Vous êtes sur la page 1sur 6

Preparao prova prtica DETRAN:

- Respire, respire, respire. Se mantenha calmo, pense em msicas, pense em shows, pense sobre mangs e teorias de conspirao. Se mantenha calmo e respire. - Voc treinou por vrias aulas, voc sabe o que deve ser feito e voc faz isso bem. Mostre ao que veio.

Baliza/Mato Grosso do Sul:

- Verifique e arrume os retrovisores e espelho central. - Coloque o cinto de segurana. - Quando o delegado entrar no carro verifique se ele est com cinto. - Para ter certeza, pergunte se pode comear. - Verifique se o carro se encontra em ponto neutro, d meia chave, aguarde dois segundos, ligue o motor. - Pressione a embreagem se d, pressione o freio, coloque a primeira marcha e ABAIXE O FREIO DE MO. - Acelere at sentir bem o motor do carro e solte a embreagem lentamente. - Na baliza no tem problema controlar a velocidade com a embreagem, use ela e o freio para parar suavemente, MUITO CUIDADO PARA NO RELAR NAS BALIZAS. - Engate a marcha r, d MEIA VOLTA com o volante para esquerda, acelere at sentir o motor do carro e solte a embreagem enquanto a usa para controlar a velocidade. - Centralize o carro usando bem os espelhos, s pare completamente assim que a ponta do carro estiver para dentro das balizas da frente. - Assim que autorizado, engate a primeira marcha e leve o carro a baliza inicial novamente. - Assim que autorizado, d MEIA VOLTA com o volante para direita, se aproxime da baliza referencial e assim que ela atingir o ponto treinado no vidro traseiro direito pare o carro completamente. - Vire totalmente o volante para direita use o espelho do meio para verificar as trs balizas de referncia do modo que lhe foi ensinado e saber o momento de parar o carro completamente. - Vire totalmente o volante para a esquerda agora, olhe para trs para verificar a distncia carro necessrio.

- Se precisar fazer manobras adicionais, FAA. Voc tem tempo e manobra bem, no tenha preguia de mostrar isso. - Lembre-se: se faltar espao na frente, existe espao demais atrs e vice-versa. - Engate a primeira marcha, vire totalmente o volante para direita novamente, lembre-se de sentir a fora do motor acelerando antes de soltar a embreagem. - Avance um pouco pra frente de moto que a baliza do meio fique alinhada ao meio do carro, MUITO CUIDADO PARA NO TOCAR NA BALIZA, incline o corpo pra frente se necessrio para verificar a distncia. - Conseguiu encaixar certinho? Autorizaram voc a sair da baliza? Excelente, do jeito que est engate a marcha r e v UM POUCO para trs, freie. Vire totalmente o volante para esquerda e saia acelerando pra sentir o motor do carro enquanto controla a embreagem. - Lembre-se: em primeira marcha o carro no vai voar, no tenha medo de acelerar forte. O carro s vai andar conforme voc vai liberando a embreagem, VOC TEM O CONTROLE, FAA E O CARRO OBEDECER. - Ao parar, desligue o carro, coloque na primeira marcha se no estiver e puxe o freio de mo.

Percurso/Mato Grosso do Sul:

- Um dos cinco percursos ser sorteado: jorjo, jardim ouro verde, praa paraguaia, primeiro plano, vila industrial. Voc conhece todos eles, no tenha medo de nenhum. - Ao entrar no carro siga o mesmo procedimento de antes coloque o cinto de segurana, verifique se a marcha est em ponto neutro, verifique os retrovisores e espelho central. - Quando os delegados entrarem no carro, comprimente, verifique se ambos colocaram o cinto. - Ao dar a permisso para iniciar, d meia chave, espere dois segundos, ligue o motor. - Pise no freio e depois na embreagem, coloque a primeira marcha e abaixe o freio de mo. - Vire bem o pescoo para olhar o retrovisor ESQUERDO, d seta, vire o volante o suficiente, assim que possvel saia acelerando forte mas liberando a embreagem ao mesmo tempo.

- Quando em primeira marcha pise forte pra sentir o motor pedir a segunda. - Voc ter trs pessoas no carro, o carro um 1.0 fraco, sempre acelere bem mas NUNCA PASSE DOS 40 KM/H. - Na praa paraguaia tem a regio da escola com limite de velocidade em 30KM/H, preste muito ateno nisso. - D setas corretamente, se for entrar na contra-mo e no tiver carro vindo de frente no se afobe. Mantenha a seta ligada e quando possvel olhe no retrovisor direito (vire bem o pescoo), d seta a retorne para sua mo. - Verifique a sinalizao com antecedncia, principalmente em vias de mo nica. Saiba quando ele pode te pedir pra estacionar, saiba quando ele pode pedir para voc virar a esquerda ou direita. - Nunca vire entrando no estacionamento, lembre-se das dicas em vias de sentido nico ou duplo. - Em vias de sentido nico importante liberar a pista mas lembre-se de ao menos trabalhar a segunda marcha antes de fazer a troca de pista. - Em placas de PARE, pare corretamente, engate a primeira marcha mas no saia ainda. - Todo fim de rua PARADA OBRIGATRIA. - Avalie bem a situao, olhe para os dois lados, planeje bem e lembre-se que o pare seu, faa o que eles esto pedindo. - Se outro carro estiver na sua frente antes de uma placa de pare, faa a SUA parada depois da dele. A dele no conta ento mostre aos delegados que voc sabe que tem que parar. - Depois de parar completamente e colocar a primeira macha, voc pode avanar lentamente para conseguir melhor viso. D pra seguir? Maravilha, acelere forte antes de trocar pra segunda marcha. - Sempre que for pedido para virar, verifique se a rua sentido nico ou duplo (lembrou de olhar com antecedncia?), se tem que parar antes ou no, VIRE BEM O PESCOO para o retrovisor adequado antes de dar a seta. - Sempre que for virar e no for preciso parar, reduza para 20 KM/H, coloque a segunda marcha. - Lembre-se de se aproximar o mximo possvel para virar. - Lembre-se tambm da regrinha do L em mo dupla - Se a seta desarmar, ligue novamente. - Se tiver que parar no canteiro na hora de virar, desligue a seta.

- Se tiver que fazer retorno, CUIDADO COM A FAIXA DE PEDESTRE mesmo que ela esteja apagada. - Se for retorno em via de mo dupla lembre-se de fazer o L. - Retorno em rotatria colado na rotatria para no abrir espao pra moto. - Ao fazer o retorno, tenha um ponto de referncia, seja ele o meio fio ou outro carro. - Verifique com antecedncia se ter que parar para fazer o retorno e vire bem esse volante. - As manobras devem ser feitas no menor espao possvel mas SEMPRE RESPEITANDO A SUA VIA E SUA FAIXA. - Nunca vire com o p na embreagem. - Vire esse volante sem medo, voc sabe que controla bem o carro. - Sempre que reduzir a velocidade, coloque a segunda marcha, acelere e volte para terceira. - Mostre que sabe usar essas marchas, primeira, segunda e terceira DEVEM ser trabalhadas dentro de uma quadra com exceo de quando se tem pouco espao. - No tenha preguia de voltar marcha rpido, demonstre que consegue fazer esse tipo de troca tambm. - Sempre d preferncia aos pedestres, se houver ciclistas na sua frente reduza sua velocidade e volte para segunda marcha. - Quebra-molas devem ser feitos a 20 KM/H e em segunda marcha e nunca com o p no freio/embreagem, s use o acelerador para manter a velocidade e s volta a acelerar depois de passar por ele. - Se voc acelerar e o carro no roncar forte porque est na segunda marcha. - Sempre jogue o corpo l pra frente se no tiver viso boa o suficiente. - Comande sua prova, mostre que voc est ali e sabe o que faz, seja corts e faa sinal com as mos para o outro fazer sua manobra primeiro quando os dois (em vias de sentido duplo) forem virar para a mesma direo. - Nunca buzine. - Quando possvel coloque a quarta marcha mas nunca passe do limite de 40 KM/H. - Quando for pedido para estacionar (lembre-se de sempre cuidar a sinalizao para saber onde possvel que peam para fazer isso), vire bem o pescoo e olhe o retrovisor direito, d seta, diminua a velocidade (frenagem) e troque para segunda marcha e traga o carro lentamente. Pode levantar um pouco o corpo pra frente e verificar o bico do carro para alinhar.

- Quando for sair, se no estiver coloque na primeira marcha, vire o pescoo e olhe para o retrovisor da esquerda, d seta e saia. - Nunca estacione em rebaixados nem prximo demais do fim da quadra (voc avisado com antecedncia e tem tempo suficiente para planejar). - O freio s vai dar aquele solavanco em baixas velocidades, quando estiver um pouco mais rpido pode apertar. - Quando voc for diminuir a velocidade ou parar sempre d uma conferida se tem algum atrs e d uns toquinhos de leve no freio pra acender a luz e avisar ele. - No tente fazer tudo de uma vez, as setas e virar corretamente so mais importantes que trocar a marcha com pressa. - Em descida se sentir que o carro est muito rpido, simplesmente tire o p do acelerador. Use o freio se achar necessrio mas sempre cuidando se tem algum atrs pra avisar antes. - Quando precisar parar (placas de Pare mandam um beijo), lembre-se de usar o freio antes da embreagem e nunca o contrrio.

Relembrando regras de ouro:

- Use bem as setas, seja para virar, desviar de obstculo (carro no estacionamento em via dupla), mantenha a seta ligada enquanto na contramo e religue caso ela desarme, olhe e d seta para direita antes de voltar para sua pista. - Em placas de PARE o tempo seu, use ele para planejar os prximos passos, nunca avance em cima de pedestres, deixe motos passarem, verifique se os carros esto longe o suficiente para voc passar com segurana e se for o caso espere e mais uma vez PLANEJE ANTES DE FAZER, NO SE AFOBE. - Preveja possveis ordens com antecedncia olhando bem a sinalizao. - Cuidado com estacionamento em vias de sentido nico, no entre neles a no ser que assim seja pedido. - Nunca estacione em rebaixados e no estacione se houver um carro no sentido oposto mas mesmo lugar, sempre reduza a velocidade e troque para segunda marcha antes de estacionar. - A ordem dada com antecedncia, tire o p do acelerador nesse momento e faa tudo com calma.

- Sempre olhe para os dois lados e para frente, principalmente em placas de PARE, incline o corpo se necessrio. - Lembre-se de fazer curvas no menor espao possvel. - No se apresse em trocar para segunda logo que virar, deixe o carro pedir. - Em mo nica, sempre olhe, d seta e v para pista do meio. - Acima de tudo mantenha a calma e ateno, respire e confie em si mesmo afinal voc chegou at aqui porque sabe o que fazer.

Vous aimerez peut-être aussi