Vous êtes sur la page 1sur 22

Doenas e Oxigenoterapia

Mariana C. Buranello Fisioterapeuta Nayara C. Gomes - Enfermeira

Hipxia e Hipoxemia
Hipoxemia a deficincia anormal de concentrao de oxignio no sangue arterial (baixa PaO2). Hipxia a diminuio da oferta de oxignio aos tecidos.

HIPXIA
Sinais e sintomas:
Os sintomas mais comumente observados so:
Dores de cabea, falta de ar, nuseas, fadiga, respirao rpida, reflexos pobres, cianose, fadiga mental, deficincia de viso, tonturas e convulses.

Falta de oxignio no crebro devido hipxia pode causar: Mudanas na conscincia e movimentos descoordenados.

Hipxia pode levar a uma condio de risco de vida, se o fornecimento de oxignio a um rgo vital for prejudicado significativamente.

http://www.news-medical.net

Hipoxemia
Os principais sintomas de hipoxemia so: Falta de ar Palpitaes Irritao Confuso mental Sonolncia Estado de coma Suores excessivos Cianose (lbios e extremidades tornam-se roxos)

RISCOS - HIPERXIA
Depresso do sistema respiratrio central Atelectasias de reabsoro Traqueobronquite aguda Diminuio da limpeza mucociliar Danos alveolares Riscos de infeces

TORRE E HURTADO

Sinais de Hiperxia:
Cibras, nuseas, tontura, irritabilidade, perda de reflexos, dor de cabea, alteraes auditivas, hipotermia, reduo da frequncia cardaca e at convulses.

Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica DPOC

Caracteriza-se pela presena de obstruo crnica do fluxo areo, que no totalmente reversvel. A obstruo do fluxo areo geralmente progressiva. O processo inflamatrio crnico pode produzir alteraes dos brnquios (bronquite crnica), bronquolos (bronquiolite obstrutiva) e parnquima pulmonar (enfisema pulmonar). Reduo nos nveis de PaO2 e SpO2; tendncia a reteno de gs carbnico. Oxigenoterapia objetivo manter SpO2 entre 87 e 93%; Altos nveis de SpO2 podem levar a depresso respiratria.

Consenso DPOC, 2004

DPOC

http://saude-joni.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html

Edema Agudo de Pulmo EAP

O edema pulmonar se instala, quando o fluxo de lquido do espao intravascular, em direo ao interstcio e alvolos, supera o retorno do mesmo ao intravascular e sua drenagem pelos linfticos. Causa cardiognica (infarto miocrdico agudo ou exacerbao isqumica de disfuno ventricular pr-existente, sobrecargas agudas de volume para o ventrculo esquerdo e a estenose mitral) ou SARA. Posicionamento do paciente; mscara facial de oxignio com fluxo de 5 a 6 l/min dever ser a opo inicial; se necessrio, mscaras sem reinalao e com reservatrio permitem concentraes de 90 a 100%. O uso do CPAP atravs de mscara especial til.
EAP USP 2003

EAP

http://www.mdsaude.com/2011/10/edema-pulmonar-agudo.html#.UVjFwKJQF2g

Tromboembolismo Pulmonar TEP

Ocorre como consequncia de um trombo, formado no sistema venoso profundo, que se desprende e, atravessando as cavidades direitas do corao, obstrui a artria pulmonar ou um de seus ramos. Os sinais e sintomas dependem, fundamentalmente, da localizao e tamanho do trombo e do estado cardiorrespiratrio prvio do paciente. Pode ser classificada em trs sndromes clnicas: colapso circulatrio, dispnia no explicada e dor torcica do tipo pleurtica respectivamente: embolia macia, embolia submacia e infarto pulmonar.
Diretriz de TEP, 2004

TEP

A hipoxemia tratada com oxigenoterapia, atravs de mscara facial, e, nos casos mais graves, a intubao orotraqueal e o suporte ventilatrio mecnico podem ser necessrios.
Diretriz de TEP, 2004

http://www.concursoefisioterapia.com/2011/04/tromboembolismo-pulmonar-tep.html

So infeces que se instalam nos pulmes. Podem acometer a regio dos alvolos pulmonares onde desembocam as ramificaes terminais dos brnquios e, s vezes, os interstcios (espao entre um alvolo e outro). Basicamente, pneumonias so provocadas pela penetrao de um agente infeccioso ou irritante (bactrias, vrus, fungos e por reaes alrgicas) no espao alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

PNEUMONIA

Diferentes do vrus da gripe, que altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia no costumam ser transmitidos facilmente.

PNEUMONIA
Sintomas
Febre alta; Tosse; Dor no trax; Alteraes da presso arterial; Confuso mental; Mal-estar generalizado; Falta de ar; Secreo de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada; Prostrao.

PNEUMONIA
Fatores de risco: Fumo: provoca reao inflamatria que facilita a penetrao de agentes infecciosos; lcool: interfere no sistema imunolgico e na capacidade de defesa do aparelho respiratrio; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infeco por vrus e bactrias; Resfriados mal cuidados; Mudanas bruscas de temperatura. Tratamento: O tratamento das pneumonias requer o uso de antibiticos e a melhora costuma ocorrer em trs ou quatro dias.

DERRAME PLEURAL

A pleura uma membrana delicada que recobre o pulmo pelo lado de fora (pleura visceral) e a superfcie interna da parede torcica (pleura parietal). Entre as duas pleuras, existe uma camada muito fina de lquido, que facilita o deslizamento suave dos pulmes dentro da caixa torcica, quando se enchem e esvaziam de ar. O derrame pleural, ou gua na pleura, caracterizado pelo acmulo excessivo de lquido no espao entre a pleura visceral e a pleura parietal. De acordo com a composio qumica, ele pode ser classificado em transudato, quando no h leso no espao pleural nem sinal de clulas inflamatrias, e em exsudato, causado pelo aumento da permeabilidade dos vasos da microcirculao e com presena de clulas em decomposio.

DERRAME PLEURAL
Causas
As causas mais comuns dos derrames pleurais so a falta de algumas protenas que ajudam a manter a gua dentro dos vasos sanguneos e a obstruo de canais responsveis pelo escoamento do lquido pleural. Tumores, infeces, sangramentos e doenas cardacas, renais ou hepticas so tambm causas possveis da enfermidade. Os sintomas do derrame pleural podem variar bastante. Os mais caractersticos so falta de ar (dispneia), mesmo em repouso; cansao na realizao de esforos; dor para respirar, especialmente nas inspiraes profundas (a chamada dor pleurtica). Em casos mais graves, pode ocorrer uma elevao entre as costelas, como se a pele estivesse sendo empurrada para longe do trax.

Sintomas

DERRAME PLEURAL
Tratamento
A maioria dos derrames pleurais se resolve em pouco tempo, com o tratamento da doena que os provocou (pneumonia ou doena cardaca, por exemplo). Entretanto, alguns casos requerem cirurgia ou a colocao de drenos no trax. Exerccios de fisioterapia respiratria so fundamentais e devem ser introduzidos desde o incio do tratamento. Entre outros benefcios, eles ajudam a acalmar os sintomas dolorosos e a aumentar a amplitude respiratria.

DERRAME PLEURAL
VDEO

Insuficincia cardaca
uma doena do msculo do corao, que resulta em um dficit de bombeamento do sangue pelo corao. Assim, o corao no pode enviar sangue suficiente para os renal, edema, insuficincia pulmonar, por exemplo. diferentes rgos do corpo, causando vrios efeitos colaterais, incluindo insuficincia

Os principais sintomas da insuficincia cardaca so a fadiga, sonolncia, confuso e edema.

Insuficincia cardaca
Vdeo

Vous aimerez peut-être aussi