Vous êtes sur la page 1sur 3

Informaes Sobre Concreto Dosado em Central - ABESC

Pgina 1 de 3

INSTITUCIONAL

ASSOCIADOS

NOTCIAS

AGENDA

TECNOLOGIAS

SUSTENTABILIDADE

CONCRETECA

CONTATO

Voc est em: Home Concreteca Publicaes Informa es sobre CDC Prepa ro de Concreto e Recebimento

Informaes Sobre Concreto Dosado em Central


Preparo de Concreto e Recebimento
Pontos Importa ntes Que Voc Precisa Sa ber Sobre a Norma de Prepa ro de Controle e Recebimento do Concreto - NBR 12.655/Maio-96 1. Por Que Seguir a Norma Tcnic a? 0 profissiona l que segue a s exigncias da s Normas Bra sileiras est dentro da lei. Isto porque, segundo o Ca p. V, Seo IV, Art. 39, inciso 8 do Cdigo de Defesa do Consumidor, todo produto ou servio s pode ser fornecido qua ndo estiver em acordo com a s Norma s Brasileira s. Isto inclui o concreto.

Inf. sobre CDC


Ma nua l do "CDC" O que ? Princpios Bsicos Preparo de Concreto e Recebimento Como Contra ta r uma Associada 2. Todo Tipo de Concreto Deve Ser Controlado? Todo concreto com funo estrutura l: sapata s, vigas, pila res, lajes, etc. deve ser controla do. Isto significa que os ma teriais que sero emprega dos no concreto: cimento, gua , a reia, brita e aditivos, devem ser previa mente ana lisa dos antes de sua utiliza o para ga ra ntir a resistncia do concreto. Isto va le ta nto pa ra o concreto de concreteira (Concreto Dosa do em Central), como para o concreto executado na obra . A Norma visa o controle de qua lida de a dequa do do concreto, independente de sua origem. 3. Quem o Responsvel Pelo Controle de Qualidade Do Concreto? 0 recebimento e o controle do concreto de responsabilida de do proprietrio da obra ou de seu representante. A Nova Norma exige que os certifica dos de ensaios de controle de ma teria is e da resistncia do concreto fiquem permanentemente disponveis s a utorida des fisca is durante todo o tempo de construo da obra e, a ps a concluso da mesma , pelo tempo previsto na legislao. 4. Quem o Responsvel Pelo Concreto? Qua ndo o concreto for executado na obra , a responsabilidade ca be a o profissiona l encarregado pela execuo desta (Engenheiro Civil, Arquiteto, Tcnico em Edificaes). Qua ndo o concreto for de concreteira , o encarrega do da central que a ssume toda responsabilida de. Este deve cumprir toda s as prescries desta norma e da NBR 7212 . Execuo de Concreto Dosa do em Centra l. Todos os resulta dos de ensa ios devem ficar disposio dos interessa dos na Centra l e devem ser fornecidos sempre que solicitados. A NBR 12654 Controle Tcnolgico de Materiais Componentes do Concreto, lista todos os ensa ios que devem ser rea liza dos com a areia , brita , cimento, a ditivos e gua. 5. Como Dosar o Conc reto? Informaes a o Consumidor Benefcios no uso do "CDC" Concreto em Desta que Concreto e Meio-Ambiente Concreto Auto-Adensvel Apresenta o IBTS sobre Parede de Concreto

A dosa gem experimenta l obrigatria pa ra concretos com fck 15 MPa (150kg/cm) ou superior. Portanto, a ntes de se usar o concreto na obra, deve ser feito um teste em la bora trio, pa ra comprovar que ele a tingir a resistncia especificada pelo ca lculista. Pa ra isto, a obra ou concreteira devem conta r com um la bora trio e fornecer amostra s de todo o ma terial (a reia, brita, cimento, gua e aditivos) que ser utilizado para preparar o concreto. Nestes casos no se permitem dosagens empricas (como por exemplo: o tra o 1:2:4). Pa ra concretos com fck superior a 25MPa (250 kg/cm), a medida dos materiais (a reia, brita, cimento, gua e aditivos) deve ser em massa. Em funo das caractersticas destes ma teriais, o la bora trio determinar um tra o em massa. Toda vez que muda rem os fornecedores dos materia is (tipo de pedra ou cimento, por exemplo) o tra o dever ser reestuda do. 6. Existe Alguma Exignc ia Para Consumo Mnimo de Cimento ?

http://www.abesc.org.br/concreteca/publicacoes/83/preparo-de-concreto.html

23/08/2012

Informaes Sobre Concreto Dosado em Central - ABESC

Pgina 2 de 3

Quando o concreto for dosado em volume (caixas, latas etc.) e no em massa (balana), com estimativa da umidade da areia (isto s permitido para concretos com resistncia at fck20 MPa ou seja, 200 kg/cm). Exigese um consumo mnimo de 300 Kg/m (em geral 6 sacos de cimento por metro cbico de concreto) para concreto de fck 10 MPa (100Kgf/cm) preparados com traos pr-estabelecidos (empricos) para concretos de resistncias maiores que fck 15 MPa, exige-se dosagem racional, ou seja, traos calculados e testados partir de ensaios normalizados. Exige-se ainda, o controle da quantidade de gua atravs do ensaio de abatimento (slump-test). 7. Os Ensaios Prvios So Suficientes, Ou Existem Outros? Alm dos ensaios prvios, a Nova Norma exige que para todo o concreto estrutural sejam realizados ensaios de rompimento de corpos de prova para Cada lote de concreto como controle da resistncia do concreto da estrutura. Tabela a ser seguida para a formao dos lotes:

(*) pilares, placas, vigas de transio, tubulo, brocas, blocos de fundao, (**) lajes, vigas, paredes de caixa de gua, escadas. (1) Este perodo deve estar compreendido no prazo total mximo de 7 dias as interrupes para tratamento de juntas A tabela acima refere-se formao de lotes de concreto. Para cada lote formado, exige-se o mnimo de 6 exemplares extraidos de diferentes amassadas (betonadas). Cada exemplar deve ter, no mnimo, 2 corpos de prova para cada idade. Define-se lote como sendo o volume de concreto que ser avaliado. Deve ser uniforme, ou seja, de mesmo trao (composio) e dosado na mesma central. 8. Corpos de Provas - Cuidados A ruptura de corpos de prova de concreto o ensaio mais importante para atestar a qualidade do concreto. O preparo do corpo de prova deve ser feito adequadamente (NBR 5738), evitando que resultados falsos causem problemas tanto para o proprietrio da obra quanto aos profissionais responsveis pela execuo e controle da obra. As recomendaes abaixo so importantes para garantir o controle adequado do concreto atravs do ensaio de compresso de corpos de prova cilndricos (CP'S). ANTES DA MOLDAGEM - VERIFIQUE: Local adequado moldagem dos cp's, protegido de sol chuva, vento , livre de vibraes etc; Se o moldador habilitado. Evite mudar de moldador; Os equipamentos: molde, haste, concha, colher de pedreiro ou rgua metlica, etc. DURANTE A MOLDAGEM, VERIFIQUE: O critrio de amostragem (tabela do item 7); A qualidade da amostragem, ou seja, retire aps descarga de 0,15 e antes que tenha descarregado 0,85 do volume transportado; A consistncia do concreto pelo abatimento do tronco de cone (NBR 7223); A distncia do local de moldagem para o local de permanncia dos cp's nas primeiras 24 horas, evitar choques e inclinao do molde; A uniformidade da amostra e o volume adequado realizao dos ensaios(1,5 vezes o volume necessrio); Elaborar 2 cp's , no mnimo, para cada idade de ensaio; Moldar os cp. conforme a NBR 5738. No caso de Corpos de Prova Cilindricos com dimenso Bsica 150 mm moldar em 3 camadas com 25 golpes cada camada; Vibrar com a haste aps o adensamento de cada camada; O perfeito acabamento do topo do cp.; Cobrir os cp's aps a moldagem; Que os cp's sejam perfeitamente identificados, evitando riscar a sua superfcie. DEPOIS DA MOLDAGEM, VERIFIQUE: As condies de armazenamento dos cp's durante as primeiras 24 horas; Que durante a desmoldagem os cp's no sofram golpes;

http://www.abesc.org.br/concreteca/publicacoes/83/preparo-de-concreto.html

23/08/2012

Informaes Sobre Concreto Dosado em Central - ABESC

Pgina 3 de 3

Que aps a desmoldagem os cp's sejam identificados sem alterao da superfcie; Que os cp's sejam transportados, com cuidado, at o laboratrio, evitando-se a microfissurao.

9. COMO SABER SE A PEA CONCRETADA ATINGIU A RESISTNCIA?

Atravs do item 7.2.3 da NBR 12655 que descreve como deve ser realizado o controle estatstico do concreto aps o rompimento dos corpos de prova. 0 resultado deve ser comparado com o valor do fck especificado pelo calculista. 10. OS RESULTADOS DE ENSAIOS DE MATERIAIS E DE ROMPIMENTO DE CORPO- DE-PROVA DEVEM SER GUARDADOS? Sim. Segundo a NBR 12655, todos os resultados de verificao das propriedades do concreto e de seus materiais ou eventuais correes de ajuste devem permanecer sob os cuidados do profissional responsvel pela execuo da obra e disposio da fiscalizao, no prprio canteiro de obras. Alm disto, devem ser arquivados e preservados de acordo com a legislao vigente. Quando se trata de concreto de concreteira (Concreto Dosado em Central), os resultados devem ficar disposio dos interessados na prpria central e devem ser fornecidos sempre que solicitados.

Av. Brig. Faria Lima, 2.894 - 7. andar - cj. 71/72 So Paulo - SP - CEP 01451-902 Fone (11) 3709.3466 - Fax: (11) 3168.7098 Todos os direitos reservados - ABESC 2011 | Desenvolvido por pera Marketing

http://www.abesc.org.br/concreteca/publicacoes/83/preparo-de-concreto.html

23/08/2012

Vous aimerez peut-être aussi