Vous êtes sur la page 1sur 4

Geografia

Exerccios (ATUALIDADES ENEM) Prof. Jayro 1. Aps 20 anos de realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi realizado em 2012 o evento Rio +20, com o objetivo de relembrar e renovar o engajamento dos lderes mundiais com desenvolvimento sustentvel do Planeta. Entre os pontos discutidos elaborado nessa conferncia podemos destacar a) O fundo que prev a captao de recursos financeiros dos pases ricos para aes de adaptao e combate s mudanas climticas em pases pobres. b) O conceito de economia verde, que trata da interseco entre o ambiente e a economia. Relembrando a Conferncia Rio 1992, denominada Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. c) A Agenda 21, um plano de ao para ser adotado global, nacional e localmente por organizaes do sistema das Naes Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as reas em que a ao humana impacta o meio ambiente. d) Um documento que obriga as naes desenvolvidas do Hemisfrio Norte (chamado de Anexo 1) a reduzir suas emisses em 5,2%, entre 2008 e 2012, em relao aos nveis de 1990. e) Declarao sobre Conservao e Uso Sustentvel de todos os tipos de Florestas denominado Declarao do Rio de Janeiro sobre desenvolvimento. 2. Prevista para ser entregue em 2015, a usina hidreltrica de Belo Monte ser construda no rio Xingu, no

municpio de Vitria de Xingu, no Par ao custo de 25 bilhes de reais, a obra deve levar energia a 26 milhes de pessoas. A usina ser a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os ndios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Par, agricultores fecharam estradas de uma regio que ser inundada pelas guas da usina.
BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilo, comeo da confuso. Isto Dinheiro. Ano 13, no 655,28 abr. 2010 (adaptado). Os impasses, resistncias e desafios associados construo da Usina Hidreltrica de Belo Monte esto relacionados a) ao potencial hidreltrico dos rios no norte e nordeste quando comparados s bacias hidrogrficas das regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste do pas. b) necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do pas com os esforos para a conservao ambiental. c) grande quantidade de recursos disponveis para as obras e escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriao das terras. d) ao direito histrico dos indgenas posse dessas terras e ausncia de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras. e) ao aproveitamento da mo de obra especializada disponvel na regio Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do pas.

Geografia
3. O excesso de veculos e os congestionamentos em grandes cidades so temas de frequentes reportagens. Os meios de transportes utilizados e a forma como so ocupados tm reflexos nesses congestionamentos, alm de problemas ambientais e econmicos. No grfico a seguir, podem-se observar valores mdios do consumo de energia por passageiro e por quilmetro rodado, em diferentes meios de transporte, para veculos em duas condies de ocupao (nmero de passageiros): ocupao tpica e ocupao mxima.

Esses dados indicam que polticas de transporte urbano devem tambm levar em conta que a maior eficincia no uso de energia ocorre para os a) nibus, com ocupao tpica. b) automveis, com poucos passageiros. c) transportes coletivos, com ocupao mxima. d) automveis, com ocupao mxima. e) trens, com poucos passageiros. 4. No ms de maio deste ano, desabaram sobre a sociedade brasileira cenas de uma dupla violncia: a violncia contra a terra, com a aprovao do Cdigo Florestal na Cmara dos Deputados, e a violncia contra a pessoa humana, com os assassinatos dos lderes camponeses Maria do Esprito Santo da Silva e Jos Cludio Ribeiro da Silva, que se opunham ao desmatamento na Amaznia. Artigo de Dom Toms Balduno publicado no portal Santa Catarina 24 horas, no dia 6/9/11, adaptado. http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79182 O campo brasileiro est, historicamente, marcado por conflitos que envolvem interesses opostos dos diversos atores sociais. Os recentes fatos apresentados esto relacionados ao/(s) a) oposio entre ambientalistas que aprovam o Cdigo Florestal e ruralistas que exigem ampliao das reas para produo. b) aes que resultam em desmatamento e concentrao fundiria, de um lado, e defesa da floresta e da posse da terra pelos trabalhadores rurais, de outro.

Geografia
c) ampliao da rea de reserva legal defendida pelo agronegcio na Amaznia, em detrimento das reas agrcolas destinadas ao pequeno agricultor. d) expanso das reas de preservao permanente (APP) nas margens dos rios, que favorecer as comunidades extrativistas. e) embate entre os trabalhadores rurais sem-terra que defendem o Cdigo Florestal e os latifundirios que veem a reserva legal como obstculo.

5.

Calcula-se que 78% do desmatamento na Amaznia tenha sido motivado pela pecuria cerca de 35% do rebanho nacional est na regio e que pelo menos 50 milhes de hectares de pastos so pouco produtivos. Enquanto o custo mdio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem de 2 mil reais, o custo para derrubar igual rea de floresta estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as rvores de valor comercial que foram abatidas para a criao de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restries pecuria nessas reas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em reas de floresta. poca, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptaes). A partir da situao-problema descrita, conclui-se que

a) o desmatamento na Amaznia decorre principalmente da explorao ilegal de rvores de valor comercial. b) um dos problemas que os pecuaristas vm enfrentando na Amaznia a proibio do plantio de soja. c) a mobilizao de mquinas e de fora humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens. d) o superavit comercial decorrente da exportao de carne produzida na Amaznia compensa a possvel degradao ambiental. e) a recuperao de reas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a reduo do desmatamento na Amaznia. 6. Em 2012, foi realizada em Doha, capital do Dacar, a 18 Conferncia das Partes, COP 18, Conveno da Organizao das Naes Unidas (ONU) sobre Mudanas do Clima. A Conferncia teve como objetivo discutir a aplicao e o funcionamento do Protocolo de Kyoto. Considerando as afirmativas a seguir sobre as decises, as novas metas e os mecanismos de funcionamento desse Protocolo so possveis inferir que. a) A COP 18 gerou uma grande expectativa sobre a extenso do Protocolo de Kyoto, cujo primeiro perodo acabava em 2012. O Protocolo o principal tratado internacional, que estabelece metas e mecanismos para a reduo e a limitao das emisses de efeito estufa.

Geografia
b) A COP 18 teve uma definio clara e um acordo satisfatrio sobre o futuro do Protocolo, abrindo novos caminhos e mecanismos de mercado para que os pases desenvolvidos e em desenvolvimento reduzam ainda mais as emisses globais de carbono, como vem ocorrendo nos ltimos anos, atingindo as metas previstas. c) A COP 18 teve como objetivo discutir a continuidade do Protocolo com os representantes dos pases participantes, que decidiram em sua totalidade pela sua extenso at 2020 e assinalar o compromisso de intensificar os esforos para enfrentar o aquecimento global. d) A COP 18, alm de definir a revalidao e os detalhes da segunda fase do Protocolo a partir de janeiro de 2013, tambm resolveu questes e planejou as aes de pases em desenvolvimento, para apoiar financeira e tecnologicamente os pases que mais emitem os gases de efeito estufa (GEE).

Gabarito 1B 2D 3C 4B 5E 6A

Vous aimerez peut-être aussi