Vous êtes sur la page 1sur 10

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012.

ISSN: 2175-4128 1

MEMRIA E HISTRIA EM DEMOCRACIA DE JORGE DE LIMA


Virginia da Silva Santos (PIBIC/UFAL) 1. INTRODUO O presente trabalho se constitui como resultante da pesquisa Memria e Histria em Jorge de Lima, desenvolvida no projeto de iniciao cientfica PIBIC. Partimos do pressuposto de que a arte da memria tpica, espacial (WEINRICH, 2001), procurando, assim, observar que locais do passado so retidos e fixados pelo eu potico. nosso intuito aqui analisar, portanto, os procedimentos expressionais utilizados pelo poeta, considerando tambm o seu contexto extraliterrio. Utilizamos como caminho metodolgico a categoria da reduo estrutural, elaborada por Antonio Candido em Literatura e Sociedade (2006), assim como o conceito de memria desenvolvido por Maurice Halbwachs em A memria coletiva (2006). Tido como poeta cristo, mstico realista, neo-simbolista, modernista, cantor da poesia negra, nacionalista, Jorge Mateus de Lima (1893 1953) foi um poeta que navegou por muitas guas. Percebemos, porm, nessas guas um olho vivo do passado, seja olhando para suas vivncias infantis, seja para o negro ou para a misria, em Democracia no diferente. Poema que compe o livro Poemas Negros (1947), percebemos um eu lrico que se lembra do passado de sua nao, porm com olhos que veem tambm o resultado desse passado em seu presente.

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 2

Utilizaremos, portanto, Antonio Candido para nos auxiliar nessa anlise. Candido defende a ideia de que o fator social no fornece apenas matria (costumes, ambientes, ideias, traos grupais) para possibilitar a realizao do valor esttico, ele um elemento que atua na constituio do que essencial na obra enquanto arte. Maurice Halbwachs tambm nos auxiliar neste trabalho. Halbwachs entende a memria no como algo que subjetivo, pelo contrrio, ele entende que a memria precisa do outro para que se constitua como tal. Segundo o autor at mesmo a memria individual no est inteiramente isolada e fechada.

2. Desenvolvimento: Publicado no livro Poemas Negros (1947), Democracia traz um eu lrico que reflete sobre a formao cultural de seu pas e como essa formao se reflete em si, em seu fazer potico e em sua forma de ver o mundo. Vejamos, ento, o poema:
DEMOCRACIA Punhos de rede embalaram o meu canto para adoar o meu pas, Whitman. Jenipapo coloriu o meu corpo contra os maus-olhados, catecismo me ensinou a abraar os hspedes, carum me alimentou quando criana, Me-negra me contou histrias de bicho, moleque me ensinou safadezas, massoca, tapioca, pipoca, tudo comi, tive maleita, catapora e nguas, bicho-de-p, saudade, poesia; fiquei aluado, malassombrado, tocando marac, dizendo coisas, brincando com as crioulas, vendo espritos, abuses, mes-dgua, conversando com os malucos, conversando sozinho, emprenhando tudo o que encontrava, abraando as cobras pelos matos, me misturando, me sumindo, me acabando, para salvar a minha alma benzida

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 3 e meu corpo pintado de urucu, tatuado de cruzes, de coraes, de mos-ligadas, de nome de amor em todas as lnguas de branco, de mouro ou de pago. (LIMA, 2007, p. 95).

Em Democracia, o eu-lrico se pe como aquele que aglutina diferentes culturas, sendo estas representadas pelo vocabulrio tpico a cada uma. Percebemos, no poema, palavras que nos remetem s culturas indgena (jenipapo, carum, tapioca...), negra (Me-negra, moleque, crioulas...) e branca (catecismo, saudade, cruzes...). Essa posio ocupada pelo eu-lrico pode ser interpretada tambm como sendo o prprio Brasil, j que com o processo de colonizao houve uma miscigenao no s racial, mas tambm cultural. O incio do poema (Punhos de rede embalaram meu canto), tanto pode aludir imagem do ndio em sua tranquilidade antes da chegada do branco, imagem esta que serviu de inspirao para os poemas (ou cantos) dos romnticos indianistas; como tambm pode aludir imagem do branco, em sua Casa Grande, pois o verso que o procede (para adoar o meu pas, Whitman.) leva-nos a interpretar esse adoar no s como a ao de tornar algo agradvel, mas tambm a associ-lo imagem do negro trabalhando nas plantaes de cana-de-acar. importante comentar sobre essa referncia ao poeta norte-americano Walt Whitman (1819 1892). O eu lrico do poema faz uma referncia a Whitman, porm de uma forma que permite interpretar como se ele e Whitman estivessem dialogando ([...] , Whitman.), sugerindo que o eu lrico achasse possvel que mesmo Whitman se encontrando em um pas diferente do seu, ele seria capaz de compreender tudo

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 4

aquilo que ele experienciou, ou mesmo, que seu desejo era falar sobre a sua cultura, j que percebemos que o eu do poema se mostra ansioso em trazer a tona elementos dela, no s porque a descreve com riqueza de detalhes, mas tambm porque isto reforado pela presena de vrgulas na maioria dos versos, ao invs de ponto, o que transmite a ideia de um dizer corrido, apressado. Nos versos seguintes, o eu-lrico descreve outras situaes que nos faz compreender como situaes que ajudaram a compor a cultura do eu-lrico, compreendendo por cultura como: Nossas idias, nossos valores, nossos atos, at mesmo nossas emoes so, como nosso prprio sistema nervoso, produtos culturais [...] (GEERTZ, 1989, p. 62). O eu desse poema no demonstra uma possvel tenso em seu ser pelo fato de abarcar culturas to diferentes, apesar de reconhecer que nem tudo aquilo que ele absorveu foi positivo, j que esse encontro de culturas trouxe tambm doenas no s fsicas (tive maleita, catapora e nguas), mas tambm espirituais como a saudade e a poesia. A poesia em Democracia vista como algo que produz a enfermidade, j que ela mencionada no verso em que o eu lrico descreve as doenas que adquiriu, e tambm por logo aps ela, o eu lrico se transformar. Inclusive, aps a palavra poesia, h um ponto-e-vrgula (bicho-de-p, saudade, poesia;), o que sugere uma pausa que no est somente relacionada a uma questo sinttica, mas tambm ao surgimento de algo novo, como nos esclarece Alfredo Bosi:

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 5 Mas as paradas internas exercem um papel ainda mais intimamente ligado ao movimento inteiro da significao. Uma vrgula, um ponto-e-vrgula, um e, um branco de fim de verso, so ndices de um pensamento que toma flego para potenciar o que j disse e chamar o que vai dizer (BOSI, 1997, p. 100-101).

A aparente harmonia entre as culturas parece ter sido dissipada com o advento da poesia, j que aps ela o poema se reveste de uma aura sobrenatural, como se o eu-lrico estivesse a sofrer alucinaes. interessante notar que exatamente o trecho em que o poema se reveste dessa aura sobrenatural, tambm o momento em que o eu-lrico reconhece ter em si toda essa diversidade cultural, j que at a metade do poema, as referncias s culturas se encontram separadas pelos versos, no existindo um verso que faa referncia a mais de uma cultura. Isto muda da metade do poema para o final, como demonstram bem os cinco ltimos versos:
[...] me misturando, me sumindo, me acabando, para salvar a minha alma benzida e meu corpo pintado de urucu, tatuado de cruzes, de coraes, de mos-ligadas, de nomes de amor em todas as lnguas de branco, de mouro ou de pago.

Nestes versos, o eu do poema afirma ter em si toda esta diversidade, porm admite que isto foi necessrio para manter a sua prpria existncia (para salvar...). Ele se misturou, dissolveu-se, para enfim sumir como um ser homogneo e ressurgir como um ser heterogneo, plural. Essa mistura de culturas indgena, branca e negra que constitui o eu-lrico nos lembra da ideia do movimento Antropfago, pois h

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 6

uma colagem para formar uma composio sincrtica e democrtica, que seria o projeto desse movimento para o Brasil: A antropofagia nos une. Democracia ao abordar as consequncias culturais do processo de colonizao brasileiro, acaba por abordar tambm como estas consequncias ainda fazem parte do imaginrio deste pas, mesmo depois de tantos anos. Maurice Halbwachs, em A memria coletiva, ao refletir sobre a incapacidade de se construir uma memria individualmente, acaba por nos ajudar a pensar sobre isso:
Talvez seja possvel admitir que um nmero enorme de lembranas reaparea porque os outros nos fazem record-los; tambm se h de convir que, mesmo no estando esses outros materialmente presentes, se pode falar em memria coletiva quando evocamos um fato que tivesse um lugar na vida de nosso grupo e que vamos, que vemos ainda agora no momento em que nos recordamos, do ponto de vista desse grupo. Temos o direito de pedir que este segundo aspecto seja admitido, pois este tipo de atitude mental s existe em algum que faa ou tenha feito parte de um grupo e porque, pelo menos distncia, essa pessoa ainda recebe sua influncia (HALBWACHS, 2006, p. 42).

Michael Pollak (1992), ao comentar o pensamento de Halbwachs sobre a memria, apresenta quais os elementos que a constituem. Para esse pensador, os acontecimentos vividos pessoalmente so os que ocupam o primeiro lugar na constituio da memria, j em segundo lugar seriam os acontecimentos herdados, ou como o prprio autor diz, vividos por tabela:
Em segundo lugar, so os acontecimentos que eu chamaria de vividos por tabela, ou seja, acontecimentos vividos pelo grupo ou pela coletividade qual a pessoa se sente pertencer. So acontecimentos dos quais a pessoa nem sempre participou mas que, no imaginrio, tomaram tambm relevo que, no fim das contas quase impossvel que ela consiga saber se participou ou no. [...] perfeitamente possvel que, por meio da socializao poltica, ou da socializao histrica, ocorra um fenmeno de projeo ou de identificao com determinado passado, to forte que podemos falar numa memria quase que herdada (POLLAK, 1992, p. 2).

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 7

Esta relao entre o que foi vivido no passado ser ainda vivido no presente se encontra tambm na prpria estrutura do poema. Democracia possui a maioria de seus verbos conjugados no pretrito perfeito (embalaram, coloriu, ensinou, alimentou...), sugerindo assim, uma atividade que ocorreu no passado, mas j foi concluda. Porm, isto se d at o meio do poema, pois a partir dos versos que sucedem a palavra poesia, percebemos que a maioria dos verbos se encontram no gerndio (tocando, dizendo, vendo, conversando...), sugerindo uma ao que ainda se encontra em curso no momento em que o eu-lrico fala, ou seja, uma ao que no chegou ao fim ainda. Essa ideia de um tempo que foi vivido no passado, mas tambm vivido no presente, tpica da poesia, como reconheceu Massaud Moiss em A criao literria: poesia (2003):
O tempo da poesia est recluso no poema, como se o referente e o referido se entrelaassem numa unidade compacta; o tempo retornaria s suas nascentes sem chegar foz, ou esta e aquelas se mesclariam, num crculo vicioso ou num moto-contnuo, como se o tempo devorador dos Antigossimbolizado em Cronos -, estivesse simultaneamente a gerar outros seres das prprias entranhas. Fonte e desaguadouro, concomitantemente, o tempo da poesia o tempo da palavra. Como suspenso numa galxia prpria, o tempo da poesia se manifesta na enunciao das palavras que constituem o poema; a sucesso de vocbulos articula-se num tempo que no o histrico, nem o psicolgico, nem o mtico um tempo imanente, gestado pela enunciao os signos verbais e numa sequncia irrepetvel, pois cada poema nico (MOISS, 2003, p. 149-150).

O eu-lrico acaba tambm por refletir sobre o fazer potico. No verso que sucede a palavra poesia, h o incio de uma aura sobrenatural no poema, comum ao mundo da poesia, j que esta no tem a obrigao, nem a necessidade de se manter presa realidade, como j reconheceu Leyla Perrone-Moiss (1990):

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 8 [...]dizer as coisas aceitar perd-las, distanci-las e at mesmo anul-las. A linguagem no pode substituir o mundo, nem ao menos represent-lo fielmente. Pode apenas evoc-lo, aludir a ele atravs de pacto que implica a perda do real concreto (PERRONE-MOISS, 1990. p. 105).

Outros versos do poema tambm permitem que o leiamos no s como um poema que fala sobre a diversidade cultural do Brasil, mas tambm como um poema que reflete sobre a prpria poesia. O verso dizendo coisas, brincando com as crioulas, permite-nos essa interpretao, j que crioulas tanto podemos entender como se tratassem de jovens miscigenadas tanto como se o eu lrico estivesse a brincar a nossa lngua brasileira, que a juno de vrias outras lnguas, tal qual o crioulo que pode significar uma lngua mista nascida do contato com um idioma europeu com lnguas nativas. E quando o eu-lrico diz estar brincando com as crioulas, podemos interpretar como se ele estivesse a brincar com a sua lngua, com as palavras, ou seja, dando-lhes novos sentidos. E da mesma maneira o verso emprenhando tudo o que encontrava, permite que entendamos como um verso metapotico, em que esse emprenhar signifique um resignificar as palavras por meio da poesia. Os dois ltimos versos do poema podem ser vistos como uma sntese de tudo aquilo que fora dito (tatuado de cruzes, de coraes, de mos-ligadas/ de nome de amor em todas as lnguas de branco, de mouro ou de pago), pois no s porque o eu-lrico admite ter em si, tatuado, ou seja, marcado de forma permanente, as trs culturas (branca, indgena e negra), mas tambm porque podemos interpretar essas cruzes como as religies, os coraes como a afetividade e as mos-ligadas como a unio

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 9

de tudo isso. Esses dois ltimos versos so, pois, a sntese da Democracia racial que permeia todo o poema, j que no percebemos a predominncia de uma cultura sobre a outra, pelo contrrio, elas se conversam e se misturam para ressurgirem de maneira harmnica.

3. Consideraes finais: Diante da anlise que propomos, percebemos um eu lrico que se mostra mltiplo, que abarca dentro de si vrias culturas, mas que faz de tal maneira que no privilegia uma em relao outra. Em Democracia, vemos como o passado ainda se mostra ativo no presente, percebida no s na superfcie do poema, mas tambm em sua estrutura. Democracia reflete sobre a formao cultural de seu pas, mas que tambm reflete sobre o fazer potico, isso tudo relacionado questo da memria. um poema que nos permite refletir sobre o homem, homem que ser, tal qual seu eu lrico, sempre mltiplo, independente do lugar ou do tempo em que se encontre.

4. Referncias Bibliogrficas: BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. So Paulo: Cultrix, 1997. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. GEERTZ, Clifford. O impacto do Conceito de Cultura sobre o Conceito de Homem. In: ______. A interpretao das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

Anais Eletrnicos do IV Seminrio Nacional Literatura e Cultura So Cristvo/SE: GELIC/UFS, V. 4, 3 e 4 de maio de 2012. ISSN: 2175-4128 10

HALBWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Centauro, 2006. LIMA, Jorge de. Poemas negros Novos Poemas Poemas Escolhidos Livro de Sonetos. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 95. MOISS, Massaud. A criao literria: poesia. 16 ed. So Paulo: Cultrix, 2003. PERRONE-MOISS, Leyla. A criao do texto literrio. In: ______. Flores da Escrivaninha: ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. POLLAK, Michael. Memria e identidade social. In: Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol 5, n 10, 1992. Disponvel em:http://reviravoltadesign.com/080929_raiaviva/info/wpgz/wp-content/uploads/2006/12/memoria_e_identidade_social.pdf.

Acesso em dezembro de 2011.

WEINRICH, Harald. Lete arte e crtica do esquecimento. Traduo de Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi