Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIBAN ANHANGUERA CAMPUS ABC

A IMPORTNCIA DO MARKETING E D MDIA UDIO VISUAL

Aluna: Adriana Maria da Silva dos Reis RA: 101223366 Professor: Jorge Serro Matria: Estudos Transversais

SO BERNARDO DO CAMPO DIA 10 DE JUNHO DE 2012

O QUE O MARKETING E O AUDIOVISUAL


O MARKETING o processo usado para determinar que produtos ou servios possam interessar aos consumidores, assim como a estratgia que se ir utilizar nas vendas, comunicaes e no desenvolvimento do negcio. A finalidade do marketing criar valor e satisfao no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde o estudo de mercado, a definio de uma estratgia, publicidade, vendas e assistncia ps-venda. Nos ltimos anos os profissionais de marketing tm sido muito mais valorizados por grande parte das empresas brasileiras. Esta foi a opinio de mais de 73% dos profissionais de marketing que participaram de um estudo realizado pela ABMN (associao brasileira de marketing e negcios) em conjunto com a Ibope Inteligncia, para avaliar o Marketing no Brasil. Atravs desta pesquisa foi avaliado uma opinio, em que mais de 83% dos entrevistados acreditam que o marketing esta mais prximo dos objetivos da empresa. No Brasil os profissionais de marketing vm ganhando e mostrando o valor e a estrutura dos departamentos nas empresas nacionais. Hoje esto divididos em trs modelos: Centralizados, baseado em um gestor que coordena todo um departamento, a empresa que tem um profissional de Marketing com este perfil procura a coerncia nas aes da empresa. Segmentados, que se organiza em diferentes diretorias, mas cada uma com sua responsabilidade especfica. as empresas possuem diretores de Marketing para produto, planejamento estratgico, servios, entre outros. Generalizado, encontrado principalmente em empresas do ramo de bens de consumo j que preciso ter atividades de Marketing em diversos departamentos. Nestas empresas comum ter uma equipe de Marketing em cada rea. Em empresas que possuem diversas marcas tambm comum ter o Marketing Generalizado. Mas isso no quer dizer que uma empresa siga apenas um dos modelos em sua estrutura de marketing.

O marketing em si pode-se desenvolver diversas funes com grande importncia para uma empresa alguns exemplos so: Anlise de mercado; Identificao de oportunidades e riscos; Segmentao do mercado e seleo do mercado -alvo; Objetivos de marketing; Estratgia de diferenciao de produto; Estratgia de preos, comunicao e distribuio; Plano ttico; Oramento de marketing; Avaliao e controle. Todas estas pesquisas estas pesquisas, planejamentos e etc. realizada pela equipe de marketing possuem 03 finalidades sendo elas: fazer clientes, manter os clientes e fideliza-los a empresa. O marketing em si envolve muito o nome da marca que esta sendo trabalhada, pois esta a maior fora que uma empresa pode ter... O NOME! Agora explicando um pouco o que o AUDIOVISUAL. um conjunto de tcnicas empregadas na criao e na produo e veiculao de filmes, vdeos e programas de radio e TV. O profissional que atua nesta rea tem como campo de atuao todos os meios de comunicao audiovisual e radiofnicos . Audiovisual - o que resulta da fixao de imagens com ou sem som, que tenha a finalidade de criar, por meio de sua reproduo, a impresso de movimento, independentemente dos processos de sua captao, do suporte usado inicial ou posteriormente para fix-lo, bem como dos meios utilizados para sua veiculao. (Fonte: Lei 9610/98 Art. 5 Par. VIII i). A linguagem audiovisual composta por outras trs linguagens - verbal sonora e visual - que, conjugadas, transmitem uma mensagem especfica. A leitura dessa linguagem pressupe o conhecimento dos seus elementos, seus cdigos e processo de construo. importante lembrar que toda informao produzida por uma ou mais pessoas.Cada uma dessas pessoas imprime na mensagem o seu modo de ver o mundo, seus valores e convices. Como a mensagem audiovisual contagia com sua linguagem afetiva, provocando emoo em forma exagerada, isto dificulta a reflexo sobre o que se

est vendo. Alm disso, a fragmentao da narrativa, interrompida pelos intervalos comerciais, somada ao bombardeio de imagens e informaes, dificulta o processo lgico da reflexo.

Intencionalmente ou no, pelo audiovisual v-se a realidade atravs do olhar de outros, o que implica na necessidade de se fazer uma anlise distanciada para que no se seja conduzido a conceitos previamente elaborados e tecnicamente construdos. O ramo de audiovisual abrange muitas reas, sendo algumas delas: A TV aberta; A TV fechada; O cinema; Animao tradicional; Animao computadorizada; Entre outras. Entre todos estes meios o que mais se destaca a televiso aberta ou fechada. Em fim o marketing e a mdia udio visual se unem. Pois o marketing tambm visa muito os maiores meios de divulgaes. Sendo um deles a televiso que esta presente na maioria das casas brasileiras. Quando os dois se unem por que tem algo sendo planejado por alguma empresa. Um dos mtodos muito utilizados pelas agencias de marketing so as propagandas nos intervalos de uma programao e outra ou ate mesmo durante a programao. Alguns meios so Signos, Imagens, Desenhos, Grficos E etc. E como componentes sonoros: Voz; Musica; Rudos Efeitos sonoros Entre outros.

A TV ainda o meio mais eficiente, pois assume um posto relevante na rotina da sociedade brasileira. Muitas vezes somente para se informar outras por puro lazer, e atravs desta grande oportunidade o marketing aderiu um grande meio de divulgao a mdia udio visual. Que atravs dela faz com que as empresas conquistem novos clientes para que possa se manter, pois nos dias de hoje manter os mesmos clientes no o suficiente para sustentar uma empresa, preciso que novos clientes queiram conhecer o produto, que os clientes se continuem consumindo o produto e que finalmente que os clientes sejam fieis a o determinado produto. Mas para que tudo isso acontea a equipe de marketing precisa fazer pesquisas, analisar o publico que deve ser atingido com a campanha, realizar a campanha, analisar os resultados e saber administrar todos os processos. Pois muitas empresas no tem um futuro prospero por uma m administrao de marketing ou por falta de divulgao, que so fatores muito importantes em todas as reas, em empresas, polticos, no esporte, na cultura, todos estes meios necessitam de uma boa divulgao para que possa expandir, ter um crescimento prospero e com uma boa base ou melhor segurana. Pois fazer novos clientes no difcil, mas mante-los...sim, isto sim muito difcil.

Vous aimerez peut-être aussi