Vous êtes sur la page 1sur 19

PROF.

PABLOLEONARDO
pablo@pointdoconcurso.com.br

NOESDEHARDWARE
PABLOLEONARDO pablo@pointdoconcurso.com.br

UNIDADESDEARMAZENAMENTO
O bit a menor unidade de medida usada na computao, sendo assim, no existe nada que seja menor do que 1 bit. Como o bit uma unidade extremamente pequena, usamos conjuntos de bits (Octetos ou Bytes) para representar o tamanho da informao. Byte o conjunto de 8 bits. Podemos usar mltiplos para representar grandes quantidades de Bytes. Os mltiplos mais cobrados so: KiloByte, MegaByte, GigaByte e TeraByte. Em informtica, cada caractere corresponde um Byte de informao, ou seja, 8 bits. Podemos afirmar ento, que o termo POLCIA MILITAR possui 14 Bytes de informao ou ainda, 112 bits.

CONVERSOENTREMLTIPLOS

1024

1024

1024

1024

B
X8

B
X 1024

KB

MB

GB TB TB...
X 1024 X 1024

X 1024

EXERCCIOS
1 QUANTOS MEGABYTES EXISTEM EM 3 GIGABYTES? 2 QUAL A CAPACIDADE DE UM DISQUETE (EM KILOBYTES)? 3 QUANTO TEMPO UM ARQUIVO DE 5MB LEVA PARA SER TRANSFERIDO PARA O COMPUTADOR, USANDO UMA CONEXO COM TAXA DE 50 Kbps (kilobits por segundo).

DIVISODOSISTEMA
Um computador pode ser divido em 4 partes principais: 1 CPU (Processador) 2 MEMRIAS ( ) 3 PLACA-MAE (MOTHERBOARD) 4 PERIFRICOS DE ENTRADA/SADA DE DADOS

CPU(PROCESSADOR)
A unidade central de processamento dividida em duas partes principais: Unidade de Controle (UC) responsvel pelo gerenciamento de todos os recursos do computador, coordenando todas as suas atividades. Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) responsvel pela execuo das instrues que envolvem operaes aritmticas e lgicas entre valores. Em outras palavras, responsvel pelo processamento propriamente dito. Clock o componente responsvel por estabelecer o rtmo de comunicao entre as partes de um computador. Em outras palavras, quem dita a velocidade da CPU. O clock de um processador medido em Hertz (Hz) e seus mltiplos (Khz, Mhz, Ghz)

PROCESSADORESMULTINCLEO
Com a finalidade de se obter maior desempenho de processamento e maior facilidade de refrigerao, foram lanados os processadores multincleo. So processadores formados por dois ou mais ncleos de processamento que trabalham em paralelo e assim, vrias tarefas podem ser executadas concorrentemente, aumentando o desempenho do processador. Os processadores multincleo esquentam menos, o que garante uma maior facilidade de refrigerao. Esse mais um fator que contribui para o aumento do desempenho do processador. p de p processador so: Os nomes mais conhecidos desse tipo Intel Core 2 Duo, Quad-Core, Athlon X2.

MOTHERBOARD(PLACAME)
A placa-Me (Motherboard) a principal placa de um computador. CPU, memrias, perifricos de entrada e de sada esto conectados diretamente placame por meio de seus SLOTS. PRINCIPAIS COMPONENTES DA PLACA-ME Chipset: o componente mais importante desta placa. Trata-se de um conjunto de circuitos que controlam todo o funcionamento da Placa-Me. Divide-se em "ponte ponte norte norte" (northbridge, controlador de memria, alta velocidade) e "ponte ponte sul sul" (southbridge, controlador de perifricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicao do processador com as memrias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. J a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, e os barramentos PCI e ISA. Todos os dados que trafegam pela placa-me passam pelo Chipset, por isso ele tambm pode ser definido como sendo a central de transferncia da Placa-Me.

MOTHERBOARD(PLACAME)
Barramentos: so as vias de comunicao que atravessam a placa-me e permitem que os diversos componentes do computador se comuniquem. So as auto-estradas por onde os dados trafegam na placa-me.

Slots: so os diversos locais de encaixe de outras placas placa-me. Para cada Slot existe um barramento com o mesmo nome. O Slot faz a conexo da placa de expanso com a placa-me e o barramento o caminho por onde os dados trafegaro.

BARRAMENTOSLOCAIS
Barramento de Dados por onde trafegam os dados manipulados pela CPU e as instrues que ela executa. Sua largura indica o tamanho dos dados e instrues que podem ser manipuladas simultaneamente pelo processador. O tamanho da Palavra a quantidade de dados que o processador consegue processar simultaneamente e determinado pelo tamanho do barramento de dados. Barramento de Endereos por onde passam as informaes de localizao de dados na memria. memria No passam por esse barramento os dados nem instrues e sim os endereos de memria que devem ser acessados por algum dispositivo, para armazenar ou recuperar dados e instrues. A largura do barramento de endereos determina a quantidade mxima de memria que o computador consegue acessar. Barramento de Controle - por onde trafegam os sinais da Unidade de Controle que gerenciam e sincronizam o funcionamento da CPU e dos demais componentes do computador.

BARRAMENTOSDEEXPANSO
ISA: trata-se de um barramento que permite a projeo de placas de expanso de baixo custo (vdeo, som , rede e fax/modem). O grande problema desse barramento a sua baixa velocidade de transmisso de dados e a falta de suporte ao Plug and Play. Velocidade de transmisso: 16 MB/s.
Plug And Play uma tecnologia desenvolvida pela Intel que permite que um dispositivo, ao ser conectado ao computador, seja reconhecido e instalado automaticamente.

EISA: um barramento criado por alguns fabricantes de placa-me, liderados pela Compac, para concorrer com o barramento MCA criado e patenteado pela IBM. O barramento EISA perfeitamente compatvel com placas no padro ISA, porm, alm de dar suporte ao Plug and Play, ainda apresenta velocidade de transmisso muito maior. Permite a conexo de placas de vdeo, som, rede e fax/modem. Velocidade de transmisso: 32 MB/s .

BARRAMENTOSDEEXPANSO
PCI: um barramento que foi projetado para concorrer com o barramento VLB que, embora desse suporte ao Plug and Play e fosse de alta velocidade (para aquela poca), foi projetado para processadores 486. J o PCI, alm de ser mais rpido do que o VLB (tambm chamado de VESA) e dar suporte ao PnP, pode ser usado com qualquer processador e usado at hoje. Velocidade de Transmisso: 250 MB/s.

BARRAMENTOSDEEXPANSO
AGP: um barramento de alta velocidade (maior do que a do PCI)

utilizado apenas para projeo de Placas de Vdeo. importante termos em mente que barramento uma estrada e slot so encaixes. Em uma placa-me, podem existir 5 slots PCI ou ISA mas existe apenas um barramento desse tipo, ou seja, a velocidade total desse barramento ser compartilhada entre os dispositivos conectados aos Slots agp. Este mais um fator que beneficia uma placa de vdeo conectada ao Slot AGP. Como esse barramento exclusivo para placas de vdeo, a velocidade de transmisso do barramento no ser compartilhada com outros dispositivos dispositivos. Velocidade de transmisso: 2.1 GB/s (AGP 8X)

BARRAMENTOSDEEXPANSO
PCI EXPRESS: um barramento de alta velocidade (maior do que a do AGP) criado pela Intel para substituir os barramentos AGP e PCI. Serve para conectar todos os tipos de placas de expanso e no somente placas de vdeo como o caso do PCI. Sua velocidade vai de 1x at 32x (sendo que atualmente s existe disponvel at 16x). Mesmo a verso 1x consegue ser seis vezes mais rpido que o PCI tradicional. Velocidade de transmisso: 4.2 GB/s (PCI EXPRESS 16X)

BARRAMENTOSDEEXPANSO
USB: um barramento externo de alta velocidade muito utilizado atualmente. Alm de ser Hot Plug and Play, permite que at 127 dispositivos sejam conectados ao computador usando uma nica porta, dividindo a capacidade de transmisso do barramento. Isso possvel com a utilizao de hubs USB. Velocidade de transmisso: 60 MB/s (USB 2.0) Ser Hot Plug and Play significa que equipamentos podem ser conectados ou desconectados do computador sem a necessidade de desligar o mesmo.

BARRAMENTOSDEEXPANSO
FIREWIRE: um concorrente direto do USB porm, permite a conexo de 63 equipamentos usando uma nica porta (contra 127 do USB). Uma vantagem sobre o seu concorrente direto a maior taxa de transmisso de dados. Velocidade de transmisso: 100 MB/s (FIREWIRE 800)

BARRAMENTOSDEEXPANSO
PCMCIA: um barramento presente em notebooks e handhelds e utilizado para a conexo de placas de expanso. As placas de expanso PCMCIA tem o tamanho aproximado de um carto de crdito. Esse barramento comumente referenciado como Card Bus ou PC-Card.

BARRAMENTOSDEEXPANSO
PS2: um barramento utilizado para a conexo e mouse e teclado ao computador.

MEMRIAS
Uma memria tem a funo de armazenar informaes. Em um computador, podem existir vrios dispositivos de memria como: Ram, ROM, Cache, HD, Pendrive, etc. Os dispositivos de memria so classificados em duas categorias: Memria Primria/Principal -Gerenciadas pelo processador; -Mais Mais rpidas do que as secundrias; -Mais caras do que as secundrias; -Podem ser volteis ou no. Memria Secundria/Auxiliar/Armazenamento em Massa -Gerenciadas pelo usurio; -Armazenam dados de forma permanente, ou seja, no so volteis; -Em geral, apresentam maior capacidade de armazenamento do que as primrias.

MEMRIAPRIMRIA
ROM (Memria somente de leitura) - Somente de Leitura; - Sua funo armazenar o BIOS (Basic Input/Output System); - No voltil; - Gravada pelo fabricante da Placa-Me. (Basic Input/Output p p System) y ) BIOS ( - Contm sub-rotinas de inicializao do sistema; - Primeiro software a ser executado quando o computador ligado; - POST (Power On Self Test) Teste feito pelo BIOS (quando o computador ligado). o primeiro passo na inicializao do sistema.

BIOS-SETUP

MEMRIAPRIMRIA
BIOS-SETUP

O setup o programa de configurao da BIOS. Atravs dele, podemos alterar a ordem de BOOT do sistema, bem como monitorar a temperatura da CPU, definir senhas, fazer Overclock, dentre vrios outros ajustes. As alteraes feitas no Setup devem ser salvas para que sejam validadas e a memria ROM somente de leitura, ou seja, no existe a possibilidade de adicionar dados. dados Surge ento a necessidade de se ter uma memria auxiliar que sirva para armazenar as configuraes do BIOS. Essa memria a CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor). Fala-se que a memria CMOS um tipo de memria RAM pelo fato de ser de leitura e escrita e tambm de ser voltil, porm, os dados nela armazenados no so perdidos quando o computador desligado pelo fato de ela estar sendo constantemente alimentada por uma bateria.

MEMRIAS MEMRIA PRIMRIA


VARIAES DE MEMRIA ROM PROM (Memria Programvel Somente de Leitura) - Somente de Leitura; - No voltil; - Gravada uma nica vez pelo usurio. EPROM (Memria Programvel e Apagvel Somente de Leitura) - Somente de Leitura; - No voltil; - Pode ser gravada ou regravada por meio de um equipamento que fornece as voltagens adequadas em cada pino. Para apagar os dados nela contidos, basta iluminar o chip com raios ultravioleta. Isto pode ser feito atravs de uma pequena janela de cristal presente no circuito integrado.
MEMRIA PRINCIPAL OU PRIMRIA

MEMRIAPRIMRIA
EEPROM (Memria Programvel e Apagvel Eletronicamente Somente de Leitura) - Somente de Leitura; - No voltil; - Pode ser gravada, apagada ou regravada utilizando um equipamento que fornece as voltagens adequadas em cada pino.

MEMRIAPRIMRIA
RAM (Memria de acesso randmico) - Leitura e escrita - Voltil (quando o computador desligado ou reiniciado, o contedo armazenado perdido). Pode-se dizer que uma memria temporria; - Utilizada pelo processador para gravar os dados no momento em que esto sendo processados; - Por ser randmica (aleatria), qualquer posio de memria pode ser gravada ou lida levando o mesmo tempo. Um programa (ou arquivo) mesmo que esteja gravado em uma memria secundria (CD, DVD, HD...), no momento de sua execuo carregado para a memria RAM.

MEMRIAPRIMRIA
A memria RAM pode ser:
DINMICA (DRAM) Trata-se de um tipo de memria RAM em que, mesmo que as suas clulas estejam energizadas, operaes de refrescamento (refresh/atualizao) devem ser realizadas constantemente para que o seu contedo no seja perdido. ESTTICA (SRAM) Trata-se de um tipo de memria RAM que no necessita de operaes de refresh para que o contedo se mantenha armazenado. uma memria mais rpida uma vez que as operaes de refresh consomem no somente mais energia eltrica como tambm tempo de processamento. Seu custo mais alto do que o de uma memria SRAM.

MEMRIAPRIMRIA
CACHE - Leitura e escrita; - Voltil (Quando o computador desligado ou reiniciado, o contedo armazenado perdido). Pode-se dizer que uma memria temporria; - Altssima velocidade de acesso; - Localizada no processador; - Composta por registradores; - Pode ser dividida em 3 nveis: L1, L2 e L3; - Custo elevado. Os dados que esto na memria RAM e que esto sendo utilizados com mais freqncia, so gravados tambm na memria Cache. Quando o processador precisa buscar um dado, ele o faz primeiro na memria Cache, se o dado procurado no estiver presente na memria Cache, ser feita uma busca na memria RAM. Caso o dado procurado esteja na memria Cache, o processo levar menos tempo para ser realizado e por isso, dizemos que a principal diferena entre um processador com memria Cache e um sem memria Cache est na velocidade final de processamento que, claro, ser maior.

10

MEMRIASECUNDRIA
HD (DISCO RGIDO) Tambm chamado de Winchester ou HD, trata-se de um dispositivo que representa a classe das memrias secundrias. Est presente em todos os microcomputadores e a sua capacidade de armazenamento vem aumentando com o passar dos anos, bem como a sua velocidade de acesso. Porque Winchester? O primeiro disco rgido foi construdo pela IBM em 1957 e era formado por um conjunto de 50 discos de 24 polegadas de dimetro, com uma capacidade total de 5 MBytes e custava nada menos que 35 mil Dlares. Seu nome era RAMAC 350. Winchester era um modelo de espingarda de dois canos muito popular nos Estados Unidos e pelo fato de o RAMAC 350 ser formado por vrios discos, foi apelidado de Winchester

RAMAC350

11

MEMRIASECUNDRIA
HD - ORGANIZAO DOS DADOS Os HDs atuais so formados por um certo nmero de discos sobrepostos. Esse nmero varia de 2 4. Cada um destes discos possui duas faces. Dentro de cada face, os dados so organizados em Trilhas: As trilhas so crculos concntricos, que comeam no final do disco e vo se tornando menores conforme se aproximam do centro. Cada trilha recebe um m nmero de endereamento que q e permite sua s a localizao. locali ao Setores: So subdivises de uma trilha que facilitam o acesso aos dados. Cada trilha possui mais de 1000 setores (variando de acordo com a capacidade do disco) e em cada disco temos sempre mais de 3000 trilhas. Cluster: Trata-se de um conjunto de setores. a menor parte do disco reconhecida pelo Sistema Operacional.

MEMRIASECUNDRIA
Para cada face do disco, temos uma cabea de leitura e todas elas esto presas mesma pea metlica, chamada brao de leitura. Como o brao de leitura comanda sempre todas as cabeas de leitura ao mesmo tempo, no possvel que as cabeas de leitura se movimentem independentemente, ou seja, quando uma cabea de leitura da Face 1 encontra-se na trilha 5631, as cabeas de leitura das outras faces tambm se encontraro nas mesmas trilhas dos seus respectivos discos. Cilindro: Um cilindro nada mais do que um conjunto de trilhas com o mesmo nmero em todos os discos que formam o HD.

12

INTERFACESDEDISCO
Assim como uma placa de vdeo ligada em um slot PCI ou AGP, para poder se comunicar com o restante do sistema, um drive de disco precisa estar ligado uma interface e esta ltima, nada mais do que um meio por onde possam trafegar os dados que entram e saem do HD. SCSI Small Computer System Interface um tipo de barramento utilizado para conexo de HD HDs, s, Drive de CD e DVD, e tambm impressoras e scanners. um barramento de alta velocidade e por isso, quando usado, contribui para o aumento da velocidade final de processamento. Para usar um disco SCSI necessrio ter uma placa que realize a interface entre a placa-me e esse hardware. Essa placa chamada de Host Adapter ou controladora SCSI.

INTERFACESDEDISCO
O aumento de velocidade alcanado com o uso dessa tecnologia tambm justificado pelo fato de, nos processo de transferncia de dados, o processador apenas informar para a controladora quais os dados sero transferidos, onde esto gravados e para onde sero transferidos. Todo o trabalho pesado ser realizado pela controladora que avisar ao processador quando o processo for finalizado. Isso permite que o processador execute outras tarefas enquanto a controladora SCSI realiza a transferncia. p SCSI, , alm de serem mais rpidos, p , so mais caros do q que Os dispositivos dispositivos de outros padres como IDE, por exemplo, e seu uso no indicado para usurios domsticos devido ao seu alto custo.

13

INTERFACESDEDISCO
IDE (ATA) Trata-se de um padro para interligar dispositivos de armazenamento como HDs, CDs e DVDs. Embora no seja uma interface to rpida quanto a SCSi utilizada em maior escala do que esta ltima, por estar presente em todas as motherboards atuais e tambm pelo fato de os dispositivos fabricados neste padro apresentarem menor custo. As placas me placas-me atuais apresentam duas controladoras IDE nomeadas Controladora Primria e Controladora Secundria. Cada uma das controladoras suporta a conexo de um nico cabo flat (cabo plano) e cada cabo flat suporta a conexo de dois dispositivos.

INTERFACESDEDISCO
PATA (Paralelo ATA) uma variao da tecnologia ATA em que os dados trafegam pelo cabo flat de forma paralela. O cabo flat utilizado no padro PATA possui 40 ou 48 fios paralelos o que faz dele um cabo extremamente grande em que uma das desvantagens atrapalhar a circulao de ar dentro do gabinete. Outra desvantagem que, pelo fato de os dados trafegarem em paralelo, comum a presena de interferncia. Essa interferncia causa diminuio na velocidade de transferncia dos dados.

INTERFACESDEDISCO
SATA (Serial ATA) uma variao da tecnologia ATA em que os dados trafegam pelo cabo flat de forma serial. Os cabos Serial ATA so formados por dois pares de fios (um par para transmisso e outro par para recepo) usando transmisso diferencial, e mais trs fios terra, totalizando 7 fios, o que permite usar cabos com menor dimetro que no interferem na ventilao do gabinete. Pelo fato de a transmisso ser feita de forma serial, a interferncia bem menor do que no padro PATA e isso contribui para o aumento da velocidade de transferncia de dados.

14

INTERFACESDEDISCO
E-SATA (External SATA) um padro de conector SATA externo, que mantm a mesma velocidade de transmisso do SATA. As placas-me mais recentes j esto vindo com conectores eSATA embutidos, mas tambm possvel utilizar uma controladora PCI Express, ou mesmo PCI. Essa tecnologia vem sendo usada em diversos modelos de gavetas para HD externo, substituindo ou servindo como opo ao USB. A vantagem que voc no corre o risco do desempenho do HD ser limitado pela interface, j que temos 150 MB/s no eSATA (ou 300 MB/s no SATA 300), contra os 60 MB/s (480 megabits) do USB 2.0. Ao contrrio do USB, o conector eSATA no transmite energia, de forma que ele s permite a conexo de HDs e outros dispositivos com fontes de alimentao (ou baterias). No seria uma soluo prtica para pendrives, por exemplo.

DMAeRAID
DMA (Direct Memory Access) - Essa tecnologia permite que o disco rgido acesse diretamente a memria RAM. Isso faz com que o desempenho do computador seja muito melhor uma vez que a CPU apenas faz a solicitao ao disco rgido mas no participa do processo de transferncia, ficando disponvel para a realizao de outras tarefas. RAID (Redundant Array of Independent Drives) Trata-se de uma tecnologia que visa aumentar o desempenho e a confiabilidade ao trabalhar com gravao de dados no disco rgido do computador (caso este ltimo possua dois ou mais discos rgidos). Existem vrias modalidades de RAID (RAID 0, RAID 1, RAID 2...) e cada modalidade tem as suas caractersticas.

15

MEMRIASECUNDRIA
FLOPPY DISK (DISQUETE) Tambm conhecido como disquete, essa mdia tem capacidade de 1.44 MB e baixa confiabilidade. uma mdia que atualmente est em desuso devido popularizao dos gravadores de CD e DVD. Os disquetes mais modernos apresentam duas faces de gravao. Quando um disquete est protegido, dados no podem ser salvos e nem excludos
1 - Trava de proteo contra escrita. 2 - Base central. 3 - Cobertura mvel. 4 - Chassi (corpo) plstico. 5 - Disco de papel. 6 - Disco magntico. 7 - Setor do disco.

MEMRIASECUNDRIA

MEMRIASECUNDRIA
FITA MAGNTICA Trata-se de uma mdia que permite somente o acesso seqencial. Muito utilizada para se fazer Backup devido a sua grande capacidade de armazenamento (temos fitas com at 400 GB de capacidade).

16

MEMRIASECUNDRIA
ZIP DISK O ZIP Disk utilizado para armazenamento e transporte de grande quantidade de informaes. Sua capacidade vai de 100 a 750 MB e as suas caractersticas so as mesmas das de um disquete, exceto a capacidade, claro. Foi muito utilizado na poca em que os gravadores de CD e DVD no eram to populares quanto so hoje em dia. O Zip drive e o Zip disk so mais caros do que um gravador de CD e um CD-R, respectivamente.

MEMRIASECUNDRIA
PENDRIVE Ideal para transportar dados de maneira rpida simples e segura. O Pendrive pode ser conectado qualquer PC atravs de uma das portas USB. Hoje em dia temos pendrive com mais de 60 GB de capacidade.

MEMRIASECUNDRIA
CD (Rom/R/RW)
TIPO DE MDIA CD Rom CD-R CD-RW DVD Rom DVD-R DVD-RW CAPACIDADE LEITURA 700 MB SIM 700 MB SIM 700 MB SIM 4.7 GB SIM 4.7 GB SIM 4.7 GB SIM GRAVAO NO SIM SIM NO SIM SIM REGRAVAO NO NO SIM NO NO SIM

17

MEMRIASECUNDRIA
BLU-RAY Pertence nova gerao de discos pticos e possui as mesmas dimenses de um CD ou DVD comum, porm, apresente capacidade de 25 (camada simples) ou 50 (camada dupla) GB.

PERIFRICOSDEENTRADADEDADOS
TECLADO MOUSE MICROFONE SCANNER LEITOR DE CDIGO DE BARRAS WEBCAM OUTROS

PERIFRICODESADADEDADOS
CAIXAS DE SOM IMPRESSORA MONITOR OUTROS

18

PERIFRICOSDEENTRADAESADADEDADOS
IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL Trata-se de uma impressora que possui um scanner ela acoplado. Desse modo, o Scanner faz a entrada de dados e a impressora a sada de dados. Lembre-se: Impressora multifuncional: entrada e sada de dados! MONITOR TOUCH SCREEN Trata-se de um tipo de monitor que possui uma tela sensvel ao toque. Desse modo, o usurio consegue fazer a entrada de dados atravs de toques dados na tela do monitor. Lembre-se: Monitor Touch Screen: entrada e sada de dados!

19

Vous aimerez peut-être aussi