Vous êtes sur la page 1sur 12

O surgimento do Partido dos Trabalhadores: uma anlise de documento histrico de sua pr-fundao

Gislene Edwiges de Lacerda*

Resumo: Este artigo se prope a apresentar o perodo de construo do Partido dos Trabalhadores bem como analisar um importante documento de sua pr-fundao: a Carta de Princpios. Esta apresentou uma srie de posies polticas dos fundadores do PT. Diante disso, analisar esse documento se apresenta como uma alternativa compreenso da viso de partido nesse processo de formao do PT. Palavras-chave: Partido dos Trabalhadores; Carta de Princpios; Partido poltico. Abstract: This article intends to present the period of construction of "Party of workers" as well as to analyze an important document of it pre-foundation: The Letter of Beginnings. This presented a series of political positions of the founders of PT. Before that, to analyze that document comes as an alternative to the understanding of the party vision in that process of formation of PT.

1. O SURGIMENTO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES. O Regime Militar, iniciado em maro de 1964, apresentou como ponto central de sua dinmica de desenvolvimento a manuteno da lgica de institucionalizao democrtica e fundou-se na manuteno de mecanismos liberal-representativos: no funcionamento de partidos polticos e no jogo eleitoral. A criao do AI-2 extinguiu os partidos polticos existentes e criou duas organizaes provisrias, a ARENA e o MDB, que se firmaram durante todo o perodo ditatorial como os partidos em disputa. A ARENA, partido governista, obtinha significativas vitrias nas eleies, o que garantia a segurana dos generais de que o regime ditatorial estava protegido. Contudo, em 1974 o MDB, partido de oposio, conseguiu significativa vitria nas eleies gerais, obtendo 16 das 21 cadeiras em disputa no senado, fato que causou impacto nos militares. Segundo Gaspari,
o resultado das eleies de 1974 encurralou a ditadura. O MDB vencera as disputas para senador em dezesseis dos 21 estados, indicando que dentro de quatro anos conquistaria a maioria no Senado. (...) A ditadura militar estava economicamente robusta1.
1

* Bacharel e licenciada em Histria pela UFJF e estudante da especializao Cincias Humanas, Brasil: Estado e Sociedade, pela UFJF. GASPARI, Elio. A ditadura encurralada. So Paulo: Cia das Letras, 2004. p. 13.

O governo Geisel foi marcado, desde seu incio, pelo processo denominado pelo prprio presidente como de distenso lenta, gradual e segura, com uma idia de reimplantar o sistema democrtico no pas. Em 1974, o governo permitiu a realizao de propaganda eleitoral, proibida desde a edio do AI-5, e os candidatos do MDB Cmara dos Deputados e ao Senado obtiveram uma expressiva vitria nos principais estados do pas, aumentando consideravelmente a bancada oposicionista nas duas casas. Maria Helena Moreira Alves diz que,
O MDB concentrou-se nas questes da represso, da injustia social e da iniqidade do modelo econmico. Candidatos da oposio manifestaram-se pelo rdio e pela televiso sobre assuntos at ento proibidos, como a Lei de Segurana Nacional, a represso, a necessidade de revogar o AI-5 e a legislao de controle salarial. (...) Os resultados das eleies de 1974 constituram clara vitria do partido de oposio. A maior vitria do MDB deu-se no Senado, onde recebeu 4 milhes de votos a mais que a ARENA. Pela primeira vez desde a criao dos dois partidos , o MDB ficava com a maior porcentagem do eleitorado em eleies para o Senado2.

A vitria da oposio se repete em 1976 e 1978, levando o governo a tomar uma srie de medidas na tentativa de controlar o cenrio poltico como foi o Pacote de Abril e a Lei Falco. Mas, encorajadas pelas vitrias do MDB, iniciou-se uma onda de mobilizaes populares que passaram a no ser mais to duramente reprimidas, o que propiciou o retorno e o surgimento de Movimentos Populares atuao poltica. O regime seguiu um ritmo prprio, e em 1973, se aplicou a chamada distenso lenta, gradual e segura, como poltica introduzida pelo General Geisel que se constituiu como uma resposta encontradas pelos dirigentes do Estado, em face das divises internas das Foras Armadas, para se ressituarem diante do processo de deteriorao do regime que j comeava a desbordar para fora de seus prprios limites3. Segundo Raquel Meneguello,
(...) a poltica de distenso iniciada em 1973 deve ser compreendida como uma estratgia gradual de liberalizao, pela qual se objetivava minimizar os custos da coero do regime militar, e que implicou, sobretudo, no revigoramento da arena eleitoral-partidria, na liberalizao gradual da imprensa e na conteno dos rgos de represso4.

O surgimento de novos atores de ao coletiva marca a poltica brasileira nesse momento. Novos movimentos sociais surgem colocando o povo como protagonista e voltando sua atuao para as massas devido influncia que o pensamento de Gramsci exerceu sobre os intelectuais desse momento.
ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposio no Brasil (1964-1984). Petrpolis: Ed. Vozes, 1984. p.188. 3 MOISS, Jos lvaro. Lies de liberdade e de opresso: os trabalhadores e a luta pela democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p.47. 4 MENEGUELLO, Rachel. PT: a formao de um partido (1989-1982). RJ: Paz e Terra, 1989. p.23.
2

(...) desde a dcada de 1970 at meados dos anos 1980 os discursos dos movimentos sociais e as anlises sobre sua atuao so orientados pela idia do povo como sujeito. (...) a mudana de avaliao em relao ao papel poltico atribudo ao povo, que de massa amorfa transfigura-se em sujeito, foi determinada por dois fatores: a crise do marxismo clssico e a influncia de Gramsci sobre parte da intelectualidade brasileira, provocando uma releitura do popular. (...) A comunidade, por excelncia o lugar do cotidiano e das relaes interpessoais, passou a ser o novo espao do conflito e da emancipao. Na Amrica Latina, os novos movimentos sociais (...) so diferentes dos novos movimentos sociais europeus, por se desenvolverem em sociedades civis marcadas por tradies de relaes clientelistas e autoritrias e por sistemas judicirios inoperantes. (...). Enfim, novo passou a referenciar movimentos que demandavam no apenas bens e servios necessrios sobrevivncia humana, como tambm reivindicavam a garantia dos direitos sociais modernos, de igualdade, liberdade e democratizao das relaes sociais5.

Jos lvaro Moiss, estudioso do processo de redemocratizao, escreve em 1982 que,


no caso brasileiro, (...) imprescindvel compreender a dinmica da crise poltica mais recente sem levar em conta o papel das oposies que, se por um lado teve fora para conduzir o regime e alguns dilemas (...), nem sempre tem tido capacidade para se constituir em alternativa poltica real em face das necessidades de rearticulao da sociedade6.

Assim, na segunda metade da dcada de 1970, tivemos uma ecloso de Movimentos Sociais no Brasil, uma verdadeira particularidade da nossa sociedade visto que no restante do mundo, partidos classistas e socialistas que possuam referencial ideolgico esfacelavam-se e eram tragados por movimentos sociais fluidos parcelares, autonomistas e anti-institucionais7.
Grosso modo, esses movimentos tinham como essncia de sua novidade a busca de sua prpria identidade, no sentido de constiturem-se de forma autnoma frente s organizaes polticas tradicionais, constitudos desde baixo, sobre a base de uma prtica social consciente e auto-determinada (...) sua especificidade deve ser enfocada sob a tica do alargamento da esfera pblica, marcada por um fechamento autoritrio de ento praticamente dez anos, um escasso pluralismo e uma fraqueza organizativa das instituies existentes8.

Um movimento social de destaque nesse perodo foi o dos trabalhadores, marcado pelo novo sindicalismo que surgia com fora e era marcado pela ruptura com as estruturas do sindicalismo varguista que foi pautado nas alianas entre lderes sindicais e governo. Este Novo Sindicalismo teve como principal cenrio o Estado de So Paulo e como figura de maior destaque o sindicalista Luiz Incio Lula da Silva.
5

GOSS, Karine Pereira e Prudncio, Kelly. O conceito de movimentos sociais revisado. Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos em Sociologia Poltica da UFSC. Vol. 2, n 1 (2), janeiro-julho 2004, p. 75-91. 6 MOISS. 1982. p.45. 7 CSAR, Benedito Tadeu. PT: a contemporaneidade possvel: base social e projeto poltico (1980-1991). Porto alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. p.31. 8 MENEGELLO. op cit. p.29

Iniciava-se, portanto, uma srie de greves, como a de 1978 no ABC Paulista, que marcaram profundamente a poltica nacional. Este novo sindicalismo o mais importante componente das foras que originaram o PT. Essa novidade no sindicalismo consistia em uma nova maneira de conduzir as negociaes entre patro e empregado onde a autonomia do trabalhador colocada em primeiro plano e o embate e a resistncia so as principais armas em contraposio ao velho sindicalismo que privilegiava os grandes acordos e a conciliao.
(...) foram as prprias caractersticas do desenvolvimento do capitalismo ps-64 que criaram as condies para que emergisse, nos principais centros urbanos do pas, um novo movimento sindical, bastante combativo e agressivo e cujas orientaes esto relacionadas com, pelo menos, trs questes essenciais: autonomia sindical frente ao Estado e independncia diante dos partidos polticos; negociao direta com os patres, sem interveno do Estado nas conversaes salariais; e mobilizaes de base para permitir criar as condies para um sindicalismo de massas, apoiado na democracia interna9.

Aliado a esse sindicalismo que atingia principalmente o operariado das grandes indstrias metalrgicas, surgiam tambm novos setores organizados sobre a base de um sindicalismo combativo como professores universitrios. ainda no fim dos anos 70 que uma gama de movimentos se fortalecem e ganham expresso como Movimentos Negros, de gnero, direitos do consumidor, alas progressistas da igreja como a Teologia da Libertao e as pastorais, bem como as Comunidades Eclesiais de Base, o movimento pela anistia, movimentos de direitos humanos, dentre outros10. Segundo Meneguello, a relao entre Estado autoritrio e movimentos sociais no Brasil traduziu-se na tentativa de constituio de uma arena poltico-institucional legtima, de formato tradicional, ou seja, com partidos fortes e representativos, at ento atpicos em nossa histria poltica. Diante desta realidade de intensa mobilizao popular, a Reforma partidria em 1979 estabeleceu o retorno ao pluralismo partidrio, mas sob um espao formal limitado e que era controlado pela Lei orgnica dos Partidos Polticos (LOPP). As novas regras impunham restries severas formao de partidos. O registro das legendas depende de suficientes evidncias de organizao no nvel de estados e municpios, exigindo-se ainda que os partidos obtivessem pelo menos 5% da votao nacional e 3% em nove estados diferentes, a fim de se qualificarem para a representao no Congresso. Alm
MOISS. 1982. p. 60. RATTES, Tiago. O socialismo Petista: analisando um documento histrico do Partido dos Trabalhadores. In Semana de Histria 2006 - Oriente X Ocidente: Choque de Civilizaes?. Juiz de Fora, 2006.
10
9

disso, foi mantida a proibio de registro e partidos comunistas. A despeito disso tudo, no comeo de 1980 surgiram seis partidos, apenas dois dos quais podiam ser considerados sucessores de organizaes partidrias pr-existentes. Nesse momento nasce ento o Partido dos Trabalhadores (PT), tendo se organizado em torno das mobilizaes do novo sindicalismo em unidade com outros movimentos populares. A organizao e funcionamento interno do PT escapavam aos moldes da LOPP, introduzindo uma ligao mais estreita com suas organizaes de base e dando maior nfase s lutas sociais, bem como com uma proposta poltica de orientao ideolgica definida que se resumia na insero dos setores at ento marginalizados no sistema poltico brasileiro. Assim, o PT nascia no dia 10 de fevereiro de 1980, no colgio Sion em SP, com a participao de diversos representantes dos movimentos sociais e intelectuais de todo o pas. Segundo Benedito Tadeu Csar, o PT nasceu assim, quase que como o coroamento do processo de (re)ativao da participao popular, no espao da sociedade civil, vivido no pas durante a dcada de 197011. O PT foi, portanto, fruto da unio de movimentos populares urbanos, organizaes de esquerda, intelectuais e polticos advindos do MDB. Militantes de diferentes bases ideolgicas se uniram em torno da concretizao de um projeto de partido das massas o que gerou uma dinmica interna marcada pela formao de grupos com referenciais ideolgicos diferentes, fato que foi intensificando-se aps sua fundao, com o seu processo de estruturao.

1.1 A COMPOSIO DO PARTIDO

Meneguello apresenta cinco fatores presentes na composio do Partido dos Trabalhadores cuja atuao conformou basicamente o perfil interno do partido entre 1979 e 1980: Primeiramente, a concentrao em So Paulo das principais lideranas do novo sindicalismo, encabeadas por Lula; outra foi a aproximao de polticos do MDB paulista marginalizados pelas lideranas de seu partido aps as eleies de 1978, bem como o engajamento de quadros intelectuais no debate sobre a reorganizao partidria, juntamente com o apoio das organizaes de esquerda na formao do partido, apesar da inexistncia de afinidades ideolgicas da maioria dos fundadores do PT; e finalmente

11

CSAR, Benedito Tadeu. op cit. p. 51.

a mobilizao de um nmero significativo de movimentos populares urbanos, em boa parte encabeados pelos setores progressistas da Igreja Catlica12. De certa forma, interessante notar que a concentrao dos lderes do novo sindicalismo em So Paulo fez em boa medida com que se confundisse a organizao do PT em mbito nacional com a organizao do Partido no Estado. J a participao dos parlamentares do MDB na construo do PT foi de relativa significncia.
A ala interna Tendncia Popular no MDB fazia parte do grupo neoautntico, emergido em 1975 no partido e que definia-se como segmento de uma das grandes clivagens do MDB, dividido em moderados e radicais. Com um trabalho voltado fundamentalmente para os movimentos populares urbanos, e ligados s mobilizaes dos sindicalistas durante a crise poltica do ABC, afirma-se que o ingresso desses parlamentares no PT deveu-se definio mais estreita deste partido com seu trabalho. Segundo os prprios parlamentares, em declaraes obtidas em jornais, a reforma partidria permitiu sua sada do MDB em direo a um espao vinculado exclusivamente sua linha poltica de atuao13.

Alm do novo sindicalismo e dos polticos vindos do MDB, desde o inicio, o Partido dos Trabalhadores foi marcado pela participao de intelectuais que eram principalmente ligados CEBRAP, CEDEC, UNICAMP, USP, PUC-SP. Podemos citar nomes como Francisco de Oliveira, Paul Singer, Francisco Weffort, dentre outros que participaram de uma forma ou de outra na construo do partido. As organizaes de esquerda tambm tiveram papel importante nessa formao do partido.
Fundada em 1978, a Convergncia Socialista teve sua entrada no debate da reforma partidria como proposta de um partido socialista de trabalhadores. Alguns outros grupos menos conhecidos, auto denominados trotskistas, entraram da mesma forma no debate partidrio. Grosso modo, tais grupos eram na sua maioria organizaes clandestinas prvias ao PT, emergidas em fins da dcada de 60 e inicio da dcada de 70. Sua aproximao dos debates pela formao do PT deu-se fundamentalmente em funo do espao poltico legal que o partido lhes proporcionaria. (...) levando para os debates partidrios iniciais orientaes polticas bastante definidas, fundadas em certo doutrinarismo, tais grupos podem ser identificados como: MEP (movimento de Emancipao do Proletariado), grupo voltado luta armada originado das divises do PCB na dcada de 70; LIBELU (Liberdade e Luta), organizao estudantil; Ala Vermelha, dissidncia do PC do B; membros da AP (ao Popular), da PALOP (poltica operaria) e do PRC (partido revolucionrio comunista), este dissidncia do PC do B, e o Secretariado unifica tambm tendncia trotskista14.

1.2 A CARTA DE PRINCPIOS


12 13

14

MENEGUELLO. Op.cit. . p.57 e 58. Idem. p.60. Idem p.62 e 63

A primeira vez que a idia sobre a formao do PT foi discutida aconteceu na conferncia dos Petroleiros na Bahia, apresentada por Lula. Posteriormente, em dezembro de 1978, a idia do PT foi discutida em reunio com 12 importantes lderes sindicais, dentre os quais apenas quatro, devido uma ciso interna forte existente no movimento sindical, apoiavam a idia: Lula, Paulo Skromov, Jos Cicote e Jacob Bittar. Em janeiro do ano seguinte a proposta do Partido lanada formalmente durante o IX Congresso dos Metalrgicos, mecnicos e eletricitrios do Estado de So Paulo realizado em Lins. Esse congresso fez com que a ciso dentro do movimento sindical quanto a forma do partido fosse ainda maior e essas divergncias foram traduzidas num documento chamado Carta de Princpios, que foi elaborado por um comit composto por alguns sindicalistas como Jacob Bittar, Henos Amorina e Wagner Benevides. Esse comit lanou no dia 1 de maio de 1979 nas maiores cidades brasileiras esse documento, no sentido de comemorar o dia do trabalhador, mas sem uma discusso prvia com as lideranas sindicais. Fato que fez com que o comit fosse intitulado de vanguardista por terem lanado previamente o documento e tambm por serem seus membros pertencentes ou prximos de organizaes de tendncia trotskista15. Segundo Paulo Roberto Leal,
a Carta de Princpios comea ento a delimitar as idias centrais sobre organizao interna, com um forte sentimento anti-elitista que marcaria o discurso petista ao longo de anos. Em oposio aos comunistas defensores de conceitos leninistas e stalinistas baseados na centralizao e na burocratizao da maquina partidria, o PT insistia na necessidade de associar a luta socialista democracia16.

Na Carta de Princpios apresenta um discurso sobre a necessidade de se formar um partido da classe trabalhadora e a dificuldade histrica da concretizao dessa idia. Abordam a dinmica da sociedade contempornea baseada na desigualdade entre as classes e na explorao, onde os oprimidos possuem a necessidade de se organizarem de forma independente para vencer a fora opressora. Focando o Brasil, a Carta narra as greves pelas quais o pas havia passado no ano de 1978 e a dificuldade dos trabalhadores ao verem suas lutas e reivindicaes mais importantes esbarrarem em obstculos cada vez maiores, e assim, surgindo a necessidade de se construrem organizaes cada vez mais bem articulada.
MENEGUELLO. P.67 LEAL, Paulo roberto Figueira. O PT e o dilema da representao poltica: os deputados federais so representantes de quem?. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p. 60.
16 15

No puderam os trabalhadores expressar de modo mais conseqente todo o seu apoio aos grevistas do ABCD, e essa impotncia tender a continuar enquanto eles mesmos no se organizarem politicamente em seu prprio partido. por isso que a idia de um partido dos trabalhadores, ressurgindo no bojo das greves do ano passado e anunciado na reunio intersindical de Porto Alegre, em 19 de janeiro de 1979, tende a ganhar, hoje, uma irresistvel popularidade. Porque se trata, hoje, mais do que nunca, de uma necessidade objetiva para os trabalhadores17.

O documento salienta a necessidade da classe trabalhadora assumir o papel de direcionar o pas, no havendo donos do partido, mas sim construindo o mesmo entre lideranas e bases dos sindicatos. Considerando que o povo brasileiro nunca teve acesso s decises sobre os rumos do pas, afirmavam que o povo s veria a democracia quando a classe trabalhadora assumisse seu papel e se organizasse, visto que so as verdadeiras classes produtoras do pas.
Ns, dirigentes sindicais, no pretendemos ser donos do PT, mesmo porque acreditamos sinceramente existir, entre os trabalhadores, militantes de base mais capacitados e devotados, a quem caber a tarefa de construir e liderar nosso partido. Estamos apenas procurando usar nossa autoridade moral e poltica para tentar abrir um caminho prprio para o conjunto dos trabalhadores. Temos a conscincia de que, nesse papel, neste momento, somos insubstituveis, e somente em vista disso que ns reivindicamos o papel de lanadores do PT.(...) por isso que no acreditamos que partidos e governos criados e dirigidos pelos patres e pelas elites polticas, ainda que ostentem fachadas democrticas, possam propiciar o acesso s conquistas da civilizao e plena participao poltica para o nosso povo18.

A carta faz uma analise da conjuntura poltica brasileira no final da dcada de 1970, apresentando que o processo denominado Abertura Poltica foi promovido pelos mesmos grupos que sustentaram e defenderam o regime militar. E avaliavam que o governo militar queria manter o mesmo controle do Estado para evitar alteraes no desenvolvimento econmico, o que manteria, ao ver dos autores da carta, a explorao da classe trabalhadora. Outro ponto que se apresenta na carta uma avaliao sobre o papel do MDB no cenrio nacional, principalmente sobre suas limitaes.
O MDB, pela sua origem, pela sua ineficcia histrica, pelo carter de sua direo, por seu programa pr-capitalista, mas sobretudo pela sua composio social essencialmente contraditria, onde se congregam industriais e operrios, fazendeiros e pees, comerciantes e comercirios, enfim, classes sociais cujos interesses so incompatveis e onde, logicamente, prevalecem em toda a linha os interesses dos patres, jamais poder ser reformado. A proposta que levantam algumas lideranas populares de tomar de assalto o MDB muito mais que insensata: fruto de uma velha e trgica iluso quanto ao carter democrtico de setores de nossas classes dominantes. (...) Amplos setores das elites polticas e intelectuais das camadas mdias da populao tm afirmado que no soou a hora de se dividir a oposio articulada no interior do MDB, afirmando
17 18

Carta de Princpios. Documentos PT. Idem.

que a democracia no foi ainda conquistada. Rechaamos com veemncia tal argumento. Primeiro, porque em momento algum podemos aceitar a subordinao dos interesses polticos e sociais das massas trabalhadoras a uma direo liberal conservadora, de extrao privilegiada economicamente. Segundo, porque no podemos aceitar que a frente das oposies se mantenha s custas do silncio poltico da massa trabalhadora, nico e verdadeiro sujeito e agente de uma democracia efetiva. Tampouco consideramos que a existncia de partidos polticos populares venha a contribuir para romper uma efetiva frente da luta dos verdadeiros democratas.19.

Nesta Carta, o Partido dos Trabalhadores mostra que compreende a emancipao dos trabalhadores como obra dos prprios trabalhadores, que entendem que a democracia participao organizada e consciente e que jamais dever esperar da atuao das elites privilegiadas a soluo dos seus problemas, e o PT se coloca como alternativa a essa emancipao da classe trabalhadora.
O PT no surge para dividir o movimento sindical, muito ao contrrio, surge exatamente para oferecer aos trabalhadores uma expresso poltica unitria e independente na sociedade. E nessa medida que o PT tornar-se, inevitavelmente, um instrumento decisivo para os trabalhadores na luta efetiva pela liberdade sindical20.

O Partido dos Trabalhadores define-se nessa Carta de Princpios como um partido para lutar para acabar com a explorao do homem pelo homem, bem como um partido das massas populares capaz de unir todos os operrios e outros segmentos de trabalhadores que compe essa chamada massa explorada, como bancrios, professores, funcionrios pblicos, estudantes e profissionais liberais. O PT afirma seu compromisso com a democracia plena, exercida diretamente pelas massas, pois no h socialismo sem democracia e nem democracia sem socialismo21.
Um partido que almeja uma sociedade socialista e democrtica tem que ser, ele prprio, democrtico nas relaes que se estabelecem em seu interior. Assim, o PT se constituir respeitando o direito das minorias de expressarem seus pontos de vista. Respeitar o direito frao e s tendncias, ressalvando apenas que as inscries sero individuais. Como organizao poltica que visa elevar o grau de mobilizao, organizao e conscincia de massas; que busca o fortalecimento e a independncia poltica e ideolgica dos setores populares, em especial dos trabalhadores, o PT ir promover amplo debate de suas teses e propostas de forma a que se integrem nas discusses: lideranas populares, mesmo que no pertenam ao Partido; e todos os militantes, trazendo, inclusive, para o interior do debate partidrio proposies de quaisquer setores organizados da sociedade, e que se considerem relevantes com base nos objetivos do PT. O PT declara-se comprometido e empenhado com a tarefa de colocar os interesses populares na cena poltica e de superar a atomizao e disperso das correntes classistas e dos movimentos sociais. Para esse fim, o Partido dos Trabalhadores pretende implantar seus ncleos de militantes em todos os locais de trabalho, em sindicatos, bairros, municpios e regies22.

19 20 21 22

Ibidem. Idem. Idem. Idem.

Dessa forma a Comisso Nacional Provisria assina o documento que seria um dos principais nesse perodo de pr-fundao do partido. Mas, devido a tantas contradies internas do prprio movimento sindical, como tambm a crise poltica que se construiu com as mobilizaes grevistas de 1979 no ABC paulista, fizeram com que a idia do PT fosse viabilizada em lanamento oficial apenas em 1980, um ano depois da articulao da sua proposta, em 10 de fevereiro de 1980 no Colgio Sion de SP.

1.3 O PT PS-FUNDAO EM 1980

Aps a fundao do Partido em 1980, os grupos sindicalistas permaneceram majoritrios. A composio da Comisso Regional Provisria de 1980, eleita como chapa nica, comprovava essa afirmao: a chapa aprovada em 25 de maio compunhase de 60% dos membros ligados ao grupo sindicalista. Os 40% restantes dividiam-se em parlamentares e profissionais ligados ao jornalismo e a grupos polticos de extrema esquerda23.
As transformaes na composio dos quadros diretivos do PT ao longo do perodo estudado, tanto no mbito estadual quanto no nacional, em parte refletiram a dinmica interna do partido e da ao dos vrios grupos. (...) Tal dinmica compreendida por dois momentos: um momento inicial de organizao e o momento de participao nas eleies de 1982. O primeiro, o momento inicial de organizao do PT, movido pelo debate sobre a mobilizao ou no de esforos em direo institucionalizao do partido, ou seja, obteno dos requisitos legais para o registro partidrio. A distribuio dos grupos internos do PT nesse momento foi dada em dois grandes blocos. De um lado, situavam-se os sindicalistas, intelectuais, os parlamentares e boa parte dos elementos ligados aos movimentos populares urbanos, unidos em torno da concepo do PT como sujeito legitimo de representao, o qual devia efetivamente inserir-se no quadro polticoinstitucional 24.

J o segundo bloco interno era composto


(...) da maior parte dos grupos de esquerda. Tais grupos, fundados em forte doutrinarismo, mobilizavam-se em torno da transformao do PT em partido revolucionrio marxista-leninista, deslocando para o segundo plano ou mesmo condenando o processo de institucionalizao partidria.(...) Esses grupos de esquerda no se converteram cada qual em faces definidas com linhas especificas dentro do partido, o que dificulta identificar o peso de sua influncia em decises partidrias e na composio dos rgos internos (...) 25.

Trs orientaes polticas bsicas definiriam sua atuao nesse primeiro momento: a MEP (Movimento de Emancipao do Proletariado) que defendia que o partido deveria organizar-se como frente poltica de massas; a segunda era composta
23 24 25

MENEGUELLO.p.69. Idem. p..70 Idem. p.72

pelo Secretariado Unificado e por parte do grupo LIBELU (Liberdade e Luta), este tendncia estudantil, eles acreditavam que o partido deveria organizar uma vanguarda marxista-leninista que teria como inteno a unio dos militantes de esquerda do partido; e a terceira era a Convergncia Socialista e a tendncia ligada OSI (Organizao Socialista Internacionalista), que caracterizou-se por uma atuao propagandstica paralela s diretrizes oficiais do PT. Num segundo momento, a dinmica dos grupos internos do PT passou a se definir pela participao nas eleies de 1982 e no mais pelo debate em torno da insero poltico-institucional do partido. E devido influncia do Novo Sindicalismo na organizao interna do PT, o partido se apega democracia participativa que trata-se de uma proposta de democratizao das bases partidrias que visa diminuir a distncia destas com a prpria organizao26.

CONCLUSO

O PT surgiu em meio ao processo de transio poltica no Brasil. Com o governo de Geisel o processo de abertura poltica se iniciou e nesse contexto houve o retorno de muitos movimentos sociais ao cenrio nacional. Da ao desses movimentos, de forma especial do novo sindicalismo que trouxe importantes lideranas, surgiu a idia da criao de um partido na contra-mo de tudo que estava constitudo e que representasse uma novidade histrica. Era a proposta da fundao do PT que se iniciava naquele momento. A Carta de Princpios, escrita anteriormente fundao do partido, representou um documento marco no processo de construo do partido. A preocupao em apresentar as idias centrais que uniu a esquerda poltica e os movimentos sociais se colocou como centro nesse documento: um partido da classe trabalhadora que tinha como objetivo lutar pela emancipao do homem. Atravs da analise feita sobre o contexto de surgimento do PT, utilizando como recurso a analise da Carta de Princpios, percebemos a proposta emergente entre os movimentos de esquerda e entre militantes da causa da redemocratizao do pas em meio a esse processo. Um documento que nos apresenta uma avaliao da conjuntura do final da dcada de 1970 e os ideais para uma nova proposta para o pas, fazendo do

26

Idem. p.90

partido que surgia um espao unificador da luta pela democracia de forma a respeitar a divergncia ideolgica entre seus militantes. A unio das foras polticas em torno da construo do Partido dos Trabalhadores se caracterizou tambm como uma luta pela participao poltica de todos e todas, em especial dos oprimidos, que sempre foram excludos da participao poltica. Diante disso, destaca-se a importncia do estudo dos componentes que atuaram nesse processo de construo do partido e como essas foras se expressaram.

Bibliografia

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposio no Brasil (1964-1984). Petrpolis: Ed. Vozes, 1984. BOSCHI, Renato Raul. A arte da associao: Poltica de base e Democracia no Brasil. So Paulo: Vrtice, Editora Revista dos Tribunais, 1987. CSAR, Benedito Tadeu. PT: a contemporaneidade possvel: base social e projeto poltico (1980 1991). Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2002. GARCIA,Cyro. Partido dos Trabalhadores: rompendo com a lgica da diferena. Niteri, 2000. (Dissertao de mestrado defendida na UFF). Disponvel em: http://www.pstu.org.br/cont/2000_tese_pt_cyro.pdf capturado em: 12/09/2007. GASPARI, Elio. A ditadura encurralada. So Paulo: Cia das Letras, 2004. LEAL, Paulo Roberto Figueira. O PT e o dilema da representao poltica: os deputados federais so representantes de quem?. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. MENEGUELLO, Rachel. PT: a formao de um partido (1989-1982). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. MOISS, Jos lvaro. Lies de liberdade e de opresso: os trabalhadores e a luta pela democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. RATTES, Tiago. O socialismo Petista: analisando um documento histrico do Partido dos Trabalhadores. In Semana de Histria 2006 - Oriente X Ocidente: Choque de Civilizaes?. Juiz de Fora, 2006. REIS, Daniel Aaro e MOTTA, Marcelo Ridenti (orgs.). O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004). SP: EDUSC, 2004. RMOND, Ren. Por uma histria poltica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 2 ed. SOUZA, Amaury. O sistema poltico-partidrio. In.: JAGUARIBE, Helio (org.). Sociedade, Estado e partidos na atualidade brasileira. RJ: Paz e Terra, 1992. Cap. III.

Vous aimerez peut-être aussi