Vous êtes sur la page 1sur 18

Introduo

O foco desse trabalho ser o estudo das radiaes no ionizantes presentes em uma mineradora. Para tanto necessrio que se defina o que seja uma empresa de minerao. Pode-se conceituar minerao, como uma atividade econmica, num sentido mais abrangente, como indstria extrativa mineral ou indstria de produtos minerais definida pela Organizao das Naes Unidas (ONU), como a extrao, elaborao e beneficiamento de minerais que se encontram em estado natural slido, como o carvo; lquido, como o petrleo bruto e gasoso, como o gs natural. Nesse sentido mais amplo, inclui a explorao das minas subterrneas e a cu aberto, as pedreiras e os poos, com todas as atividades complementares para preparar e beneficiar minrios e outros minerais em estado bruto: triturao, lavagem, limpeza, classificao, granulao, fuso, destilao inicial, dentre outros preparativos necessrios comercializao dos produtos sem que sua condio primria seja modificada. A radiao faz parte do nosso ambiente natural. Constantemente a terra recebe radiao do sol e do espao sideral. A radiao pode ocorrer de forma natural por meio de alguns tipos de materiais existentes no solo, nas residncias, nos ambientes de trabalho, na comida e na gua que se consome, e at mesmo no ar que se respira. O ser humano tambm est exposto radiao produzida por ele prprio como fisso nuclear, raios-X e outras maneiras de radiao, como por exemplo, aquela produzida por ondas de rdio. Dependendo do tipo, intensidade e tempo de exposio que se ter o efeito que a radiao ir provocar nos seres vivos. As radiaes podem ser divididas em snicas e eletromagnticas,estas por sua vez, subdividem em ionizantes e no ionizantes.As radiaes ionizantes so as mais perigosas e de alta frequncia.

Radiaes no ionizantes so aquelas que no possuem energia capaz de produzir emisses de eltrons de tomos ou molculas com as quais interagem, so radiaes de baixa frequncia, como por exemplo, a luz visvel, infravermelho, micro-ondas, frequncia de rdio, radar, ondas curtas e ultrafrequncias (celular). . 1-Radiao no ionizante na minerao 1.1-Riscos para o meio ambiente Os trabalhadores de uma mineradora esto expostos a vrios riscos ambientais. O contato com a radiao no ionizante caracteriza-se como um risco fsico. Os agentes de riscos fsicos so definidos como os diversos tipos de energia aos quais os trabalhadores so expostos durante a realizao de suas atividades, por exemplo: uma temperatura muito baixa ou extremamente alta. Na rea industrial os problemas de exposio radiao podem ser mais significativos nas mineraes, dentre as quais se destacam as do ciclo de lavra e beneficiamento de minerais. Isso porque alguns minerais, ao se formarem, incorporaram urnio e trio em propores superiores mdia da crosta terrestre. A extrao e o processamento industrial modificam as condies fsicoqumicas que esses materiais apresentam na natureza, o que pode levar ao lanamento de parcelas significativas dos elementos radioativos no meio ambiente. Por exemplo, a drenagem cida: a pirita (FeS2) presente nas rochas oxidada quando exposta ao oxignio e gua, resultando na produo de cido sulfrico (H2SO4). Esse cido tem a capacidade de remover da rocha grande quantidade de metais (radioativos ou no), que podem contaminar guas superficiais (rios, lagos e esturios) e subterrneas. O prprio processamento de um minrio pode concentrar ou mobilizar os elementos radioativos. O aumento da radioatividade natural em resduos

slidos da minerao, efluentes lquidos e emisses gasosas, e tambm em produtos e subprodutos que venham a ser usados por outros setores industriais, pode resultar em maior exposio de trabalhadores e da populao em geral. Em muitas indstrias de minerao podem ocorrer problemas. Em especial as de carvo, nibio, ouro, ferro, minerais pesados (como zircnio e terras raras). Tambm merece destaque a indstria de fosfato: na produo do cido fosfrico (H3PO4) so obtidas grandes quantidades de fosfogesso, subproduto constitudo basicamente por sulfato de clcio (CaSO4). Dependendo das concentraes de urnio e trio na rocha fosftica, o fosfogesso pode apresentar grandes quantidades dos istopos 226 e 228 de rdio. Apesar do risco, esse subproduto geralmente armazenado em pilhas, nas proximidades das fbricas, e em alguns casos despejado em cursos dgua. O problema maior ainda porque o fosfogesso,assim como as cinzas do carvo, pode ser usado na construo civil e na agricultura (como fertilizante). Em uma minerao de carvo investigada, o problema principal est no alto teor de urnio medido nas drenagens cidas. A deteco de valores de radioatividade alta nas guas resultantes dessas drenagens e impede seu lanamento no ambiente sem qualquer tratamento, pois podero expor a populao a doses acima dos limites recomendados pela Comisso Internacional, a ICRP (International Commission on Radiological Protection). O aumento da radioatividade ambiental provocado por atividades humanas um tema sujeito a uma enorme investigao. Atividades antes insuspeitas podem ser vistas hoje como fontes potenciais de exposio. Por isso, vrios trabalhos cientficos tm sido publicados sobre esse assunto e vm sendo desenvolvidas tecnologias de medida de radiao. Tambm esto sendo estudadas regulamentaes para restringir os riscos associados a essas exposies. Todos esses aspectos, porm, ainda so debatidos intensamente na comunidade cientfica internacional, por meio de pesquisas adicionais.

1.2-Medidas realizadas em relao aos riscos ambientais causados pela exposio radioatividade H evidncias de que qualquer exposio radiao pode por em risco a sade. Isto , no existe nvel de exposio segura. A sade dos trabalhadores deve ser avaliada semestralmente, com realizao, de exames, os quais sero solicitados pelo mdico responsvel, inclusive o hemograma completo. necessrio que os resultados dos exames sejam guardados, pois so essenciais para o acompanhamento da sade dos funcionrios. A leucopenia (baixa de glbulos brancos), a anemia e/ou a baixa de plaquetas, alm de outras alteraes nas clulas do sangue, so sinal de alarme. O trabalhador afetado deve ser afastado imediatamente da exposio. Os trabalhadores nessas atividades tm o direito de receber equipamentos especiais de proteo (aventais) e monitores individuais (dosmetros) para medir a radiao no ambiente de trabalho. O direito assegurado em convenes internacionais e pela legislao brasileira. Outro fato importante, que essa categoria tem direito a aposentadoria especial. No Brasil tambm est presente a preocupao com os riscos do aumento da exposio radioatividade natural. Por determinao da CNEN (Comisso Nacional de Energia Nuclear), o IRD (Instituto de Radioproteo e Dosimetria ) vem coordenando um programa de pesquisa bastante amplo para avaliar a extenso do problema no pas (em especial no setor mineral), definir linhas de investigao prioritrias e propor estratgias de atuao em funo dos resultados obtidos. Em um sentido mais amplo, esses resultados, alm de garantir proteo aos trabalhadores dos setores envolvidos e populao, contribuem para que o setor industrial no seja surpreendido pela adoo eventual de medidas de controle internas ou mesmo externas, como barreiras alfandegrias decorrentes da globalizao da economia.

Para ampliar a discusso dessa questo no pas, o IRD e a Sociedade Brasileira de Biocincias Nucleares (SBBN) realizaram no Rio de Janeiro, um simpsio sobre Radiao Natural Tecnologicamente Intensificada. Foram abordados, no encontro, aspectos relacionados ao monitoramento desses materiais, s tcnicas de medida, avaliao das exposies de indivduos do pblico e trabalhadores, experincia dos setores industriais, recuperao de reas contaminadas e legislao sobre o problema.

1.2.1-Medidas Bsicas de controle Nas mineraes para realizao das atividades, os trabalhadores devem receber EPIs (Equipamentos Individuais de Proteo): Aventais; culos escuro; Capacete; Protetor solar; Uniformes (camisas de manga longa e tecido de preferncia100% algodo), dentre outros.

Alm disso, o ambiente de trabalho dever conter os EPCs( Equipamento de Proteo Coletiva): As chapas; As telas; Barreiras, etc.

1.2.2-Normas ionizantes

de

exposies

radiaes

eletromagnticas

no

Todas as normas e regulamentos tm por finalidade estabelecer limites e procedimentos, que se usados, diminuem os riscos de efeitos prejudiciais na populao a nveis aceitveis. Assim, o primeiro passo dos vrios rgos reguladores estabelecer limites de exposio populao em geral ou a grupos particulares desta populao. O grupo ocupacionalmente exposto, compreende de adultos, expostos sob condies controladas, que so treinados a assumirem um risco, tomando cuidados especficos para tal. O tempo de exposio ocupacional restrito durao do trabalho dirio durante toda a vida de trabalhador. No Brasil, os limites de exposio ocupacional so discutidos na N R (Norma Regulamentadora) 15, conforme exposto abaixo: NR 15 - ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES ANEXO N. 7 RADIAES NO IONIZANTES 1. Para os efeitos desta norma, so radiaes no ionizantes as micro-ondas, ultravioletas e laser. 2. As operaes ou atividades que exponham os trabalhadores s radiaes no ionizantes, sem a proteo adequada, sero consideradas insalubres, em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho. 3. As atividades ou operaes que exponham os trabalhadores s radiaes da luz negra (ultravioleta na faixa - 400-320 nanmetros) no sero consideradas insalubres.

1.3-Doenas causadas pela exposio s radiaes no ionizantes 1.3.1-Exposio a campos de Radiofrequncia entre 300 KHz a 300 GHz Como j foi dito, quando uma radiao de radiofrequncia (RF) ou micro-onda, absorvida pelo corpo, gerado calor. Em circunstncias normais, os vasos sanguneos dilatam, e o calor removido pelo suprimento de sangue. Desta forma, o estudo dos danos devido exposio de radiofrequncias entre 300 KHz e 300 GHz,so por isso imprescindveis , pois nesta faixa de frequncia encontra-se equipamentos de grande uso nas mais variadas reas. Os aparelhos mais comuns so: micro-ondas (2,45 GHz), Telefones Celulares (850 MHz), Radares (1 - 170 Ghz aproximadamente),Radiotermia e Aquecimento Industriais (13,6 MHz- 27 MHz), Transmissores de Rdio( 500 KHz - 200 MHz aproximadamente) e de TV ( aproximadamente 300 MHz) etc. Nesta faixa de frequncia vrios efeitos da RF e Micro-onda sobre os rgos formadores de sangue (hematopoese), foram estudados com animais, onde o stress trmico predominante. Principais efeitos: os resultados mostraram alterao nos leuccitos, linfcitos, variaes significativas de sangue. Estas experincias servem para apontar efeitos destas radiaes e tentar correlacion-los com os seres humanos.

1.3.2-Exposio Radiao Infravermelha A radiao infravermelha, tambm chamada de calor radiante muito comum em indstrias metalrgicas, de fabricao de vidros etc, presente em operaes de fornos e de materiais altamente aquecidos. encontrada tambm em trabalhos ao ar livre, onde os trabalhadores ficam expostos radiao solar. Principais efeitos: alm de contribuir para a sobrecarga trmica imposta ao trabalhador, a radiao infravermelha poder causar queimaduras assim como a catarata que uma doena irreversvel. 1.3.3-Exposio Radiao Ultravioleta A Radiao Ultravioleta encontrada, por exemplo, em operaes de solda eltrica, na fuso de metais e no controle de qualidade de peas com lmpadas especiais. Principais efeitos: so queimaduras, eritema, conjuntivite e cncer de pele. 1.3.4-Exposio Radiao Laser A Radiao Laser energia eletromagntica altamente concentrada num determinado comprimento de onda do espectro. Vm encontrando cada vez maiores aplicaes na indstria sendo utilizada tambm em outras atividades profissionais como levantamentos topogrficos e geodsicos, na medicina e nas comunicaes. Principais efeitos: so queimaduras na pele e nos olhos que podem ser bastante graves, conforme o tipo e durao da exposio radiao. 1.3.5-Exposio s micro-ondas As Micro-ondas so bastante utilizadas nas comunicaes sendo produzidas em instalaes de radar e de radio transmisso. So utilizadas ainda em alguns processos industriais qumicos, em fornos de micro-ondas e em secagem de materiais. Conforme a potncia das estaes de transmisso ou da energia liberada no processo podero ficar submetidos os operadores intensidades prejudiciais. Outros fatores devem ainda ser considerados nas

exposies da onda, como a espessura ou a composio dos tecidos etc, para que se possa avaliar melhor o risco. Principais efeitos: os mais graves so os de natureza aguda como a catarata, e o superaquecimento dos rgos internos que, em determinados casos, podem levar morte. Efeitos crnicos podem ainda resultar de exposies prolongadas s micro-ondas de baixa potncia, entre as quais se inclui a hipertenso, as alteraes no sistema nervosos central, o aumento da atividade da glndula tireoide etc.

1.3.6- Efeitos biolgicos das radiaes eletromagnticas no ionizantes Os efeitos biolgicos essenciais das radiaes eletromagnticas no ionizantes podem ser divididos em dois grupos, o de Efeito Trmico e o de Efeito NoTrmico. O efeito trmico possui uma aceitabilidade universal, e so os mais significativos, enquanto que os efeitos no trmicos so ainda muito questionveis.

1.3.6.1-Efeitos Trmicos Geralmente, todos os efeitos que produzem uma elevao da temperatura nos tecidos so denominados de efeitos trmicos. Esses efeitos so causados por um aquecimento direto dos tecidos biolgicos como resultado da absoro da energia eletromagntica num meio dissipativo como so os tecidos vivos. Ao contrrio das radiaes com comprimento de ondas menores, como por exemplo, o infravermelho, as radiaes das micro-ondas e RF (Rdio Frequncia), no so somente absorvidas pela pele, mas tambm, dependendo da frequncia,so absorvidas em camadas mais fundas de tecidos.Efeitos prejudiciais aos tecidos podem ocorrer devido a aquecimentos excessivos em regies mais profundas sem serem percebidos pelo homem, pois os sensores de temperatura do corpo humano esto localizados apenas na pele.

Pesquisas com modelos matemticos mostram que no intervalo de 500 a 2000 MHz h elevaes de temperatura de 0,5 graus centigrados na cabea humana. Os maiores riscos so nas reas de baixa vascularidade, e o rgo mais atingido a lente dos olhos (cristalino). Um dos mais importantes efeitos trmicos est a catarata, que a opacidade da lente dos olhos, e que em geral irreversvel. A lente um complexo de epitlio no qual o maior constituinte o cristalino, que uma protena parecida albumina (clara) de ovos. De forma idntica albumina ,quando o ovo aquecido, a albumina fica leitosa e opaca. Desta forma, com um mecanismo semelhante o aquecimento do olho provoca catarata. Vrios estudos matemticos prognosticam aquecimento no olho com aparelho celular, transmissores walkie-talkie (rdio transmissor), cuja potncia relativamente alta, e antenas prximas do olho, resultam em aquecimento os quais nem sempre podem ser desprezados.

1.3.6.2-Efeitos No Trmicos Como j exposto acima, o estudos dos efeitos no trmicos so ainda muito controversos, no existindo concluses definitivas sobre eles. Apenas para maior esclarecimento, vale a pena ressaltar que esses efeitos so bioqumicos ou eletrofsicos provocados pelos campos eletromagnticos induzidos, e no diretamente por um aumento localizado ou distribudo de temperatura. Alguns efeitos no trmicos relatados por pesquisadores constituem efeitos no sistema nervoso, cardiovascular e imunolgico, assim como no metabolismo e em fatores hereditrios.

2-Aspectos relevantes Existem situaes nas quais um trabalhador passa por problemas tpicos de sade ocupacional, quando se tornam impossveis aes de controle no Ambiente,recorrendo-se s roupas especiais que do a proteo necessria. Nas fundies de vidros, nas forjarias de ferro e at mesmo luz solar, o indivduo estar exposto aos raios infravermelhos, tanto no trabalho com aparelhos germicidas, quanto na soldagem eltrica, isto , s radiaes no ionizantes. Os efeitos produzidos a estas exposies so o aquecimento dos tecidos superficiais. Alm do conhecimento sobre o tema, so necessrios cuidados especiais, no, no manuseio, transporte ou armazenamento. O ambiente de trabalho deve ser analisado por uma perfeita escolha da roupa de proteo, alm de detectar o ndice de radiao no local. No caso das radiaes no ionizantes, as roupas devem ter um alto poder refrativo. Os tecidos aluminizados so amplamente empregados como refletores de radies no ionizantes, devendo vir associados a isolantes trmicos, tal como

o amianto. No caso desse tipo de radiao, utiliza-se um macaco de amianto aluminizado.

3-CONCLUSO Conforme o estudo realizado, possvel observar que as radiaes esto presentes em vrias atividades do cotidiano dos seres humanos, inclusive em mbito ocupacional. Na rea industrial os problemas de exposio radiao podem ser mais significativos nas mineraes. Devido aos danos que a exposio s radiaes provoca no meio ambiente e nos seres vivos, faz-se necessrio uma ateno especial a esse fato e um controle efetivo para que pessoas no venham adquirir um cncer ocupacional ou natural. Para tanto, vrios rgos no mundo inteiro, preocupam em estabelecer limites e normas s radiaes no ionizantes. Devido complexidade do tema, principalmente em relao ao entendimento de como as radiaes eletromagnticas interagem com o sistema biolgico vivo, e quais so os efeitos, principalmente os no trmicos, no homem, os estudos das radiaes de baixa frequncia ainda no possuem resultados conclusivos. Sendo assim, os limites adotados so conservadores, ou seja, determinados como um modo de preveno aos prejuzos que as exposies s radiaes possam acarretar sade das pessoas em geral, e de modo particular aos trabalhadores das diversas reas e segmentos que utilizam este tipo de radiao.

Por fim, faz-se necessrio que os profissionais da rea de segurana e medicina do trabalho de uma empresa faam um acompanhamento junto ao setor responsvel com o objetivo de checarem se as normas de segurana esto sendo cumpridas pela instituio e por todos os seus colaboradores.

Referncias Bibliogrficas http://www.avatec.com.br http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/radiacao-radioatividade.htm http://www.grupoprevine.com.br

Fonte: www.sindipetro.org.br

Vous aimerez peut-être aussi