Vous êtes sur la page 1sur 15

Uma anlise das contribuies do iderio helleriano para a compreenso do conflito entre juventude pobre e escola no Brasil1.

Mike Martins dos Santos2 Resumo Nosso objetivo neste trabalho construir uma anlise crtica do processo contemporneo de formao social dos indivduos na sociedade capitalista com base em Agnes Heller, buscando entender como se d, de um modo geral, as relaes entre juventudes e escola no Brasil. Essa relao atualmente extremamente problemtica no s em nosso pas, mas tambm em boa parte do mundo. Muitos educadores entendem que o que presenciamos uma crise da escola. Isso ocorreria por conta de diversos fatores, constituindo um problema extremamente complexo, e que s pode ser compreendido claramente a partir de um esforo terico amplo. Procuramos aqui, sem deixar de mencionar brevemente alguns dos outros fatores, dedicar maior parte dos nossos esforos a explicar a natureza de um deles: o conflito entre o mundo dos jovens e a escola, ou melhor, esclarecer quais os determinantes sociais responsveis por gerar o desinteresse pelos estudos e a dificuldade dos alunos de atribuir sentido para o conhecimento escolar em suas vidas. Palavras-chave: Agnes Heller. Juventude. Crise da escola. Abstract Our goal in this work is to build a critical analysis of contemporary socialization process based on Agnes Heller, seeking understanding of how to give, in general, the relations between youths and school in Brazil. This ratio is currently extremely problematic not only in our country but also in much of the world. Many educators believe that we are witnessing a "school crisis". This would occur because of several factors, constitutes an extremely complex problem, and that can only be clearly understood from a theoretical effort wide. We seek here, not to mention briefly some of the other factors, devoting most of our efforts to explain the nature of one of them: the conflict between the "world of youth" and the school, or rather clarify the social determinants responsible for generating
1

Este artigo retrata parte de pesquisa de Iniciao Cientfica desenvolvida no Programa Institucional de Iniciao Cientfica PIIC e que conta com apoio do Centro Universitrio Fundao Santo Andr. O projeto denomina-se Juventude Brasileira: A sociabilidade perversa na sociedade de consumo , orientado pela Dra. Lvia Cristina de Aguiar Cotrim. O prazo de finalizao previsto dez/2013. 2 Graduando em Cincias Sociais no Centro Universitrio Fundao Santo Andr.

the disinterest in studies and the difficulty of making sense for students the school knowledge in their lives. Keywords: Agnes Heller. Socialization. Youth. School crisis. 1. Introduo Um dos motivadores deste trabalho foram as pesquisas do educador Juarez Tarcsio Dayrell, professor da faculdade de educao da UFMG. Na concluso de seu doutorado, ele colocou o desafio de responder a algumas perguntas fundamentais:
Mas ser que a crise da escola se resolve nela mesma? Ser que a escola ter mais sentido e funo para esses jovens apenas mudando suas estruturas internas? Ser que no camos no risco de assumirmos o discurso oficial que difunde uma imagem da educao, restrita escola, como apangio de todos os males? Ser que a instituio escolar, por si, capaz de responder s demandas postas pelos jovens? (DAYRELL, 2001, p.357).

preciso reconhecer que h muitos problemas na gesto do sistema pblico de educao. H uma proporo insuficiente de investimentos no sistema educacional brasileiro, isso resulta em: precria infraestrutura, falta de equipamentos, baixos salrios para os profissionais da educao etc. estes mbitos j so amplamente ressaltados pela mdia e por outros setores da sociedade e so fatores da maior importncia para o insucesso do sistema educacional. Porm desejamos saber algo mais. Buscamos descobrir se a dificuldade dos jovens alunos para se motivar e construir sentido para suas experincias de aprendizagem tem explicao unicamente com base nas dimenses internas ao sistema escolar, ou se no haveria condies externas (scio-histricas) da maior importncia contribuindo para a construo desse fato. Os determinantes desse problema so somente institucionais (escolares) ou tambm so, em ltima instncia, referentes estrutura social (desigualdades econmicas, polticas e sociais)? fundamental ento conhecer os jovens em sua totalidade, em interao com as diversas instncias que os produzem. Esse ponto da questo pouco ressaltado nas discusses, nas reflexes sobre o sistema educacional, por isso, nos deteremos nesse aspecto que pode se mostrar mais importante do que parece.
A tenso entre ser aluno e ser jovem se manifesta tambm na relao com o conhecimento e os processos de ensino-aprendizagem. Nas pesquisas j citadas, tem sido reiterada a crtica dos alunos a um currculo distante da sua realidade, demandando que os professores os situem na matria, ou seja, os ajudem a perceber o que determinado contedo tem a ver com eles e sua vida cotidiana. Por outro lado, o investimento dos alunos e o seu envolvimento com as disciplinas so diferenciados, dependendo da forma como cada um elabora o seu estatuto como aluno, mas tambm com a capacidade de atribuir sentido ao que ensinado, condio essencial para a aprendizagem (DAYRELL, 2007, p.18).

Se o jovem tem dificuldade em compreender o sentido de um contedo de uma cincia, da filosofia ou da arte, a quem iremos culpar? O problema est no professor que no sabe articular o conhecimento com o cotidiano do jovem? Essa uma tarefa fcil? Qual o cotidiano em que vive esse jovem? Quais os estmulos presentes em sua vida? O que o motiva e por qu? Qual essa realidade juvenil que pode estar situada distante demais do conhecimento cientfico acumulado que a escola (bem ou mal) procura transmitir:
Na freqncia cotidiana escola, o jovem leva consigo o conjunto de experincias sociais vivenciadas nos mais diferentes tempos e espaos que, como vimos, constituem uma determinada condio juvenil que vai influenciar, e muito, a sua experincia escolar e os sentidos atribudos ela (DAYRELL, 2007, p.14).

Como evidncia, por exemplo, o documentrio Pro dia nascer feliz (2006) de Joo Jardim, bem como inmeros depoimentos de professores, coordenadores e diretores, a postura dos alunos , em muitos casos, de total indiferena, falta de motivao e de curiosidade. Muitos parecem no ter uma disposio para prestar ateno, esforar-se para realizar o que proposto, e nem mesmo o desejo de obter bons resultados, cumprir bem os trabalhos etc. 3 Franois Dubet, socilogo, analisando o caso francs, retrata uma situao muito semelhante com o que se verifica na atual situao do sistema escolar brasileiro (DUBET, 2001). 2. Algumas posies a respeito do conflito entre juventude pobre e escola no mundo contemporneo. Qual o motivo de uma gerao no desejar se instruir e se preparar para um mundo adulto em que a competio pelos postos de trabalho vem se tornando cada vez mais acirrada? Essa a forma mais comum de pergunta que surge para os observadores da questo. Mas talvez ela devesse ser reformulada tendo em vista suas limitaes de horizontes. Jess Souza aponta que tal indagao fica sem resposta para o economicismo, ideologia dominante em nosso pas:
A crena fundamental do economicismo a percepo da sociedade como sendo composta por um conjunto de homo economicus, ou seja, agentes racionais que calculam suas chances relativas na luta social por recursos escassos, com as mesmas disposies de comportamento e as mesmas capacidades de disciplina, autocontrole e autorresponsabilidade. Nessa viso distorcida do mundo, o

Apesar desta constatao, no sugerimos, como fazem anlises mais simplistas, que a culpa pela crise da escola resida no jovem que, como aluno, age da forma descrita. Tal comportamento fruto de processos sociais mais amplos, sendo estes processos o que este trabalho procurar contribuir para elucidar.

marginalizado social percebido como se fosse algum com as mesmas capacidades e disposies de comportamento do indivduo da classe mdia (SOUZA, 2009, p.16).

Segundo Jess, a explicao para o fenmeno do desinteresse, desmotivao, indisciplina e dificuldade de atribuir sentido para os estudos entre os jovens brasileiros pobres seria compreensvel a partir do reconhecimento da existncia de um habitus de classe, que seria transmitido no processo de socializao familiar. Esta executada de maneira diversa no seio de cada classe social. Vejamos em suas palavras:
O que a classe mdia ensina aos filhos comer nas horas certas, estudar e fazer os deveres de casa, arrumar o quarto, evitar que os conflitos com amigos cheguem s vias de fato, chegar em casa na hora certa, evitar formas de sexualidade prematuras, saber se portar em ambientes sociais etc. (...) O filho ou filha da classe mdia se acostuma, desde tenra idade, a ver o pai lendo jornal, a me lendo um romance, o tio falando ingls fluente, o irmo mais velho que ensina os segredos do computador brincando com jogos. O processo de identificao afetiva imitar aquilo ou quem se ama se d de modo "natural" e "pr-reflexivo", sem a mediao da conscincia, como quem respira ou anda, e isso que o torna tanto invisvel quanto extremamente eficaz como legitimao do privilgio. Apesar de "invisvel", esse processo de identificao emocional e afetiva j envolve uma extraordinria vantagem na competio social seja na escola, seja no mercado de trabalho em relao s classes desfavorecidas. As famlias da classe mdia ensinam, portanto, os valores de uma dada classe, que so os valores da autodisciplina, do autocontrole, do pensamento prospectivo, do respeito ao espao alheio etc. Que esse aprendizado seja esquecido ou no tematizado deve -se ao fato de que ele transmitido afetiva e silenciosamente no refgio dos lares. O aprendizado familiar afetivo, ele s existe porque existe tambm a dependncia e a identificao emotiva e incondicional dos filhos em relao aos pais. (...) Mas esse tipo de aprendizado, e a segunda parte deste livro ir demonstrar esse fato com evidncias empricas insofismveis, no universal. As classes baixas no Brasil, ou mais propriamente seu patamar socialmente inferior, ao qual estamos dando o nome provocativo de ral, no possuem, muitas vezes, nem um nem outro tipo de aprendizado. (...) Algumas vezes, ainda que alguns pais estimulem os filhos a irem escola, os motivos dessa escolha so cognitivos, da boca para fora, posto que a maior parte desses pais tambm no foi escola ou no teve nenhuma experincia pessoal de sucesso escolar. Assim sendo, eles no sabem, de modo emotivo e por experincia prpria, os benefcios da vida escolar. Como esses pais, por exemplo, no possuem, como consequncia do fracasso escolar, o hbito da leitura eles mesmos, de que vale o estmulo, da boca para fora, sem a fora do exemplo, para a leitura das crianas? (SOUZA , 2009, p.18, 45-46).

Para Jess, a estrutura familiar em que o jovem nasceu determinaria as formas de relacionamento que este estabelece com o trabalho escolar e o conhecimento. Por outro lado, Rui Canrio entende que a crise da escola com seus pblicos a quem pretende formar, ocorre por outros motivos. Esta crise no nova e muito menos circunscrita a um mbito local ou especfico. A chamada crise da escola, ponto pacfico entre os educadores segundo Dayrell, atinge a realidade educacional da maioria dos principais pases desenvolvidos industrialmente e, ao mesmo tempo, no um fenmeno recente, seu princpio data na Europa do incio da dcada de 70. No entanto, como se trata de uma crise prolongada, e que para o autor tem fundamento estrutural, o conceito empregado no lhe parece adequado: Em vez do conceito de crise, que remete para

problemas de natureza conjuntural, julgamos mais pertinente o conceito de mutao, que remete para mudanas e problemas de carcter estrutural (CANARIO, 2005). Canrio entende que as contradies estruturais que a escola vem mostrando ocorrem em conexo com mudanas econmicas, polticas e sociais mais amplas que afetaram o mundo durante o sculo XX. A escola passou em menos de um sculo de uma realidade de certezas para uma de incertezas. Para ele, a escola deixou de ser vista como uma instituio justa e capaz de resolver as mazelas sociais. O ingresso no mundo do trabalho se tornava incerto, observava-se a desvalorizao dos diplomas e a dificuldade de relao entre a escola e os jovens:
A investigao sociolgica encarregou-se de demonstrar a inexistncia, quer de uma relao de linearidade entre as oportunidades educativas e as oportunidades sociais, quer de uma relao linear entre democratizao do ensino e um acrscimo de mobilidade social ascendente (CANARIO, 2005, p.80).

Franois Dubet tem outra perspectiva da questo. Para ele, durante a maior parte do itinerrio da modernidade era possvel confiar s instituies o trabalho sobre os jovens que os fazia identificar-se com os outros (adultos) e com os valores em que acreditavam. Na famlia e na escola, dentre outras instituies, havia uma forte afirmao de princpios e disciplinas bem definidas que operavam sobre os indivduos, oferecendo-lhes papis sociais e direcionando-os para os valores gerais, universais (DUBET, 1998). Segundo o autor francs, esse momento de crise da escola culmina com um processo contemporneo que atinge a modernidade, a desinstitucionalizao. Isso significa que ocorre um esgotamento dos programas institucionais da sociedade, em que esta comea a repassar boa parte da misso socializadora, da tarefa de integrao social , para os prprios indivduos. Essa desinstitucionalizao, no atinge os diversos nveis de ensino do mesmo modo. Tem menos fora no ensino infantil, em que as escolas continuam capazes de inculcar comportamentos e valores s crianas, do que nos graus posteriores, quando o jovem, que deveria se tornar aluno, ganha mais autonomia e vivncia experincias diversas construindo seu prprio universo cultural. hora ento de reformular nossas problematizaes. Sabemos que a sociedade atual aprimora o conhecimento humano em todas as reas: cincias, tecnologia, artes, etc. de forma espantosa, diversifica as capacidades humanas e multiplica as relaes entre os indivduos, em um contexto globalizado em que a disseminao dessas potencialidades
5

humanas vai se tornando cada vez mais ampla. Entretanto, as contradies em cujo interior se realizam essas conquistas colocam perguntas que consideramos pertinentes: Tem essa riqueza acumulada da humanidade se transferido para os jovens indivduos que a ela pertencem? Ou ao contrrio disso, o desenvolvimento filosfico, cientfico, poltico, tecnolgico, artstico, etc. tem se concentrado em centros de excelncia de tal forma que o jovem comum, em especial os oriundos das parcelas de renda mais baixa da classe trabalhadora, acaba sendo obrigado a constituir sua subjetividade, imerso em um cotidiano de pobreza material, e efetivamente tambm espiritual? E dessa forma no estimulado a buscar nada alm do imediato, vivendo na excluso prtica e na ignorncia terica de tudo o que a sociedade foi capaz de conquistar no decorrer da histria? E para completar esse quadro perverso, esse jovem ainda seria responsabilizado socialmente por suas deficincias, tendo em vista que a escola e o conhecimento que ela oferece so apresentados como um meio de salvao, meio este que ele rejeita (no por uma deciso consciente) por serem incompatveis com as exigncias de uma determinada forma de ser jovem que constri em seu cotidiano? O jovem, no final das contas, tambm no internalizaria no futuro uma boa parte da responsabilidade pelo fracasso escolar produzido em grande parte pelo grau presente de alienao da estrutura social, e dessa forma, mesmo vivendo uma incluso precria ordem social? Procuramos nas contribuies de Agnes Heller, possibilidades de responder a essas perguntas, de modo que em dilogo e mesmo em oposio em alguns momentos com os outros autores, estabelecemos uma tentativa de esclarecer as origens das relaes contemporneas entre juventudes e escola, desvendando uma possvel perversidade, desumanizao e alienao na formao social dos indivduos na sociedade capitalista atual. 3. Uma anlise crtica da formao do mundo e da cultura juvenil no cotidiano com base no pensamento de Agnes Heller Usamos neste trabalho, particularmente suas investigaes sobre o cotidiano, referentes sua fase marxista5. Suas anlises sobre o tema procuraram expor a essncia da vida
4 5

no seria mais uma opinio legitimadora da presente

Conceito desenvolvido por Jos de Souza Martins. Segundo GRANJO (1996), a obra de Agnes Heller pode ser dividida em duas fases: uma na qual a autora se baseia fundamentalmente na herana marxiana, e um segundo momento (perodo de sua produo mais recente) em que a mesma no deixa claro quais so seus principais referenciais tericos.

cotidiana, discutir aspectos que tocam nos pontos fundamentais dessa temtica. Por mais que seu intento no fosse dedicar-se a uma discusso geracional, sua anlise toca na vida comum a todas as pessoas, inclusive do jovem, permitindo levar em conta em seu iderio as especificidades deste grupo etrio. Isso faz com que suas pioneiras contribuies sejam relevantes mesmo aps algumas dcadas da finalizao dos trabalhos em questo. A abordagem com base na ideia de alienao da vida cotidiana (pouco considerada pelos especialistas no assunto) pode se mostrar muito fecunda para um entendimento distinto das relaes entre instituies e indivduos no atual contexto social. Defendemos ainda que as categorias da autora podem proporcionar um aprofundamento na compreenso dos nexos causais presentes na origem das relaes entre os jovens, socializao e a escola. Sendo assim, estabelecemos diante do problema em questo uma crtica voltada eminentemente estrutura social. Todo homem, qualquer que seja sua posio na diviso do trabalho, tem uma vida cotidiana. So partes orgnicas da vida cotidiana: a organizao do trabalho e da vida privada, os lazeres e o descanso, a atividade social sistematizada, o intercmbio e a purificao. Para Agnes Heller, as objetivaes humanas podem ser separadas em dois nveis: primrio e superior. As objetivaes primrias precisam ser apropriadas pelo indivduo em seu cotidiano, isso constitui uma condio bsica para que possa sobreviver. Porm a respeito das objetivaes superiores, comenta a autora: Cuanto menos enajenada es la vida cotidiana, en mayor grado se relaciona el hombre, dentro tambin de lo cotidiano, con otros niveles superiores de las objetivaciones (HELLER, 1987). Alm disso, ela observa que: A vida cotidiana, de todas as esferas da realidade, aquela que mais se presta alienao (HELLER, 2008). A alienao uma categoria chave. Desenvolvida nos escritos de juventude de Marx, ela constitui um reflexo ideal de um processo real que se efetiva na atividade laboral do trabalhador assalariado com o advento do capitalismo industrial. Incapacitado de realizar sua potncia humana, o trabalhador vive a sua atividade como alienada com relao aos fins (que no foi ele quem definiu e com os quais no se identifica), aos meios de produo (que no lhe pertencem mais) e ao processo produtivo (que no est sob seu controle).
7

O grande mrito de Agnes Heller foi retomar os escritos marxianos e apontar que a capacidade explicativa da categoria alienao no se restringia ao mbito do trabalho assalariado, mas tambm poderia ser utilizada para desvelar a lgica de processos existentes na vida cotidiana das pessoas. A autora esclarece primeiramente que, a alienao sempre se d referente a alguma coisa, mais precisamente, se d em face das possibilidades concretas de desenvolvimento alcanado do gnero humano (HELLER, 2008). O alto grau potencial de alienao presente na estrutura da sociedade contempornea deriva de processos sociais simultneos e convergentes. O primeiro aspecto que cabe destacar que o capitalismo se mostrou como o sistema social que mais desenvolveu as capacidades humanas genricas, mas ao mesmo tempo, custa do empobrecimento absoluto dos homens comuns ou mdios, de sua estrutura social.
Con la aparicin de la divisin social del trabajo, el encontrarse al nacer en un ambiente social concreto, es decir, el primado de la apropiacin de este ambiente en la vida cotidiana se convierte en un fenmeno de alienacin () Despus de la aparicin de la divisin social del trabajo, el desarrollo genrico del hombre en el interior de una integracin dada est todava encarnado por el conjunto de la unidad social, sin embargo, el particular ya no puede estar en relacin con toda la integracin; en su ambiente inmediato, en su vida cotidiana, el particular no se apropia este mximo es decir, el nivel de desarrollo de la esencia humana en aquel momento dado () (HELLER, 1987, p.28-29).

Nas sociedades tribais ou clnicas, o indivduo estava em relao com o conjunto, com a totalidade da integrao social em sua integrao primria, e, por isso, era capaz de se apropriar do mximo desenvolvimento humano daquela integrao. Porm nas sociedades tribais havia uma coincidncia entre o pequeno mundo e o grande mundo representante da mxima integrao social. A relao entre o particular e o seu ambiente imediato era suficiente para que aprendesse as normas da vida social que lhe garantiriam a sua integrao social nos mbitos mais elevados da coletividade. Com o incio da alienao da essncia humana e o nascimento das sociedades de classe, com a diviso do trabalho e a propriedade privada, comearam a se romper essas barreiras.
En el curso de este proceso de alienacin va diferencindose paulatinamente la relacin entre el particular y su mundo en la vida cotidiana () La relacin con la integracin social como totalidad criterio determinante para que las capacidades personales se eleven al nivel de la genericidad se convierte en una capacidad especfica de los representantes de algunas actividades intelectuales, individuos que pertenecen a la clase o estrato dominante o que provienen de sus filas (HELLER, 1987, p.28-29).

Nascidos e integrados aos seus ambientes imediatos e no totalidade social, os homens acabam se apropriando apenas de algumas caractersticas de sua poca dada. Outros
8

aspectos genricos lhes aparecem como um mundo estranho, normas, costumes, aspiraes hostis s suas. Anteriormente, ao falarmos da vida cotidiana, mencionamos que o amadurecimento do homem ocorre quando ele aprende as capacidades necessrias para guiar-se na vida cotidiana. Segundo Agnes Heller: (...) esse amadurecimento para a cotidianidade, comea sempre por grupos (em nossos dias, de modo geral, na famlia, na escola, em pequenas comunidades) (HELLER, 2008). O conjunto do cotidiano pode ser reestruturado para outras idades nas sociedades puras, como ocorre no caso da juventude (Groppo, 2000). Na vida cotidiana, formando o seu ambiente imediato, o homem forma-se a si mesmo. No entanto, preciso para alcanar capacidades elevadas do gnero em um determinado contexto histrico, transcender o cotidiano: Todas las objetivaciones que no se refieren al particular o a su ambient e inmediato, trascienden lo cotidiano (HELLER, 1987). Os grupos, antes do capitalismo, eram apenas mediadores das exigncias e necessidades da comunidade, mas com o capitalismo eles se constituram como nica forma de integrao obrigatria. O sujeito pode pertencer a grupos diversos, que o influenciam, mas que tem diferente importncia em sua madurao. Todo grupo desenvolve, acrescenta, fornece possibilidades de que os sujeitos cultivem suas capacidades, porm estas podem ser qualidades positivas ou negativas. Heller, no entanto, indo contra a tendncia funcionalista e do senso comum atual de demonstrar uma confiana demasiada nos grupos como elementos formativos mais importantes, aponta que: (...) un grupo (si es solo esto y no tambin una comunidad) es incapaz por principio de promover el desarrollo de todas o ni tan siquiera de las ms importantes potencialidades humanas de una persona. Pertencendo a vrios grupos, sem relao unitria com a comunidade, com relaes independentes das integraes maiores, muitos jovens contemporneos mostram-se perdidos diante do mundo, sem se reconhecerem em sua cultura e incapazes de lidar com sua complexidade:
De aqu en ciertas pocas, y particularmente en el capitalismo el tpico fenmeno del particular que, apenas entra en la vida, es decir, apenas deja tras de s los grupos en los cuales ha madurado (la familia, la escuela, el crculo de amigos), de improviso no se reconoce en este mundo y se convierte en un desilusionado o en una persona incapaz de vivir () A falta de un elemento de mediacin que se refiriese al hombre en su totalidad, la totalidad unitaria del hombre se disolvi y dio paso libre a la esquizofrenia social (HELLER, 1987, p.69, 72).

Os apologistas burgueses, fascinados com a liberdade do indivduo, nem apreciaram o problema da falta de mediao entre o indivduo e a sociedade em sua totalidade, nem perceberam as dificuldades que se impem aos sujeitos para que estes no percam o contato com a realidade, algo que tanto lhes estimulado em seu cotidiano. Isso decorre do fato de que o grupo o grau mais baixo, mais primitivo da integrao social. No iderio helleriano no haveria espao para a proposta funcionalista de integrao (socializao) a partir dos grupos. O desenvolvimento genrico fica extremamente prejudicado nessas condies e a alienao se impe de forma marcante para os mais dependentes dessas integraes primitivas. Em suas palavras: Cuanto ms cobra ste importancia de por s, tanto ms se clarifican la peculiaridad, el contenido, el grado de disolucin, etc., de otras formas de integracin (HELLER, 1987). No livro: Elementos de sociologia, Samuel Koenig explica a concepo clssica de socializao formulada pela sociologia funcionalista:
Socializao significa o processo pelo qual um indivduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto , comporta-se e age de acordo com os seus folkways e mores. (...) A criana, portanto, tem pouca ou nenhuma possibilidade de seguir seus desejos, que so em geral hedonistas (procuram o prazer) e egostas, e so opostos aos do grupo, o qual exige restrio, ordem e abnegao. Estabelece-se um estado de conflito, no qual a sociedade geralmente sai ganhando (KOENIG, 1967, p.70, 72).

Como possvel observar nessa breve exposio, esse entendimento destaca que os homens nascem hedonistas ou individualistas e com valores e motivaes opostas ao grupo social. Por outro lado, a sociedade que tem a responsabilidade de integrar os indivduos s suas estruturas morais e normativas, fato que concretizado atravs de suas instituies, que atuam sobre estes de modo a suprimir suas tendncias originais e inculcar-lhes um comportamento social. Entendemos, porm, que as contribuies de Agnes Heller podem auxiliar a aprofundar alguns dos pontos discutidos. Para Agnes Heller, no estudo da vida cotidiana fundamental distinguir entre as esferas prprias do cotidiano e aquelas que no pertencem a ele (objetivaes genricas), outra distino essencial a que existe entre particularidade e individualidade. Na vida de qualquer pessoa esto presentes as duas dimenses (o cotidiano e o no-cotidiano, a particularidade e a individualidade) sem que haja qualquer muralha que possa dividi-las de forma definitiva. So duas distines fundamentais e que podem nos ajudar a compreender de outra forma o processo de formao dos indivduos, ou seja, a socializao.
10

Seguindo o pensamento de Marx, Heller reafirma que o indivduo a totalidade das relaes sociais. Este, independentemente da sua posio na diviso social do trabalho tem uma vida cotidiana. Alm disso: A vida cotidiana a vida do indivduo. E nesta: O indivduo sempre, simultaneamente, ser particular e ser genrico (HELLER, 2008). A autora primeiramente rejeita a separao radical entre indivduo e sociedade feita pelo funcionalismo, para em seguida, apontar que a ciso ocorre no interior do prprio indivduo que deve ser entendido como unidade de tendncias heterogneas. Como um ser que atua teleologicamente, ou seja, de acordo com uma finalidade, o homem possui ontologicamente duas possibilidades ligadas sua prpria condio, como ser particular (Eu) e social (genrico):
A teleologia da particularidade orienta-se sempre para a prpria particularidade, ou seja, para o indivduo. (...) Enquanto indivduo, portanto, o homem um ser genrico, j que produto e expresso de suas relaes sociais, herdeiro e preservador do desenvolvimento humano; mas o representante do humano-genrico no jamais um homem sozinho, mas sempre a integrao (tribo, demos, estamento, classe, nao, humanidade) bem como, freqentemente, as vrias integraes cuja parte consciente o homem e na qual se forma sua conscincia de ns. (...) Nela explicitou -se a teleologia do humano-genrico, cuja colocao jamais se orienta para o Eu, mas sempre para o ns (HELLER, 2008, p.35-36-37).

A realidade que as exigncias da particularidade e as humano-genricas no se tratam de duas instncias separadas, elas esto presentes no mesmo indivduo. No entanto, essa coexistncia pode ser consciente ou muda, a saber, o indivduo pode ter cincia de que possui uma relao com o gnero e desenvolver uma individualidade unificada ou submeter-se inconscientemente particularidade e viver uma relao no distanciada de si mesmo:
Na vida cotidiana, a esmagadora maioria da humanidade jamais deixa de ser, ainda que nem sempre na mesma proporo, nem tampouco com a mesma extenso, muda unidade vital de particularidade e genericidade. Os dois elementos funcionam em si e no so elevados conscincia (HELLER, 2008, p.38).

Mas para que essa relao seja consciente, preciso que o particular conte com uma estrutura social que o estimule a elevar-se da cotidianidade para uma atuao consciente com seu gnero. Como j foi dito, Agnes Heller entende que a alienao sempre menor quando no prprio cotidiano o homem tem condies de se relacionar em maior grau com as objetivaes superiores (o no-cotidiano). Neste caso, o sujeito se torna capaz de manter uma relao consciente, fato elementar para que possa ser verdadeiramente autnomo, ou seja, uma individualidade:
Yo emprendo el camino que me lleva a convertirme en individuo solamente si plasmarme a m y a mi mundo (...). Por consiguiente, llamamos individuo a aquel particular para el cual su propia vida

11

es conscientemente objeto, ya que es un ente conscientemente genrico. (...) creando la corriente especfica que pasa entre la particularidad y la relacin consciente con la genericidad; es decir en parte , la moral y la poltica, y tambin, el arte, la ciencia y la filosofa. () ofrece al particular la posibilidad de elevarse por encima de la particularidad, de elaborar una relacin consciente con la genericidad, de llegar a ser un individuo (HELLER, 1987, p.52-53,55-56).

Quanto mais o trabalho no-alienado, a arte de qualidade, a cincia no pragmtica, a moral, a genuna participao poltica, dentre outras coisas que transcendem o cotidiano, esto presentes neste, mais possibilidades h de o sujeito se elevar da particularidade para a individualidade, de se tornar autnomo, consciente de sua condio no mundo e de suas possibilidades diante das circunstncias concretas de seu tempo:
El mundo externo no constituye un obstculo, sino que al mismo tiempo es un momento vivificador de la autonoma. El mundo externo establece las tareas, los problemas, los deberes. ( ) Cada autonoma es por ello una autonoma relativa. (...) hasta ahora, en el curso de la historia para la gran mayora de las relaciones y de los estratos sociales el sujeto de la vida cotidiana ha sido la particularidad. () Significa solamente que para el particular no ha sido necesario llegar a ser individuo para estar a la altura de aquellas tareas, y adems que el mundo ha ofrecido a la media de los particulares pocas posibilidades de ordenar su vida sobre la base de la individualidad. Millones de hombres han cumplido su trabajo, han hecho lo que haba que hacer, sin darse cuenta de su puesto en el mundo, sin tener consciencia de que sus facultades eran facultades genricas, sin imprimir al mundo el sello de su individualidad (HELLER, 1987, p.59, 65 grifo nosso).

As tarefas que a estrutura da vida cotidiana impe aos sujeitos e a forma de como eles se posicionam diante das mesmas, determinar se haver um inchamento da particularidade (alienao) ou expanso da individualidade: Por consiguiente, es este proceso, la alienacin, el que alimenta la particularidad: tenemos as la poca muy dilatada de la alienacin, en la cual el sujeto de la vida cotidiana es la particularidad (HELLER, 1987). Em casos especiais, em algumas sociedades, a reproduo do particular coincidia com a elevao at a individualidade. Essas foram as comunidades democrticas, especialmente, no perodo clssico da polis grega e durante o renascimento. A relao se dava de forma individual com a integrao comunitria. E a comunidade representava o mais alto grau de desenvolvimento humano daquele momento histrico. Faamos agora uma reflexo seguindo as ideias de Heller e as proposies dos outros autores. Uma das posies das novas teorias da socializao defende que os sujeitos agora constroem sua socializao nas trocas cotidianas, centrados nas objetivaes primrias, com a separao entre ator e sistema.

12

Ora, de acordo com o iderio helleriano, percebemos que dessa condio no podemos apontar consequncias das mais positivas, pelo contrrio. A vida centrada no cotidiano, nas relaes com as objetivaes primrias, a distncia de interaes com o no-cotidiano, a dependncia dos grupos face-to-face no processo de integrao social, apontam para uma situao que tende a inchar a particularidade e expandir a esquizofrenia social. Por outro lado, a nfase na condio ativa do indivduo em seu processo de formao justificada do ponto de vista da crtica ao funcionalismo, porm as posies de Heller nos alertam para: a) A falta de autonomia do sujeito centrado na particularidade; b) A necessidade de reconhecer que a formao do sujeito deve levar em conta as potencialidades sociais, do contrrio, seria aceito como normal a condio de alienao do indivduo frente ao desenvolvimento genrico da sociedade; c) A importncia de procurar modificar as experincias e circunstncias sociais fornecidas aos jovens. Uma mudana que poderia alterar radicalmente as motivaes, os interesses e o comportamento dos sujeitos; 4. Concluso Existem aspectos reais e importantes nas posies destes autores. No entanto, podemos sugerir fundamentados na concepo marxista que algumas dessas proposies no so totalmente sustentveis. muito importante levar em conta as observaes de Jess a respeito da diversidade de comportamentos, valores etc. que se difundem diversamente em cada classe social. No podemos esperar a mesma postura disciplinada e competitiva de todos os jovens ignorando as diferentes origens sociais. No entanto, isso no decorrente apenas da socializao familiar. preciso atentar para as diversas experincias que constituem os jovens na sociedade:
Na freqncia cotidiana escola, o jovem leva consigo o conjunto de experincias sociais vivenciadas nos mais diferentes tempos e espaos que, como vimos, constituem uma determinada condio juvenil que vai influenciar, e muito, a sua experincia escolar e os sentidos atribudos ela (DAYRELL, 2007, p.14).

Apesar de concordarmos com Canario a respeito da incapacidade da escola em cumprir suas promessas de democratizar o elitismo, entendemos, por outro lado, que o conflito com seus pblicos, materializado na falta de sentido das experincias escolares para os
13

jovens pobres no pode ser atribudo totalmente a uma conscincia dos mesmos em relao suposta desvalorizao dos diplomas. Nem todos os alunos se desinteressam por terem conscincia de que seus diplomas esto desvalorizados. Pelo contrrio, a importncia do processo educativo na projeo de uma futura posio profissional desejada ressaltada por boa parte dos jovens. Como confirma, por exemplo, Nakano & Almeida:
Assim, quando os jovens acessam a escola, com eles entram tambm as tenses produzidas e vividas em outras instncias ou dimenses do mundo social. Ao mesmo tempo em que so definidos pela busca de autonomia, portadores do direito de viver experincias, so submetidos autoridade dos professores e aos contratos impostos pela escola; eles so levados a participar do mercado de diplomas e de qualificaes. Dessa forma, so constrangidos a fazer escolhas e a produzir estratgias para se situarem num espao de distribuio das esperanas sociais, na medida em que eles ainda acreditam na possibilidade de mobilidade social por meio da escola (NAKANO & ALMEIDA, 2007, p.1090, 1091).

Pensamos, ao contrrio de Dubet, que essa questo tambm no se explica pelo movimento da modernidade que gera a desinstitucionalizao, mas pela relao do jovem com o movimento criado pelo capital, com a pobreza e as limitaes de suas experincias, que geram como consequncia, restries das possibilidades de construir sentido para suas aes (inclusive com a escola), devido aos obstculos colocados pela precria situao financeira e espiritual em uma estrutura social altamente desigual.

14

15

Vous aimerez peut-être aussi