Vous êtes sur la page 1sur 12

Capturar Vdeos

Capturando vdeos de um DVD Vamos agora aprender a extrair vdeos de um DVD utilizando o programa Mediacoder, que um programa para converso de vdeos muito famoso e tambm classificado por muitos como exageradamente complicador. Muito se fala sobre esse programa, dizem que faz muito mais do que converter vdeos de um formato para o outro, mas ningum nunca mostrou como fazer, j estava se tornando como uma lenda urbana, ou melhor,uma lenda tecnolgica. Dizem que o Mediacoder inseri legendas, ou que extrai udios, que aumenta ou diminui a resoluo (tamanho) do filme, que extrai o filme com o udio no idioma que voc quiser, que capaz de extrair apenas um trecho do filme, que converte vdeos para o formato que reconhecido por qualquer aparelho de DVD. Pois ...., e isso tudo em um programa freeware, mas saibam que isso tudo no lenda, verdade, ento vamos aprender como este programa funciona. Tutorial Mediacoder Iremos extrair o video de um DVD utilizando o programa Mediacoder. 1 passo : Coloque a mdia no respectivo drive que pode ser um leitor ou gravador de DVD 2 passo : Execute o Mediacoder Ao executar pela primeira vez o programa o seu navegador ser aberto na pagina do do programa, nesta pgina h um boto "Start" que dever ser pressionado, selecione a caixinha abaixo do boto para no ter que volta novamente a iniciar o programa pelo navegador, ento clique no boto "Start". 3 passo : Clique no boto "Add..." e na opo "Add Track"

4 passo : Na caixa intitulada "CD-ROM/DVD-ROM" selecione a unidade onde est o DVD. Aguarde, ento aparecer na caixa "Tracks" todos os ttulos ou vdeos do DVD.

5 passo : Vamos agora selecionar o video que queremos extrair do DVD, o filme geralmente est intitulado por "Track 1" o restante

so os videos extras, como erros de gravao, comentrios do diretor, videos promocionais. Talvez esteja ai o que voce deseja extrair do DVD, se for este o caso voce dever saber qual o numero do titulo que voc deseja capturar, para isso pode-se usar o aparelho de DVD da sala, dando um "play" no titulo desejado e logo em seguida pressionando o boto "display" ou similar, do controle remoto, anote o numero do titulo. Selecionado o titulo "Track", na caixa "Chapters" aparecer os capitulos referentes ao titulo selecionado. Talvez voc queira apenas um trecho do filme, aquela cena romntica, ou uma perseguio empolgante, ou um momento engraado do filme, enfim, possivel extrair essas partes do filme mas ser necessrio que voce saiba em que capitulo a cena est, para isso pode-se usar o aparelho de DVD sa sala como anteriormente foi mencionado. Identificado o numero do capitulo s selecionar o titulo e o capitulo correspondente na caixa "Chapters".

Se voce deseja extrair todo o video ento deixe selecionado apenas o "Track" que voc deseja extrair. Aps selecionado o que se deseja extrair, deve-se clicar no boto "Add".

Espere o processo ser concludo e feche a janela "Add Track". O vdeo est inserido no programa, precisamos agora configura o formato e as dimenses de sada ou seja, a configurao do vdeo extrado

. 6 passo : Configurando o formato de sada do vdeo As configuraes de sada do vdeo so definidas nas abas da parte inferior esquerda da janela do programa. Por padro o Mediacoder ja vem configurado para converter os arquivos de vdeo para o formato MP4 com 800 kbps, como podemos observar na aba "Vdeo". Este o melhor formato para quem deseja colocar seus vdeos em sites de compartilhamento de vdeos, mas este no o formato ideal para edio ou para t-los eu um cd ou dvd, deste modo, aprenderemos como modificar as configuraes do Mediacoder.

Mas antes vamos verificar se o vdeo que selecionamos no DVD realmente o que desejamos, para isso ser necessrio localizar e selecionar a aba "Preview", utilizando as setas laterais, e clicar no boto "Play" , verifique se o vdeo apresentado o que voc deseja, caso no for, volte ao 3 passo.

Definindo o udio do vdeo Agora vamos definir qual a trilha de audio que voc pretende para o vdeo, talvez voc queira o vdeo em portugus (dublado), ou em espanhol, ou italiano ou ingls, mas isso vai depender das trilhas de udio que compem o seu DVD. Para definir a trilha de audio do seu vdeo ser necessrio localizar e selecionar a aba "Audio" utilizando as setas laterais. Na aba "Audio" selione ca caixa "Audio ID" a trilha de udio desejada.

Para saber se a trilha de udio selecionada a que voc deseja, basta ir at a aba "Preview" e clicar no boto "Play", caso no seja a trilha de udio que voc deseja, retorne a aba "Audio" e selecione outra trilha. Definido a legenda do vdeo possvel extrair e converter um vdeo de um DVD com legendas utilizando o Mediacoder, mas a qualidade visual da legenda fixada no vdeo no fica legal, ensinaremos mais adiante como tratar e adicionar legendas a um vdeo mas se voc no quer trabalho em editar legendas, segue abaixo como adicionar legendas diretamente em um vdeo. 1 - localize a selecione a aba "Subtitle" 2 - na caixa "Language" selecione o idioma da legenda 3 - na caixa "ID" digite o numero correspondente a legenda no DVD

Para saber qual o numero da ID correspondente a legenda, voc pode avanar para o item Extraindo Legendas de um DVD. H ourto modo de adicionar legendas em um vdeo que utilizando a caixa "Subtitle" e selecionado a legenda em seu HD, mas isso ser visto mais adiante no item Trabalhando com Legendas.

Definindo formato do vdeo Para definir o formato do vdeo aps a extrao primeiramente precisaremos definir o que pretendemos fazer com este vdeo, talvez voc queira compartilh-lo no "youtube", ou guard-lo no seu computador, ou edit-lo, ou mesmo coloc-lo em um outro DVD, ento saiba o que voc deseja fazer com ele, pois para cada tipo de utilizao do vdeo h um formato ideal para ele.

Formatando vdeos para o yotube


Se voc deseja colocar seu vdeo no youtube ento saiba que este site s aceita 10 minutos de vdeos para usurios normais, ento no adianta converter um filme inteiro no formato padro do youtube, pois seu vdeo no ser permitido neste site. O formato ideal para vdeos no youtube de arquivos no formato MP4 com dimenses de 320 x 240, deste modo iremos configurar o vdeo para este formato usando o Mediacoder, seguindo os

procedimentos abaixo. 1 passo : Localize e selecione a aba "Video" 2 passo : Na caixa "Format" selecione "XviD" 3 passo : Na caixa "Container" selecione "MP4"

4 passo : Localize e selecione a aba "Picture" 5 passo : Marque a caixinha ao lado do boto "Resize" 6 passo : Na caixa "Resize" selecione a dimenso do vdeo "320x240" 7 passo : Na caixa " Output Folder" selecione o local de destino do vdeo 8 passo : Clique no boto "Start" para iniciar a converso

Formatando vdeos para edio


Se a sua inteno for a de editar o vdeo, ou guard-lo em seu computador ou em um cd, ento voc deve escolher o formato AVI, para isso siga o procedimento descrito acima modificando apenas no 3 passo, onde na caixa "Container" voc deve selecionar "AVI". Tambm possvel modificar o tamanho vdeo, para isso v at a aba "Picture" e selecione a dimenso desejada, como ilustra a figura acima. Caso queira manter as dimenses originais do vdeo, desmarque a caixinha ao lado do boto "Resize". ATENO : As configuraes que foram alteradas ficam registradas no programa, ento quando voc for trabalhar com um outro vdeo as configuraes anteriores sero aplicadas a este vdeo.

Formatando vdeos para assistir em um aparelho de DVD


Para converter um vdeo de forma que ele possa ser reconhecido por qualquer aparelho de DVD, precisaremos converter este vdeo para o formato MPEG 2, mas ateno, s converta o vdeo para este

formato se voc realmente tiver a inteno de assistir este vdeo no aparelho de DVD pois o tamanho do arquivo ficar muito grande, ocupando muito espao no seu computador. 1 passo : Adicione os arquivos que voc deseja converter, no caso acima o arquivo j esta adicionado. 2 passo : Clique em "Extensions" , no menu superior, selecione a opo "Home Players" e clique no item "Video Disc Player".

ir a aparecer uma janela de confirmao, clique no boto "Yes". 3 passo : Na janela que ir surgir voce deve especificar para qual tipo de video voce deseja converter, DVD, SVCD ou VCD. Arquivos para DVD possuen otima qualidade, mas so muito grandes, ocupando muito espao do seu disco. Se voce deseja gravar mais de um filme em um disco de DVD com boa qualidade, ento o ideal e escolher o arquivo tipo SVCD. Mas se voc no tem um gravador de DVD e deseja gravar o seu filme em um CD, neste caso deve-se escolher a opo VCD. ATENO : Escolha sempre os formatos (NTSC).

Todos estes arquivos, DVD, SVCD e VCD, so arquivos MPEG 2, o que diferencia um do outro, a resoluo e a qualidade do vdeo, Ok ! 4 passo : Determine o local onde o video ser guardado, na caixa

"Output" 5 passo : Clique no boto "Start".

Agora voc j tem um vdeo que pode ser assistido em qualquer aparelho de DVD, mas aprenderemos a seguir a criar um vdeo DVD com este arquivo em um processo chamado autorao que consiste em criarmos menus, captulos e da uma forma profissional a estes vdeos, para isto devemos seguir adiante.

Vous aimerez peut-être aussi