Vous êtes sur la page 1sur 14

Pessoa Jurdica PESSOA JURDICA DIREITOS DA PERSONALIDADE

Prof. Dicler

As pessoas jurdicas so entidades s quais a lei empresta personalidade, capacitando-as a serem sujeitos de direitos e obrigaes. A principal caracterstica da pessoa jurdica o fato de ela possuir personalidade prpria distinta da personalidade de cada um de seus membros,
Pessoa Jurdica = ente de existncia ideal = pessoa moral = pessoa coletiva = pessoa abstrata = pessoa mstica.

Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro g todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. Pargrafo nico. Decai em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro.

As pessoas jurdicas so de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado. So pessoas jurdicas de direito pblico interno: I - a Unio; II - os Estados, Estados o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV - as autarquias; IV - as autarquias, inclusive as associaes pblicas; V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei.

As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico.

So pessoas jurdicas de direito privado: I - as associaes; III - as fundaes. II - as sociedades; IV - as organiz. religiosas;

V - os partidos polticos (lei especfica 9.096/95). S livres li i i 1o So a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento.

Sero representados em juzo, ativa e passivamente: [...]. III - a massa falida, pelo sndico; IV - a herana jacente ou vacante, por seu curador; V - o esplio, pelo inventariante; [...]. VII - as sociedades sem personalidade jurdica, pela pessoa a quem couber a administrao dos seus bens; [...]. IX - o condomnio, pelo administrador ou pelo sndico. [...]. 2o - As sociedades sem personalidade jurdica, quando demandadas, no podero opor a irregularidade de sua constituio.

Associaes so entidades de direito privado, formadas pela unio de indivduos para realizao de fins no econmicos. So suas principais caractersticas: a) ) tm finalidade f ideal, no econmica, no podem ter finalidade lucrativa. ex.: associao de moradores, ONGs, clubes recreativos; b) seu ato constitutivo o estatuto. A renda que ela produz reinvestida na prpria atividade.

DISPOSIES GERAIS SOBRE PJ


Se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises se tomaro pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo d di diverso. Decai em trs anos o direito de anular as decises a que se refere este artigo, quando violarem a lei ou estatuto, ou forem eivadas de erro, dolo, simulao ou fraude.

Associaes
Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. No h, entre os associados, direitos e obrigaes recprocos. direitos mas o Os associados devem ter iguais direitos, estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais.

Associaes
A qualidade de associado intransmissvel, se o estatuto no dispuser o contrrio. Se o associado for titular de quota ou frao ideal do patrimnio da associao, a transferncia daquela no importar, de per si, na atribuio da qualidade de associado ao adquirente ou ao herdeiro, salvo disposio diversa do estatuto. A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto.

Trata-se de entidades formadas pela unio de pessoas, institudas por um contrato social com objetivo de exercer atividade econmica e partilhar o lucro. g anterior p permitia sociedade sem fim A legislao lucrativo, mas luz do novo CC no possvel. As sociedades foram reguladas na parte referente ao Direito de Empresa. Podem ser simples ou empresrias.

Resultam da afetao de um patrimnio, que se personifica por conta de seu instituidor, declarada em escritura pblica (inter vivos) ou testamento (causa mortis), para fins morais, culturais, de assistncia ou religiosos. Para criar P i uma fundao f d , o seu instituidor i i id far, f por escritura pblica ou testamento, dotao especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administr-la. A fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia.

So requisitos constitutivos da fundao: 1) afetao de bens livres; 2) instituio feita por escritura pblica ou t t testamento; t 3) criao do estatuto 4) aprovao do Ministrio Pblico; 5) registro no Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas. Velar pelas fundaes o Ministrio Pblico do Estado onde situadas. 1o Se funcionarem no Distrito Federal, ou em Territrio, caber o encargo ao Ministrio Pblico Federal. (Vide ADIN n 2.794-8) 2o Se estenderem a atividade por mais de um Estado, caber o encargo, em cada um deles, ao respectivo Ministrio Pblico.

Pode ser de 3 tipos: Administrativa aplica-se a determinadas entidades quando houver cassao da autorizao de funcionamento; Convencional resulta da vontade dos prprios scios; os scios fazem um distrato; Judicial resulta de um processo de liquidao. Quem dissolve o juiz, por sentena.

Nos casos de dissoluo da pessoa jurdica ou cassada a autorizao para seu funcionamento, ela subsistir para os fins de liquidao, at que esta se conclua. Far-se-, no registro onde a pessoa jurdica estiver inscrita a averbao de sua dissoluo. inscrita, dissoluo As disposies para a liquidao das sociedades aplicam-se, no que couber, s demais pessoas jurdicas de direito privado. Encerrada a liquidao, promover-se- cancelamento da inscrio da pessoa jurdica. o

Domiclio da Pessoa Jurdica


IV - das demais pessoas jurdicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. Se a administrao, ou estrangeiro, haver-se- jurdica, no tocante s cada uma das suas estabelecimento, sito corresponder. diretoria, tiver a sede no por domiclio da pessoa obrigaes contradas por agncias, o lugar do no Brasil, a que ela

Quanto s pessoas jurdicas, o domiclio : I - da Unio, o Distrito Federal; II - dos Estados e Territrios, as respectivas capitais; III - do Municpio, o lugar onde funcione a administrao municipal;

Exerccios de Fixao
(ESAF Auditor Fiscal AFRFB 2009) Se uma pessoa, que participava de operaes blicas, no for encontrada at dois anos aps o trmino da guerra, configurada est a: a) declarao judicial de morte presumida, sem decretao de ausncia. ausncia b) comorincia. c) morte civil. d) morte presumida pela declarao judicial de ausncia. e) morte real. (ESAF Auditor Fiscal AFRFB 2009) Na criao de fundao h duas fases: a) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, podendo revestir-se da forma particular, e a do registro pblico. b) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, pois requer instrumento particular ou testamento, e a do assento no registro competente. c) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, e a da aprovao do Poder Executivo Federal. d) a da elaborao do estatuto por ato inter vivos, (instrumento pblico ou particular), sem necessidade de conter a dotao especial, e a do registro. e) a do ato constitutivo, que s pode dar-se por meio de escritura pblica ou testamento, e a do registro.

Exerccios de Fixao
A pessoa fsica nascida, mas no registrada: a) no tem existncia jurdica; b) existe juridicamente, mas seus atos sero sempre invlidos; c) existe juridicamente, mas seus atos so sempre inexistentes; d) existe juridicamente e seus atos, de regra, so vlidos; e) existe juridicamente, mas no reconhecida como pessoa fsica. (FCC - TRT 3a Regio Analista Judicirio - 2005) So pessoas jurdicas de direito privado: a) As sociedades e economia mista e as autarquias. municpios b) As empresas pblicas e os municpios. c) As fundaes e o Distrito Federal. d) Os partidos polticos e as organizaes religiosas. e) O condomnio edilcio e as associaes.

(FCC TCE-MG Auditor - 2005) O municpio X, que possui dois distritos, e pertence comarca Y, tem por domiclio : a) O lugar onde municipal. funciona a administrao ( ) (CESPE - DPE-CE - Defensor Pblico - 2008) As pessoas jurdicas de direito privado adquirem sua existncia prpria com a assinatura de seu ato constitutivo. Esse ato constitutivo dever revestir-se de forma pblica, por instrumento pblico ou por testamento, salvo quando se tratar de fundaes de direito pblico, que so criadas por lei.

b) Qualquer prdio pblico respectivos distritos, para praticados. c) A sede da comarca. d) A sede da Cmara Municipal. e) A Capital do estado.

municipal dos os atos neles

Exerccios de Fixao
( ) (CESPE - PC-ES Delegado 2006) Determinada pessoa jurdica de direito privado possui estabelecimentos nos estados do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais. Nesse caso, cada um dos mencionados estabelecimentos considerado domiclio da pessoa jurdica para fins de atos nele praticados.

a retirada episdica, momentnea e excepcional autonomia patrimonial pessoa , a fim de estender os efeitos de suas obrigaes g pessoa de seus scios ou administradores.
Desconsiderao da Pessoa Jurdica = Disregard doctrine = Disregard of legal entity

Histrico no Direito Brasileiro: 1) Artigo 28 da Lei 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor), 2) Artigo 18 da Lei 8.884/94 (Infraes ordem econmica), 3) Artigo 4 da Lei 9.605/98 (Leses ao meio ambiente), 4) Artigo 50 da Lei 10.406/2002 (Cdigo Civil).

Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, decidir a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

Exerccio de Fixao
( ) (CESPE TRE-MA Analista Administrativo - 2005) Pela aplicao da teoria da desconsiderao da pessoa jurdica, o juiz, ao extinguir a personalidade jurdica da sociedade, transforma-a em sociedade irregular ou de fato, assim, desaparece a autonomia da pessoa jurdica e os bens pessoais dos scios passam a garantir as dvidas da sociedade que se tornou inadimplente.
o afastamento do princpio da autonomia patrimonial da pessoa jurdica para responsabilizar a sociedade por obrigao do scio. Enunciado n. 283 da IV Jornada de Direito Civil do CJF. cabvel a desconsiderao da personalidade jurdica denominada inversa para alcanar bens de scio que se valeu da pessoa jurdica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuzo a terceiros.

(CESPE - TRT-RJ - Execuo de Mandados - 2008) A pedido do Ministrio Pblico, Jos, juiz de direito, em ao que lhe competia intervir, decidiu estender aos bens de uma pessoa jurdica os efeitos patrimoniais de obrigao assumida por pessoa fsica que figura como sua scia majoritria. majoritria Jos entendeu que, em decorrncia da confuso patrimonial entre as referidas pessoas jurdica e fsica, houve leso ao credor. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta.

a) A deciso de Jos implica desconsiderao da personalidade jurdica, mas, no poderia ter sido tomada, nessa situao, pois depende exclusivamente de pedido das partes, e no, do Ministrio Pblico.

d f ibilid d b) O CC prev, de forma expressa, a possibilidade de o juiz determinar a desconsiderao da personalidade jurdica. No entanto, a deciso tomada no caso em tela no encontra amparo na doutrina ou na jurisprudncia, pois foi atingido o patrimnio da pessoa jurdica, quando deveria ter sido atingido o patrimnio da pessoa fsica.

c) A deciso foi correta, eis que aplicou a chamada teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, que, no Direito brasileiro, possui fonte exclusivamente jurisprudencial, sem que haja previso legal expressa desta possibilidade no CC.

d) Nessa situao, Jos aplicou corretamente o que a doutrina denomina de desconsiderao inversa da personalidade jurdica, atingindo-se o patrimnio da pessoa jurdica para garantir a satisfao da obrigao assumida pela pessoa fsica que compe o quadro societrio da primeira.

e) A deciso foi incorreta eis que, conforme disciplina a matria no CC, demandaria prova robusta do propsito de fraudar a lei ou de cometer ilcito ato ilcito, requisitos de ordem subjetiva imprescindveis aplicao da desconsiderao da personalidade jurdica segundo o mencionado diploma.

Podem ser conceituados como sendo aqueles direitos inerentes pessoa e sua dignidade. Dividem-se em cinco cones principais: vida/integridade fsica, honra, imagem, nome e intimidade.

Art. 11. Com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. Enunciado n 4, aprovado na I Jornada CJF: Art.11: o exerccio dos direitos da personalidade pode sofrer limitao voluntria, desde que no seja permanente nem geral. Ex: Ronaldo x Nike (celebrado fora do pas)

a) So inatos ou originrios porque se adquirem ao nascer, independendo de qualquer vontade; b) so vitalcios, perenes ou perptuos, porque perduram por toda a vida. vida Alguns se refletem at mesmo aps a morte da pessoa. Pela mesma razo so imprescindveis porque perduram enquanto perdurar a personalidade, isto , a vida humana. Na verdade, transcendem a prpria vida, pois so protegidos tambm aps o falecimento; so imprescritveis;

c) so inalienveis, ou mais propriamente, relativamente indisponveis, porque em princpio, esto fora do comrcio e no possuem valor econmico imediato; d) so absolutos, no sentido de que podem ser opostos erga omnes (a todos).

10

Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. l i Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau.

Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. O ato previsto neste artigo ser admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.

Toda pessoa tem direito ao nome, compreendidos o prenome e o sobrenome. vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. O ato de disposio pode ser livremente revogado a qualquer tempo. Ningum pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento mdico ou a interveno cirrgica.

nele

O nome da pessoa no pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria. Sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial. O pseudnimo adotado para atividades lcitas goza da proteo que se d ao nome.

11

Salvo se autorizadas, ou se necessrias administrao da justia ou manuteno da ordem pblica, a divulgao de escritos, a transmisso da palavra, ou a publicao, a exposio ou a utilizao da imagem de uma pessoa podero ser proibidas a seu requerimento e sem prejuzo da proibidas, indenizao que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Em se tratando de morto ou de ausente, so partes legtimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes.

A vida privada da pessoa natural inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato t contrrio t i a esta t norma.

( ) (CESPE - MPE-TO - Analista Ministerial - 2006) Os direitos da personalidade so inatos e permanentes, uma vez que nascem com a pessoa e a acompanham durante toda a existncia at a sua morte. Tm como finalidade proteger, principalmente, qualidades os atributos essenciais da pessoa as qualidades, humana, de forma a impedir que esses direitos possam ser apropriados ou usados por outras pessoas que no os seus titulares.

( ) (CESPE - PC-AC Delegado 2008) O direito de personalidade atributo exclusivo da pessoa natural, razo pela qual no se estende a proteo desse direito s pessoas jurdicas, notadamente, porque o seu objetivo principal a preservao do humana respeito e da dignidade da pessoa humana. Aplica-se s pessoas jurdicas, no que couber, a proteo dos direitos da personalidade.

12

Exerccios de Fixao
( ) (ESAF - Advogado do IRB - 2006) O direito da personalidade o direito da pessoa defender o que lhe prprio, como a vida, a identidade, a liberdade, a imagem, a privacidade, a honra etc. ( ) (CESPE - TJ BA Juiz 2004) O nome da TJ-BA pessoa natural, que recebe especial proteo do Estado, no pode ser empregado por outrem em publicaes que o exponham indevidamente. O pseudnimo, ao contrrio, ainda quando adotado para atividades lcitas, no goza da mesma proteo.

Exerccios de Fixao
(FCC - TCE-SP Auditor 2008) Os direitos da personalidade, com exceo dos casos previstos em lei, so a) irrenunciveis, mas seu exerccio sempre pode sofrer limitao voluntria. b) irrenunciveis, i i i mas no so intransmissveis. i t i i c) intransmissveis, mas no so irrenunciveis. d) intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. e) transmissveis e renunciveis, mas seu exerccio no pode sofrer qualquer outro tipo de limitao voluntria.

Exerccios de Fixao
(FCC - TRF 5a Regio Analista Judicirio 2003) Havendo leso ao direito da personalidade e estando a vtima morta, a legitimao para reparar a leso e reclamar perdas e danos a) exclusiva do cnjuge sobrevivente, se a vtima d ti d qualquer l era casada, e, em caso contrrio, de parente em linha reta. b) Extingue-se, visto que os direitos personalssimos so intransmissveis.

Exerccios de Fixao
c) do cnjuge sobrevivente ou de qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau. d) S pode ser reconhecida em favor de qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau. e) Deve ser considerada inexistente, uma vez que a personalidade extingue-se com a morte e mors omnia solvit.

13

Exerccios de Fixao
(FCC Prefeitura de Salvador Procurador - 2006) A proteo dos direitos da personalidade s pessoas jurdicas aplica-se: a) Naquilo que for compatvel com estas entidades. b) Somente quelas que no tm finalidades econmicas. c) Na mesma extenso conferida s pessoas naturais. d) Apenas quelas de direito pblico interno. e) Somente quelas que tm finalidade lucrativa.

Exerccios de Fixao

( ) (ESAF - Auditor do Tesouro Municipal Fortaleza-CE 2003) O pseudnimo protegido legalmente e no pode ser usado sem autorizao de seu titular, sob pena de perdas e danos.

14

Vous aimerez peut-être aussi