Vous êtes sur la page 1sur 3

Exerccios sobre as funes sintticas dos pronomes retos

A depender do contexto em que se encontrarem inseridos, os pronomes retos podem exercer funes sintticas distintas.

Questo 1

Tendo em vista o conhecimento de que dispe acerca das relaes morfossintticas, procure ativ-lo, deixando demarcadas algumas impressessobre as funes sintticas desempenhadas pelos pronomes retos.
ver resposta

Questo 2

No que diz respeito s funes desempenhadas pelos pronomes retos, sabemos que elas podem se materializar como sujeito, predicativo do sujeito e vocativo. Dessa forma, ativando os conhecimentos acerca desse fenmeno lingustico, procure citar alguns exemplos em que podemos constat-lo.
ver resposta

Questo 3

Sabendo que os pronomes pessoais do caso reto, levando em conta o contexto em que se encontrarem demarcados, desempenham funes sintticas distintas, analise os termos demarcados nas oraes abaixo e classifique-os, procurando apontar as devidas justificativas. A Eles chegaram exaustos. B A mais indicada para o cargo ela. C tu, Senhor de bondade.
ver resposta

Questo 4

Ative seus conhecimentos acerca das funes sintticas desempenhadas pelos pronomes retos e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, levando em conta as classificaes a eles destinadas: A Ns fomos sinceros o bastante. B Elas so elegantes e educadas. C Eu no sou ela.

D Vs, acolhei nossos pedidos. ( ) Sujeito ( ) predicativo do sujeito ( ( ) Sujeito ) Vocativo

ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 Para responder a essa questo, faz-se necessrio apontar acerca da morfossintaxe, um fenmeno lingustico em que detectamos a disposio de um determinado termo, como a palavra garoto, que afirmamos se classificar como um substantivo. No entanto, a depender das relaes que esse termo estabelece com as demais palavras, inseridas num dado contexto, ele pode exercer uma diversidade de outras funes, isso no que diz respeito sintaxe. Dessa forma, no diferente ocorre com os pronomes retos, em que, no que tange s funes sintticas, podem ocupar a funo de vocativo, sujeito e predicativo do sujeito.
voltar a questo

Resposta Questo 2 Como afirmado no enunciado do exerccio, a depender do contexto em que os pronomes retos se encontrarem inseridos, eles podem realmente desempenhar funes sintticas diversas, assim como nos apontam os exemplos que seguem: Ns fomos ao cinema ontem. Temos que o pronome pessoal do caso reto ns desempenha a funo de sujeito da orao. O futuro da nao somos ns. Em se tratando desse caso, sobretudo por estarmos diante de um verbo de ligao (verbo ser), o pronome pessoal do caso reto ns atua, em termos sintticos, como predicativo do sujeito. Tu, por que me abandonastes? Acerca da funo exercida pelo pronome pessoal do caso reto tu , afirmamos se tratar de um vocativo.
voltar a questo

Resposta Questo 3

A Eles chegaram exaustos. Sujeito simples, haja vista que se constitui de apenas um ncleo, o prprio pronome. B A mais indicada para o cargo ela. Por se tratar de um verbo de ligao, o pronome ela atua como predicativo do sujeito. C tu, Senhor de bondade. Como se trata de um chamamento, de uma evocao, o pronome pessoal do caso reto tu atua como vocativo.
voltar a questo

Resposta Questo 4 A Ns fomos sinceros o bastante. B Elas so elegantes e educadas. C Eu no sou ela. D - vs, acolhei nossos pedidos. (A) Sujeito (C) predicativo do sujeito (B) Sujeito (D) Vocativo
voltar a questo

Vous aimerez peut-être aussi