Vous êtes sur la page 1sur 3

Como entrar no Mercado de Trabalho Java O que estudar para ser programador Java?

Para ser Juiz ou Advogado, faa Direito. Para construir edifcios e grandes obras, estude Engenharia Civil. Para curar as pessoas, estude Medicina ou seja influente (para fazer com elas pe nsem que esto curadas) e vire Pastor. E para ser programador? O que estudar? Para onde ir? Se formar em que? Felizmente, a rea de TI (tecnologia da informao) bem democrtica. Ela no te limita a f azer um curso especfico de faculdade, curso tcnico ou mesmo ter alguma formao. Voc pode estudar: Cincia da Computao Anlise e/ou Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia da Informao e Comunicao Sistemas de Informaes Engenharia de Computao Engenharia de Software Engenharia de Telecomunicaes Redes de Computadores Cursos tcnicos Freelancers Auto-didatas Dificilmente alguma empresa - dificilmente mesmo - ir obrigar voc a ter 'tal curso ', pois vrios cursos, de vrias faculdades podem preparar um aluno para ser program ador/desenvolvedor. At mesmo os concursos pblicos especificam vrias reas que um prof issional pode ser formado para preencher uma vaga na rea de TI. Mas pesquise sobre cada uma e veja qual tem mais a ver com voc, pois no so iguais. S vo usar programao. Ir pra faculdade ou fazer um curso tcnico ? O padro, em todo mundo, ainda estudar bastante, passar num vestibular concorrido, cursar uma conceituada universidade, se esforar bastante na graduao e colher seus frutos atuando como um timo profissional. Porm, o mais indicado. No a nica maneira. Existem muitas pessoas da rea que nunca ne m pisaram em uma instituio de ensino superior e ganham bem na rea de TI. Muitos tra balham por conta prpria, mostram seus trabalhos na internet - atravs de sites pess oais -, fecham seus contratos e so seus prprios chefes. So os freelancers. Tem muita gente que se ilude achando que o que emprega o nome da faculdade ou o diploma. Eu digo com toda a certeza e segurana do mundo: o nome de sua instituio de ensino no serve de nada na hora de conseguir um emprego. Ento por que um aluno de Harvard, do ITA ou do IME muitssimo provavelmente vai ser bem sucedido em sua vida? Ora, quem vai contratar ele no vai dizer 'ah, esse estudou no IME, vou dar todo m eu dinheiro para ele'. Provavelmente ele vai ter sucesso na sua vida porque estudou insanamente para en trar em uma dessas instituies, estudou mais ainda para se formar e com toda a cert eza vai continuar se esforando durante seu trabalho. Ou seja, eles se esforaram e se esforam mais que a maioria. O que vai importar isso: o quanto voc estudou, o quanto sua bunda ficou na cadeir a e voc ficou estudando, programando, tentando descobrir porque seu programa no ro da, quantas pesquisas no google voc fez e quantos livros estudou. No importa a faculdade que fez, o curso tcnico ou o nome da certificao.

Certificaes, valem a pena? Sim, valem. Porm, certificao outro grande mito que digo com letras garrafais: CERTI FICAO NO PROVA ABSOLUTAMENTE NADA. muito, mas muito comum as empresas simplesmente no darem a mnima para certificaes. O que, ento, elas se importam? Elas se importam mais com o que voc sabe e, principalmente, com o que voc j fez. Qu e projetos j participou, o que sabe fazer. Resumindo: vo sentar e conversar com voc, perguntar o que sabe fazer, que ferramen tas usa e com o qu sabe mexer. Se tiverem interesse, faro um teste. Ou seja, no que rem ver nome de faculdades ou certificados, querem o 'real', o que voc sabe mesmo e o que j fez. Ento certificaes so inteis? No, no so. Se puder fazer, faa. Estude, tente aprender o mximo possvel. Ter no ruim, com certez a. O que eu quero dizer : NO SE CONFIEM EM CERTIFICAES ! ! ! O grande problemas delas que possvel obter certificados sem saber programar! Existem livros, sites e materiais voltados para obter certificados! Voc simplesme nte decora, vai l na prova e passa. Infelizmente no d para garantir que uma pessoa tem conhecimentos numa linguagem somente porque ela tem um certificado. Mas, repetindo, bom sim ter certificados. Ao contrrio de cursos, por exemplo, so r econhecidos mundialmente. Aqui voc encontra informaes sobre e por onde comear a estudar para os certificados J ava. Aqui tem informaes sobre simulados de certificados Java. E aqui um frum exclusivo para informaes sobre certificaes. Como obter experincia profissional em Java ? Esse um grande problema. Realmente as empresas exigem experincia. Qualquer empregador com um mnimo de bom senso vai preferir um profissional com an os de experincia do que um recm formado (mesmo que tenha tido timas notas na faculd ade). Acredite: por mais que estude, faa faculdade, ps e use dezenas de livros, nada, ma s nada susbtitui trabalhar. A experincia totalmente diferente de um curso acadmico e/ou tcnico. Tem coisas que s se aprende na hora do trabalho. Trabalho em grupo, chefe, presso, horrio pra entregar, aprender com colegas, aprender a se virar, tcnicas de segura na, aprender a lidar com clientes etc etc. Mas da surge uma grande dvida: se s contratam quem tem experincia, como um iniciante vai obter experincia? Primeiro, deixe seu ego de lado. Se tiver sorte, vai ganhar algo no comeo. bvio qu e ser bem pouco mesmo. Se no ganhar, trabalhe de graa mesmo. No meio acadmico, ser voluntrio de projeto bem comum e totalmente vlido. Voc obtm experincia e o certo. Se coloque no lugar do empregador: ningum vai te pagar para fazer nada, ou quase nada. E acredite: pois que voc tenha estudado, na hora de comear a trabalhar, voc vai faz er muito pouco. Vai levar meses at ser realmente til. E anos at ser um profissional .

Se no estiver no meio acadmico, participe de fruns, como o GUJ e o Java Free e outr os que cite na seo de links. Crie um perfil srio, com seu nome (no tente dar uma de h4ck3r) e no use foto do dra gon ball. No xingue livros, IDE's, sistemas operacionais e outros usurios. Seja pr ofissional. Ajude as pessoas, crie tutoriais, divulgue artigos em sites grandes ou em um sit e pessoal. Faa parte de grandes fruns em ingls tambm. Ingls, no bom nem importante. Ingls essencial. No vantagem, normal saber. Se no souber, est em grande desvantagem. No querendo menosprezar esse grande sistema operacional e o editor de textos, mas no vantagem dizer que sabe usar Windows e Bloco de Notas. No perca tempo nem essa oportunidade: use Linux. um grande diferencial. Use vrias IDE's tambm. Teste o Eclipse, o NetBeans e vrios F rameWorks. Teste, mexa...participe de fruns. Viu um nome diferente? Pesquise no Google! Adquira experincia. A maior parte das coisas que profissionais Java aprenderam fo i buscando, fuando e indo atrs, e no em cursos e faculdades. Projetos Open Source Quem do meio GNU/Linux j est habituado a estes nomes: open source, free, cdigo livr e, software livre...em suma, so aplicativos desenvolvimentos e liberados para ser em usados de forma gratuita. O melhor exemplo de Projeto Free (gratuito) e open source (cdigo fonte aberto e l ivre pra estudo/alterao) o sistema operacional Linux. Existem milhes de aplicaes, jogos, frameworks, plugins e o que voc imaginar de proje tos sendo desenvolvidos com essa filosofia. Participar do processo de criao de um projeto desse de uma utilidade e enriquecime nto profissional imensurvel. Isso te leva do patamar de iniciante/amador para pro fissional. Pode ter certeza que ter experincia em um projeto desses conta muito, mas muito m esmo, na hora de obter um trabalho. uma excelente maneira de se obter e comprovar experincia. No perca tempo, particip e de projetos livres! Entre nos seguintes sites e procure os projetos que mais t e interessam (note que, ao entrar, voc vai se dedicar e vai ter experincia naquele tipo de trabalho e vai buscar emprego que exijam tal experincia - portanto, esco lha bem em que quer participar!). Software Livre Brasil SourceForge Google Code / Google Developers Java-Source E aqui, uma fantstica lista da Caelum com mais de 20 projetos open source Experincia em projeto vale mais que qualquer certificao!

Vous aimerez peut-être aussi