Vous êtes sur la page 1sur 2

Podemos classificar em dois tipos: 1. Escalares. Necessitam apenas de valores numricos para ser totalmente compreendidas.

Ex: 1 Kg de feijo, 1 litro de gua, entre outros. 2. Vetoriais: Considere o segmento orientado AB na figura abaixo. Observe que o segmento orientado AB caracterizado por trs aspectos bastante definidos: comprimento (denominado mdulo) direo sentido (de A para B) Chama-se vetor ao conjunto infinito de todos os segmentos orientados equipolentes a AB, ou seja, o conjunto infinito de todos os segmentos orientados que possuem o mesmo comprimento, a mesma direo e o mesmo sentido de AB. Assim, a idia de vetor nos levaria a uma representao do tipo:

suporte a reta r . Exemplo: ver figura abaixo Vetor ligado - aquele que para ficar completamente caracterizado, devemos conhecer alm da sua direo, mdulo e sentido, tambm o ponto no qual est localizado a sua origem. Notao: (u, O) - vetor ligado ao ponto O. Exemplo: ver figura abaixo.

Nota: O vetor ligado tambm conhecido como vetor de posio. VETOR OPOSTO Dado o vetor u , existe o vetor - u , que possui o mesmo mdulo e mesma direo do vetor u , porm , de sentido oposto. O VETOR UNITRIO (VERSOR) Chamaremos de VERSOR ou VETOR UNITRIO , ao vetor cujo mdulo seja igual unidade, ou seja: | u | = u = 1. O VETOR NULO Vetor de mdulo igual a zero, de direo e sentido indeterminados. Notao: 0 A PROJEO DE UM VETOR SOBRE UM EIXO Veja a figura abaixo, na qual o vetor u forma um ngulo com o eixo r.

Na prtica, para representar um vetor, tomamos apenas um dos infinitos segmentos orientados que o compe. Guarde esta idia, pois ela importante! Sendo u um vetor genrico, o representamos pelo smbolo: Podemos classificar os vetores em tres tipos fundamentais: Vetor livre - aquele que fica completamente caracterizado, conhecendo-se o seu mdulo, a sua direo e o seu sentido. Exemplo: o vetor das figuras acima. Vetor deslizante - aquele que para ficar completamente caracterizado, devemos conhecer alm da sua direo, do seu mdulo e do seu sentido, tambm a reta suporte que o contm. Os vetores deslizantes so conhecidos tambm como cursores. Notao: (u, r) - vetor deslizante (cursor) cujo

Teremos que o vetor ux ser a componente de u segundo o eixo r , de medida algbrica igual a ux = u . cos . Observe que se = 90 , teremos cos = 0 e, portanto, a projeo do vetor segundo o eixo r, ser nula. A NOTAO DE GRASSMANN PARA OS VETORES Considere o vetor u na figura abaixo, sendo A a extremidade inicial e B a extremidade final do vetor.

B = A + u e, portanto, pode-se escrever tambm: u=B-A Esta interpretao, um vetor enxergado como uma diferena de dois pontos, permitir a simplificao na resoluo de questes, conforme veremos na seqncia deste trabalho. OPERAES COM VETORES ADIO Dados dois vetores u e v , define-se o vetor soma u + v , conforme indicado nas figuras abaixo. Regra do paralelogramo Regra do tringulo

SUBTRAO Considerando-se a existncia do vetor oposto -v , podemos definir a diferena u - v , como sendo igual soma u + ( -v ) . Veja a figura abaixo:

MULTIPLICAO POR UM ESCALAR Dado um vetor u e um escalar R, define-se o vetor .u , que possui a mesma direo de u e sentido coincidente para > 0 e sentido oposto para < 0. O mdulo do vetor .u ser igual a | |.u .

Vous aimerez peut-être aussi