Vous êtes sur la page 1sur 41

Quem deve louvar a Deus e como? A Bblia diz em Salmos 150:1-6 1Louvai ao Senhor!

Louvai a Deus no seu santurio; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelncia da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltrio e com harpa! Louvai-o com adufe e com danas; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com cmbalos sonoros; louvai-o com cmbalos altissonantes! Tudo quanto tem flego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor! O louvor uma oferta espiritual. A Bblia diz em Hebreus 13:15 Por ele, pois, ofereamos sempre a Deus sacrifcio de louvor, isto , o fruto dos lbios que confessam o seu nome. Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas ddivas. A Bblia diz em Salmos 103:2 Bendize, minha alma, ao Senhor, e no te esqueas de nenhum dos seus benefcios. Louve a Deus pelo seu perdo e por responder s nossas oraes. A Bblia diz em Salmos 65:1-3 A ti, Deus, devido o louvor em Sio; e a ti se pagar o voto. tu que ouves a orao! a ti vir toda a carne. Prevalecem as iniqidades contra mim; mas as nossas transgresses, tu as perdoars. Toda a criao como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele faz por ns . A Bblia diz em Salmos 148 Louvai ao Senhor! Louvai ao Senhor desde o cu, louvai-o nas alturas! Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Louvai-o, cus dos cus, e as guas que esto sobre os cus! Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados. Tambm ele os estabeleceu para todo sempre; e lhes fixou um limite que nenhum deles ultrapassar. Louvai ao Senhor desde a terra, vs, monstros marinhos e todos os abismos; fogo e saraiva, neve e vapor; vento tempestuoso que excuta a sua palavra; montes e todos os outeiros; rvores frutferas e todos os cedros; feras e todo o gado; rpteis e aves voadoras; reis da terra e todos os povos; prncipes e todos os juzes da terra; mancebos e donzelas; velhos e crianas! Louvem eles o nome do Senhor, pois s o seu nome excelso; a sua glria acima da terra e do cu. Ele tambm exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe chegado. Louvai ao Senhor! Podemos louvar a Deus porque Ele poderoso. A Bblia diz em Salmos 21:13 Exalta-te, Senhor, na tua fora; ento cantaremos e louvaremos o teu poder. Uma boa forma de louvar a Deus atravs da msica. A Bblia diz em Salmos 33:1-3 Regozijai-vos no Senhor, vs justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltrio de dez cordas. Cantai-lhe um cntico novo; tocai bem e com jbilo. Louve a Deus ainda que o nosso corao esteja sofrendo. A Bblia diz em Salmos 34:1-3 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estar continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a

minha alma; ouam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome. Devemos louvar a Deus diriamente. A Bblia diz em Salmos 61:8 Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia. Louve a Deus por transformar o desgosto em felicidade. A Bblia diz em A Bblia diz em Salmos 30:11-12 Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilcio, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e no se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre. Louve a Deus pela Sua bondade. A Bblia diz em Salmos 107:8-9 Dem graas ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.

ADORAO PROFTICA "Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente houve um to grande terremoto que foram abalados os alicerces do crcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhes de todos." (Atos 16:25-26) Se quando menos voc esperar, algum te fizesse as seguintes perguntas:

O que adorao proftica? O que louvor proftico? Qual a diferena de louvor proftico e adorao proftica? A adorao que no proftica, Deus recebe?

Diante destes questionamentos, qual seria a sua resposta? Durante muito tempo, eu achava que a adorao proftica era aquela onde fluam as profecias, onde eram liberadas palavras de sabedoria e de conhecimento. No estava totalmente errado, porm a adorao proftica mais do que isso, palavras profticas, de sabedoria e conhecimento fazem parte da adorao proftica, ms no termina a. Para estendermos melhor, vamos ver primeiro sobre o louvor proftico e a diferena que h entre ele e a adorao proftica: LOUVOR PROFTICO: "Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louv-lo vestidos de trajes santos, ao sarem diante do exrcito, e dizer: Dai graas ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. Ora, quando comearam a cantar e a dar louvores, o Senhor ps emboscadas

contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Jud; e foram desbaratados." (2 Crnicas 20:21-22) O louvor proftico tem uma atuao direta sobre os homens, vejamos primeiro a experincia de Josaf. "Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que vestidos de ornamentos sagrados e marchando a frente do exrcito, louvassem a Deus dizendo: Rendei graas ao Senhor, porque a sua misericrdia dura para sempre. Tendo eles comeado a cantar e a dar louvores, ps o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte seir que vieram contra Jud, e foram desbaratados". Primeiro preciso entender que sem santidade a uno proftica jamais chegar, quando Josaf ordenou aos cantores que entoassem louvores ao Senhor, todos eles estavam vestidos de ornamentos sagrados: "... Ordenou cantores para o Senhor, que vestidos de ornamentos sagrados ..." Isso fala de santidade, preciso entender o quanto Deus leva isso a srio. SEM SANTIDADE IMPOSSVEL VER DEUS Mais adiante iremos entender melhor a necessidade de termos um louvor proftico, pois sem ele no haver adorao proftica. O LOUVOR PROFTICO TRAZ A LIBERTAO, QUEBRA CADEIAS E LEVA O POVO A COLHER DESPOJOS interessante que o povo no cantou profecias, palavras profticas. Eles apenas deram aes de graa ao Senhor porque Ele bom e a sua misericrdia dura para sempre. Eles estavam indo para uma guerra, no entanto no foram palavras de guerra, brados de vitrias que trouxe a uno proftica. Muitos irmos ministram o louvor, e no perodo da adorao liberam palavras profticas e descem do altar achando que o louvor foi proftico. No entanto pode ocorrer e infelizmente o que acontece na maioria das vezes, tudo no passou de teoria, e se formos observar a prtica no aconteceu nada. UM LOUVOR QUE NO TRAZ A LIBERTAO DO POVO, QUE NO QUEBRA AS CADEIAS ESPIRITUAIS QUE CATIVAM O POVO Que no traz cura, batismo no Esprito Santo, converses de almas. Eu tenho dificuldades de acreditar que um louvor assim seja proftico. O LOUVOR PROFTICO TRAZ O SOBRE NATURAL DE DEUS No tem como dizer que um louvor foi ou proftico, se no vemos o sobre natural de Deus agindo, como ter uma linda caneta nas mo e a mesma no ter tinta, ela no deixou de ser caneta, porm no uma caneta "proftica".

A tinta o sobre natural de Deus, se ele no se fizer presente, o louvor no proftico. Alm da santidade, preciso ter tambm coragem e ousadia para que a uno proftica venha. "... E MARCHANDO A FRENTE DO EXRCITO ..." Eles estavam na linha do tiro, se os inimigos chegassem com certeza os cantores seriam os primeiros a morrerem. No h dvidas que eles tiveram um ato de ousadia e de coragem, o que mais poderia garantir que eles venceriam a guerra se no o prprio Senhor? Havia sobre eles uma palavra de Deus, que eles venceriam: "E disse: Dai ouvidos todo o Jud, e vs, moradores de Jerusalm, e tu, rei Jeosaf. Assim vos diz o Senhor: No temais, nem vos assusteis por causa desta grande multido, porque a peleja no vossa, mas de Deus. Amanh descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel. Nesta batalha no tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos conceder, Jud e Jerusalm. No temais, nem vos assusteis; amanh salhes ao encontro, porque o Senhor est convosco." (2 Crnicas 20:15-17) H sobre mim, sobre voc uma palavra de Deus, de que somos capacitados pelo Esprito Santo, o poder de Deus est sobre ns: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm, como em toda a Judia e Samria, e at os confins da terra." ( Atos 1:8) preciso ser ousado, pois a uno exige isso, preciso estar com os ouvidos espirituais atentos para o comando de Senhor, o louvor proftico totalmente dirigido pelo Esprito de Deus. "Por volta da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de priso escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da priso, abriram-se todas as portas e soltaram-se as cadeias de todos." (Atos 16:25-26) Paulo e Silas oravam e cantavam louvores ao Senhor, eles no estavam guerreando, profetizando a sua libertao, eles estavam louvando, o seu louvor proftico, trouxe uma uno de libertao onde tremeu as estruturas da priso, e todos, escute bem, todos foram libertos. Quem estava louvando era Paulo e Silas, Ms a libertao veio para todos. No prdio onde se rene a Igreja do Senhor, vem gente de todo jeito, cheias de cadeias, de prises... Ms quando o louvor proftico liberado sobre ns o sobre natural de Deus, e toda priso, toda cadeia cai por terra.

Em resumo, o louvor proftico no aquele que durante a ministrao h liberao de profecias, palavras profticas, etc. Isso tudo faz parte do louvor proftico, ms o que caracteriza se o louvor proftico ou no, no so teorias, ms fatos; as cadeias esto sendo quebradas no perodo do louvor.

Existe cura na ministrao do louvor? As pessoas saem libertas? Existe converses de almas no louvor?

Se a sua resposta for sim para essas perguntas, ento pode se dizer que o louvor proftico. ADORAO PROFTICA: O louvor proftico tem mais a ver com os homens (cura, libertao, converso, etc.), enquanto que a adorao proftica tem a ver somente com Deus, e esse o nosso alvo principal, no podemos nos conformar apenas com louvor proftico, se no houver adorao, e uma adorao proftica, nosso objetivo no foi alcanado, o alvo ficou para traz, e, isso no bom, ou melhor, pssimo. Sem o louvor proftico no tem adorao proftica. Porque? Se no h louvor proftico, o povo no liberto, no curado, etc. com um povo doente e preso a glria de Deus no se manifesta. "E quando em unssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazer ouvir, para louvar ao Senhor e render-lhe graa; e quando levantaram eles a voz, com trombetas, cmbalos e outros instrumentos msicos para louvar ao Senhor porque Ele bom e a sua misericrdia dura para sempre, ento sucedeu que a casa, a saber, a casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes no podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glria do Senhor encheu a casa de Deus." (2 Crnicas 5:13 14) Quo maravilhoso quando isso acontece na Igreja, essa a vontade, o desejo de Deus, encharcar o seu povo com a sua glria. Lendo um livro, li uma frase que me chamou a ateno, ela dizia o seguinte: "Louve at que venha o esprito de adorao, adore at que venha a glria e fique na glria". Como isso maravilhoso! A glria de Deus s manifesta quando entregamos uma adorao proftica ao Senhor. Como eu desejo que voc entenda o que adorao proftica, no consigo entender como as pessoas se contentam com to pouco de Deus, nesses ltimos dias Deus tem me enchido com um desejo de querer mais, mais, mais de sua glria, de sua plenitude, de seu poder, de seu abrao, de seu calor, enfim o tudo de Deus. A primeira coisa que precisamos entender, que preciso querer, um

querer insacivel, um desejo ardente. Dias atrs meu filho Davi, que um recm-nascido, chorava desesperadamente, minha esposa e eu no sabamos o que fazer, tnhamos tentado de tudo, ms nada o fazia parar de chorar, pelo contrrio o seu choro aumentava cada vez mais em intensidade e volume; at que a mamadeira ficou pronta cheia de leite para o seu alimento, ele pegava o bico da mamadeira com tanta fora que as vezes eu pensava que ele iria se engasgar com o leite. Foi ento que Deus me levou para 1 Pedro Captulo 2 verso 2 nos diz: "Desejai como meninos recm-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvao." Precisamos desejar o Senhor desesperadamente, no aquietarmos enquanto no nos sentirmos saciados pela sua glria, e quando isso acontece, quando esse desejo verdadeiro em ns, a uno proftica comea a se fazer presente. Vivemos em um pas idlatra, e moramos em uma cidade idlatra influenciada, por um esprito de religiosidade; essa idolatria destruda atravs da adorao. O diabo desde o incio tenta desviar o alvo da adorao, ele quer ser igual Deus, por isso ele foi expulso do cu, Deus no divide a sua glria com ningum. Com a sua queda o diabo trouxe seu talento musical e desde ento vem usando a msica para o exaltar e edificar o seu trono. Isso mesmo da mesma forma que Deus entronizado em meio aos louvores do seu povo, o diabo tambm entronizado em meio a idolatria. A adorao proftica trs o trono de Deus para a terra, Deus entronizado, e o diabo destronado. NO ADIANTA FAZER GUERRA ESPIRITUAL SE OS GUERREIROS NO FOREM ADORADORES No louvor proftico o sobrenatural de Deus manifesta trazendo cura e libertao, na adorao proftica o trono de Deus erigido em nossas vidas; o propsito de Deus na adorao proftica, erigir o seu trono na nao, ms para isso primeiro esse trono tem que ser erigido em nossas vidas. A uno proftica s vira atravs de uma vida santa, separada para Deus, sem mistura, sem contaminao. "Quando saram os sacerdotes do santurio (porque todos os sacerdotes, que estavam presentes, se santificaram, sem respeitarem os seus turnos)". Um grande problema que muitos enfrentam, e eu considero isso de fato como UM GRANDE PROBLEMA, que:

Os "santos" irmo que cantam e tocam no louvor, s se preocupam em se "santificar" e orar no dia em que esto escalados para cantar ou tocar, isso no pode ser tolerado, ou a uno proftica no vir e toda a adorao fica comprometida. A adorao no templo tinha seus turnos, ou seja, hoje usamos escalas para as ministraes. Os sacerdotes no respeitaram seus turnos para se santificarem, o adorador no tem que orar e ser santo, somente no dia em que estiver cantando ou tocando, ele no deve respeitar os seus turnos para se santificarem, a santidade tem que ser a sua marca registrada, fazendo assim a glria do Senhor vir sobre ns sem dvida. "E quando em unssono, um tempo tocaram as trombetas..." Isso fala de um s propsito, uma s viso, andando em s direo. Vejo muitos lderes passando dificuldades por ter uma equipe que no sonha os mesmos sonhos, que no tem os mesmos objetivos; uma equipe assim no tem possibilidades de liberar sobre o povo uma uno proftica. Muitos seguem a direo do lder, ms no cr nos sonhos do lder, isso no ser unssono, no basta s obedecer, preciso acreditar. atravs da adorao proftica que o trono do Senhor ser erigido em nossas vidas, cidades, estados e nao. A adorao proftica destroe a idolatria e destroniza a rainha dos cus. Meu desejo que voc tenha seu entendimento aberto, para entender o propsito de Deus em sua vida, Deus te chamou para ser um adorador, um profeta que no se cala, um shofar que no para de tocar, at que o trono de Deus seja erigido sobre a nossa nao.

Quo difcil para o homem louvar a DEUS no momento da tristeza e da aflio de sua alma! Mas DEUS d a receita para os espritos abatidos e amargurados: louve o Seu santo Nome. O louvor foi feito por DEUS para o engrandecimento do Seu Esprito. O louvor um gesto de gratido do homem com DEUS, reconhecendo que ELE est presente tambm nas horas em que a pessoa se sente sozinha e melanclica. Quando uma pessoa entoa, no momento de dor, um cntico de louvor a DEUS, ELE se faz presente como um DEUS consolador: na angstia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face (Salmos 18:6). No devemos louvar apenas depois que recebemos as bnos do PAI, mas muito antes, por aquilo que ELE e representa em nossas vidas. Louve! O Esprito Santo habita no meio dos louvores. Mesmo sem

vontade, louve! Chorando, com o corao amargurado, hora de louvar, de engrandecer o Nome do SENHOR atravs dos cnticos celestiais que saem de nossa boca. O louvor traz paz, renova as nossas foras, projeta-nos ao alvo que DEUS estabeleceu para as nossas vidas. DEUS j se faz presente em ns, est conosco todos os dias, sejam nas tempestades ou na calmaria. DEUS nos d a proviso diria, o alimento, o trabalho, a morada, os livramentos, a paz e toda sorte de bnos. em CRISTO que devemos nos abrigar quando sobre ns vm as rajadas de chuva: Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na angstia. () Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as naes, serei exaltado sobre a terra (Salmo 46: 1 e 10). O profeta Habacuque era um desses que fazia de sua vida uma atmosfera de interrogaes e queixumes. Ele no entendia porque tantas coisas ruins aconteciam ao seu redor, porque os mpios prosperavam e os filhos de DEUS padeciam devido a grandes angstias. Habacuque perguntava a DEUS: Por que te calas quando o mpio devora aquele que mais justo do que ele? (1:13). Mas o mesmo profeta, que era um dos cantores do templo, buscava DEUS em orao, refugiava-se em sua torre de vigia, e aguardava pacientemente a resposta: sobre a minha torre de vigia estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala comigo, e o que responderei a esta queixa (2:1). Habacuque, assim como voc que l este estudo, via as coisas ao seu redor e ficava perplexo. Contanto, em meio a tantas desgraas, a um cenrio estarrecedor, ele entoou um dos mais belos cnticos de louvor ao DEUS de Israel: Ainda que a figueira no floresa, nem haja fruto na vide, ainda que o fruto da oliveira falhe, e os campos no produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam exterminadas, e nos currais no haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvao (3:17-18). Assim tambm fez J, quando foi atingido pelos dardos inflamados de satans em sua caminhada crist. Durante os momentos mais difceis de sua vida, as suas perdas, a sua dor profunda, alm de ouvir o conselho da sua prpria esposa que amaldioasse a DEUS e morresse, foi nesse cenrio que J, passando pelo vale de angstia, louvou a DEUS com os seus lbios e de todo o corao: Nu sa do ventre da minha me, e nu tornarei para l. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor (J 1:21). E Davi o que fez quando estava sendo perseguido por Saul, seu adversrio? Reclamou? Baixou a guarda? Leia ento os versculos seguintes e encontre a resposta de Davi s

ameaas de Saul: no dia seguinte um esprito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul. Ele comeou a profetizar em sua casa, enquanto Davi tocava a harpa como nos outros dias. Saul trazia na mo uma lana, e a atirou, dizendo para si mesmo: encravarei a Davi na parede. Mas Davi se desviou dele duas vezes (). Porm o esprito maligno da parte do Senhor tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mo a sua lana. Enquanto Davi tocava o seu instrumento de msica, Saul procurou encrav-lo na parede. () Davi se saa muito bem em todas as suas expedies, porque o Senhor era com ele (1 Samuel 18:10-11; 19:9-10; 18:14). Um dos louvores que Davi escreveu e entoou no momento de maior perseguio de Saul contra a sua vida est no Salmo 18. Leia-o! Faa dele tambm o seu cntico. Apesar de DEUS garantir vitria aos Seus filhos, muitos destes no tm entoado cnticos de louvor ao PAI quando os dias maus se agigantam. Ao contrrio, tm procurado desistir da caminhada, usado a boca apenas para reclamar. Apesar de DEUS livrar voc da morte, dos laos dos inimigos da sua alma e ainda te abenoar, ter misericrdia de ti, ELE no tem recebido nada como recompensa. Por essa razo, o salmista indagou: Que darei eu ao Senhor, por todos os benefcios que me tem feito? (116:12). O que voc tem dado a DEUS em retribuio ao que ELE tem feito por voc? Observe algumas resolues que voc tem de fazer nas situaes adversas para que obtenha vitria: 1) Invocarei ao Senhor enquanto eu viver (vers. 2); 2) andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes (vers. 9); 3) tomarei o clice da salvao e invocarei o nome do Senhor (vers. 13); 4) Pagarei os meus votos ao Senhor na presena de todo o seu povo (vers. 14 e 18); 5) nos trios da Casa do Senhor, no meio de ti, Jerusalm! Louvai ao Senhor! (vers. 16); 6) Oferecerei sacrifcios de louvor a Deus (vers. 17). O apstolo Joo descreveu o tipo de filho que DEUS verdadeiramente deseja encontrar aqui na terra: Mas vem a hora, e j chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus Esprito, e importa que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade (Joo 4:23-24). A principal caracterstica de um verdadeiro adorador que seu louvor a DEUS no olha as circunstncias nem escolhe um tempo. Em dias de sol e em dias de chuva, ele louva ao DEUS de sua salvao. Meu amado irmo e irm em Cristo, o deserto inevitvel na vida daqueles que esto em CRISTO e precisam ser aperfeioados por ELE. Os dias maus tambm so

inevitveis. Louvado seja DEUS porque ELE nos prova e nos aperfeioa. Nosso PAI tem um Amor especial por ns, por isso ELE nos quer melhores a cada dia, transformados, moldados. Mas no passe pelo deserto sem louv-LO nem agradec-LO por tudo o que ELE sua vida. Ns, filhos de DEUS, recebemos vida nova em CRISTO para ador-LO. S quem no louva a DEUS quem est morto espiritualmente, quem nunca nasceu de novo: os mortos no louvam ao Senhor, nem os que descem ao silncio (Salmo 115:17); Mostra tu maravilhas aos mortos? Levantam-se os mortos e te louvam? (Salmo 88:10). DEUS te deu a boca, os sons, para ser louvado. Dai ao Senhor a glria de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade (1 Crnicas 16:29). Desde agora e para sempre, que esta seja a nossa orao, que tenhamos a uno de ador-LO em todos os momentos de nossa vida! FERNANDO CSAR Escritor, autor dos livros No Mude de religio: mude de vida!, Pdio da Graa; Antes que a Luz do Sol escurea e da coleo Destrua o divrcio antes que ele destrua seu casamento, Destrua o adultrio antes que ele destrua seu casamento, Destrua a insubmisso antes que ela destrua seu casamento. Tambm lder do Ministrio Famlias para Cristo. Louvando do lado errado Provavelmente voc achou o ttulo deste artigo um tanto estranho. O que significa cantar ou louvar do lado errado? Bem, este estudo nos trar a luz uma interpretao diferente de uma passagem bblica muito conhecida: a histria da travessia do povo de Israel pelo mar, que se abriu diante deles. (xodo 14e 15) Sabemos que o povo de Deus foi escravizado no Egito por muito tempo. Mas Deus disse um basta aos egpcios e usou Moiss como um porta-voz diante do Fara para falar em favor da libertao dos hebreus. Aps as dez pragas terem acontecido, o povo de Deus foi liberto e seguiu em direo ao deserto. Porm os soldados egpcios estavam atrs deles. Em um certo momento, os israelitas encontraram um grande problema a sua frente: o mar. Que situao de pavor!!! Nesta situao o povo blasfemou contra o Senhor e contra Moiss. A Bblia relata no livro de xodo que Deus abriu o mar e o povo de Israel atravessou pelo meio, em terra seca. O que eles viam do seu lado eram apenas dois grandes paredes de gua. Mas quando os

egpcios tentaram atravessar o mar, estes dois paredes de gua despencaram matando todos eles. Neste momento o povo de Israel percebeu a grande maravilha que Deus tinha feito por eles e sabe o que fizeram? Eles louvaram a Deus. Isto mesmo! Moiss (e todo povo) entoou um cntico que engrandecia a Deus pela vitria sobre o povo inimigo. (Ex 15.1) Foi um episdio realmente maravilhoso, onde Deus mostrou o seu poderio de forma sobrenatural. Mas eu quero te fazer duas perguntas: O que houve de errado nesta situao? Qual foi o erro que o povo de Israel cometeu e que muitas vezes passa desapercebido quando lemos este texto? Bem, o povo de Israel s se props a entoar um cntico depois que Deus havia livrado eles das mos do inimigo. Mas enquanto enfrentavam problemas e estavam em dificuldades, eles continuavam resmungando e blasfemando o Nome do Senhor. Eles louvaram a Deus somente do outro lado do mar. a que houve uma grande falha. Antes do milagre, Deus foi entristecido, pois o seu prprio povo duvidou Dele ao invs de louv-Lo ou erguer cnticos. Muitos diziam: Ser que Deus nos tirou do Egito para que perecssemos no deserto? Melhor tivssemos ficado no Egito, aonde tnhamos po e gua... Meus queridos irmos, quantas vezes fazemos a mesma coisa em situaes da nossa vida? Quantas vezes agimos como o povo hebreu, duvidando de Deus nas angstias mas louvando nas alegrias? Quantas vezes dizemos: Melhor tivssemos ficado no Mundo, aonde no tnhamos lutas como estas... Deus deseja que ns o louvemos em todas as situaes de nossas vidas!!! Ns devemos aprender a erguer cnticos nas situaes mais adversas, onde parece que no h mais sada, e Deus ir a nossa frente para derrotar o problema. Devemos seguir o exemplo de Moiss, que ao contrrio do restante do povo hebreu, permaneceu fiel ao Senhor nos tempos de angstia. Muitas vezes ns temos muita facilidade para entristecer a Deus diante de pequenos problemas que encontramos. No difcil encontrar irmos reclamando da igreja, do pastor, da equipe de louvor, do calor e do frio, do alimento, do trabalho, do patro, dos preos, do governo e at mesmo encontramos irmos irritados com Deus. So estes irmos que s sabem louvar do lado errado do mar!!! Tm disposio para louvar a Deus s em tempo de fartura, mas quando chega uma tribulao, blasfemam contra o Senhor!!! Muitas vezes no recebemos bnos de Deus ou no temos experincias mais profundas com Ele porquanto ns s sabemos louvar do lado errado, ou s louvamos na margem boa do mar!

Quantos irmos blasfemariam a Deus se Ele pedisse que sacrificasse seu filho (como Abrao e Isaque), ou quando fossem perseguidos por causa do Senhor (como Paulo e Silas), ou quando fosse desafiado por um grande inimigo (como Davi foi desafiado por Golias), etc. Concluso Meus irmos, eu os convido a terem sempre em seus lbios um cntico de agradecimento e louvor ao Senhor. No louvem a Deus apenas no lado bom da vida, mas se volte pra Deus em tempos difceis tambm. No devemos estar questionando a Deus o porqu de termos determinados problemas, mas sim, devemos estar prontos a declarar: Cristo, tu s meu refgio, em quem posso confiar...!, O meu descanso vem de Ti..., Minha fortaleza o Senhor, ..., Te agradeo por me libertar e amar, por ter morrido em meu lugar te agradeo... Com certeza, Deus se alegrar em ver que voc fiel nos dois lados do mar!!!

Um abrao em Cristo Jesus ADORAO VERDADEIRA! O que adorao? Poderamos dizer que uma honra que se presta a Deus, em virtude do que Deus e do que significa para os que O adoram. A palavra hebraica que mas se usa para adorao no velho testamento significa inclinar-se. o caso, por exemplo, em Gn 18.2. A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Testamento proskuneo, e significa prestar honra, tanto a Deus como aos homens. Est claro que dever de cada criatura inteligente adora a Deus. Os anjos O adoram (Ne 9.6). Os Seus santos O adoram. No Evangelho eterno os homens so chamados a dar glria a Deus e a ador-Lo (Ap 14.7). E dentro em breve tudo que h sobre a terra O adorar (Sf 2.11; Zc 14.16; Sl 86.9) Porm, enquanto os anjos honram a Deus segundo a verdade, porque sabem quem Ele , os homens tambm deve procurar conhec-lo e ador-Lo, no apenas exteriormente, mas sim com o corao, uma honra que procede dos sentimentos de amor do homem para com Deus. Adorar o Pai, o povo de Israel era filho de Deus, o Seu primognito (Ex 4.22); os israelitas eram filhos do Senhor seu Deus (Dt 14.1); o Senhor era um Pai para Israel e Hefraim era o seu primognito ( Jr 31.9). Porm, nunca haviam adorado a Deus como Pai, pois

Ningum conhece o Pai, seno o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar (Mt 11.27). Esse um componente essencial da adorao crist: conhecer a Deus e sua relao como Pai com o Seu povo, que O adora como tal. Mas esta revelao um assunto pessoal - A quem o Filho o quiser revelar (Mt 11.27b) Portanto, todo aquele que tem este conhecimento, o tem recebido do Filho. O Filho unignito, que est no seio do Pai, esse nos fez conhecer o Pai. E, depois de ter cumprido a Sua obra, introduziu os que so Seus na mesma relao que Ele prprio goza com o Pai: Subo para Meu Pai e vosso Pai (Jo 20.17). Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus Esprito, e importa que os que O adoram, O adorem em esprito e verdade. (Jo 4.23,24) Aqui encontramos o carter da adorao crist. No um ritual, a formalidade de uma cerimnia religiosa. Esta harmonia com o que Deus e, portanto, pressupe que Deus foi completamente revelado. Nenhum incrdulo pode adora desta maneira! Pois somente por meio do novo nascimento que temos recebido a nova vida, que a Bblia chama esprito. O que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito. (Jo 3.6; Rm 8.16) A adorao espiritual, segundo o novo homem, e est em harmonia com o que Deus . O culto de Israel era terrestre, natural. Era desempenhado num lugar definido geograficamente - um magnfico templo. Era um culto regulamentado at aos mnimos detalhes e no qual o homem, vestido de trajes dispendiosos e acompanhados de msica maravilhosa, podia trazer o mais elevado e o melhor que a terra tinha para dar. Mas nada nisso era espiritual. No havia a menor obrigao de um sacerdote, cantor ou ofertante, ter de nascer de novo. E isso fora assim institudo pelo prprio Deus, pois se tratava do culto prestado por um povo terrestre a um Deus que ainda no Se havia revelado a eles. Todavia, na cruz Deus acabou com o homem natural. Ns, os servos, que cremos no Senhor Jesus, j morremos com Cristo (Rm 6.8). Espera-se que andemos segundo a nova vida que o Esprito Santo operou em ns por meio do novo nascimento. E o Esprito santo, que habita em ns, a fora divina que nos habilita para o seu cumprimento. Desta forma, a nossa adorao deve ser espiritual, acompanhada de uma vida repleta de pureza e que produz os frutos do Esprito. Em perfeita harmonia com o que j foi mencionado, no nos fornecida nenhuma forma ou cerimnia para a nossa adorao. Isso

tanto mais notvel se lembramos que entre os israelitas tudo estava regulado at nos mnimos pormenores. Nem sequer conhecemos as palavras com as quais o Senhor deu graas na instituio da Ceia, No temos descrio de um apstolo partindo o po. No conhecemos um hino sequer que a Igreja cantava nos dias dos apstolos. No temos nenhum livro com salmos cristos. Temos e devemos adorar a Deus pura e simplesmente pelo Esprito (Fp 3.3). Mas a adorao no deve ser somente em esprito, mas tambm em verdade. O que a verdade?, perguntou Pilatos. Ele no sabia que Aquele que tinha diante de si e que levava uma coroa de espinhos era a Verdade. A verdade o que Deus tem revelado de Si mesmo. E foi o Filho quem O revelou. Em certo sentido Israel tambm havia adora em verdade, visto que o seu culto concordava com o que, naquele tempo, j tinha sido revelado acerca de Deus. Mas agora Deus foi perfeitamente revelado, pois Deus foi manifestado em carne, esteve na terra e por graa infinita podemos conhec-Lo . E sabemos que j o Filho de Deus vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que verdadeiro ( 1 Jo 5.20). Decerto h um crescimento no conhecimento da verdade. E o Esprito de Deus atua em ns para nos conduzir em toda a verdade. bvio que o desenvolvimento ser diferente de um servo para outro, porm a diferena ser infinitamente pequena em comparao com a medida entre um homem natural (que no nasceu de novo) e o mais jovem dos servos. Por meio no novo nascimento recebemos uma vida que esprito, e pela qual nos tornamos competentes para conhecer a Deus. a natureza divina (2 Pe 1.4). Nesta nova vida opera o Esprito Santo que habita em ns e nos capacita, o qual tambm a fora divina que pe esta nova vida em contato com o prprio Deus (Jo 4.14) As filhinhos em Cristo est dito: E vs tendes a uno do Santo, e sabeis tudo. No vos escrevi porque no soubsseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. ( 1 Jo 2.20,21) Portanto, podemos nos aproximar de Deus nosso Pai, Pelo poder do Esprito Santo, que pe a nossa vida em contato com Deus, ns O vemos e desfrutamos dEle. Seria possvel contemplar a Deus tal como Ele , sem ficar maravilhados e sem ficar desejosos de Lhe dizer isto? Todo o filho de Deus que no ficou passivo ante as bnos recebidas, mas que elevou os seus olhos ao prprio Doador, sabe, por experincia, que isso impossvel. A glria do Pai, do Filho e do Esprito Santo to grande que os nosso coraes so demasiado pequenos para dar perfeita conta do que dela vemos. Somos ainda menos capazes de expressar essa glria apenas em palavras. Mas adoramos em esprito e, portanto a nossa adorao consiste nos sentimentos espirituais que sobem de nossos coraes e conjunto com palavras e atos voluntrios diante de Deus.

No h dvidas de que cada servo deve adorar pessoalmente. Como possvel contemplar a obra do Senhor Jesus, o amor e a graa do Pai sem dar graas e louvores? E isso algo que todos ns, os filhos de Deus, temos em comum. Deus espera de Seu povo que se renam com a conscincia que o Senhor o nico que tem autoridade no meio deles. S Ele pode determinar quem quer usar ali. E o Senhor exerce esta autoridade por meio do Esprito Santo. No se trata de uma questo de uma ou dez ou vinte pessoas tomarem parte no culto, mas de que o Esprito Santo tenha verdadeiramente a Liberdade de usar que quer que seja. impossvel prestarmos a verdadeira adorao, quando o Esprito Santo relegado a segundo plano ou parcialmente acreditado; como to comum dentro de tantas igrejas. Adorao: tempo!

"Mas vem a hora, e j chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque so adoradores assim que o Pai procura. Deus esprito; e necessrio que os seus adoradores o adorem em esprito e em verdade." Joo 4:23-24 Verdadeira adorao no tem a ver com canes, vocais, bandas ou corais. Todas essas coisas contribuem para uma grande expresso de adorao, mas a essncia da adorao quando seu corao e alma e todo o seu ser esto ligados e adoram o Esprito de Deus. A maioria das pessoas est mais acostumada com adorao congregacional como uma igreja, mas quando voc adora um a um, como um amante de Cristo que voc entra em uma intimidade onde esto s voc e o Senhor, como nunca se viu antes. Adorao um ato de obedincia do corao. uma resposta que exige a plenitude de tudo o que voc , por amor ao Senhor pelo que Ele , no apenas pelo que Ele faz. Louvor, por sua vez, uma exploso de aes de graas e f. No apenas canes rpidas, mas um sacrifcio de louvor que freqentemente ofertado at quando no se sente que deve louvar, at que voc diz: " eu louvarei ao Senhor em todo o tempo, Seu louvor estar continuamente em meus lbios, eu irei a sua presena com aes de graas em meu corao e entrarei em seus trios com louvor." Adorao vai alm do nosso sentimento, ou das circunstncias que voc est vivendo. Leva voc a magnificente presena de Deus. "D ao Senhor a Glria do Seu nome: tragam uma oferta e venham

diante dEle. Oh, adorai ao Senhor na beleza da sua santidade!" (2 Crnicas 16:29) Adorao alguma coisa que vista pelos seus atos e no apenas pelas palavras que se fala ou canta. No um ritual. Voc no vai a igreja e segue frmulas. Adorao envolve o nosso corao, mente e vontade. Adorao se dar totalmente, em toda verdade e honestidade, envolvendo e refletindo o amor e generosidade de Cristo. A palavra adorar um verbo, uma palavra de ao. Isto significa estar cheio de adorao, se prostrar, reverenciar, e permanecer na profundidade da beleza do Senhor. Adorao mais do que cantar belas canes na igreja. mais do que instrumentos e msica. Como um verdadeiro adorador, seu corao poder adorar ao Senhor em todo o tempo, em todos os lugares e com toda a sua vida. As escrituras dizem que devemos trazer uma oferta, embora voc sinta que no tem nada a oferecer. Tudo o que Deus quer o seu corao. Ele no precisa do seu talento, sua habilidade musical ou todas as coisas que voc pode fazer - Ele quer voc! Ns podemos aprender muito com o salmista Davi. Como um jovem pastor de ovelhas, ele no era to surpreendente - ele era simplesmente muito fiel e verdadeiramente amava a Deus. Deus viu o corao daquele servo e o descreveu como "eu encontrei Davi, filho de Jess, homem segundo o meu corao, que far toda minha vontade." (Atos 13:22). Voc no tem que ser um grande cantor ou msico para ser um grande adorador. Mesmo estando em um corpo, ou como um indivduo, abra o seu corao e adore ao Senhor com todo o seu ser. Isto o que ele est pedindo. Deus abenoe, A disciplina no louvor de praxe vermos equipes musicais enfrentando uma srie de problemas com seus integrantes. Problemas causados por mau comportamento (mau testemunho), pecado, mgoa, inveja, fofocas, contendas, falta de dedicao, falta de compromisso, e outros, obrigam lderes e pastores a se questionarem no fato de como podem ou devem exortar e disciplinar os levitas de suas comunidades. Muitos tm tentado, com sucesso, realizar este rduo trabalho, outros

tentam, sem sucesso, mas com sincero esforo, buscar a melhor maneira de aconselhar um msico. Infelizmente, ainda vemos igrejas tratando os problemas do ministrio de msica de forma errada (s vezes so excessivamente liberais, s vezes excessivamente rgidos), trazendo conseqncias desastrosas s pessoas envolvidas. Histrias envolvendo lderes e liderados descontentes uns com os outros no so difceis de se encontrar. O primeiro tpico que quero tratar (a seguir) o problema da disciplina rgida e a liberal, antes de tratar de bons conselhos concernentes exortao e aconselhamento. Bem, vamos adiante! A disciplina rgida Alguns grupos cometem o erro de disciplinar (julgar ou exortar) os seus membros de forma to rgida que esta atitude acaba, em alguns casos, se tornando uma grande injustia. Por exemplo, eu conheo uma igreja que no permitiu que alguns de seus msicos trabalhassem no culto por eles estarem estudando a noite, o que os fazia estar disponveis para ensaios apenas nos finais de semanas. Sei que alguns destes msicos eram bastante dedicados, tinham o corao voltado a Deus e acima de tudo, eram preparados musicalmente e espiritualmente para desempenhar a tarefa. Como outro exemplo, cito o caso de um guitarrista que no incio de sua vida crist h alguns anos atrs, acabou partindo para a agresso fsica com outra pessoa, por um motivo qualquer. Um presbtero (hoje desviado), ao ver esta cena disse aos brados: Voc nunca mais pisar o p num plpito para tocar guitarra! Felizmente este guitarrista hoje uma bno na casa de Deus, e aquela maldio proferida no surtiu efeito, glria a Deus! triste ver que alguns lderes e pastores tm tratado os seus msicos como se eles fossem inimigos da igreja, esperando ansiosamente para castiga-los, humilha-los, para dizer que so preguiosos, que no possuem musicalidade, etc. Muitos ainda os comparam com os msicos de outras igrejas, rebaixando os seus e exaltando os outros. Depois reclamam que Deus no envia msicos para a sua comunidade. A verdade que o lder deve saber agir com amor, pacincia e com alguma rigidez, dependendo do caso, mas sempre sabendo controlar os seus sentimentos. Sabemos que os msicos so pessoas difceis de lidar, e s vezes leva tempo para que eles tenham uma viso madura. Com certeza, a falta de flexibilidade pode trazer vrias conseqncias desagradveis ao grupo de louvor. A disciplina liberal Um outro erro que observamos o dos lderes que no do a mnima para o grupo de louvor que Deus ps em suas mos. A cegueira faz

com que os dirigentes deixem os msicos fazerem a maior algazarra no grupo, onde qualquer um faz o que quer, e o que bem entende. s vezes, engraado, e de certo modo triste, vermos msicos tendo mais autoridade que seus lderes, mandando e desmandando aonde querem. Certamente a baguna no algo que Deus tem prazer em ver dentro de sua casa. necessrio tambm tocar no assunto da santidade. com pesar no corao que vemos igrejas permitindo que seus msicos vivam e continuem a viver no pecado. Amide encontramos instrumentistas e cantores cristos vivendo em adultrio, em vcios, envolvidos em contendas, fofocas, etc. Ou msicos que no se dedicam, que no tm compromisso com Deus, etc. Nos espantamos ao ver algumas pessoas se defenderem dizendo: Todos so pecadores! verdade que todos somos pecadores, mas devemos buscar a santidade dia aps dia, fugindo do pecado. De outra forma, no seremos sal da terra, luz para o mundo, e no tambm no poderemos ministrar na casa de Deus! Como disciplinar O primeiro ponto a se olhar no que se concerne disciplina, cuidar para no ser liberal ou rgido demais. Sabemos que sem santidade, uma pessoa no deve nem subir no plpito para servir. Conclumos ento, que quando um msico comete um pecado em pblico, ele deve ficar no banco at se concertar com Deus e com os membros do grupo. Ns, do Ministrio Vida Nova e vrios outros grupos de louvor, adquirimos esta regra: Quem est em pecado perante a igreja nunca chamado para trabalhar. O tempo de disciplina varia de caso para caso, e isto o lder do ministrio de msica quem decide. Antes de aconselhar, exortar ou disciplinar, o lder deve ter uma conversa sria e sincera com o msico. Costumo pensar que muitos dos problemas existentes nos grupos de louvor de hoje, podero ser resolvidos na conversa, sem exigir medidas drsticas. Um exemplo que se encaixa perfeitamente nisto o caso do msico que j tem seu sustento prprio (vida profissional), mas no est devolvendo o seu dzimo ao Senhor. Neste caso, uma boa conversa deve bastar. Infelizmente, em alguns casos de erro, uma boa conversa resolve o problema, mas no resolve as conseqncias, pois as mesmas s se apagaro com o tempo. Cito como exemplo o caso de dois msicos que se agridem fisicamente, em pblico. Como sabemos, eles podero se perdoar no mesmo dia, mas como a briga foi em pblico, levar um certo tempo at "baixar a poeira". Neste caso, algum tempo de disciplina no far mal a estes dois msicos. Ao se exortar, vrios fatores devem ser levados em conta. Se um msico estiver envolvido numa fofoca ou contenda, a primeira coisa a fazer ouvir este levita, ouvir as pessoas envolvidas, constatar se no h

segundas intenes no corao de quem proferiu as fofocas, etc. Assim estaremos cortando o mal pela raiz, sabendo realmente de quem foi erro e qual o tipo de aconselhamento que deve ser dado. Outra questo a ser tratada a da preguia espiritual ou musical. Quase todas as igrejas enfrentam o problema do instrumentista ou cantor que no se dedica obra em que foi chamado, ou no compromissado com Deus e o grupo. Nestes casos, os lderes devem ter pacincia para ensin-lo e deixar claro que dali para frente haver uma maior cobrana no que se refere dedicao e esforo pessoais. Concluso Amados, sei que cada caso diferente do outro. Situaes e pessoas diferentes so envolvidas em cada um deles, mas bom ter cuidado para no haver rigidez ou liberdade em excesso. Por fim, digo que a atitude mais importante e bvia a se fazer, pedir direo de Deus para cada situao. Creio que Deus revolver cada problema e colocar no corao do lder as palavras certas para a exortao, o aconselhamento ou disciplina de um msico! Lembre-se sempre: Deus quem est no controle!

Louvando do lado errado Provavelmente voc achou o ttulo deste artigo um tanto estranho. O que significa cantar ou louvar do lado errado? Bem, este estudo nos trar a luz uma interpretao diferente de uma passagem bblica muito conhecida: a histria da travessia do povo de Israel pelo mar, que se abriu diante deles. (xodo 14e 15) Sabemos que o povo de Deus foi escravizado no Egito por muito tempo. Mas Deus disse um basta aos egpcios e usou Moiss como um porta-voz diante do Fara para falar em favor da libertao dos hebreus. Aps as dez pragas terem acontecido, o povo de Deus foi liberto e seguiu em direo ao deserto. Porm os soldados egpcios estavam atrs deles. Em um certo momento, os israelitas encontraram um grande problema a sua frente: o mar. Que situao de pavor!!! Nesta situao o povo blasfemou contra o Senhor e contra Moiss. A Bblia relata no livro de xodo que Deus abriu o mar e o povo de Israel atravessou pelo meio, em terra seca. O que eles viam do seu lado eram apenas dois grandes paredes de gua. Mas quando os egpcios tentaram atravessar o mar, estes dois paredes de gua despencaram matando todos eles. Neste momento o povo de Israel

percebeu a grande maravilha que Deus tinha feito por eles e sabe o que fizeram? Eles louvaram a Deus. Isto mesmo! Moiss (e todo povo) entoou um cntico que engrandecia a Deus pela vitria sobre o povo inimigo. (Ex 15.1) Foi um episdio realmente maravilhoso, onde Deus mostrou o seu poderio de forma sobrenatural. Mas eu quero te fazer duas perguntas: O que houve de errado nesta situao? Qual foi o erro que o povo de Israel cometeu e que muitas vezes passa desapercebido quando lemos este texto? Bem, o povo de Israel s se props a entoar um cntico depois que Deus havia livrado eles das mos do inimigo. Mas enquanto enfrentavam problemas e estavam em dificuldades, eles continuavam resmungando e blasfemando o Nome do Senhor. Eles louvaram a Deus somente do outro lado do mar. a que houve uma grande falha. Antes do milagre, Deus foi entristecido, pois o seu prprio povo duvidou Dele ao invs de louv-Lo ou erguer cnticos. Muitos diziam: Ser que Deus nos tirou do Egito para que perecssemos no deserto? Melhor tivssemos ficado no Egito, aonde tnhamos po e gua... Meus queridos irmos, quantas vezes fazemos a mesma coisa em situaes da nossa vida? Quantas vezes agimos como o povo hebreu, duvidando de Deus nas angstias mas louvando nas alegrias? Quantas vezes dizemos: Melhor tivssemos ficado no Mundo, aonde no tnhamos lutas como estas... Deus deseja que ns o louvemos em todas as situaes de nossas vidas!!! Ns devemos aprender a erguer cnticos nas situaes mais adversas, onde parece que no h mais sada, e Deus ir a nossa frente para derrotar o problema. Devemos seguir o exemplo de Moiss, que ao contrrio do restante do povo hebreu, permaneceu fiel ao Senhor nos tempos de angstia. Muitas vezes ns temos muita facilidade para entristecer a Deus diante de pequenos problemas que encontramos. No difcil encontrar irmos reclamando da igreja, do pastor, da equipe de louvor, do calor e do frio, do alimento, do trabalho, do patro, dos preos, do governo e at mesmo encontramos irmos irritados com Deus. So estes irmos que s sabem louvar do lado errado do mar!!! Tm disposio para louvar a Deus s em tempo de fartura, mas quando chega uma tribulao, blasfemam contra o Senhor!!! Muitas vezes no recebemos bnos de Deus ou no temos experincias mais profundas com Ele porquanto ns s sabemos louvar do lado errado, ou s louvamos na margem boa do mar! Quantos irmos blasfemariam a Deus se Ele pedisse que sacrificasse seu filho (como Abrao e Isaque), ou quando fossem perseguidos por

causa do Senhor (como Paulo e Silas), ou quando fosse desafiado por um grande inimigo (como Davi foi desafiado por Golias), etc. Concluso Meus irmos, eu os convido a terem sempre em seus lbios um cntico de agradecimento e louvor ao Senhor. No louvem a Deus apenas no lado bom da vida, mas se volte pra Deus em tempos difceis tambm. No devemos estar questionando a Deus o porqu de termos determinados problemas, mas sim, devemos estar prontos a declarar: Cristo, tu s meu refgio, em quem posso confiar...!, O meu descanso vem de Ti..., Minha fortaleza o Senhor, ..., Te agradeo por me libertar e amar, por ter morrido em meu lugar te agradeo... Com certeza, Deus se alegrar em ver que voc fiel nos dois lados do mar!!!

Fundamentos de Louvor e Adorao Ser um adorador o que Deus mais deseja que sejamos. Deus me chamou e nos chamou para sermos um adorador, Deus te fez para ser um adorador. Deus nos chamou para servi-lo, para fazer a sua obra, essa uma das mos pelas quais fomos formados, mas na outra mo Deus nos fez para termos comunho com ele. E adorao nada mais do que termos comunho com Deus. Quando Deus criou o homem no jardim do den, o criou para ter comunho com Deus. Uma comunho verdadeira, uma comunho despretensiosa. A adorao comea num lugar secreto, intimo de comunho com Deus. Sem essa disposio de estarmos presena de Deus, no existe seminrio de adorao, no existe nenhuma frmula que se possa ensinar na vida da igreja de como a verdadeira adorao. Adorao no tem nenhuma frmula para se conseguir, a no ser estar na presena do pai, no lugar secreto em intima comunho com Ele. Adorao o homem em comunho com Deus. Deus no cair da tarde no jardim do den visitando o homem e a mulher que ele criou e chamando-os pelo nome. isso que Deus deseja e essa a verdadeira adorao a que Deus nos convida. Precisamos ter um lugar secreto de comunho com Deus, de intimidade. Um lugar onde ali a nossa vida gerada, a onde a nossa vida reformada, a onde a nossa vida transformada, e curada por Deus. Onde as nossas mazelas, nossos problemas nossos pecados ficam diante do senhor no seu altar. Isso adorao.

Comea com essa disposio de desejarmos parar o mundo, parar com a agitao, parar com que estamos fazendo, deixar as coisas passageiras e nos voltarmos para o eterno. 2 Co 4:18: no atentando ns nas coisas que se vem, mas nas que se no vem; porque as que se vem so temporais, e as que se no vem so eternas. Adorao um convite de Deus para o eterno. Adorao quando decidimos investir a nossa vida no eterno. E Parar para ouvir a voz de Deus, isso o eterno. Todo o resto passageiro, tudo tem um fim. Nossa prpria vida aqui nesta terra tem um fim. Em Joo 4:23: Mas vem a hora e j chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque so estes que o Pai procura para seus adoradores. Este texto chave para a vida de adorao da igreja. E o primeiro princpio aqui que Deus no procura adorao. Deus procura adoradores. Porque a adorao um produto e adorador uma maneira de ser. Deus procura o ser que adora e no o produto. O nosso enfoque deve ser no que ser um adorador. Existem algumas frmulas gostosas e boas de como ministrar o louvor, existem coisas que podemos fazer para que melhore tecnicamente a adorao. Mas, a adorao tem a ver com o corao. A igreja tem gasto uma grande parte do seu esforo, de seus recursos, de seu potencial tentando produzir adorao, mas o que Deus mais quer um corao de adorador. Um corao totalmente dele. O que significa um corao totalmente dele? O que isso significa na nossa vida. Temos ento cinco perguntas para meditarmos: 1.A quem adoramos? 2.Por que adoramos? 3. Aonde adoramos? 4. Quando adoramos? 5. Como adoramos? Neste texto vamos tratar da primeira pergunta: 1.A quem adoramos? O primeiro enfoque que a igreja precisa ter qual o alvo da nossa adorao. Existem muitas pessoas que adoram a adorao. Esto mais envolvidas com o produto, com a msica, com o cantar do que com o ser um adorador. E isso acontece porque a igreja tem o foco errado de quem o alvo da nossa adorao. O que Deus quer ampliar em nossa vida como adoradores: a quem ns adoramos. Quando Jesus responde a Satans na tentao do deserto, Ele diz ao Senhor teu Deus adoraras e somente a Ele dars culto. Aqui Jesus define a quem adoramos: s ao Senhor teu Deus. E quando a bblia enfoca s o Senhor teu Deus ela est incluindo aqui uma

trindade: o Pai, o Filho e o Esprito Santo. Esse o nosso alvo, o nosso foco. para este foco que devemos olhar: a Deus que ns queremos, por Ele que somos apaixonados, a Ele que desejamos adorar. Ele o alvo da nossa adorao. Ele o grande Eu Sou. Aquele que tem que ser entronizado, que tem que ser constantemente enfocado pela igreja. Sabem o que um dolo? tudo o que fica entre voc e Deus. Idolatria ns pensamos muitas vezes em santinhos, amuletos. Idolatria qualquer coisa que fique entre ns e Deus. Qualquer coisa que tira do foco do quem digno de adorao. Os dolos deste mundo hoje no so mais feitos de madeira, de bambu ou de gesso. Os dolos deste mundo atualmente so mais poderosos porque eles roubam o corao, roubam a alma, roubam o esprito, esto roubando o corao de toda uma gerao. preciso que estes dolos sejam acusados, retirados para que o foco a quem devemos adorar seja ampliado na vida da igreja. Hoje adoramos um sistema. Mas a nossa viso deve ser Deus. O centro de todas as coisas deve ser Deus. A nossa viso, o centro de todas as coisas deve ser a glria de Deus. Todas as outras coisas so estratgias preciosas que Deus nos d para viver, mas temos que adorar e invocar a Deus. O Deus Pai, o Deus filho, o Deus Esprito Santo deve ser colocado frente da igreja em tudo que fazemos, em tudo que ns somos. Ele o nosso quem e isso s galgado em nosso corao quando ns conhecemos a Deus. No podemos entronizar Deus se no o conhecemos. O que devemos fazer levar todo irmo, toda irm, todo novo convertido a ter essa viso pessoal de Deus. algo que Deus quer gerar no corao de cada um de seus filhos. essa viso que sustenta a vida. Quem tem uma viso de Deus de que Ele o nosso quem jamais voltar a trs. Quem tem uma viso clara de Deus em seu corao, a revelao de que Ele o centro de todas as coisas, que Ele a razo de todas as coisas. E galgar com Ele nessa comunho significa que pode desaparecer o mundo em baixo de ns que ficamos agarrado e sustentado na mo de Deus. Na minha experincia pessoal quando eu estava em Cuba ministrando para os irmos, recebi a notcia de que minha esposa grvida de oito meses foi assaltada e baleada na frente de nossa casa e estava na UTI. Quando soube da notcia me faltou o cho embaixo. Mas eu tinha uma corda que me segurou e me sustentou que era a minha comunho com Deus.

Eu tinha certeza que a minha vida e a vida de minha famlia estavam nas mos de Deus e que ali eu estava seguro. Eu tinha a corda da f, do conhecimento da presena de Deus. E aquilo que o diabo veio para roubar, matar e destruir comeou a se fortalecer. nessas horas comeamos a conhecer mais a Deus. nas horas mais difceis que Deus se amplia. Esse quem precioso e maravilhoso comea a se ampliar na nossa frente, na hora da luta, das tribulaes. Tudo o que natural acaba, tudo o que confiamos neste mundo acaba, mas quem conhece a Deus jamais ser abalado. E esta situao em que eu estava vivendo foi um milagre atrs do outro. Enquanto eu estava em Cuba, sendo modo, sem poder sair da ilha, sem poder agir por mim mesmo. Eu s podia ficar pendurado no meu quem precioso, no meu Deus amado. Esse quem que adoramos deve estar na frente das nossas vidas em todos os momentos sejam eles bons ou ruins, nos momentos de dificuldade e at mesmo nos momentos de terror, nos momentos de perseguio. Conheo irmos no Oriente mdio que a nica coisa que lhes resta essa corda. Perderam tudo por causa da guerra no Iraque. Eu estava nestes dias no Oriente Mdio, quando sai as pressas do Lbano para a Ilha de Chipre para poder retornar ao Brasil porque os aeroportos estavam fechados. Conhecia um irmo Iraquiano que perdeu tudo. Ele saiu de sua casa com a esposa, o filho e caminhou km e km com a roupa do corpo, debaixo de bombardeiro. Quando conseguamos contato com ele, ele dizia: Eu estou firme. Deus est cuidando de ns. Nesta situao, ele estava l adorando com seu alade tocando pra Deus. Este uma pessoa que conhece e que sabe a quem adora. Adorao no um fruto de estarmos no sentindo bem ou mal. fruto de ns conhecermos a Deus. Definindo Louvor e Adorao

Temos o hbito de chamar o ministrio de msica como Ministrio de Louvor e Adorao. Na verdade, colocamos juntos essas duas palavras, como que sendo um nome e um sobrenome. Raramente paramos para pensar nas diferenas complementares entre elas. Assim, vejamos as definies: Louvar lit. Barulho elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.

i. Heb. halal 160 vezes no Antigo Testamento fonte de hallellujah, que pode ser traduzido por Louvado seja Yah (Yah como abreviao de Yaweh aquele que faz as coisas serem) Referncias: Ed. 3:10 11; 2 Sm 6; Salmos Adorar lit. Prostrar-se reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileo a, cultuar, curvarse, cair com o rosto em terra, render-se. i. Heb. shachac 170 vezes no Antigo Testamento denota prostrar-se diante de autoridades, mostrando significado cultural (Davi X Saul; Rute X Boaz; Jos X feixes...) usado como forma comum de se chegar diante de Deus em adorao (Jr. 7:2). ii. Gr. proskuneo pros (na direo de) + kuneo (beijar) Referncias: Gn 22:5; 24:26, 48; Ex 4:31, 12:27, 34:8; Js 5:14; 2 Cr 29: 29-30; Ne 8:6; J 1:20; Sl 95:6, 132:7; Mt 2:2, 11; Mc 15:19; J 4:22-24; Fp 3:3; Ap 5:14, 7:11, 11:16, 14:7, 15:4, 19:4, 10, 22:8-9. Veja um Paralelo entre LOUVOR e ADORAO: LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor ADORAO: Motivado no esprito por um impulso de dar ao Senhor LOUVOR: Pode ser comunitrio ADORAO: individual LOUVOR: Brota das emoes ADORAO: Brota da devoo LOUVOR: Pelos feitos de Deus ADORAO: Pelo que Deus LOUVOR: Pelos presentes de Deus ADORAO: Pela presena de Deus LOUVOR: uma expresso de vida ADORAO: um estilo de vida LOUVOR: circunstancial ADORAO: incondicional LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus ADORAO: Vive para Deus LOUVOR: Pode ser distante ADORAO: S ocorre na presena

LOUVOR: mais exuberante, enrgico, movimentado, barulhento, com mais palavras ADORAO: mais sbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cnticos espirituais e silncio No devemos nos equivocar que mais espiritual adorar, pois o que aprendemos que ambos se complementam. Assim, devemos ter a liberdade de louvar com expresses espontneas, enrgicas ao mesmo tempo de adorar com cnticos mais contemplativos. Na verdade, a Bblia nos indica que existem vrias expresses de louvor e de adorao, tais como atravs da orao, cnticos, confisso, ofertrio, artes em geral, pregao, ceia, batismo e do prprio exerccio do ministrio. No importa o exterior, sejam palmas, mos levantadas, prostrandose ou com danas. Deus olha o corao, pois diz que um corao contrito no desprezar. Veja abaixo mais referncias bblicas: Com palmas Sl 47:1, 98:8; Is 55:12 Com mos levantadas Sl 63:4, 77:2, 134:2, 141:2; 1Tm 2:8; Hb 12:12 Com jbilo Sl 27:6, 35:27, 47:1, 81: 1, 2, 89:15, 95:1, 98:4, 107:22, 118:15, 132:16; 1 Sm 18:6, 7; Ex 15:21; Ne 12:43 Prostrando-se Gn 17:3; Ez 43:3; Ap 4:10; Lv 9:24; Dt 9:25; Sl 95:6, 99:9; 2 Cr 29:28 Com danas 1 Sm 18:6; Ex 15:20, 2 Sm 6:14, 15; Jr 31: 1-4, 13

A DIFERENA ENTRE "LOUVAR E ADORAR Sempre vamos igreja com a inteno de louvar, adorar e prestar culto a Deus. Durante o perodo em que cantamos msicas nas reunies, falamos frequentemente que o perodo de louvor e adorao, mas na verdade poucos sabem a diferena entre esses dois. Falamos louvor querendo dizer adorao e adorao com inteno de louvor, mas biblicamente so bem diferentes. Quando louvamos a Deus estamos engrandecendo ao Senhor por tudo que ele fez, pelas obras de Suas mos e pelos feitos em nossas vidas. Podemos tambm interpretar como um perodo em que estamos elogiando a Deus.

Vemos esse exemplo em Salmos 26:7 para fazer ouvir a voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas. Quando adoramos ao Senhor estamos dando glrias por tudo que Ele , exaltando os Seus atributos. Na adorao no fazemos pedidos, ou qualquer coisa para nosso interesse. Na adorao, o centro Deus, por isso clamamos que Ele Santo, Digno, Eterno, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Prncipe da Paz... Um exemplo adorao encontrado em Isaas. 54:5 Pois o teu Criador o teu marido; o Senhor dos exrcitos o seu nome; e o Santo de Israel o teu Redentor, que chamado o Deus de toda a terra.

Adore e louve a Deus de maneira consciente! Voc ver a diferena!

"Deus tem levantado uma gerao de Adoradores de Excelncia faa parte tambm".

Na Lngua Portuguesa O Que Louvor A palavra louvor significa ato de louvar, aplauso, elogio, encmio. Apologia de uma obrameritria. Tem como antnimo censura e crtica. Sendo assim o louvor pode serdirigido a pessoas, instituies, ideologias, objetos, lugares, animais, e outras coisas,atravs de elogios, aplausos, cnticos, falas poticas, apologticas, informais, etc. Porexemplo, quando cantamos o Hino Nacional Brasileiro, estamos louvando o Brasil.Portanto louvar significa admirar, falar bem, elogiar, engrandecer. Diariamente,estamos louvando muitas coisas ao nosso redor. Quando louvamos a Deus, estamosadmirando os atributos do Seu carter: fidelidade, bondade, amor, longanimidade,retido, justia, misericrdia, etc. Usamos as expresses dos nossos anseios para fazeristo. Qualquer um pode fazer isto. A natureza, por exemplo, tambm pode louvar a Deus(Salmos 19:1). Louvor algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa(Salmos 9:11;33:2;67:3;42:12). OQueAdorao O vocbulo adorao deriva da palavra em latim adorare , que etimologicamente vem aser falar com". O dicionrio define seu significado como ato de adorar; culto a Deus;amor profundo. render culto a Deus, coisas ou pessoas considerados como sendosantos. prostrar-se diante de algo em sinal de reconhecimento, rezar, idolatrar, amarapaixonadamente. Louvor a de Uma Pessoa Para Outra Pessoa 12 passagens Gnesis 49:8 - Jud, teus irmos te louvaro; a tua mo estar sobre a cerviz de teusinimigos; os filhos de teu pai se inclinaro a ti. Salmos 6:5 - Pois, na morte, no h recordao de ti; no sepulcro, quem te darlouvor? Provrbios 27:21 - Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem provado pelos louvores que recebe. Provrbios 12:8

- Segundo o seu entendimento, ser louvado o homem, mas operverso de corao ser desprezado. Provrbios 27:2 - Seja outro o que te louve, e no a tua boca; o estrangeiro, e no osteus lbios. Provrbios 27:21 - Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem provado pelos louvores que recebe. Provrbios 28:4 - Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardama lei se indignam contra ele. Provrbios 31:28 - Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva,dizendo: Provrbios 31:30 - Enganosa a graa, e v, a formosura, mas a mulher que teme aoSENHOR, essa ser louvada. Cnticos dos Cnticos 6:9 - Mas uma s a minha pomba, a minha imaculada, de suame, a nica, a predileta daquela que a deu luz; viram-na as donzelas e lhechamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram. I Corntios 11:2 - De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim eretendes as tradies assim como vo-las entreguei. I Pedro 2:14 quer s autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dosmalfeitores como para louvor dos que praticam o bem. LouvorsAesdeUmaPessoa5passagens Provrbios 31:31 - Dai-lhe do fruto das suas mos, e de pblico a louvaro as suasobras. I Corntios 11:17 - Nisto, porm, que vos prescrevo, no vos louvo, porquanto vosajuntais no para melhor, e sim para pior. I Corntios 11:22 - No tendes, porventura, casas onde comer e beber? Oumenosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada tm? Que vos direi?louvar-vos-ei? Nisto, certamente, no vos louvo. II Corntios 8:18 - E, com ele, enviamos o irmo cujo louvor no evangelho estespalhado por todas as igrejas. II Corntios 9:3 - Contudo, enviei os irmos, para que o nosso louvor a vosso respeito,neste particular, no se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivsseispreparados, Deus Louvando Seu Povo 4 passagens Salmos 148:14 - Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos,dos filhos de Israel, povo que lhe chegado. Aleluia! Sofonias 3:20 - Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, fareide vs um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar asorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR. Romanos 2:29 - Porm judeu aquele que o interiormente, e circunciso, a que do corao, no esprito, no segundo a letra, e cujo louvor no procede dos homens,mas de Deus. I Corntios 4:5 - Portanto, nada julgueis antes do tempo, at que venha o Senhor, oqual no somente trar plena luz as coisas ocultas das trevas, mas tambmmanifestar os desgnios dos coraes; e, ento, cada um receber o seu louvor daparte de Deus. Autoridade Louvando o Povo 1 passagem Romanos 13:3

- Porque os magistrados no so para temor, quando se faz o bem, esim quando se faz o mal. Queres tu no temer a autoridade? Faze o bem e terslouvor dela, Louvor a Si Prprio 2 passagens - Porque no ousamos classificar-nos ou comparar-nos com algunsque se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez. II Corntios 10:18 - Porque no aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele aquem o Senhor louva. Reivindicao de Louvor de Um Ser Humano 1 passagem II Corntios 12:11 - Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu deviater sido louvado por vs; porquanto em nada fui inferior a esses tais apstolos,ainda que nada sou. LouvoraCoisas1passagem Filipenses 4:8 - Finalmente, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que respeitvel, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se alguma virtude h e se algum louvor existe, seja isso o queocupe o vosso pensamento. NaturezaLouvandoaDeus4passagens Salmos 65:13 - Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo;eles se regozijam e cantam. Salmos 69:34 - Louvem-no os cus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move. Salmos 98:8 - Os rios batam as palmas; regozijem-se tambm as montanhas, Isaas 44:23 - Cantai alegres, vs, cus, porque o SENHOR o fez; exultai vs, aspartes mais baixas da terra; vs, montes, retumbai com jbilo; tambm vs,bosques, e todas as suas rvores; porque o SENHOR remiu a Jac, e glorificou-se emIsrael.

A Diferena Entre Louvor e Adorao


Seria Errado Cantar Certos Tipos de Louvor Na Igreja? Temos a tendncia de associar os verbos louvar e cantar. Entretanto devemos ter em mente que estas duas palavras no so sinnimas, ou seja, louvar pode ser diferente de cantar. Isto tambm ocorre entre os verbos louvar e adorar. Apesar de os associarmos, louvar pode ser diferente de adorar. E diante disso, precisamos responder s seguintes perguntas: Que diferena a Bblia faz entre louvor e adorao? Louvor e adorao no so a mesma coisa? Se no posso cantar determinada msica na igreja, ento aquela msica pecaminosa? Existe alguma msica de louvor a Deus que no seja apropriada para a casa de Deus?.

Na Lngua Portuguesa O Que Louvor

A palavra louvor significa ato de louvar, aplauso, elogio, encmio. Apologia de uma obra meritria. Tem como antnimo censura e crtica. Sendo assim o louvor pode ser dirigido a pessoas, instituies, ideologias, objetos, lugares, animais, e outras coisas, atravs de elogios, aplausos, cnticos, falas poticas, apologticas, informais, etc. Por exemplo, quando cantamos o Hino Nacional Brasileiro, estamos louvando o Brasil. Portanto louvar significa admirar, falar bem, elogiar, engrandecer. Diariamente, estamos louvando muitas coisas ao nosso redor. Quando louvamos a Deus, estamos admirando os atributos do Seu carter: fidelidade, bondade, amor, longanimidade, retido, justia, misericrdia, etc. Usamos as expresses dos nossos anseios para fazer isto. Qualquer um pode fazer isto. A natureza, por exemplo, tambm pode louvar a Deus (Salmos 19:1). Louvor algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa (Salmos 9:11;33:2;67:3;42:12).

O Que Adorao
O vocbulo adorao deriva da palavra em latim adorare, que etimologicamente vem a ser falar com". O dicionrio define seu significado como ato de adorar; culto a Deus; amor profundo. render culto a Deus, coisas ou pessoas considerados como sendo santos. prostrar-se diante de algo em sinal de reconhecimento, rezar, idolatrar, amar apaixonadamente.

O Sentido Destas Palavras na Bblia


Adorao H duas palavras no Antigo Testamento significando adorao: a. Uma delas, em certos lugares, tem o sentido de fazer reverncia, inclinar -se (Daniel 2:46; 3:5); b. A outra usa-se a respeito do culto prestado ao Senhor e a outros deuses ou objetos de reverncia religiosa (Gnesis 24:26, 48; xodo 34:14; Deuteronmio 4:19) A palavra traduzida mais frequentemente para adorar o vocbulo hebreu shachah, que aparece mais de 170 vezes na Bblia hebria com o significado de adorar, prost rar-se, inclinar-se (xodo 34:8; Salmos 66:4; 95:6; Zacarias 14:16). A outra palavra abhdh, que significa servir com temor reverente, admirao e respeito. No Novo Testamento, a palavra principal para adorao deriva da palavra grega proskyneo. "Pros" significando "at" e "kune" "beijar"; ou seja, beijar a mo de algum, como sinal de considerao, fazendo-se uma inclinao respeitosa. Proskyneo usada quase 60 vezes com o sentido de fazer reverncia, prestar obedincia, adorar a Deus, reverenciar a Jesus Cristo, idolatrar (Mateus 4;10; Marcos 5:6; Atos 7.43 - cf. Apocalipse 9:20; 14:9; 22:8). H ainda a palavra grega latreia, que origina palavras como idolatria. M. Giovani Bianchini, menciona que, de acordo com a Bblia, a adorao est associada idia de culto, reverncia, venerao por aquilo que Deus (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, etc... Salmos 96:9; Apocalipse 4:8-11; Apocalipse 7:11-12; Apocalipse 11:16-17). Ou seja, independentemente do que Deus faz, fez ou far, ns devemos ador-Lo, pois, Ele Deus. Todos ns sabemos que somente a Deus se deve adorar. Somente Ele digno de adorao. A adorao que no dirigida a Deus idolatria. A Bblia a condena (Lucas 4:8; Deuteronmio 11:16; xodo 20:4; Levtico 26:1; Isaas 42:8). Deus incisivo em reivindicar adorao somente a Si.

Louvor
As palavras no Antigo Testamento para louvor vm do hebraico hlal, que significa fazer rudo, ydh, que est associada s aes e gestos corporais que acompanham o louvor e, zmar, que associada msica tocada e cantada. No Novo Testamento, temos como origem a palavra grega eucharistein, que significa agradecer e a palavra eulogein, que significa bendizer.

O Uso de Louvor na Bblia


Analisando 245 passagens bblicas que contm a raiz da palavra louvor (louv) e/ou seus derivados, encontradas numa concordncia de busca bblica, de acordo com o sentido que so empregadas, podemos agrup-las da seguinte forma:

Louvor a de Uma Pessoa Para Outra Pessoa 12 passagens


Gnesis 49:8 - Jud, teus irmos te louvaro; a tua mo estar sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinaro a ti. Salmos 6:5 - Pois, na morte, no h recordao de ti; no sepulcro, quem te dar louvor? Provrbios 27:21 - Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem provado pelos louvores que recebe. Provrbios 12:8 - Segundo o seu entendimento, ser louvado o homem, mas o perverso de corao ser desprezado. Provrbios 27:2 - Seja outro o que te louve, e no a tua boca; o estrangeiro, e no os teus lbios. Provrbios 27:21 - Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem provado pelos louvores que recebe. Provrbios 28:4 - Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele. Provrbios 31:28 - Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Provrbios 31:30 - Enganosa a graa, e v, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa ser louvada. Cnticos dos Cnticos 6:9 - Mas uma s a minha pomba, a minha imaculada, de sua me, a nica, a predileta daquela que a deu luz; viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram. I Corntios 11:2 - De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradies assim como vo-las entreguei. I Pedro 2:14 quer s autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.

Louvor s Aes de Uma Pessoa 5 passagens


Provrbios 31:31 - Dai-lhe do fruto das suas mos, e de pblico a louvaro as suas obras. I Corntios 11:17 - Nisto, porm, que vos prescrevo, no vos louvo, porquanto vos ajuntais no para melhor, e sim para pior. I Corntios 11:22 - No tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada tm? Que vos direi? louvar-vos-ei? Nisto, certamente, no vos louvo. II Corntios 8:18 - E, com ele, enviamos o irmo cujo louvor no evangelho est espalhado por todas as igrejas. II Corntios 9:3 - Contudo, enviei os irmos, para que o nosso louvor a vosso respeito, neste particular, no se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivsseis preparados, Deus Louvando Seu Povo 4 passagens Salmos 148:14 - Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe chegado. Aleluia! Sofonias 3:20 - Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vs um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR. Romanos 2:29 - Porm judeu aquele que o interiormente, e circunciso, a que do corao, no esprito, no segundo a letra, e cujo louvor no procede dos homens, mas de Deus. I Corntios 4:5 - Portanto, nada julgueis antes do tempo, at que venha o Senhor, o qual no somente trar plena luz as coisas ocultas das trevas, mas tambm manifestar os desgnios dos coraes; e, ento, cada um receber o seu louvor da parte de Deus.

Autoridade Louvando o Povo 1 passagem


Romanos 13:3 - Porque os magistrados no so para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu no temer a autoridade? Faze o bem e ters louvor dela,

Louvor a Si Prprio 2 passagens


II Corntios 10:12 - Porque no ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez. II Corntios 10:18 - Porque no aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.

Reivindicao de Louvor de Um Ser Humano 1 passagem


II Corntios 12:11 - Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vs; porquanto em nada fui inferior a esses tais apstolos, ainda que nada sou.

Louvor a Coisas 1 passagem


Filipenses 4:8 - Finalmente, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que respeitvel, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se alguma virtude h e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Natureza Louvando a Deus 4 passagens


Salmos 65:13 - Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam. Salmos 69:34 - Louvem-no os cus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move. Salmos 98:8 - Os rios batam as palmas; regozijem-se tambm as montanhas, Isaas 44:23 - Cantai alegres, vs, cus, porque o SENHOR o fez; exultai vs, as partes mais baixas da terra; vs, montes, retumbai com jbilo; tambm vs, bosques, e todas as suas rvores; porque o SENHOR remiu a Jac, e glorificou-se em Israel.

Louvor do ser humano a Deus 215 passagens


Das 249 passagens analisadas, 215 referem-se ao louvor do ser humano a Deus. Por ser um nmero to grande, no esto transcritas aqui. Aqui esto apenas uns exemplos delas: Gnesis 29:35; xodo 15:2; Levtico 19:24; 22:29; Deuteronmio 8:10; 10:21; 26:19; 32:43; Josu 7:19; Juzes 16:24; II Samuel 22:4; 22:50; I Crnicas 16:4; 16:25; 16:35; 16:36; 16:41; 23:5; 23:30; 25:3; 29:10; etc. H ainda na bblia citaes de verdadeiros louvores diremos que um ser dirige a outro onde no se encontra a palavra louvor ou qualquer variao morfolgica da mesma. O maior exemplo disto o livro de Cantares de Salomo. O livro um composto de louvores trocados mutuamente entre dois cnjuges em forma de cnticos, falas e aes.

Lies que Tiramos do Uso que a Bblia faz das Palavra Louvor e Adorao
O louvor, se direcionado de forma correta, pode ser dirigido de vrios seres, para vrios seres. O pensamento de que, se estamos louvando outro ser que no o nosso Deus, estamos pecando, no coaduna com o uso que a Bblia muitas vezes faz da palavra louvor. Um ser humano pode louvar um animal, e ainda assim, continuar no desonrando ao Senhor, uma vez que Este seja mais exaltado que aquele, no trono do corao. Nosso principal louvor deve ser dirigido a Deus. Note que, das 245 palavras (ou variaes) louvor analisadas, 215 vezes o louvor referido era dirigido do humano ao divino. Como Senhor do nosso viver, Ele deve receber o nosso mais alto e prioritrio louvor. O nosso louvor a Deus pode acontecer de forma indireta. Ao afirmar que se pode louvar outros seres diferentes de Deus, mas que o mais alto louvor deve ser para Ele, parece ser levantada uma contradio. Mas ao louvarmos diretamente a outros seres, se Deus estiver sendo honrado, ele pode estar sendo indiretamente louvado. Por exemplo: quando uma esposa declara uma poesia que elogia seu esposo, ela est louvando-o,

mas por esta ser uma ao que agrada a Deus, atravs dela, Ele tambm est sendo louvado. Tudo que mostra, aponta, ou faz lembrar de Deus como Supremo, verbalmente ou no, est louvando-O. A prpria Bblia um louvor a Deus, enquanto louva outras coisas, tambm. A natureza, sem cantar nem falar, louva a Deus. Os cus proclamam a glria de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mos (Salmos 19:1). Levando em considerao que o louvor pode existir nas formas diretas e indiretas, em tudo o que fazemos, deve caber o louvor a Deus, ainda que indireto.Portanto, quer comais, quer bebais ou faais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glria de Deus (I Corntios 10:31). Toda msica que uso, deve permitir que eu, direta ou indiretamente, louve a Deus. Talvez a cano nem mencione o nome de Deus. Pode ser, por exemplo, o louvor a um aniversariante. Analise: Parabns pra voc, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. Este um louvor que fazemos a algum que est completando anos. Ao faz-lo, no estamos desonrando a Deus. Ele tambm se alegra nisto. Esta uma outra coisa feita para a glria de Deus. A est uma cano que louva a Deus somente da forma indireta. Mas lembre-se do sentido da palavra adorao: prestar culto. Isto sim, se faz somente a Deus. H msicas que, embora louvem a Deus, no servem para a adorao a Deus, por serem louvores indiretos a Ele. Logo, existem canes que, embora sadias, no so recomendveis para serem usadas na igreja. Talvez a msica at mencione Deus, mas no musica de culto. So msicas que, embora O louvem, no O adoram. Diante de tanta diferena de gostos e formaes culturais geradas pela transculturao interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos msicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grande para produzir msicas que se adqem a diferentes contextos de adorao. Como este leque bem extenso, poder ter pontos incompatveis; poder haver msicas que sirvam para adorao em um contexto, e em outro no. Fazer msica uma forma, na linguagem paulina, de profetizar. Portanto, siga o conselho de Paulo em relao profecias, aplicando-os musicalidade da sua comunidade crist julgai todas as coisas, retende o que bom (I Tessalonicenses 5:21) - ao selecionar as msicas para serem usadas, analise o contexto e as pessoas que participaro, executando-as e ouvindo-as. Se a msica levar a maior parte das pessoas a Jesus, num esprito de adorao e louvor, sem rudo de comunicao, ela adequada; caso contrrio, deve ser substituda (mas tal substituio no quer dizer que em outro contexto a msica no seja adequada), a despeito dos gostos particulares. Porque cabe tambm aos que lidam com a msica na igreja, a terem a humildade suficiente que um mensageiro de Deus precisa ter, de submeter a escolha de cada msica para o contexto, no segundo os seus caprichos, mas segundo o que melhor aprouver para a membresia presente no tempo e local de cada contexto. A msica na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus lugar para ador-Lo. Tambm os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Orao; os seus holocaustos e os seus sacrifcios sero aceitos no meu altar, porque a minha casa ser chamada casa de orao para todos os povos (Isaas 56:7). Ao submetermos um cntico dentro do recinto sagrado, devemos analisar se ele serve de instrumento de prestao de culto, de adorao. Se a msica no puder conduzir os adoradores venerao ao sagrado, provavelmente no ser apropriada para uso nos trios do Senhor. Mas isto no quer dizer que, se a msica no serve para ser usada na igreja, ento ela pecaminosa.

Em toda adorao deve haver louvor, mas nem sempre h adorao em todo louvor. A msica na igreja deve ser o preguinho na parede, que segura o quadro Jesus.

Louvor na Bblia
Ele o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terrveis coisas que os teus olhos tm visto. Deuteronmio 10:21 Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu corao; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, Altssimo; Salmos 9:1-2 Por ele, pois, ofereamos sempre a Deus sacrifcio de louvor, isto , o fruto dos lbios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15 Mas vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9 E saiu do trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vs, todos os seus servos, e vs que o temeis, assim pequenos como grandes. Apocalipse 19:5 Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilcio, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e no se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre. Salmos 30:11-12 Regozijai-vos no Senhor, vs justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltrio de dez cordas. Cantai-lhe um cntico novo; tocai bem e com jbilo. Salmos 33:1-3 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estar continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome. Salmos 34:1-3 A ti, Deus, devido o louvor em Sio; e a ti se pagar o voto. tu que ouves a orao! a ti vir toda a carne. Prevalecem as iniqidades contra mim; mas as nossas transgresses, tu as perdoars. Salmos 65:1-3

Bendize, minha alma, ao Senhor, e no te esqueas de nenhum dos seus benefcios. Salmos 103:2 Dem graas ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta. Salmos 107:8-9 Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santurio; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelncia da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltrio e com harpa! Louvai-o com adufe e com danas; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com cmbalos sonoros; louvaio com cmbalos altissonantes! Tudo quanto tem flego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor! Salmos 150:1-6
Outros Versculos encontrados:

No quarto ano, porm, todo o seu o fruto ser santo, para oferta de louvor ao Senhor. Levtico 19:24 Ele o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e terrveis coisas que os teus olhos tm visto. Deuteronmio 10:21 Ao Senhor invocarei, pois digno de louvor; assim serei salvo dos meus inimigos. 2 Samuel 22:4 Porque grande o Senhor, e mui digno de louvor; tambm mais temvel do que todos os deuses. 1 Crnicas 16:25 E dizei: Salva-nos, Deus da nossa salvao, e ajunta-nos, e livra-nos das naes, para que demos graas ao teu santo nome, e exultemos no teu louvor. 1 Crnicas 16:35 e de estarem cada manh em p para render graas e louvor ao Senhor, e semelhantemente tarde. 1 Crnicas 23:30 e quando olhou, eis que o rei estava junto sua coluna, entrada, e os capites e os trombeteiros perto do rei; e todo o povo da terra se alegrava, e tocava trombetas; e tambm os cantores tocavam instrumentos musicais, e dirigiam os cnticos de louvor. Ento Atalia, rasgando os seus vestidos, clamou: Traio! Traio! 2 Crnicas 23:13 E os levitas Jesu, Cadmiel, Bani, Hasabnias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaas disseram: Levantai-vos, bendizei ao Senhor vosso Deus de eternidade em eternidade. Bendito seja o teu glorioso nome, que est exaltado sobre toda beno e louvor. Neemias 9:5

Pois desde a antigidade, j nos dias de Davi e de Asafe, havia um chefe dos cantores, e havia cnticos de louvor e de ao de graa a Deus. Neemias 12:46 ainda de riso te encher a boca, e os teus lbios de louvor. J 8:21 Invoco o Senhor, que digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos. Salmos 18:3 De ti vem o meu louvor na grande congregao; pagarei os meus votos perante os que o temem. Salmos 22:25 para fazer ouvir a voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas. Salmos 26:7 Regozijai-vos no Senhor, vs justos, pois aos retos fica bem o louvor. Salmos 33:1 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estar continuamente na minha boca. Salmos 34:1 Ento a minha lngua falar da tua justia e do teu louvor o dia todo. Salmos 35:28 Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multido, guiando-a em procisso casa de Deus, com brados de jbilo e louvor, uma multido que festejava. Salmos 42:4 Como o teu nome, Deus, assim o teu louvor at os confins da terra; de retido est cheia a tua destra. Salmos 48:10 Abre, Senhor, os meus lbios, e a minha boca proclamar o teu louvor. Salmos 51:15 A ti, Deus, devido o louvor em Sio; e a ti se pagar o voto. Salmos 65:1

Louvor na Bblia
Cantai a glria do seu nome, dai glria em seu louvor. Salmos 66:2 Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor; Salmos 66:8 Em ti me tenho apoiado desde que nasci; tu s aquele que me tiraste das entranhas de minha me. O meu louvor ser teu constantemente. Salmos 71:6 A minha boca se enche do teu louvor e da tua glria continuamente. Salmos 71:8

Na verdade a clera do homem redundar em teu louvor, e do restante da clera tu te cingirs. Salmos 76:10 Apresentemo-nos diante dele com aes de graas, e celebremo-lo com salmos de louvor. Salmos 95:2 Entrai pelas suas portas com ao de graas, e em seus trios com louvor; dai-lhe graas e bendizei o seu nome. Salmos 100:4 a fim de que seja anunciado em Sio o nome do Senhor, e o seu louvor em Jerusalm, Salmos 102:21 Quem pode referir os poderosos feitos do Senhor, ou anunciar todo o seu louvor? Salmos 106:2 Ento creram nas palavras dele e cantaram-lhe louvor. Salmos 106:12 Salva-nos, Senhor, nosso Deus, e congrega-nos dentre as naes, para que louvemos o teu santo nome, e nos gloriemos no teu louvor. Salmos 106:47 Ofeream sacrifcios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo! Salmos 107:22 Deus do meu louvor, no te cales; Salmos 109:1 O temor do Senhor o princpio da sabedoria; tm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre. Salmos 111:10 Profiram louvor os meus lbios, pois me ensinas os teus estatutos. Salmos 119:171 Publique a minha boca o louvor do Senhor; e bendiga toda a carne o seu santo nome para todo o sempre. Salmos 145:21 Louvai ao Senhor; porque bom cantar louvores ao nosso Deus; pois isso agradvel, e decoroso o louvor. Salmos 147:1 Ele tambm exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe chegado. Louvai ao Senhor! Salmos 148:14 Louvai ao Senhor! Cantai ao Senhor um cntico novo, e o seu louvor na assemblia dos santos! Salmos 149:1 Eu sou o Senhor; este o meu nome; a minha glria, pois, a outrem no a darei, nem o meu louvor s imagens esculpidas. Isaas 42:8

Cantai ao Senhor um cntico novo, e o seu louvor desde a extremidade da terra, vs, os que navegais pelo mar, e tudo quanto h nele, vs ilhas, e os vossos habitantes. Isaas 42:10 Dem glria ao Senhor, e anunciem nas ilhas o seu louvor. Isaas 42:12 esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor. Isaas 43:21 Por amor do meu nome retardo a minha ira, e por causa do meu louvor me contenho para contigo, para que eu no te extermine. Isaas 48:9 No se ouvir mais de violncia na tua terra, de desolao ou destruio nos teus termos; mas aos teus muros chamars Salvao, e s tuas portas Louvor. Isaas 60:18 a ordenar acerca dos que choram em Sio que se lhes d uma grinalda em vez de cinzas, leo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de esprito angustiado; a fim de que se chamem rvores de justia, plantao do Senhor, para que ele seja glorificado. Isaas 61:3 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus far brotar a justia e o louvor perante todas as naes. Isaas 61:11 e no lhe deis a ele descanso at que estabelea Jerusalm e a ponha por objeto de louvor na terra. Isaas 62:7 Pois, assim como se liga o cinto aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Jud, diz o Senhor, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glria; mas no quiseram ouvir: Jeremias 13:11 Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo; pois tu s o meu louvor. Jeremias 17:14 E esta cidade me servir de nome de gozo, de louvor e de glria, diante de todas as naes da terra que ouvirem de todo o bem que eu lhe fao; e espantar-se-o e perturbar-se-o por causa de todo o bem, e por causa de toda a paz que eu lhe dou. Jeremias 33:9 O louvor de Moabe j no existe mais; em Hesbom projetaram mal contra ela, dizendo: Vinde, e exterminemo-la, para que no mais seja nao; tambm tu, Madmm, sers destruda; a espada te perseguir. Jeremias 48:2 Deus de meus pais, a ti dou graas e louvor porque me deste sabedoria e fora; e agora me fizeste saber o que te pedimos; pois nos fizeste saber este assunto do rei. Daniel 2:23

Deus veio de Tem, e do monte Par o Santo. [Sel]. A sua glria cobriu os cus, e a terra encheu-se do seu louvor. Habacuque 3:3 Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem; e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que tm sido envergonhados. Sofonias 3:19 Naquele tempo vos trarei, naquele tempo vos recolherei; porque farei de vs um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu tornar o vosso cativeiro diante dos vossos olhos, diz o Senhor. Sofonias 3:20 e perguntaram-lhe: Ouves o que estes esto dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor? Mateus 21:16 Mas judeu aquele que o interiormente, e circunciso a do corao, no esprito, e no na letra; cujo louvor no provm dos homens, mas de Deus. Romanos 2:29 Porque os magistrados no so motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, no temer a autoridade? Faze o bem, e ters louvor dela; Romanos 13:3 Portanto nada julgueis antes do tempo, at que venha o Senhor, o qual no s trar luz as coisas ocultas das trevas, mas tambm manifestar os desgnios dos coraes; e ento cada um receber de Deus o seu louvor. 1 Corntios 4:5

Porque, se em alguma coisa me gloriei de vs para com ele, no fiquei envergonhado; mas como vos dissemos tudo com verdade, assim tambm o louvor que de vs fizemos a Tito se achou verdadeiro. 2 Corntios 7:14 E juntamente com ele enviamos o irmo cujo louvor no evangelho se tem espalhado por todas as igrejas; 2 Corntios 8:18 Mas enviei estes irmos, a fim de que neste particular no se torne vo o nosso louvor a vosso respeito; para que, como eu dizia, estejais preparados, 2 Corntios 9:3 para o louvor da glria da sua graa, a qual nos deu gratuitamente no Amado; Efsios 1:6 com o fim de sermos para o louvor da sua glria, ns, os que antes havamos esperado em Cristo; Efsios 1:12

o qual o penhor da nossa herana, para redeno da possesso de Deus, para o louvor da sua glria. Efsios 1:14 cheios do fruto de justia, que vem por meio de Jesus Cristo, para glria e louvor de Deus. Filipenses 1:11 Quanto ao mais, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, e se h algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 Por ele, pois, ofereamos sempre a Deus sacrifcio de louvor, isto , o fruto dos lbios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15 para que a prova da vossa f, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glria e honra na revelao de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:7 quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 1 Pedro 2:14 que com grande voz diziam: Digno o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e fora, e honra, e glria, e louvor. Apocalipse 5:12 Ouvi tambm a toda criatura que est no cu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles h, dizerem: Ao que est assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glria, e o domnio pelos sculos dos sculos: Apocalipse 5:13 dizendo: Amm. Louvor, e glria, e sabedoria, e aes de graas, e honra, e poder, e fora ao nosso Deus, pelos sculos dos sculos. Amm. Apocalipse 7:12

Vous aimerez peut-être aussi