Vous êtes sur la page 1sur 3

Os Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

Representam um dos principais problemas de sade que acometem trabalhadores nas ltimas dcadas. Esses distrbios permanecem h anos desafiando profissionais de diversas reas do conhecimento cientfico, uma vez que se observa um aumento vertiginoso no nmero de casos em pases industrializados. De acordo com a Instruo Normativa n. 98 1 do Ministrio da Previdncia Social, os DORT podem ser entendidos como uma sndrome relacionada ou no ao trabalho, caracterizada pela ocorrncia de vrios sintomas concomitantes ou no, tais como dor, parestesia, sensao de peso e fadiga, de aparecimento insidioso, mais comumente originados por trauma acumulativo. Diferentemente de outras patologias ocupacionais, os DORT no constituem uma entidade clnica especfica, mas abrangem inmeros quadros sintomticos e sndromes, alguns difusos e outros bem delimitados anatmica e/ou fisiopatologicamente. Alm disso, no possui etiologia exclusivamente ocupacional, podendo ter sua gnese associada a outros fatores como esporte, postura fora do trabalho, traumas prvios, repouso e fatores psicossociais. No Brasil, os DORT passaram a ser reconhecidos como doena ocupacional em 1991, com a publicao da Norma Tcnica de Leses por Esforos Repetitivos - LER - pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social. Apesar da terminologia LER ser mais difundida, optou-se por usar a nomenclatura DORT neste estudo por ser mais atual, uma vez que a Instruo Normativa n 98 afirma que ambas as terminologias so usuais.

A pneumoconiose uma doena respiratria causada pela inalao de poeira. Atinge especialmente os que trabalham na minerao, metalurgia, construo civil, indstria madereira, agricultura e outros ramos profissionais em que na poeira haja a presena de substncias, como a slica, por exemplo. Ao trabalhar, o indivduo pode nem perceber a entrada destas substncias nas vias respiratrias. Mas, com o passar do tempo, pode haver um comprometimento pulmonar grave, se o organismo do indivduo no conseguir combater o agente agressor por si s. Se a quantidade de poeira inalada no for muito grande, dificilmente sero geradas fibroses nos pulmes. Mas, se o indivduo exposto a grandes quantidades de poeira e no usar a mscara como medida de preveno, pode haver o desenvolvimento de uma pneumoconiose com fibrose, que dificulta a expanso pulmonar e outras complicaes podero surgir. Sintomas da Pneumoconiose Poucos so os sintomas da pneuconiose e estes geralmente surgem quando a doena j est instalada a muito tempo, gerando uma tosse seca persistente. Que surge principalmente durante ou logo aps o trabalho. Como diangosticar a Pneumoconiose O diagnstico da pneumoconiose feito com base na histria clnica, sintomas e o raio-x. Como tratar a Pneumoconiose O tratamento feito com o uso de corticosterides e o afastamento da funo. O uso de uma mscara respiratria capaz de filtrar o ar e impedir a contaminao com novas partculas. A perda auditiva induzida por rudo uma vez instalada no indivduo no tem cura, o que pode ser evitado que a doena evolua. A PAIR tem vrios agentes causadores, como o rudo industrial, produtos qumicos (solventes, metais, asfixiantes entre outros). Segundo estudiosos, a PAIR surgiu h muitos anos em decorrncia de fatos histricos, por exemplo, na Idade Mdia na China, a descoberta da plvora e sua utilizao provocaram a PAIR em vrias pessoas, bem como a surdez dos ferrovirios e teceles na poca da Revoluo Industrial. Preparo para os exames Repouso acstico antes da jornada de trabalho ou 14 a 16 horas aps. Preveno O ideal que todas as pessoas busquem a preveno da PAIR, podendo ser realizada atravs dos Programas de Conservao Auditiva (PCA) que inclui o equipamento de proteo individual e o protetor auditivo. Ressalta-se que ao escolher os tipos e modelos de protetores alguns aspectos devem ser levados em conta como: Grau de conforto proporcionado pelo equipamento; Facilidade de colocao, manuseio e manuteno; Capacidade de atenuao do rudo; Vida til; Custo do produto.

DOENA OCUPACIONAL

designao de vrias doenas que causam alteraes na sade do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenas profissionais ou tecnopatias, que so causadas por fatores inerentes atividade laboral, e doenas do trabalho ou mesopatias, que so causadas pelas circunstncias do trabalho. As primeiras possuem nexo causal presumido, mas nas segundas a relao com o trabalho deve ser comprovada. As mais comuns so doenas do sistema respiratrio e da pele. Os cuidados so essencialmente preventivos, pois a maioria das doenas ocupacionais so de difcil tratamento. Exemplos: silicose, asbestose, dermatite de contato, cncer de pele ocupacional. Uma doena ocupacional normalmente adquirida quando um trabalhador exposto acima do limite permitido por lei a agentes qumicos, fsicos, biolgicos ou radioativos, sem proteo compatvel com o risco envolvido. Essa proteo pode ser na forma de equipamento de proteo coletiva (EPC) ou equipamento de proteo individual (EPI). Existem tambm medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos. As principais vias de absoro de agentes nocivos so a pele e os pulmes. No Brasil, a doena ocupacional equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefcios.

Vous aimerez peut-être aussi