Vous êtes sur la page 1sur 2

RELATRIO DE LEITURA

NOME DO ALUNO: Osvaldo Rafael Frutuozo da Silva

TEXTOS LIDOS: SHEDD, R. P. A solidariedade da raa: o homem em Ado e em Cristo. So Paulo: Vida Nova, 1964. pp. 15-48.

1) Voc fez a leitura completa do texto? ( X ) SIM ( ) NO

2) Qual a ideia principal que o autor defende: Shedd aborda os conceitos de solidariedade humana no Antigo Testamento, apontando e explanando diversas passagens das Escrituras em que a solidariedade humana evidente na histria do povo de Israel.

3) Comentrios acerca da leitura:

Em sua introduo, Shedd apresenta o conceito hebraico de personalidade coletiva, na qual um indivduo pode representar todo um grupo (povo, nao). O primeiro aspecto apontado pelo autor a identificao da famlia com o ancestral, onde a unidade de um grupo se apresentava por sucessivas geraes desde um ancestral comum. Prosseguindo, o segundo aspecto o conceito hebraico de nome, a transmisso do nome tinha um significado mais profundo, no qual os descendentes carregavam em si mais do que o nome do ancestral, mas tambm a sua vida. O terceiro aspecto demonstrado por Shedd o conceito hebraico de famlia, onde por consequncia da origem comum os membros pertencentes da famlia partilhavam mais do que o mesmo sangue, mas tambm a mesma vida. Havia um sentimento muito arraigado quanto aos laos familiares, onde cada membro da famlia tinha responsabilidade para com os outros membros, tambm evidente em muitos pontos do AT o entendimento de Israel como uma famlia. O texto prossegue, demonstrando as implicaes na extenso coletiva no castigo e beno.

Shedd explana acerca das passagens do AT onde o castigo aplicado a geraes posteriores ao praticante da transgresso, e tambm as passagens em que a beno estendida a geraes posteriores. As implicaes coletivas da aliana de Deus com Israel tambm tema da abordagem do autor, que entende que a aliana demonstra o carter da unidade da nao, quando, para estar includo na aliana o indivduo precisa primariamente fazer parte da nao. Em prosseguimento, Shedd fala acerca da representao realstica

apresentada em diversos pontos: governante nacional, sacerdote, tribo, intercessor, mensageiro, gel (vingador ou resgatador), no envolvimento da comunidade em pecado, beno coletiva, vtima sacrificial. Em todos estes casos o autor aponta o entendimento de que um indivduo pode representar todo um povo. O ltimo aspecto tratado por Shedd neste captulo o da oscilao, que ocorre em algumas passagens bblicas, onde o indivduo e o coletivo so intercambiveis durante o discurso. O texto do Dr. Shedd muito rico, de fcil entendimento, e faz um panorama bblico da solidariedade humana no AT muito amplo, no economizando nas referncias bblicas. Uma parte que destaco na questo do castigo estendido as geraes posteriores, em que o autor faz questo de enfatizar que a ocorrncia deste no uma regra, como pensam os atuais proponentes da chamada maldio hereditria, mas que na maioria das ocorrncias bblicas o castigo foi estendido s geraes posteriores devido ao carter pecaminoso contnuo das mesmas.

Vous aimerez peut-être aussi