Vous êtes sur la page 1sur 4

1 TICA

De acordo com Brasil (2001) as palavras tica e moral tm a mesma origem etimolgica, mas os conceitos da mesmas incorporaram, em seu percurso histrico, significaes diferenciadas. No mbito da filosofia, hoje, faz-se uma distino entre elas, definindo a moral como o conjunto de princpios, crenas, regras que orientam o comportamento dos indivduos nas diversas sociedades e a tica como a reflexo crtica sobre a moral. Mesmo com significados semelhantes, pode-se entender que a moral est inserida dentro dos costumes e regras do ser humano e a tica o meio para se refletir e questionar estes costumes e regras da populao. Na opinio de Brasil (2001, p.51)

A dimenso moral das aes implica em um posicionamento em relao aos valores, aos deveres. Por se caracterizarem como seres livres, com capacidade de superar, de alguma maneira, o determinismo da natureza, os seres humanos tm possibilidade de escolha. Escolher implica comparar e valorar. Assim, torna-se necessria a elaborao de critrios que classifiquem as aes como boas ou ms, corretas ou inadequadas, e que orientem e justifiquem a escolha, que se configura como uma resposta diante das prescries da sociedade.

As pessoas tm a capacidade de escolha, antes de praticar qualquer ao e aps podem classific-la dentro dos deveres dentro da sociedade, mas este poder de escolha poderia ser aproveitado para alguma ao que tenha sentido e no prejudique os demais. Para Brasil (2001, p.51) Cada ser humano posiciona-se diante de um conjunto de valores que no foram criados por ele isoladamente, mas no contexto das relaes com outros seres humanos.. Toda a populao se utiliza de leis e normas para o bom convvio em sociedade, mas cada membro tem a sua viso da mesma, e escolhe se vai cumpri-las ou viollas. Segundo Brasil (2001, p.52)

A tica a reflexo crtica sobre a moralidade. Ela no tem um carter normativo, pois, ao fazer uma reflexo tica, pergunta-se sobre a consistncia e a coerncia dos valores que norteiam as aes, busca-se esclarecer e questionar os princpios que orientam essas aes, para que elas tenham significado autntico nas relaes.

Como a tica uma reflexo sobre os valores da sociedade hoje, as pessoas podem usar-se dela para refletir e possivelmente mudar o que se faz necessrio devido aos novos valores criados que no acrescentam pouco contedo, pois os antigos esto sendo esquecidos. Para Brasil (2001, p.52) A pergunta crtica colocada pela tica de natureza diferente, pois sua inteno problematizar exatamente os fundamentos.. A pergunta crtica que a tica procura fazer se faz extremamente importante para que a sociedade reflita a base de sua tica e de seus valores. Na viso de Brasil (2001, p.54) A cidadania tambm uma condio construda historicamente. Compreenses diversas do conceito de cidadania so encontradas em contextos e situaes diferentes.. Ao longo do tempo, o ser humano evoluiu como pessoa racional e conquistou varias coisas, entre elas a cidadania. Isto significa ter direitos e deveres dentro da sociedade, para que haja um melhor relacionamento entre as pessoas. Conforme Brasil (2001, p.61) As pessoas no nascem boas ou ms: a sociedade, quer queira, quer no, que educa moralmente seus membros [...]. De fato, se adquire valores e costumes atravs do convvio primeiramente com os familiares, que quem nos educa e depois adquirimos valores com a sociedade, onde se podem comparar valores e costumes e escolher qual voc quer para si. Na viso de Brasil (2001, p.61)

Todas as sociedades buscam desenvolver meios de preservar suas formas constitudas de viver coletivamente, criando mecanismos de transmisso de conhecimentos acumulados e de valores aos seus membros mais jovens. Entretanto, essa transmisso no se caracteriza pela mera reproduo de valores e conhecimentos. Ela se d, na verdade, na articulao contraditria de permanncia e mudana, manuteno e inovao. 1.1 A tica Na Educao Escolar

De acordo com Brasil (2001) impossvel ensinar a moralidade. No se quer dizer com isso que no haja nada a aprender, por parte do educando. O desafio de promover uma educao em valores consiste em desenvolver um trabalho pedaggico que auxilie o educando a tomar conscincia da presena dos valores em seu comportamento e em sua relao com os outros, participando do processo de construo desses valores, em um momento de movimento de afirmao de autonomia. Para Brasil (2001) O espao escolar caracteriza-se como um espao de diversidade. O carter universal do ensino fundamental, definido em lei, torna a escola um ponto de convergncia de diversos meios sociais, e traz os mais variados valores [...].

Brasil (2001, p.75) afirma que [...] coloca-se para a escola a questo de como enfrentar o conflito entre suas normas e regras como instituio e aqueles valores que cada um de seus membros traz consigo.. Desta forma, a escola pode desenvolver mtodos e maneiras para que todos seguissem as normas da mesma, mas sem perder seus valores para que o bom convvio entre os membros da escola seja tranquila e favorea a aprendizagem. Conforme Brasil (2001, p.77) A funo docente exige do professor uma srie de condutas que o faro reconhecido como algum que utiliza o seu saber e o seu poder como um recurso para o bem da coletividade com quem trabalha, fazendo bem o que lhe compete.. J para Brasil (2001, p.77) O conhecimento crtico da realidade em que desenvolve seu trabalho e dos valores que a se encontram e que o norteiam ponto de partida para organizao do trabalho do professor na escola.. De acordo com Brasil (2001) A aprendizagem de atitudes pelos adolescentes e jovens requer o reconhecimento, por parte dos adultos, das caractersticas psicolgicas e sociais dessa fase e ampliam a capacidade de analisar situaes complexas, considerar diferentes fatores envolvidos e construir critrios de justia. Brasil (2001, p79) afirma que Viver em sociedade significa orientar seu comportamento por leis e regras, criadas por seus sujeitos, com o objetivo de tornar a convivncia adequada a necessidades, natural e inventada [...]. Para (2001,p.79) Fazer parte de um grupo, de uma comunidade, exige do participante conhecer as normas que regem a conduta daqueles que a ele pertencem.. Toda pessoa que gostaria de pertencer a algum grupo social, deve conhecer as normas de funcionamento para que seja mantida a ordem do grupo. Conforme Brasil (2001, p.83) O tema tica segue os critrios de eleio dos outros temas transversais,
guardando, entretanto, sua especificidade como um eixo norteador: as questes que se abordam nos demais temas reportam-se sempre s implicaes de valor presentes nas situaes sociais.

De acordo com Brasil (2001, p.83) A tica atravessa a proposta educacional da escola e o planejamento e execuo do trabalho de cada um dos professores e da relao de todos os que compem a comunidade escolar.. H uma interferncia geralmente positiva pela tica, pois faz refletir as aes das pessoas envolvidas com a escola e com a execuo de suas tarefas dentro da escola. Brasil (2001, p.87) quando afirma que O trabalho com a tica tem como objetivo o reconhecimento de que as atitudes das pessoas precisam ser pautadas por princpios de

respeito, justia, solidariedade e dilogo, que devem estar expressos na ao cotidiana da escola..

Vous aimerez peut-être aussi