Vous êtes sur la page 1sur 3

Qualidade de produtos de software O Mtodo de Avaliao oficial que serve de apoio prestao de servios quanto avaliao para qualidade

ade de produto de software, tem como referncia s normas NBR 13596 (Norma traduzida pela ISO/IEC 9129 de 1991), Tecnologia de Informao - Avaliao de produto de software - Caractersticas de qualidade e diretrizes para o seu uso; ABNT - 08/1996. Essa Norma define seis caractersticas, que descrevem, com um mnimo de sobreposio, a qualidade de produto de software. Descrio Caractersticas Funcionalidade Confiabilidade Usabilidade Eficincia Evidencia que o conjunto de funes atende s necessidades explcitas e implcitas para a finalidade a que se destina o produto. Evidencia que o desempenho se mantm ao longo do tempo e em condies estabelecidas. Evidencia a facilidade para a utilizao do software. Evidencia que os recursos e os tempos envolvidos so compatveis com o nvel de desempenho requerido para o produto. Evidencia que possvel utilizar o produto em diversas plataformas com pequeno esforo de adaptao.

Manutenibilidade Evidencia que h facilidade para correes, atualizaes e alteraes. Portabilidade

Para cada uma destas caractersticas so definidas subcaractersticas: Subcaractersticas Adequao Descrio / pergunta chave Presena de conjunto de funes e sua apropriao para as tarefas. Faz o que apropriado? Gerao de resultados ou efeitos corretos. Faz o que foi proposto da melhor forma? Capacidade de interagir com outros sistemas. Interage com outros sistemas? Estar de acordo com normas, convenes, regulamentaes. Est de acordo com as normas, leis, etc? Capacidade de evitar acesso no

Caractersticas Funcionali dade (satisfaz as necessidades?)

Acurcia (Preciso)

Interoperabilidade Conformidade

Segurana de Acesso

autorizado a programas e dados Permite apenas acesso autorizado aos dados? Confiabilidade Maturidade (imune falhas?) Tolerncia a Falhas Freqncia de falhas. Apresenta freqentemente falhas? Manter nvel de desempenho em caso de falha; Ocorrendo falhas reage de modo apropriado? Capacidade de se restabelecer e restaurar dados aps falha; recupera dados em caso de falhas? Facilidade de entendimento dos conceitos utilizados. fcil entender o conceito e a aplicao? Facilidade de aprendizado. fcil aprender a usar? Facilidade de operar e controlar a operao. fcil operar e controlar?

Recuperabilidade Usabilidade Inteligibilidade ( fcil usar?) Apreensibilidade Operacionalidade Eficincia ( rpido?)

Comportamento em relao ao Tempo de resposta, de processamento. tempo Tempo de resposta rpida? Comportamento em relao a Quantidade de recursos utilizados. recursos Utiliza poucos recursos?

Manutenibilidade Analisabilidade ( fcil modificar?) Modificabilidade

Facilidade de diagnosticar deficincias e causas de falhas. fcil encontrar uma falha quando ocorre? Facilidade de modificao e remoo de defeitos. fcil modificar e adaptar? Ausncia de riscos de efeitos inesperados. H grandes riscos quando se faz alteraes? Facilidade de ser testado. fcil testar quando se faz alteraes? Capacidade de ser adaptado a ambientes diferentes. fcil adaptar a outro ambiente?

Estabilidade Testabilidade Portabilidade ( fcil usar em outro ambiente?) Adaptabilidade

Capacidade para ser Instalado Facilidade de instalao. fcil

instalar em outro ambiente? Conformidade Capacidade para substituir Acordo com padres ou convenes de portabilidade. Esta de acordo com os padres de portabilidade?

Substituir outro software. fcil usar para substituir outro? A norma se aplica na definio dos requisitos da qualidade do software e na avaliao (medida, pontuao e julgamento) dos produtos de software. Atravs dela torna-se possvel: Definir requisitos da qualidade de um produto de software; Avaliar a especificao do software, para verificar se vai satisfazer os requisitos da qualidade; Descrever as peculiaridades e atributos do software implementado. Ex: manual do usurio. Avaliar o software desenvolvido, antes da entrega e aceitao do usurio final. No possvel sua medio direta, devido maneira com que estas caractersticas de qualidade foram definidas. Por isso h a necessidade de definio de mtricas para correlacionar a estas. Algumas Normas de qualidade Normas Breve Comentrio ISO 9126 Caractersticas da qualidade de produtos de software. NBR 13596 Verso brasileira da ISO 9126 Guias para a avaliao de produtos de software, baseados na utilizao ISO 14598 prtica da norma ISO 9126 Caractersticas de qualidade de pacotes de software (software de ISO 12119 prateleira, vendido com um produto embalado) Standard for Software Quality Metrics Methodology (produto de IEEE P1061 software) Software Life Cycle Process. Norma para a qualidade do processo de ISO 12207 desenvolvimento de software. Sistemas de qualidade - Modelo para garantia de qualidade em Projeto, NBR ISO 9001 Desenvolvimento, Instalao e Assistncia Tcnica (processo) Gesto de qualidade e garantia de qualidade. Aplicao da norma ISO NBR ISO 9000-3 9000 para o processo de desenvolvimento de software. NBR ISO 10011 Auditoria de Sistemas de Qualidade (processo) Capability Maturity Model. Modelo da SEI para avaliao da qualidade CMM do processo de desenvolvimento de software.

Vous aimerez peut-être aussi