Vous êtes sur la page 1sur 64

Laboratrio de Geografia Fsica

Minerais de Argila
Prof. Reiner Olbano Rosas

Argila
O termo argila empregado com dois diferentes significados: para a frao granulomtrica com partculas de dimenses inferiores a dois micra (0,002mm); para designar os silicatos hidratados de alumnio denominados minerais de argila quando cristalinos e alofanas, quando amorfos e os xidos e hidrxidos de

ferro, alumnio e titnio.

Comparao entre Tamanho das Partculas


Areia (2.00 - 0.05 mm, USDA) (2.00-0.02 mm, ISSS) Silte (0.05 - 0.002 mm, USDA) (0.02-0.002 mm, ISSS) Argila (< 0.002 mm)

Areia

Silte

Argila

Intemperismo
O intemperismo refere-se s alteraes fsicas e qumicas a que esto sujeitas as rochas (minerais) na superfcie da Terra.

FSICO

Desagregao das rochas, com separao dos gros minerais, antes coesos. No ocorrem modificaes qumicas e mineralgicas

INTEMPERISMO

QUMICO

Processo dominante na alterao das rochas. Age por meio de reaes entre a gua (chuva) e os minerais Ocorrem modificaes nas composies qumicas e mineralgicas

Intemperismo Fsico

Regio de Clima rido e SemiSemi-rido

Regio de Clima Frio

Expanso e Contrao

Fragmentao por ao do gelo. A gua lquida ocupa as fissuras da rocha (a), que posteriormente congelada, expande e exerce presso nas paredes (b).

Rocha fragmentada pela ao do gelo

Formao das juntas de alvio em conseqncia da expanso do corpo rochoso sujeito a alvio de presso pela eroso do material sobreposto. Estas descontinuidades servem de caminhos para a percolao das guas que promovem a alterao qumica.

a) antes da eroso; b) depois da eroso.

Esfoliao Mecnica Parque Nacional Yosemite- EUA

Source: Phil Degginger/Earth Scenes

Ao dos organismos no intemperismo

Intemperismo Qumico

Intemperismo Qumico
Dissoluo (a gua dissolve) Hidratao (a agua entra) Hidrlise (a gua quebra com HCO3) Oxidao (oxi/reduo)

Hidrlise
Sialitizao - Intemperismo qumico atravs de hidrlise parcial e a consequente formao de silicatos secundrios (argilominerais). Depende da relao entre o Al e o Si na molcula do mineral de argila formado Bissialitizao (1:2) esmectita Monossialitizao (1:1) caulinita

Alitizao Intemperismo qumico atravs de hidrlise total e formao de xidos e hidrxidos de alumnio).

Hidrlise
Reao 1 - Hidrlise parcial - bissialitizao Ctions eliminados parcialmente (87%) Slica parcialmente (46%) Slica, alumnio e ctions se combinam - esmectita (argilomineral 2:1)
2.3 KAlSi3O8 + 8.4 H2O Ortoclsio 3.2 H4SiO4 + Si3,7Al0,3O10Al2(OH)2K0,3 + 2(K+ + OH-) Soluo Beidelita Soluo

Reao 2 - Hidrlise parcial - monossialitizao Ctions eliminados totalmente Slica parcialmente (66%) Slica e alumnio se combinam - caolinita (argilomineral 1:1)
2 KAlSi3O8 + 11H2O Ortoclsio 4 H4SiO4 + Si2Al2O5(OH)4 + 2(K+ + OH-) Soluo Caulinita Soluo

Hidrlise
Reao 3 - Hidrlise total -alitizao Si e ctions so eliminados Permanece Al sob a forma de gibbsita (Al(OH)3) O Fe tambm permanece
KAlSi3O8 + 8H2O Ortoclsio 3 H4SiO4 + Al(OH)3 + Soluo Gibbsita (K+ + OH-) Soluo

Destinos dos ctions liberados pelo intemperismo

Distribuio dos principais processos de intemperismo na superfcie da Terra.

O tipo e a intensidade do intemperismo podem ser relacionados com a temperatura, pluviosidade e vegetao. O intemperismo qumico mais pronunciado nos trpicos. Nas regies polares e nos desertos, o intemperismo mnimo.

Influncia da topografia na intensidade do intemperismo.


Setor A: Boa infiltrao e boa drenagem favorecem o intemperismo qumico. Setor B: Boa infiltrao e m drenagem desfavorecem o intemperismo qumico. Setor C: M infiltrao e m drenagem desfavorecem o intemperismo qumico e favorecem a eroso.

Decomposio das Rochas

Arenito Resistente ao Intemperismo - solos pouco espessos

Solo

Solo Solo

Basalto Rico em Ferro

Intemperismo Qumico por Oxidao

Intemperismo Qumico por Hidrlise

Intemperismo Qumico Calcrio por Dissoluo

Granito rico em Feldspato

Manto de Alterao
O manto de alterao das rochas que recobre grandes extenses da superfcie terrestre formando um capeamento de material inconsolidado, tambm designado de regolito.

Solo

Regolito

saprolito

Minerais de Argila
Os minerais de argila so silicatos de alumnio hidratados de origem secundria. So formados a partir intemperismo qumico dos minerais primrios

Composio qumica
A anlise qumica da frao argila do solo mostra que seus principais compostos so: SiO2, Al2O3 e H2O; apresentam, ainda, variveis quantidades de TiO2, CaO, MgO, MnO, K2O, Na2O e P2O5, de acordo com o tipo de argila.

Estrutura
A estrutura dos minerais de argila formada por duas unidades estruturais bsicas: os tetraedros (de silcio) e os octraedros (de alumnio ou de magnsio).

O tetraedro de silcio tem a frmula (SiO4)4-. A sua configurao representada por quatro ons de oxignio em forma tetraedral, isto , trs em um plano e um quarto assentado no centro dos demais, formando o pice do tetraedro; no espao central, deixado pelos trs oxignios, estar localizado o on de silcio.

O octraedro de alumnio consta de seis oxidrilas reunidas em disposio octredral, tendo o espao central um on de alumnio. As valncias nesta unidade estrutural tambm no esto satisfeitas, havendo trs cargas negativas no compensadas pelo alumnio trivalente.

Representao das Estruturas


Tetraedro de Si Octaedro de Al Al-Si combinados

Tipos de Estrutura
A estrutura dos minerais de argila formada por diversas combinaes de lminas de tetraedros de silcio com lminas de octaedros de alumnio ou magnsio.

Tipos de Estrutura
Argilominerais de grade 1:1
constituda pela unio de duas unidades estruturais: uma lmina de tetraedros de silcio; e uma de octaedros de alumnio.

Representao Esquemtica

Lminas

Camada

Lminas

Camada

Argilominerais de grade 1:1 - Caulinita


Unidades estruturais: Si4 O10 (OH)8 grupo da Caulinita - Al4

Espaamento basal = distncia entre as bases de unidades estruturais adjacentes (7 = 70 nm) Substituies isomrficas = T: Si 4+ por Al 3+ O: Al 3+ por Fe 2+, Mg 2+, Li +

Estrutura electrostaticamente desequilibrada (excesso cargas negativas) = Minerais electronegativos possui fraca carga elctrica e poder de reteno para a gua em comparao com minerais dos outros grupos; praticamente no apresenta expansibilidade; torna-se plstica para teores de humidade relativamente baixos.

Caulinita

Caulinita (microscpio eletrnico)

Tipos de Estrutura
Argilominerais de grade 2:1
constituda pela unio de trs unidades estruturais: duas lminas de tetraedros de silcio; e uma de octaedros de alumnio.

Representao Esquemtica

Lminas

Camadas

Lminas

Camadas

Principais Argilominerais de Grade 2:1

Montmorilonita/ Esmectita
Apresenta substituies isomorfas nas duas lminas, tanto de octaedros como de tetraedros. Os cristais apresentam-se sob forma de diminutos flocos, com uma superfcie especfica muito elevada, o que lhe d uma grande superfcie de adsoro de ons. O espaamento basal da montmorilonita varia de 12 a 18 , alterando com a espcie de ction adsorvido. Quando completamente seca, o espaamento pode ser inferior a 10 e quando plenamente hidratada as camadas pode at separar-se, ficando independentes uma das outras.

Montmorilonita (Na, Ca)(Al, Mg)4 Si8 O20 (OH)4 .n H2O

15,5

espaamento basal (varivel com o ction intercamada) = 12,5 ( Na) -15,5 (Ca) - carga elctrica elevada; - poder de reteno para a gua elevado; - expansibilidade elevada;

Montmorilonita

Montmorilonita (microscpio eletrnico)

Vermiculita
Sua estrutura consiste em camadas 2:1 separadas por pelculas de gua com duas molculas de espessura; A estrutura da vermiculita do tipo no balanceado, pois, ocorrem substituies de Si por Al na lmina tetraedral e de Al por Mg e Fe na octaedral, podendo sua capacidade de troca catinica ser superior montmorilonita.

Vermiculita Mg (Mg, Fe, Al)6 (Si, Al)8 O20 (OH)4 .n H2O

14,4

Espaamento basal (varivel consoante grau hidratao do ction intercamada) 15

Vermiculita
A vermiculita utilizada para aumentar a capacidade de reteno de gua e fertilizante.

Ilita
um mineral estruturalmente situado entre as micas aluminosas e as argilas montmorilonitas; Na ilita ocorrem substituies isomorfas na lmina de slica, onde o Si substitudo pelo Al e na lmina de alumina, onde o Mg e o Fe podem ocupar a posio do Al. As cargas negativas excedentes produzidas na ilita so balanceadas por ons K, os quais se localizam nos espaos hexagonais formados pelos anis de oxignio da lmina de slica. Esse potssio est em forma no trocvel, impedindo a entrada de gua entre as lminas e dando rigidez estrutura do mineral, que se torna no expansivo.

grupo da Ilita K(Al, Fe ,Mg)4 (Si, Al)8 O20 (OH)4

10

espaamento basal = 10 Devido s suas caractersticas estruturais, as propriedades manifestam-se nas ilitas com menos intensidade do que na montmorilonite, mas bastante mais do que na caulinita.

Clorita
Em uma clorita hipottica, tpica, a estrutura seria a de uma camada de estrutura 2:1 alternada com uma de brucita. A clorita um mineral dito tetralaminado de grade 2:2 ou 2:1:1, pois formado pela sucesso de lminas de tetraedros, octraedros, tetraedros e octaedros.

Brucita - Octaedro de Magnsio

Clorita

Lminas

Camadas

Brucita

Lminas

Camadas

Alofana um mineral amorfo, constitudo de tetraedros de Si e octaedros de Al, dispostos irregularmente, formando um agregado amorfo e hidratado; A alofana aparece freqentemente associada com a haloisita, sendo mais comum em solos de origem vulcnica; Possui uma grande superfcie especfica, so elevadas as suas capacidades de troca catinica, bem como a de gua.

xidos livres de ferro e alumnio


So assim denominados os xidos e hidrxidos de alumnio, ferro e titnio, que se encontram nos solos em forma mal cristalizada e que se acumulam, pela maior resistncia lavagem, devido a baixa solubilidade dessas substncias. Como exemplos podem ser citados a hematita, a goetita, a limonita, a magnetita(xidos de ferro) e a gibsita e a boemita (xidos de alumnio).

Resumindo

Importncia dos minerais argilosos no solo


adsoro e troca de ctions; susceptveis de disperso e floculao; forte poder de reteno para a gua; variao de volume consoante o teor em gua; plasticidade e adesividade relativamente acentuada; papel fundamental na agregao dos solos minerais (complexos argilo-hmicos)

Identificao dos Minerais de Argila

Difrao de Raios X

Anlise Trmica

Microscopia Eletrnica

Caulinita

Mica

Montmorillonita

Acido hmico

Vous aimerez peut-être aussi