Vous êtes sur la page 1sur 2

MINISTRIO PBLICO

Princpios institucionais Unidade: todos os membros fazem parte de um s rgo. Indivisibilidade: seus membros podem ser indiferentemente substitudos uns pelos outros. Independncia funcional o O membro do MP tem plena liberdade de atuao. No h hierarquia funcional, mas to somente administrativa. o O principio do promotor natural veda a substituio arbitraria. Formas de atuao Como parte (art. 81) o Parte material. Ex: Ao de Nulidade de Casamento (CC art. 1.549). o Parte Processual (substituto processual). Ex: Ao civil pblica. Fiscal da lei (custos legis) art.82 o Causas em que h interesse de incapazes (inciso I). o Causa concorrentes ao estado da pessoa, ptrio poder, tutela, curatela, interdio, casamento, declarao de ausncia e de ultima vontade. o Causa que envolva litgios pela posse da terra rural e causa em que h interesse publico, evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte. Conseqncias da no-interveno do MP no processo quando obrigatria Se no for intimado > nulidade do processo, a menos que a deciso tenha sido favorvel ao interesse justificador de atuao. Se houve intimao > no h nulidade, ainda que tenha havido manifestao. Poderes, nus e responsabilidade do MP. Intimao pessoal e vista fora da secretaria (art.83, I). Prazo em 4x para contestar e em 2x para recorrer (art.188), atuando como fiscal da lei. No est sujeito a adiantar de despesas processuais (art. 19 2) nem condenao (art. 27.). Interveno determinada pelo juiz O MP no pode recursa-se a intervir. Na recusa do MP o O juiz pode dar proseguimento normal ao processo (no gera nulidade). o Juiz remeter os autos ao procurador geral de justia (CPP, art.28 por analogia). Impedimento e suspeio Como fiscal da lei >> aplicam-se os motivos de impedimento e suspeio (arts. 134 e 135). Como parte >> aplica-se os motivos de suspeio elencados nos incisos I a IV do art. 135 (art. 138, I). Aplicam-se tambm os casos de impedimentos (art. 134), quando compatveis. Incompetncia No se aplica ao MP, uma vez que no tem jurisdio. Legitimidade para recorrer O MP atuando como parte ou como fiscal da lei tem legitimidade para recorrer. No tem legitimidade para recorrer adesivamente quando atua como custos legis. Algumas hipteses de interveno do MP no processo civil Ao de Investigao de Paternid. e Alimentos (ECA, art. 201, III, e lei n 8.560/92, art. 3, 4) Insolvncia civil

Jurisdio voluntaria (art. 1.105). Somente nos casos explicitados nos captulos da separao consensual, por exemplo, (art. 1.122, 1) Ao de Acidente de trabalho

Conceito
Instituio permanente, essencial funo jurisdicional do estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis (CF, art. 127).

Evoluo
De mero rgo acusador, defensor do rei e do estado, evolui para defensor de interesses sociais, modernamente no representa o estado, nem partes. Atua em defesa da sociedade.

Natureza jurdica
Na constituio federal no est inserido em nenhum dos poderes do estado. Figura em capitulo denominado DAS FUNES ESSENCIAIS JUSTIA. Promove a execuo de leis e da atividade administrativa.

Vous aimerez peut-être aussi