Vous êtes sur la page 1sur 5

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

GUA SANITRIA START


1 IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do produto: GUA SANITRIA START Nome da empresa: Lima & Pergher Indstria Comrcio e Representaes Ltda. Endereo: Avenida Airton Borges da Silva, 740 Distrito Industrial. Cidade: Uberlndia - MG Telefone: (34) 3292-6100 Fax: (34) 3292-6161 E-mail: startquimica@startquimica.com.br DIAMANTE DE HOMMEL 0 = Insignificante 1 = Fraco 2 = Moderado 3 = Alto 4 = Extremo ALK Alcalino ACID cido COR Corrosivo OXI - Oxidante

0 0 2

2 COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES


Tipo de produto: Preparado. Natureza qumica: Produto a base de hipoclorito de sdio, estabilizante e gua. Ingredientes ou impurezas que contribuem para o perigo: Hipoclorito de sdio. Classificao e rotulagem de perigo: Produto no perigoso; vide rtulo ou ficha tcnica.

3 IDENTIFICAO DE PERIGOS
Perigos mais importantes: O produto libera gs cloro somente quando entra em contato com algum tipo de cido ou soluo cida. Efeitos do produto: O contato prolongado com o produto pode causar irritaes pele.

4 MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


Inalao: Remover a vtima para ambiente com ar fresco e mant-la aquecida. Se a vtima parar de respirar, administrar oxignio. Providenciar assistncia mdica imediatamente.

Reviso: 02 - 17/03/10 NAT

Pgina 1 de 5

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

GUA SANITRIA START


Contato com os olhos: Lavar imediatamente com gua em abundncia. Mantendo as plpebras abertas para assegurar completa irrigao dos olhos e tecidos oculares. Em caso de irritao procure assistncia mdica. Contato com a pele: Em caso de irritao lave as partes atingidas com gua em abundncia. Persistindo a irritao procure assistncia mdica. Ingesto: Em caso de ingesto no provoque vmitos e procure imediatamente o Centro de Intoxicaes ou o mdico levando o rtulo ou a embalagem do produto.

5 MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIOS


Meios de extino: Pode-se usar qualquer meio para extino do fogo (gua, p seco, espuma e dixido de carbono CO2). Meios de extino no apropriados: No aplicvel. Perigos especficos: No h risco especfico. Proteo aos combatentes: Utilizar equipamento de proteo respiratria e roupas adequadas para o combate a incndios.

6 MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Precaues pessoais: Usar equipamentos de proteo individual (EPI). Remoo de Fontes de Ignio: No aplicvel produto no inflamvel. Controle de poeira: No aplicvel por se tratar de um produto lquido. Preveno da inalao e do contato com a pele: Usar equipamentos de proteo individual (EPI). Precaues ao meio ambiente: Estancar vazamento. Evitar que o produto penetre em cursos dgua. Lavar os resduos com gua em abundncia. No descartar o material em esgotos e em hidrovias. No permitir que atinja a canalizao, guas superficiais e subterrneas, para assim evitar contaminao ao meio ambiente. Mtodo para limpeza: Lavar abundantemente o local atingido pelo vazamento com gua. Para grandes vazamentos, conter o lquido em diques e bombear para recipientes apropriados. O produto dever ser disposto em rea adequada de acordo com a Legislao Ambiental vigente.

7 MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
MANUSEIO Medidas tcnicas: Precaues para manuseio seguro: Utilizar os Equipamentos de Proteo Individual (EPI). Evitar a inalao do vapor do produto e o contato com os olhos e pele. Manusear o produto com ventilao adequada. No comer e nem beber durante o manuseio do produto. Orientaes para manuseio seguro: Ler e seguir as instrues da embalagem e manusear o produto sempre com ateno. ARMAZENAMENTO

Reviso: 02 - 17/03/10 NAT

Pgina 2 de 5

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

GUA SANITRIA START


Medidas tcnicas apropriadas: Manter o produto em sua embalagem original, bem fechada e etiquetada adequadamente, de modo que o usurio identifique o risco que o produto propicie. Condies de armazenamento adequadas: Conserve o produto fora do alcance de crianas e animais domsticos. Armazenado em local seco, bem arejado e ao abrigo de luz. Manter os recipientes fechados adequadamente. Proteger contra possveis contaminaes.

Produtos e materiais incompatveis: cidos, agentes redutores, amnia, calor, ter, metais e compostos orgnicos. Materiais seguros para embalagens recomendadas: Embalagem de polipropileno e polietileno.

8 CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


Equipamento de proteo individual: Todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador (EPI), luvas, culos de proteo, etc. Proteo Respiratria: Se houver liberao de gs cloro ou cloreto de hidrognio, usar mscara facial para gases cidos. Proteo das mos: Luvas de ltex. Proteo dos olhos: culos de proteo. Proteo da pele e do corpo: Avental impermevel e botas de borracha.

9 PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
Estado Fsico: Lquido. Cor: Amarelo claro. pH: 11,0 (soluo a 5% em peso, a 25 C). Teor de Cloro Ativo: 2,0 2,5% (25C). 3 Densidade: 1,030 g/cm (soluo a 2,5% com cloro livre, a 25 C). Limite de Explosividade: No aplicvel. Solubilidade: Produto solvel em gua. Temperatura Especfica Ponto de Ebulio: 110 C. Ponto de Fulgor: No inflamvel.

10 ESTABILIDADE E REATIVIDADE
Condies especficas: Instabilidade: Produto instvel. Reaes Perigosas: Reage com cidos, agentes redutores, amnia, calor, ter, metais e compostos orgnicos. Condies a evitar: Evitar contato (reaes qumicas perigosas) do produto com: cidos, agentes redutores, amnia, calor, ter, metais e compostos orgnicos.

Reviso: 02 - 17/03/10 NAT

Pgina 3 de 5

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

GUA SANITRIA START


Produtos perigosos da decomposio: O produto libera g cloro somente quando entra em contato com algum tipo de cido ou soluo cida. Este gs um produto txico.

11 INFORMAES TOXICOLGICAS
Toxidade aguda: O produto irritante para os olhos e para a pele. No so conhecidos efeitos decorrentes da inalao do mesmo. Se ingerido pode provocar irritao gastrintestinal. Efeitos locais: Irritabilidade drmica: O produto considerado irritante. Irritabilidade ocular em coelhos: O produto extremamente irritante. Toxicidade crnica: A exposio repetida a concentraes elevadas do produto pode causar irritaes da pele e olhos. No so conhecidos efeitos crnicos tais como carcinogenicidade ou efeitos reprodutivos em decorrncia da exposio crnica aos componentes da formulao.

12 INFORMAES ECOLGICAS
Efeitos ambientais comportamentos e impactos do produto: Produto biodegradvel; no bioacumulativo e solvel em gua. Dever ser descartado aps um pr-tratamento, em local autorizado pelo rgo Ambiental de acordo com a Legislao Ambiental vigente. Devem-se prevenir derrames em ambientes terrestres ou aquticos. Conter o lquido em diques, com terra ou areia prevenindo descargas em crregos, esgotos, bueiros ou cursos dgua. Ecotoxidade: No aplicvel.

13 CONSIDERAES SOBRE O TRATAMENTO E DISPOSIO


Mtodos de tratamento e disposio: Este produto e seu recipiente no devero ser jogados em lixo comum. Devero ser dispostos em rea adequada de acordo com a Legislao Ambiental vigente. Produto: Disposio de acordo com as regulamentaes locais e nacionais. Restos de produtos: Tratar em conformidade com as regulamentaes locais e nacionais. Embalagem usada: A embalagem no deve ser reutilizada e sua disposio deve estar de acordo com todas as regulamentaes locais e nacionais.

14 INFOMAES SOBRE TRANSPORTE


Regulamentaes nacionais e internacionais: Produto no enquadrado na Resoluo n 420/04 sobre transporte de produtos perigosos. Nmero da ONU: No aplicvel. Classe de risco: No aplicvel. Nmero de risco: No aplicvel.

Reviso: 02 - 17/03/10 NAT

Pgina 4 de 5

Ficha de Informaes de Segurana do Produto Qumico

GUA SANITRIA START


15 REGULAMENTAES
Os veculos destinados ao transporte de produtos perigosos, bem como os tanques e embalagens dos produtos devem estar de acordo com as exigncias legais, com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e com os regulamentos tcnicos de Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO). Na ausncia destes, devem estar de acordo com outras normas e cdigos de uso consagrado.

16 OUTRAS INFORMAES
Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo: PRECAUES: CONSERVE FORA DO ALCANCE DE CRIANAS E ANIMAIS DOMSTICOS. Evite contato prolongado com a pele. Em caso de contato com a pele e com os olhos, lave-os cuidadosamente com gua em abundncia. Se ingerido acidentalmente, no provoque vmito e procure o servio de sade mais prximo levando o rtulo ou a embalagem do produto. Depois de utilizar este produto lave e seque as mos. Mantenha o produto em sua embalagem original, ao abrigo de luz e bem fechada aps o uso. No reutilize a embalagem vazia para outros fins. No misturar com outros produtos qumicos. Telefone de emergncia: (34) 3292-6100. IMPORTANTE: recomendvel o uso de luvas ao manusear o produto. PRODUTO NOTIFICADO NA ANVISA / MINISTRIO DA SADE Autorizao de Funcionamento - 3.01282-6

As informaes desta FISPQ representam os dados atuais e refletem com exatido o nosso melhor conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condies normais e de acordo com a aplicao especfica na embalagem. Qualquer outro uso do produto que envolva o uso com outro produto ou outros processos responsabilidade do usurio. Os usurios devem considerar estes dados apenas como complemento a outras informaes coletadas por eles. Devem tomar decises prprias referentes adequao e abrangncia das informaes, levando em considerao todas as fontes possveis, a fim de assegurar a correta utilizao e eliminao desses materiais segurana e sade de seus funcionrios e clientes e a proteo ao meio ambiente, observando a legislao e a regulamentao vigentes.

Reviso: 02 - 17/03/10 NAT

Pgina 5 de 5

Vous aimerez peut-être aussi