Vous êtes sur la page 1sur 17

META DE APRENDIZAGEM

Conhecer o panorama geral do Marketing como ferramenta decisiva para a gesto empresarial empresarial; ; Conhecer o instrumental bsico para as disciplinas que examinaro as estratgias de marketing. marketing .

EMENTA

1 Conceitos fundamentais. 2 Viso histrica. 3 Variveis Incontrolveis. Ambiente de marketing. 4 Pesquisa e mensurao de demanda. Segmentao de mercado 5 Mix de Marketing Produto, Preo, Praa, Promoo.

CONHECIMENTOS E HABILIDADES ESPERADAS

Viso clara das demandas de mercado e de sua constante mutao, com vistas a traar as estratgias mais apropriadas para o crescimento das empresas e maximizao da lucratividade a partir do entendimento do consumidor e de sua essncia.

SC XXI CARACTERSTICAS DE NOSSO TEMPO

Novas crenas, novos valores, novos desejos, novas necessidades e expectativas expectativas. . Um mundo em transformao perda de controle por parte de indivduos e organizaes organizaes. . Organizao organismo vivo com valores, propsitos especficos, misso e objetivos a atingir, dentro de uma viso sistmica sistmica. .

SUPRIMENTOS

MARKETING

ENTRADA
Matrias primas Recursos Energia PROCESSO

SADA
Produtos Servios Ideias

Todo consumo cultural: diz respeito vida das pessoas e aos modos como elas se percebem como indivduos, valores e prioridades. Sculo XVIII: A indstria j produzia artigos de luxo, (cadaros, espelhos, broches, cartas de baralhos, bonecas, palitos). Oficialmente dizdiz-se que o consumo nasceu com a Revoluo Industrial, no sculo XIX.

Saber como as pessoas os entendem vital para o Marketing. Elton Mayo e os resultados de sua experincia em Hawthorne (meados do sculo XX): As pessoas e o grupo modificam seus hbitos de acordo com as relaes construdas e situaes vividas, a partir de interferncias provocadas pelo ambiente interno e externo empresa. Psicologia do Trabalho, Social e a disciplina do Comportamento Organizacional estudam as condies e relaes entre indivduos e organizaes.
8

O que marketing? Em 1945, com Philip Kotler Kotler, , surge o Marketing: Um conjunto de prticas elaboradas para nortear os comerciantes americanos em seus negcios. Era preciso encontrar um cliente para um produto! Kotler: Kotler :: O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criao, oferta e livre negociao de produtos e servios de valor com os outros.

Jack Welch: Estamos na dcada do valor. Se voc no conseguir vender um produto da melhor qualidade pelo menor preo do mundo, voc estar fora do jogo (...) a melhor maneira de reter seus clientes imaginar constantemente como lhes dar mais por menos.
MUDE OU MORRA!

10

Raimar Richers: a inteno de entender e atender o mercado. American Marketing Association: um processo pelo qual se planeja e efetua a concepo, a fixao do preo, a promoo e a distribuio de ideias, bens e servios que estimulam trocas que satisfazem aos objetivos individuais e organizacionais.
11

NOVA DEFINIO DE MARKETING DA American Marketing Association O marketing uma funo organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criao, a comunicao e a entrega de valor para os clientes, bem como a administrao do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organizao e seu pblico interessado.

12

Marketing a rea do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes s relaes de troca, orientadas para a satisfao dos desejos e necessidades dos consumidores.

Definio de Marketing aplicada a servios


Atividades de desenvolver e prestar servios que venham a atender e satisfazer necessidades humanas, associadas ou no diretamente a produtos, com o intuito de tornar a vida humana mais agradvel, criando clientes fiis e trazendo lucros para o negcio.
13

Atravs do marketing as empresas buscam a conquista e a fidelizao de seus clientes. Utilizam-se de conhecimentos cientficos para o estudo das motivaes do cliente para o consumo, com base na tese de que uma compra pode ser impulsionada por necessidades fisiolgicas (alimentao, abrigo, frio) ou psicolgicas (status, segurana, diverso, etc.).

14

Pode-se considerar que sempre haver a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing tornar suprfluo o esforo de venda. O objetivo do marketing conhecer e entender o cliente to bem que o produto ou o servio seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A nica coisa necessria ento seria tornar o produto ou o servio disponvel. Peter Drucker
15

A Boston Beer Company, fabricante da Samuel Adams, inova constantemente.

16

Apenas o melhor bom o suficiente para os clientes da Lexus

17

Bens Servios Eventos & experincias Pessoas MARKETING Lugares & propriedades

TROCA

Organizaes
Informaes Ideias
18

Troca e transaes Estrutura de fluxos em uma moderna economia

19

20

10

Mercado consumidor

Mercado global

Mercado organizacional

Mercado sem fins lucrativos

21

22

11

23

Mudana tecnolgica
Globalizao Desregulamentao Privatizao

Aumento do poder do cliente


Customizao Convergncia setorial Desintermediao
24

12

Produtos fceis de encontrar e de baixo custo.

PRODUO

Produtos inovadores, de qualidade e desem-penho superiores.

PRODUTO

Consumidor no compra em quantidade suficiente. Requer esforo de vendas e promoo.

VENDAS

Objetivos atingidos a partir da eficcia na criao, entre-ga e comunicao de valor de seus produtos.
25

MARKETING

26

13

27

28

14

29

Necessidades, desejos

e demandas

Canais de marketing Cadeia de suprimento Concorrncia Ambiente de marketing Planejamento de marketing

Mercados-alvo,

posicionamento e segmentao

Ofertas e marcas Valor e satisfao

30

15

31

Desenvolver

estratgias de marketing oportunidades de marketing clientes fortes

Desenvolver ofertas ao mercado Entregar valor

Capturar

Comunicar valor
Gerar sucesso de longo prazo

Conectar-se com os Desenvolver marcas

32

16

Utilizar a pesquisa como principal ferramenta; Conhecer o segmento onde sua empresa atua; Procurar anteciparantecipar-se aos passos dos concorrentes; InformarInformar -se quanto concorrncia potencial; Estar atento s novas oportunidades e ameaas; Conhecer muito bem os seus consumidores; Ser criativo, como opo similaridade; Considerar a responsabilidade social; Atuar como consultor de negcios. Saber ouvir e falar s o necessrio; Ampliar horizontes e novas experincias; Saber trabalhar em equipe.
33

17

Vous aimerez peut-être aussi