Vous êtes sur la page 1sur 12

ARTES VISUAIS

15 DE NOVEMBRO DE 2009

Incio: 8h
Y]

Contedo:
20 questes objetivas e 4 questes prticas
Este caderno no ser liberado.

NOME: _________________________________________________ CARTEIRA N_____________________________________________

PROVA DE HABILIDADES ESPECFICAS ARTES VISUAIS ETAPA TERICA

01.

Pintor, escultor, desenhista e ceramista espanhol, Pablo Picasso, um dos grandes gnios da pintura contempornea, nasceu em Mlaga, no sul da Espanha, em outubro de 1881, filho de um professor de Desenho e Pintura, deslocou-se ainda jovem para Barcelona, onde estudou Belas-Artes e pintou seus primeiros quadros de tendncia acadmica. No incio do sculo XX, partiu para Paris, onde em 1904 recebeu a influncia de Gauguin e Toulouse-Lautrec. Assinale abaixo a alternativa que apresenta uma obra do artista.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

02.

A figura abaixo um exemplo de representao grfica em perspectiva. Sobre essa representao, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Projeo em uma superfcie bidimensional de um determinado fenmeno tridimensional. (B) Os povos gregos j possuam alguma noo do fenmeno perspectivo, denominando-o "escoro". (C) Durante o perodo do Renascimento, a perspectiva foi profundamente estudada. (D) Durante o perodo medieval, a perspectiva foi muito utilizada pelos artistas a servio dos senhores feudais. (E) Na perspectiva cnica, utilizam-se pontos de fuga.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 1

Prova A

03.

A cultura helenstica teve o realismo como caracterstica artstica, para exprimir dor e violncia, componentes constantes dos novos tempos de guerra. Assinale abaixo a alternativa que indica as manifestaes desse realismo na escultura helenstica, cujo teor era narrativo e retrico. (A) Luxo e grandiosidade. (B) Turbulncia e agitao. (C) Contemplao e mistrio. (D) Contemplao e agitao. (E) Luxo e contemplao.

04.

O quadro abaixo representa "A ltima Ceia" pintada por Leonardo da Vinci. Adepto da aplicao de estudos cientficos pintura, alm de estudos sobre a forma e a cor do fogo, da luz e da sombra, Da Vinci destacou-se como cientista, matemtico, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botnico, poeta e msico. Assinale a alternativa que indica a fase do Renascimento italiano em que viveu Leonardo da Vinci.

(A) Duocento. (B) Trecento. (C) Quattrocento. (D) Cinquecento. (E) Sexttecento.

05.

O Renascimento correspondeu (A) a um velho estilo artstico e mesma forma medieval de encarar a vida e viv-la. (B) a um estilo artstico ecltico e a uma vida de recolhimento e opulncia cultivada durante sculos na Idade Mdia. (C) ao socialismo medieval, que readaptou a escolastica medieval ao pensamento ldico reinante. (D) a um novo estilo artstico e a uma forma nova de encarar a vida e viv-la, constituindo assim uma mudana de mentalidade. (E) a um perodo de calma e quietude, com um estilo artstico conservador das imposies estticas impostas e cultivadas na cultura medieval.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 2

Prova A

06.

A arte de gravar em madeira de provvel origem chinesa, sendo conhecida desde o sculo VI. No Ocidente, ela j se afirma durante a Idade Mdia, atravs das iluminuras e das confeces de baralhos. Mas at ai, esse procedimento de gravao e impresso era apenas uma tcnica de reproduo de cpias. S mais tarde que ela comea a ser valorizada como manifestao artstica. No sculo XVIII, chega Europa sua nova concepo revolucionria: as gravuras japonesas a cores. Processo que s se desenvolveu no Ocidente a partir do sculo XX. Tal processo de gravao e impresso bastante conhecido no Brasil em funo da poesia narrativa, popular, impressa, a literatura de cordel.

Assinale abaixo a alternativa que indica o nome desse processo de gravao e impresso. (A) Xilogravura. (B) Gravura em metal. (C) Litografia. (D) Monotipia. (E) Serigrafia.

07.

Sobre a arte grega, assinale a alternativa correta. (A) A estaturia grega representa os mais baixos padres tcnicos e estticos j atingidos pelo homem. (B) As pinturas dos vasos gregos representavam apenas pessoas mortas. (C) No Perodo Arcaico, os gregos comearam a esculpir, em mrmore, grandes figuras de homens. (D) A caracterstica mais evidente dos templos gregos a assimetria entre o prtico de entrada e as janelas. (E) Os principais monumentos da arquitetura grega so os templos, as praas e os aquedutos.

08.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta o movimento artstico considerado o mais importante do Brasil Colonial. (A) Modernismo. (B) Surrealismo. (C) Romantismo. (D) Barroco. (E) Impressionismo.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 3

Prova A

09.

O ano da Frana no Brasil foi inaugurado no dia 21 de abril e ser encerrado no dia 15 de novembro deste ano. Dentre cerca de 700 projetos chancelados que constituem um importante conjunto de manifestaes artsticas e intelectuais, est a exposio O mundo mgico de Marc Chagall - o Sonho e a Vida, com curadoria de Fbio Magalhes, que apresentar cerca de 250 obras do artista. Trata-se de pinturas, guaches, esculturas e gravuras. As pinturas vm de colees pblicas e particulares da Frana, Rssia, Sua, Itlia e do Brasil. Reconhecido como um dos maiores pintores do Sculo 20, Marc Chagall morreu em Saint-Paul de Vence, no sul da Frana, em 28 de maro de 1985. Assinale abaixo a alternativa que apresenta uma obra de Marc Chagall.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

10.

O sculo XIX, o Brasil, presencia mudanas profundas, em relao aos sculos anteriores, na histria das artes plsticas, cujo sentido no pode ser compreendido sem referncia ao grupo de artistas franceses que aqui chegaram em 1816, encarregados da fundao de uma Academia de Belas Artes no Brasil. Assinale abaixo a alternativa que indica o nome que esse grupo de artistas recebeu. (A) Misso Artstica. (B) Misso Francesa. (C) Misso Artstica Francesa. (D) Misso Acadmica de Belas Artes. (E) Misso de Belas Artes.

11.

Sobre a escultura da Pr-Histria, assinale a afirmativa correta. (A) A escultura teve um carter conceitual e foi direcionada construo de figuras masculinas. (B) A produo era tanto para objetos religiosos quanto para utenslios domsticos. (C) No tinha um carter religioso ou utilitrio, apenas esttico/decorativo. (D) As esculturas eram pintadas em tons de azul, extradas do Cobalto e verde Vessie que determinaram o perodo. (E) Utilizavam, como principal tcnica, as resinas e a madeira.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 4

Prova A

12.

Sobre o movimento Pop Art, assinale a alternativa correta. (A) A Pintura Mural foi a tcnica mais utilizada no perodo, tendo como seu principal representante Wassily Kandinsky. (B) Com o grande desenvolvimento tecnolgico a partir da Revoluo Industrial, o movimento Pop Art tentou, atravs das imagens sacras, mobilizar a sociedade, centrando seu foco nas doutrinas religiosas. (C) Litchtenstein, Edward Hoper e Andy Warhol so grandes representantes do movimento Pop-Art. (D) A tendncia alegrica expressa pelo movimento, compondo elementos da fauna e da flora em suas obras, confirma a forte influncia maneirista no perodo. (E) Os artistas foram fortemente influenciados pelos Neoclssicos que defendiam o liberalismo no sculo XIX.

Observe as trs imagens abaixo e responda s questes 13 e 14.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

13.

Com base nas imagens, assinale a afirmativa correta. (A) resultante do exerccio grfico em que a linha e o ponto so os principais elementos estticos. (B) Diferente da pintura, pode, alm de ser bidimensional, expressar e gerar sensaes tteis pela forma tridimensional. (C) A Imagem 1 tornou-se cone das artes cinticas por suas formas arredondadas e vazadas. (D) A Imagem 2, Davi, importante obra produzida no incio do sculo XIX, foi produzida com o intuito de romper com o preconceito das imagens despidas evidenciando a sexualidade masculina. (E) A Imagem 6 simboliza as Artes Mecnicas, criadas na Idade Mdia, na Europa.

14.

Quais so os autores das obras representadas pelas imagens 1, 2 e 3? (A) Evelina Villaa, Michelangelo e Marcel Duchamp. (B) Ldia Bais, Miguel ngelo e Picasso. (C) Iber Camargo, Sandro Botticelli e Paul Klee. (D) Evelina Villaa, Albrecht Drer e Roy Lichtenstein. (E) Iber Camargo, Leonardo Da Vinci e Jean Michel Basquiat.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 5

Prova A

15.

Quais formas geomtricas encontramos na bandeira do estado do Mato Grosso do Sul?

(A) Tringulo issceles, trapzio e um octgono estrelado. (B) Tringulo escaleno, trapzio e um heptgono estrelado. (C) Tringulo retngulo, trapzio e um heptgono estrelado. (D) Tringulo issceles, trapzio e um pentgono estrelado. (E) Tringulo eqiltero, trapzio e um hexgono estrelado.

16.

Sobre os processos de gravao e reproduo artstica de imagens, assinale a alternativa correta. (A) Litogravura: uma tcnica que utiliza como principal ferramenta o fogo sobre pedra. (B) gua-forte: uma tcnica que utiliza gua como isolante sobre o desenho, desenvolvido com o lpis dermatogrfico sobre papel. (C) Xilogravura: uma tcnica que utiliza o entalhe na madeira. (D) Serigrafia: uma tcnica de reproduo de imagens que utiliza um instrumento de metal pontiagudo, para desenhar sobre uma chapa de metal. (E) Monotipia: uma tcnica que utiliza uma nica cor sobre diversas superfcies podendo reproduzir diversas copias.

17.

So considerados mestres da pintura brasileira: (A) Juarez Machado, Marc Chagal e Salvador Dali. (B) Francisco de Goya, Edgar Degas e Joan Mir Ferra. (C) Alfredo Volpi, Andy Warhol e Lasar Segall. (D) Emil Nolde, Almeida Junior e Vitor Vasarely. (E) Anita Malfatti, Cndido Torquato Portinari e Tarsila do Amaral.

18.

Com relao s cores: azul, amarelo e vermelho, assinale a alternativa correta. (A) So cores frias e secundrias. (B) So cores frias e primrias. (C) So compostas por uma cor fria e duas cores quentes, e as trs so primrias. (D) So compostas de uma cor quente e duas cores frias, e as trs so secundrias. (E) So compostas de 3 cores quentes e pertencem as tercirias.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 6

Prova A

Observe as trs imagens abaixo e responda s questes 19 e 20.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

19.

A partir das imagens 1, 2 e 3, assinale a alternativa correta. (A) A simplicidade da linguagem, obtida pelos contrastes tonais e a linha, aponta para o movimento Cubista Sinttico. (B) As imagens esto compostas por formas orgnicas ordenadas de forma linear. (C) As imagens foram inspiradas no movimento Conceitual, em que a principal caracterstica a tridimensionalidade e o figurativo. (D) As linhas, aplicadas na veste, no vaso e na fachada da edificao, tm uma funo especfica de suporte, pois valorizam as tonalidades assim como equilibram a composio criando novas formas a partir do vazio. (E) As composies apresentadas so inspiraes das obras do artista cubista Alfredo Volpi.

20.

Sobre a imagem 3, assinale a afirmativa correta. (A) Representa uma edificao em forma de cubo, composta por 6 faces e 6 vrtices. (B) Representa uma edificao em forma de cubo, composta por 4 faces e 8 vrtices. (C) Representa uma edificao em forma de cubo, composta por 6 faces e 8 vrtices. (D) Representa uma edificao em forma de cubo, composta por 4 faces e 4 vrtices. (E) Representa uma edificao em forma de cubo, composta por 8 faces e 6 vrtices.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 7

Prova A

PROVA DE HABILIDADES ESPECFICAS ARTES VISUAIS ETAPA PRTICA

Para cada questo a seguir, coloque o seu nmero de inscrio, o seu nome e o nmero da questo no verso da folha (papel Canson A4) a ser utilizada.

01.

Desenhe um CUBO, um CILINDRO e um CONE, um ao lado do outro, indicando as figuras geomtricas que os compem. Material a ser utilizado: lpis preto e, se necessrio, borracha. Respeitando a ordem dada na questo anterior, desenhe agora uma composio com o CUBO, o CILINDRO e o CONE, de modo que um esteja dentro do outro. Material a ser utilizado: lpis preto e, se necessrio, borracha.

02.

03.

As figuras abaixo representam algumas das leituras que j foram produzidas da ltima Ceia de Leonardo da Vinci. Faa uma composio, tendo como base a ltima Ceia, e utilize o CUBO, o CILINDRO e o CONE para representar as pessoas, respeitando a organizao da composio que o artista fez para posicionar as pessoas na mesa. Material a ser utilizado: Os materiais e os recursos grficos que voc escolher.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 8

Prova A

04.

Com base na imagem abaixo, reconstrua a composio, em uma folha de papel Canson A4, enfatizando os efeitos de luz e sombra com aplicao de texturas grficas.

Habilidades Especficas Artes Visuais

Pgina 9

Prova A

LEIA AS INSTRUES 1. Confira, na etiqueta colada na carteira, os seus dados cadastrais. Qualquer erro, solicite a correo ao fiscal. 2. No manuseie este caderno e o carto-resposta at receber a autorizao do fiscal. 3. Ao receber a autorizao, verifique, neste caderno, se constam todas as questes e se h imperfeies grficas que lhe causem dvidas. Qualquer reclamao s ser aceita durante os quinze minutos iniciais da prova. 4. No carto-resposta, confira o seu nome e o seu nmero; preencha o crculo correspondente sua prova e assine. Verifique se h imperfeies grficas ou marcaes indevidas no campo destinado s suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. 5. Este caderno contm questes objetivas. Cada questo objetiva contm cinco (5) alternativas, identificadas pelas letras (A), (B), (C), (D) e (E), das quais apenas uma a correta. Transcreva para o carto-resposta a letra correspondente alternativa correta, preenchendo todo o espao do crculo. 6. No faa rasuras, no dobre, no amasse e no manche o carto-resposta. Responda a todas as questes. 7. Voc somente poder deixar este recinto aps 1h30 do incio da prova. 8. Voc ser excludo do Concurso caso: a) utilize, durante a realizao da prova, mquinas e/ou relgios de calcular, rdios gravadores, headphones, telefones celulares, chapus/bons ou similares, bem como fontes de consulta de qualquer espcie; b) deixe a sala em que se realiza esta prova levando consigo este caderno e(ou) o carto-resposta; c) comunique-se com outros candidatos ou efetue emprstimos; d) pratique atos contrrios s normas e(ou) disciplina.

Vous aimerez peut-être aussi