Vous êtes sur la page 1sur 6

CUIDADO MULHER NA GRAVIDEZ SITUAO 1 Mariana, 18 anos, estudante do 3 ano do ensino mdio.

. Namora com Davi h 11 meses, tem vida sexual ativa e no usa contraceptivo. Sua menstruao est ausente h 4 meses, o que no lhe causa espanto, uma vez que sofre de ovrios policsticos e ciclo menstrual longo. Faz 3 anos que no vai ao dentista. Fez todas as vacinas na infncia. Nunca engravidou. Mariana veio USF por que vem se sentindo estranha. Ela acredita no estar grvida, por que diz que na relao sexual pratica sexo inter-fmura e coito interrompido. Durante a consulta Mariana relata que s vezes chora sem razo, se sente cansada, vem sentindo dores de cabea h um ms. Percebeu que seus seios aumentaram e esto com os mamilos mais escuros. Est com medo por que percebeu uns carocinhos nas duas mamas. A barriga est maior e quando aperta perto do pube, percebe um lado mais mole que outro. Mariana muito atenta ao seu corpo, e sempre que h alguma alterao ela logo percebe. Assim, percebeu que sua vagina est mais mida. Ao colocar espelho pra observar se era corrimento, viu que as mucosas esto roxas. Na consulta, Mariana est temerosa, por j ter o problema dos ovrios e acreditar que essa mudana de colorao pode ser uma doena ruim. Mostrou como suas mos de plidas passaram a ficar avermelhadas de um ms para c. Ainda durante a consulta, afirmou que sempre que se acorda sente o quarto rodar e fica com nuseas e vmitos durante toda a manh. noite sente vontade de urinar, o que nunca aconteceu antes. Sente que seu corao est mais rpido. Suas mos formigam algumas vezes ao dia. Queixa-se de dor atrs da orelha. Disse que na relao sexual, seu desejo aumentou de uns tempos para c. Mariana disse ainda que seu namorado ao conversar sobre a possibilidade de gravidez, disse que est muito cedo para ser pai. E quer que Mariana faa o teste de gravidez. Ao exame, foi possvel encontrar: Cabea e pescoo: mancha hipercrmica nas mas do rosto, cabelos limpos brilhantes e sedosos. Pescoo: aumento da tireide, perceptvel ao deglutir. Infartamento ganglionar direito. Mamas: aumentadas, glndulas sebceas hiperplsicas, vascularizao secundria e hiperpigmentao. Abdome: massa palpvel acima da snfise pbica, com rea amolecida esquerda. Inspeo do genitais: vulva e vagina azul-violcea, aumento de secreo, odor caracterstico, porm mais intenso que o normal Toque vaginal simples e combinado: FSP(fundo de saco posterior) preenchido, FSL com presena de vaso pulstil, colo e istmo amolecidos, coccix palpvel. No foi possvel palpar ovrios. MMII sem edema

Peso: 55kg altura: 1,50

Reflexes: 1. Reflita sobre como seria o acolhimento a Mariana? 2. possvel afirmar que Mariana est grvida? 3. Quais os sinais provveis de gravidez? 4. Quais as queixas que no podem ser relacionadas com a gravidez? Voc relacionaria essas queixas com quais fatores? 5. Como melhorar a auto-estima de Mariana? Como inserir Davi no processo de cuidado? 6. Se fosse voc a atender Mariana, qual seria a sua conduta?

SITUAO 2 Vanessa, 23 anos. 1 filho, nenhum aborto. Pai e Me com boa sade. Teve as principais afeces da infncia. Fez planoteste com resultado positivo. DUM: 11/08/2011. Incio do Pr-natal em 05/12/11. Diz ter tomado todas as vacinas quando criana, porm no tem carto. Nunca foi ao ginecologista. No sente o beb mexer Altura 1 consulta: 1,63 Peso 1 consulta: 60kg Consultas subsequentes Peso IMC Classificao 2 consulta 65kg 3 consulta 68kg 4 consulta 75kg DPP: Fatores de risco: Exames a solicitar (por que?): O ganho de peso adequado? Orientaes nutricionais: A que altura dever estar a AFU? A falta de mobilidade fetal compatvel com IG?

SITUAO 3 Antnia, 23 anos, mora na zona rural de Coremas, serto da Paraba, gestante com 15 semanas de gestao, vai ao posto de sade para a primeira consulta de pr-natal. Relata trs gestaes prvias, sendo duas delas pr-termo. Em acompanhamento para tratamento de diabetes e hipertenso, relata alguns episdios anteriores de infeco do trato urinrio (ITU). Refere dor em baixo ventre e disria. Solicitado hemograma, sumrio de urina e urocultura.

HEMOGRAMA: Eritrcitos: 4.300.000 /microlitro Hemoglobina: 11,0 g/dl Volume globular: 33,0 % VCM: 76,7 fentolitros (fl) HCM: 25,6 picogramas (pg) CHCM: 33,3 % RDW: 17,0 % Anisocitose +, eliptcitos + Leuccitos: 12.000 / microlitro Contagem diferencial: neutrofilia sem desvio nuclear esquerda Granulaes txicas + Plaquetas: 270.000 / microlitro SUMRIO DE URINA: Aspecto: ligeiramente turvo. Cor: amarelo-mbar. pH: 6,5. D: 1.025. Protenas: 0. Glicose: 0. Acetona: 0. Hemoglobina: 0. Urobilinognio: 0. Bilirrubina: 0. Nitritos: 0. Leuccitos: 1.000/mm Eritrcitos: 1.000/mm Clulas epiteliais: ++ Cilindros: ausentes. Cristais: ausentes.

UROCULTURA: desenvolveu de cocos gram-positivos, contagem: 4 X 103 UFC/ml

2 consulta: Paciente voltou ao consultrio um ms depois, como visita de rotina do pr-natal. Mantm a queixa.Foi-lhe solicitado nova urocultura e parcial de urina, em vista do resultado da cultura anterior. Retornar quando o exame estiver pronto SUMRIO DE URINA: Aspecto: turvo. Cor: amarelo-mbar. pH: 6,0. D: 1.025. Protenas: 0. Urobilinognio: 0. Bilirrubina: 0. Nitritos: 0. Leuccitos: 2.000/mm Eritrcitos: 3.000/mm

Glicose: 0. Clulas epiteliais: ++ Acetona: 0. Cilindros: ausentes. Hemoglobina: 0. Cristais: ausentes. 2 UROCULTURA: desenvolvimento de vrias colnias. 3 consulta: Paciente trouxe resultados de exames (2 uro e 2 ESU). Mdico prescreve amoxicilina/clavulanato por 10 dias, e solicita repetio da urocultura aps 1 semana de terminado o tratamento. Resultado: cultura negativa.

QUESTES PARA DISCUSSO 1. Baseado nos resultados laboratoriais, qual seria o diagnstico desta paciente? 2. Por que a gravidez predispe ITU? 3. Quais os principais microorganismos envolvidos em ITU na gestao? 4. Por que a ITU na gestao preocupante? 5. Quais as possveis conseqncias de uma ITU no tratada no incio da gestao? 6. Quais os cuidados necessrios para a coleta de amostras de urina para cultura? 7. Quais as orientaes necessrias para que no acontea outras ITUs? 8. A paciente deveria ter sido tratada com antibiticos com o resultado da primeira cultura? 9. Quais as possveis consequncias de uma ITU no tratada na gravidez? 10. Se ocorrer outros episdios de ITU nesta gravidez, qual a conduta a ser tomada a partir da 38 SG? 11. A paciente tem anemia? Em caso positivo qual a intensidade? 12. Qual a classificao morfofisiolgica do eritrograma? Este eritrograma normal para a gestante? 13. Que interpretao deve ser dada a contagem global de leuccitos?

Vous aimerez peut-être aussi