Vous êtes sur la page 1sur 2

A educadora em evidncia apresenta, deveras, um apego s normas mais simplista da entidade Educacional. Aderindo de perto ao inteiro planejamento escolar.

Com relao aos Parmetros Nacionais para o ensino de Geografia, a mesma mostra uma observncia, quase que ao p da letra, algo um pouco incomum a alguns educadores da poca. Nesse mbito, a professora mostra um bom uso livro didtico, fazendo jus ao uso de imagens mentais e fotos, bancos de fotografias que os livros didticos dispem. A escola tem uma grade curricular com as disciplinas e como devem ser trabalhadas. Dessa forma o trabalho da educadora ficou facilitado. Claro apesar de bom uso do livro, nem sempre a adaptao curricular pode ser feita de uma forma perfeita, mas no decorrer das aulas a professora demonstrou flexibilidade e destreza ao lidar com essa situao, induzindo seus alunos ao pensamento mais reflexivo, por fazer muitas perguntas e comparaes baseadas em situaes destacadas pelo livro ou mesmo uma situao espordica. O Projeto Poltico Pedaggico da escola apresenta algumas faltas, no falhas, pois no contempla todas as situaes-problema da escola, mas destacadamente a professora consegue apresentar suas aulas de forma um tanto atrativas. Salvo alguns momentos em que demonstrou cansao, talvez devido s longas horas de trabalho a que se sujeita. Em sala de aula, a professora apresenta clareza ao apresentar o assunto aos discentes. Com seu jeito simples, sem muitos devaneios, consegue prender a ateno de seus alunos, atravs de uma aula dinmica, apesar de leves traos do estilo tradicional. A professora em evidncia gosta de trabalhos em grupos, o que favorece, em muito o aprendizado por parte de seus alunos. A bagagem da experincia somada ao bom domnio da turma so aspectos somatizantes para uma boa aula, e por ventura, uma tima aprendizagem por parte dos aprendizes estudantis. A turma de modo geral a respeita muito, fato esse que esclarece o porqu das boas referncias desta professora supracitadas. O aprendizado e o carinho das demonstrados pelos alunos provam, sem sombra de dvida que a professora domina bem seu contedo, pois fala de modo firme e convicto. E isso muito positivo, pois passa para os alunos uma mensagem positiva. O sistema avaliativo da professora um tanto tradicional: trabalhos em sala; trabalho extraclasse; apresentaes, participao nas aulas e prova. Estes do mesma uma base para qualificar seus alunos e a avali-los de uma maneira mais precisa.

Quantos aos recursos didticos a professora faz bom uso do livro didtico, quadro negro, projetor de tela, quando necessrio, e televisor. Estes por sua vez, so utilizados com uma metodologia simples, porm eficaz que incluem as explanaes dos assuntos em sala de aula, questionrios orais acerca dos assuntos transmitidos. A professora comea com perguntas sobre o assunto anterior, seguidas de poucas explicaes, com atividades pertinentes, realadas com atividades de recapitulao. Seu modo de ensino inclui tambm apresentao de vdeos oportunos sobre os temas trabalhados no momento e filmes sugeridos pelo livro didtico. de fato uma metodologia empregada por muitos profissionais da educao e tem de certa forma, dado bons resultados.

Vous aimerez peut-être aussi