sua orao, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal. Quem h de maltrat-los, se vocs forem zelosos na prtica do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justia, vocs sero felizes. No temam aquilo que eles temem, no fiquem amedrontados. Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu corao. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razo da esperana que h em vocs. Contudo, faam isso com mansido e respeito, conservando boa conscincia, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocs, porque esto em Cristo, fiquem envergonhados de suas calnias. melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal. Pois tambm Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. (1Pedro 3:11-18) Abaixo segue uma listagem dos principais motivos pelos quais os cristos no devem julgar ou contender com quem est no mundo e no cr em Deus, ou no cr na existncia da eternidade:

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

1-Divulgar a mensagem de reconciliao com Deus deve ser a prioridade dos cristos. Por isso no podemos nos colocar contra o mundo. Se nos colocarmos contra o mal que os mpios fazem, contendendo com eles, tentando impedi-los usando da mesma violncia ou agressividade que eles usam, ou mesmo lutando contra o mal que eles nos fazem nos tribunais seculares, sem perdo-los, eles no daro ouvidos mensagem de reconciliao com Deus, pois estaremos agindo segundo a justia deles. O Corpo de Cristo deve andar na terra segundo a Justia de Deus, perseverando em fazer o bem, continuando a fazer boas obras sem esperar reconhecimento, e por isso que sofre aflies e humilhaes sem revidar, em nome do Senhor. Para confirmar isso, vejamos os versculos abaixo: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado. (Marcos 16:15-16) Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (Joo 3:16-17) No julguem nada antes da hora devida; esperem at que o Senhor venha. Ele trar luz o que est oculto nas trevas e manifestar as intenes dos coraes. Nessa ocasio, cada um receber de Deus a sua aprovao. (1 Corntios 4:5) Bem-aventurados sero vocs quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calnia contra vocs. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande a recompensa de vocs nos cus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocs. Vocs so o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaur-lo? No servir para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocs so a luz do mundo. No se pode esconder uma cidade construda sobre um monte. E, tambm, ningum acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrrio, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que esto na casa. Assim brilhe a luz de vocs diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocs, que est nos cus. (Mateus 5:11-16) Mas eu digo a vocs que esto me ouvindo: Amem os seus inimigos, faam o bem aos que os odeiam, abenoem os que os amaldioam, orem por aqueles que os maltratam. Se algum lhe bater numa face, oferea-lhe tambm a outra. Se algum lhe tirar a capa, no o impea de tirar-lhe a tnica. D a todo o que lhe pedir, e se algum tirar o que pertence a voc, no lhe exija que o devolva. Como vocs querem que os outros lhes faam, faam tambm vocs a eles. "Que mrito vocs

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

tero, se amarem aos que os amam? At os pecadores amam aos que os amam. E que mrito tero, se fizerem o bem queles que so bons para com vocs? At os pecadores agem assim. E que mrito tero, se emprestarem a pessoas de quem esperam devoluo? At os pecadores emprestam a pecadores, esperando receber devoluo integral. Amem, porm, os seus inimigos, faam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Ento, a recompensa que tero ser grande e vocs sero filhos do Altssimo, porque ele bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocs misericordioso". "No julguem, e vocs no sero julgados. No condenem, e no sero condenados. Perdoem, e sero perdoados. Dem, e lhes ser dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante ser dada a vocs. Pois a medida que usarem, tambm ser usada para medir vocs". (Lucas 6:27-38) Amar segundo o mundo significa gostar, simpatizar, estar apaixonado. Amar segundo Deus significa andar na Sua Justia, independente do que se sente. Quando na Palavra de Deus lemos "ame os seus inimigos", ela no est nos dizendo para gostar deles, e sim, para fazer o bem a eles, ainda que eles nos faam mal. A Palavra de Deus no nos ensina a gostar de sofrer, e, de fato, ningum gosta disso, nem o prprio Jesus gostou, e no Reino de Deus no haver mais sofrimento. Deus no gosta de quem faz o mal, mas ama a todos ( justo para com todos), porque deseja que todos se arrependam do mal que h dentro de si mesmos e sejam salvos da condenao eterna. Ento, evidente que, o propsito de ns, os cristos, amarmos os nossos inimigos, ou de nos ESFORARMOS em fazer o bem a eles (no pagar mal por mal) ainda que no gostemos do que eles esto nos fazendo, um s: para que a mensagem de reconciliao com Deus mediante a justificao dos pecados pela f em Jesus Cristo possa ser anunciada e ouvida no mundo. Se falarmos de Deus, mas no andarmos numa justia diferente da que existe no mundo, este jamais dar ouvidos a mensagem do evangelho de Cristo. Esta a novidade de vida que precisamos viver se quisermos que o evangelho seja ouvido pelos que creem na existncia do Deus criador de todas as coisas, contudo, ainda vivem conforme o mundo, e converses verdadeiras a Jesus aconteam. Vejamos o que nos alertam os versculos abaixo: Se algum est em Cristo, nova criao. As coisas antigas j passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministrio da reconciliao, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, no lanando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliao. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermdio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

com Deus. Deus tornou pecado por ns aquele que no tinha pecado, para que nele nos tornssemos justia de Deus. (2 Corntios 5:17-21) Amados, no se surpreendam com o fogo que surge entre vocs para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegremse medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que tambm, quando a sua glria for revelada, vocs exultem com grande alegria. Se vocs so insultados por causa do nome de Cristo, felizes so vocs, pois o Esprito da glria, o Esprito de Deus, repousa sobre vocs. Se algum de vocs sofre, que no seja como assassino, ladro, criminoso ou como quem se intromete em negcios alheios. Contudo, se sofre como cristo, no se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. Pois chegou a hora de comear o julgamento pela casa de Deus; e, se comea primeiro conosco, qual ser o fim daqueles que no obedecem ao evangelho de Deus? E, "se ao justo difcil ser salvo, que ser do mpio e pecador?" Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem. (1Pedro 4:12-19) 2-Materialmente ou carnalmente falando, somos ainda passveis de correes e exortaes por causa das nossas fraquezas e imperfeies. Desta forma, ns ainda podemos pecar semelhantemente aos que esto no mundo, apesar de no termos mais parte com a maldade dele; por isso mesmo no temos, por enquanto, autoridade para julg-los. Portanto, voc, que julga os outros, indesculpvel; pois est condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que voc, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juzo de Deus contra os que praticam tais coisas conforme a verdade. Assim, quando voc, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapar do juzo de Deus? Ou ser que voc despreza as riquezas da sua bondade, tolerncia e pacincia, no reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Contudo, por causa da sua teimosia e do seu corao obstinado, voc est acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelar o seu justo julgamento. Deus "retribuir a cada um conforme o seu procedimento". Ele dar vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glria, honra e imortalidade. Mas haver ira e indignao para os que so egostas, que rejeitam a verdade e seguem a injustia. (Romanos 2:1-8) Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a ns mesmos, e a verdade no est em ns. Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustia. Se afirmarmos que no temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra no est em ns. (1Joo 1:8-10)

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

3-No cabe mais aos cristos ir contra as atitudes erradas dos mpios, porque CRISTOS NO PERTENCEM MAIS AO MUNDO, apesar de estarem vivendo nele ainda. Cristos devem sim, seguir a doutrina de Cristo e obedec-la, se separando da maldade do mundo, rejeitando o mal em si mesmos e tambm dentro da congregao, para que todos possam ser santificados segundo a verdade da Justia de Deus e se manterem desta forma at o Dia do Senhor. Abaixo est um trecho da orao que Jesus fez em interseo pelos que so dEle: Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles no so do mundo, como eu tambm no sou. No rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles no so do mundo, como eu tambm no sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra a verdade. Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que tambm eles sejam santificados pela verdade. "Minha orao no apenas por eles. Rogo tambm por aqueles que crero em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu ests em mim e eu em ti. Que eles tambm estejam em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste. (Joo 17:13-21) 4-No temos o poder de mudar o mundo com nossas boas aes, ainda que tenhamos a obrigao de faz-las por causa da f em Jesus. O mundo nunca ser melhor; no h como mud-lo, pois ele est sob a autoridade do maligno, e est morto (separado de Deus) por causa disso. O mundo nunca ouvir a Deus POR CAUSA DE SUA MALDADE, e por sua ignorncia acerca das coisas de Deus est desobrigado de obedec-lo; o mundo no tem nada a ver com Deus, porm, ns, que j samos do mundo, os que agora cremos na justificao eterna pelo sacrifcio de Jesus Cristo, que temos comunho com o Senhor e tambm temos a obrigao de honr-lo e obedec-lo, se realmente nEle cremos. O mundo pode, s vezes, ter uma aparncia de bondade, mas de fato est se consumindo em sua prpria perversidade. Ns, cristos, no precisamos fazer nada contra ele para tentar corrigi-lo ou mud-lo porque somente Deus tem autoridade e poder para fazer isso como realmente deve ser feito; a ira de Deus j tem se derramado no mundo de diversas maneiras, e ser derramada de uma vez por todas sobre este mundo mau na eternidade, e isso no h como impedir de acontecer. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo est sob o poder do Maligno. (1 Joo 5:19) A ira de Deus revelada dos cus contra toda impiedade e injustia dos homens que suprimem a verdade pela injustia, pois o que de Deus se pode conhecer manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criao do mundo os atributos invisveis de Deus, seu

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

eterno poder e sua natureza divina, tm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens so indesculpveis; porque, tendo conhecido a Deus, no o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graas, mas os seus pensamentos tornaram-se fteis e o corao insensato deles obscureceu-se. Dizendose sbios, tornaram-se loucos e trocaram a glria do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhana do homem mortal, bem como de pssaros, quadrpedes e rpteis. Por isso Deus os entregou impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu corao, para a degradao do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que bendito para sempre. Amm. Por causa disso Deus os entregou a paixes vergonhosas. At suas mulheres trocaram suas relaes sexuais naturais por outras, contrrias natureza. Da mesma forma, os homens tambm abandonaram as relaes naturais com as mulheres e se inflamaram de paixo uns pelos outros. Comearam a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perverso. Alm do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposio mental reprovvel, para praticarem o que no deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustia, maldade, ganncia e depravao. Esto cheios de inveja, homicdio, rivalidades, engano e malcia. So bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; so insensatos, desleais, sem amor pela famlia, implacveis. Embora conheam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, no somente continuam a pratic-las, mas tambm aprovam aqueles que as praticam. (Romanos 1:18-32) Ao lermos o trecho bblico acima, percebemos que as tendncias pervertidas que acontecem com homens e mulheres que andam afastados de Deus j julgamento do Senhor sobre eles! As frases so taxativas e claras, segundo nos declara a doutrina de Cristo: "Deus os entregou impureza sexual", "Deus os entregou s paixes vergonhosas", "Ele os entregou a uma disposio mental reprovvel para praticarem o que no deviam". 5-Devemos perseverar na f que nos leva a prosseguir divulgando a mensagem da reconciliao. No abram mo da confiana que vocs tm; ela ser ricamente recompensada. Vocs precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve "Aquele que vem vir, e no demorar. Mas o meu justo viver pela f. E, se retroceder, no me agradarei dele". Ns, porm, no somos dos que retrocedem e so destrudos, mas dos que crem e so salvos. (Hebreus 10:35-39)

10

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

Ento, percebemos que: quando Deus nos diz "o meu justo viver pela f", ele est querendo dizer que "aquele que perseverar em andar na minha justia neste mundo mau, viver na eternidade comigo, ou HERDAR A VIDA ETERNA, recebendo, assim, de Deus, o que Ele nos tem prometido eternamente". Quem deixa de perseverar desta forma, ou seja, quem retrocede desta f, no agrada a Deus e ser destrudo eternamente, conforme declara a Palavra. Quanto a vocs, irmos, nunca se cansem de fazer o bem. (2 Tessalonicenses 3:13) No importa o que acontea, exeram a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu v e os veja, quer apenas oua a seu respeito em minha ausncia, fique eu sabendo que vocs permanecem firmes num s esprito, lutando unnimes pela f evanglica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opem a vocs. Para eles isso sinal de destruio, mas para vocs de salvao, e isso da parte de Deus; pois a vocs foi dado o privilgio de, no apenas crer em Cristo, mas tambm de sofrer por ele, j que esto passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento. (Filipenses 1:27-30). Muitos interpretam os versculos acima erradamente. Lutar unanimemente pela f evanglica no quer dizer ir de encontro ao mundo quando eles se levantarem contra ns, e, sim, quer dizer, continuar perseverando na f que foca na vida eterna e que leva divulgao do evangelho de Jesus Cristo, ou divulgao da mensagem de reconciliao com Deus ao mundo. esta f que escolhe renunciar satisfao do prprio ego, e a renncia de seus prprios direitos segundo sua cidadania no mundo e sofre calada o dano para que a mensagem da cruz seja divulgada na terra e ouvida nela. Portanto, irmos, rogo-lhes pelas misericrdias de Deus que se ofeream em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus; este o culto racional de vocs. No se amoldem ao padro deste mundo, mas transformem-se pela renovao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. Por isso, pela graa que me foi dada digo a todos vocs: Ningum tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrrio, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da f que Deus lhe concedeu. (Romanos12:1-3). Interpretaes erradas tem tambm acontecido com relao frase "no se amoldem ao padro deste mundo" escrita no versculo 2 do captulo 12 de Romanos. Na verso ACRF encontramos esta mesma frase escrita assim: "E no sede conformados com este mundo", e, em outras verses da Joo Ferreira, a palavra mundo substituda pela palavra "sculo", mas, todas tem o mesmo significado. Nesta passagem o Apstolo Paulo no incentiva aos cristos a protestarem por qualquer motivo que seja com relao ao que as pessoas fazem ou deixam de fazer no

11

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

mundo, mas, incentiva-os, sim, A RENOVAREM SUAS MENTES com o conhecimento da doutrina de Cristo. Somente assim no procedero conforme o padro ou conforme os moldes deste mundo mau e, desta maneira, vo poder desfrutar de paz mesmo vivendo em meio s aflies vindas do mundo (pois a maldade, que o padro deste mundo, geradora de aflies e tristezas). assim que verdadeiros discpulos de Cristo experimentam e comprovam em si mesmos qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus, e se mantm firmes na verdadeira f. De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus sero perseguidos. Contudo, os perversos e impostores iro de mal a pior, enganando e sendo enganados. (2Timteo 3:12-13) - Quando Timteo fala em perversos e impostores aqui, ele est se referindo aqueles que, se dizendo cristos, ao serem perseguidos, ameaados ou injuriados revidam, protestam, e ensinam os outros a fazerem o mesmo, andando em suas prprias justias, e deturpando desta maneira o evangelho de Cristo. Portanto, irmos, sejam pacientes at a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com pacincia at virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam tambm pacientes e fortaleam o seu corao, pois a vinda do Senhor est prxima. (Tiago 5:7,8). Quando o Apstolo fala em ser paciente, est dizendo para nos esforarmos em ver acontecer a maldade do mundo pacientemente, mesmo que aparentemente estejamos sendo injustiados nele ou tidos como perdedores, fortalecendo o corao na verdade da doutrina de Cristo, sem contendermos com os que esto no poder fazendo por suas vontades erradas suas leis, at que o Senhor se manifeste. claro que a maldade com a qual o mundo lida com as coisas no nada fcil de suportar se no estivermos suficientemente fortes na f verdadeira, e por isso mesmo muita gente que no conhece a doutrina de Cristo a fundo vai ser tentada a sair da Justia de Deus movida pela raiva da injustia que esto vendo e sentindo na pele. Porm, se os cristos tentarem fazer justia no mundo com suas prprias foras, retrocedendo na f, sem esperarem pacientemente o cumprimento da justia de Deus na eternidade, sero julgados e condenados por isso, como j lemos em Hebreus 10:35-39. Na era presente, ou no presente sculo, assim que ns devemos nos comportar no mundo: A graa de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar impiedade e s paixes mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperana: a gloriosa manifestao de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por ns a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado prtica de boas obras. (Tito 2:11-14)

12

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

6-Deus o nosso vingador, por isso no devemos agir movidos por ira ou indignao; no precisamos revidar contra os que nos fazem mal, no precisamos nos vingar deles (apesar de "aparentemente" nos sentirmos como se estivssemos perdendo em relao a eles, ou nos sentirmos tristes ou com raiva deles). Precisamos ser pacientes, pois o Senhor quem os julgar no devido tempo. justo da parte de Deus retribuir com tribulao aos que lhes causam tribulao, e dar alvio a vocs, que esto sendo atribulados, e a ns tambm. Isso acontecer quando o Senhor Jesus for revelado l do cu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punir os que no conhecem a Deus e os que no obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrero a pena de destruio eterna, a separao da presena do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecer no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocs que creram em nosso testemunho (2 Tessalonicenses 1:6-10). por isso que em outros versculos somos admoestados a ser pacientes: porque vamos ver muita injustia acontecendo na terra sem nos manifestarmos contra, at que o prprio Jesus venha e faa a sua parte. No retribuam a ningum mal por mal. Procurem fazer o que correto aos olhos de todos. Faam todo o possvel para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois est escrito: "Minha a vingana; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrrio: "Se o seu inimigo tiver fome, d-lhe de comer; se tiver sede, d-lhe de beber. Fazendo isso, voc amontoar brasas vivas sobre a cabea dele". No se deixem vencer pelo mal, mas venam o mal com o bem. (Romanos 12:17-21) As brasas vivas se acumulando sobre a cabea de quem nos faz o mal e ns no revidamos, mas tratamos bem, exatamente a ira de Deus se acumulando sobre este algum para ser derramada sobre ele a seu tempo. Quando vocs ficarem irados, no pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e no deem lugar ao diabo. (Efsios 4:26-27) - Se agirmos conforme o que estamos sentindo, sem dvida alguma sairemos da Justia de Deus para dar lugar maldade, ou seja, dar lugar ao diabo! Meus amados irmos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem no produz a justia de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocs, a qual poderosa para salv-los. Sejam praticantes da palavra, e no apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas no a pe em prtica, semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparncia. Mas o homem

13

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prtica dessa lei, no esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, ser feliz naquilo que fizer. Se algum se considera religioso, mas no refreia a sua lngua, engana-se a si mesmo. Sua religio no tem valor algum! A religio que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada esta: cuidar dos rfos e das vivas em suas dificuldades e no se deixar corromper pelo mundo. (Tiago 1:19-27) Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que a hipocrisia. No h nada escondido que no venha a ser descoberto, ou oculto que no venha a ser conhecido. O que vocs disseram nas trevas ser ouvido luz do dia, e o que vocs sussurraram aos ouvidos dentro de casa, ser proclamado dos telhados. Eu lhes digo, meus amigos: no tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Mas eu lhes mostrarei a quem vocs devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lanar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocs devem temer. No se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles esquecido por Deus. At os cabelos da cabea de vocs esto todos contados. No tenham medo; vocs valem mais do que muitos pardais! Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, tambm o Filho do homem o confessar diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me negar diante dos homens ser negado diante dos anjos de Deus. (Lucas 12:1-9) A nossa luta no contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as foras espirituais do mal nas regies celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabalveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraa da justia e tendo os ps calados com a prontido do evangelho da paz. Alm disso, usem o escudo da f, com o qual vocs podero apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvao e a espada do Esprito, que a palavra de Deus. (Efsios 6:12-17) muito importante atentarmos para o que est escrito na doutrina de Cristo como um todo, e no somente nas partes que nos interessam mais, para com elas tirarmos vantagem em alguma situao neste mundo. A doutrina de Cristo segundo a piedade de Deus e deixa um rastro de benignidade, e no de maldade. Quem pensa estar obtendo ou que vai obter qualquer lucro neste mundo atravs do contedo bblico est enganando a si mesmo. Jesus foi insultado, agredido, perseguido, e no protestou, para cumprir a vontade de Seu Pai. Foi sacrificado, e mesmo aps ressuscitar, sendo Ele todo-poderoso, no revidou, no se vingou, PORQUE NA ETERNIDADE QUE SEREMOS TODOS JULGADOS VERDADEIRAMENTE! Deus justo, e a Sua Justia no igual a deste mundo!

14

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

Se algum ensina falsas doutrinas e no concorda com a s doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que segundo a piedade, orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvrsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamaes, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que tm a mente corrompida e que so privados da verdade, os quais pensam que a piedade fonte de lucro. De fato, a piedade com contentamento grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. (1Timteo 6:3-8)

3-O JULGAMENTO DAS COISAS DENTRO DA IGREJA DO SENHOR


Em relao aos julgamentos dentro da igreja, devemos lembrar que, neste caso, estamos lidando com pessoas que j conhecem a Palavra de Deus, ou j creram no evangelho da salvao; em caso de falhas persistentes, onde no h arrependimento, os cristos devem sim ser julgados eclesiasticamente segundo A DOUTRINA DE CRISTO, e no nos tribunais do mundo. 1-Em todo o tempo devemos nos esforar para ser pacientes uns com os outros. Se algum de vocs tem queixa contra outro irmo, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos mpios, em vez de lev-la aos santos? Vocs no sabem que os santos ho de julgar o mundo? Se vocs ho de julgar o mundo, acaso no so capazes de julgar as causas de menor importncia? Vocs no sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida! Portanto, se vocs tm questes relativas s coisas desta vida, designem para juzes os que so da igreja, mesmo que sejam os menos importantes. Digo isso para envergonh-los. Acaso no h entre vocs algum suficientemente sbio para julgar uma causa entre irmos? Mas, ao invs disso, um irmo vai ao tribunal contra outro irmo, e isso diante de descrentes! O fato de haver litgios entre vocs j significa uma completa derrota. Por que no preferem sofrer a injustia? Por que no preferem sofrer o prejuzo? Em vez disso vocs mesmos causam injustias e prejuzos, e isso contra irmos! Vocs no sabem que os perversos no herdaro o Reino de Deus? (1 Corntios 6:1-9) Aps lermos os versculos acima, devemos prestar ateno num detalhe interessante: se entre irmos ns devemos preferir sofrer a injustia e perdoar, sem nos queixarmos uns dos outros ou tentarmos nos vingar ou impor nossas condies, quanto mais com relao ao mundo, que anda totalmente separado de Deus e no o ouve jamais! Perceba que a frase "ho de julgar o mundo" contida no versculo 2, est no futuro, e no presente!

15

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

Sejam completamente humildes e dceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Faam todo o esforo para conservar a unidade do Esprito pelo vnculo da paz. (Efsios 4:2-3) No se deixem enganar: de Deus no se zomba. Pois o que o homem semear, isso tambm colher. Quem semeia para a sua carne, da carne colher destruio; mas quem semeia para o Esprito, do Esprito colher a vida eterna. E no nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo prprio colheremos, se no desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, faamos o bem a todos, especialmente aos da famlia da f. (Glatas 6:7-10) Existe uma tendncia natural nossa de desistirmos de fazer boas obras uns para com os outros, esfriando no amor que vem da Justia de Deus, exatamente porque na maioria das vezes no somos correspondidos ou no recebemos o reconhecimento que gostaramos; por isso que o apstolo, nesta passagem, declara "se no desanimarmos". Contudo, devemos prestar ateno nisso, porque, se esfriarmos neste amor (que no um sentimento!), perderemos a salvao, e por isso mesmo o apstolo fala nesta passagem especificamente em semear e colher; aquele que semear o mau colher destruio, mas o que semear o bem, colher vida eterna. Sobre isso, o prprio Senhor Jesus tambm declara: Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriar, mas aquele que perseverar at o fim ser salvo (Mateus 24:12-13). Observando que, este amor, no s de irmo para irmo na f, mas, de cristos para no cristos tambm! 2-Podemos repreender um irmo que nos fez mal no para humilh-lo, mas para que ele se arrependa e continue crescendo na f, e, especialmente, no perca a sua salvao. Tomem cuidado. "Se o seu irmo pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra voc sete vezes no dia, e sete vezes voltar a voc e disser: Estou arrependido, perdoe-lhe". (Lucas 17:3-4) Se o seu irmo pecar contra voc, v e, a ss com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, voc ganhou seu irmo. Mas se ele no o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que qualquer acusao seja confirmada pelo depoimento de duas ou trs testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-los, conte igreja; e se ele se recusar a ouvir tambm a igreja, trate-o como pago ou publicano. (Mateus 18:15-17) 3-Se for o caso, podemos retirar (ou expulsar) do nosso meio algum que no procede segundo a Justia de Deus e insiste em fazer o mal aos irmos. J por carta vos tenho escrito, que no vos associeis com os que se prostituem; Isto no quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os

16

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

idlatras; porque ento vos seria necessrio sair do mundo. Mas agora vos escrevi que no vos associeis com aquele que, dizendo-se irmo, for devasso, ou avarento, ou idlatra, ou maldizente, ou beberro, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar tambm os que esto de fora? No julgais vs os que esto dentro? Mas Deus julga os que esto de fora. Tirai, pois, dentre vs a esse inquo. (1 Corntios 5:9-13) Saiba disto: nos ltimos dias sobreviro tempos terrveis. Os homens sero egostas, avarentos, presunosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, mpios, sem amor pela famlia, irreconciliveis, caluniadores, sem domnio prprio, cruis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparncia de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses tambm. So esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espcie de desejos. Elas esto sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade. Como Janes e Jambres se opuseram a Moiss, esses tambm resistem verdade. A mente deles depravada; so reprovados na f. No iro longe, porm; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornar evidente a todos (2Timteo 3:1-9). Estes homens aos quais o apstolo Paulo est se referindo nesta passagem so aqueles que se dizendo cristos (sabemos que se tratam de cristos pelas frases: tendo aparncia de piedade e elas esto sempre aprendendo e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade) estaro vivendo conforme seus desejos, negando o evangelho de Jesus Cristo e a Sua doutrina; destes devemos realmente nos afastar.

4-PONTOS IMPORTANTES QUE DEVEMOS OBSERVAR


No devemos julgar erros (falar mal, criticar ou condenar publicamente) de irmos de outras congregaes diferentes da que estamos frequentando, pois no so do nosso convvio, mesmo que sejam os famosos da TV! Sabemos que na eternidade cada um receber de Deus um julgamento de acordo com suas obras. Contudo, em cada congregao crist deve haver sempre a busca pelo total entendimento da doutrina de Cristo, e a exortao de uns para com os outros com base nesta doutrina deve estar sempre acontecendo, o que impedir os irmos de se deixarem levar por ensinamentos falsos. No devemos julgar (falar mal, criticar ou condenar publicamente) os governos e outras autoridades do mundo, mas, somente orar por eles e colaborar com eles no que for necessrio para a manuteno do bem comum (1Pedro 2:13-15), pois so autoridades constitudas por Deus e, segundo a sua palavra, rebelio contra autoridade pecado contra Ele (Romanos13:1-5).

17

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

Se os governos deste mundo so maus ou fazem coisas ms porque pertencem ao mundo, e Deus quem os julgar! O cristo est livre para exercer seus direitos de cidado segundo o mundo votando em quem quiser nas eleies, ou mesmo se candidatando a cargos polticos; mas, de maneira alguma deve protestar, mesmo pacificamente, reclamar, criticar ou se lamentar se o poltico eleito por ele no cumprir o que prometeu, ou mesmo se o governo criar leis que no os favoream. E os que estiverem em cargos polticos de maneira alguma devem prometer coisas que no possam ser rigorosamente cumpridas em seguida, porque exatamente assim que Deus age. E suas promessas devem sempre estar de acordo com as leis do Reino de Deus. Os cristos j devem saber que as polticas e os sistemas de governo deste mundo so e sempre sero maus e corrompidos, bem como suas leis, e, infelizmente, no h protesto que mude isso. Os protestos feitos pelos cristos para obter leis que lhes favoream, mesmo que "pacficos", s geram dio dos que esto no mundo em relao igreja do Senhor. importante lembrarmos que, apesar de estarmos sujeitos a elas porque ainda estamos no mundo, as leis da constituio criadas pelos parlamentares so do mundo e para o mundo, e no abalam jamais os que esto em Deus, por piores que elas sejam. Por conseguinte, as leis do Reino de Deus so para os que pertencem a Ele, e no para o mundo. Os que esto em Deus no esto obrigados a aceitarem as leis deste mundo dentro do seu convvio como igreja, se elas estiverem indo de encontro Justia do Reino, bem como os que esto no mundo no so obrigados a aceitarem as leis de Deus! Porm, os que agora esto no mundo, ignorantes com relao ao poderio e soberania eternas de Deus, tero de enfrent-lo futuramente sem opo de escolha, porque tudo de Deus e para Ele. Portanto, cristos verdadeiros so benignos e pacientes com relao a todas estas coisas seculares, pois confiam, acima de qualquer coisa, no governo e na justia divinos. S Deus cumpriu, cumpre e cumprir fielmente o que nos promete em Sua Palavra, cada coisa h seu tempo.

Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o mpio mancha o prprio nome. (Provrbios 9:7)

18

A JUSTIA DE DEUS PARTE 2 2013


Pastora Oriana Costa

IBEP

19

Vous aimerez peut-être aussi