Vous êtes sur la page 1sur 9

O aditamento da denncia no processo penal militar e seus efeitos *

Ronaldo Joo Roth


Juiz de Direito da 1a Auditoria Militar do Estado de So Paulo e membro da Academia Mineira de Direito Militar

1. Generalidades. O processo penal militar marcado pela ao penal pblica e tem incio com o recebimento da denncia, por parte do Juiz, porm, em alguns casos haver a hiptese do aditamento, que aqui nos propomos a tratar. A denncia um ato obrigatrio e privativo do Parquet, como dominus litis, atribuio esta prevista na Carta Magna (art. 129, I), que torna possvel a persecuo penal em Juzo. Se a denncia no for oferecida, no prazo legal, isso ensejar ao ofendido a possibilidade de apresentao da queixa subsidiria da ao penal pblica (art. 5o, LIX, da CF: ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal). Constitui-se a denncia na pea vestibular do processo penal militar e que determinar a sorte da sentena, devido ao princpio da correlao na sentena penal, da a denncia, que contm a acusao e a imputao, nortear a instruo criminal, vinculando o resultado final, pela sentena, no due process of law. O princpio da correlao entre acusao e sentena significa que entre a pea inicial do processo penal militar (denncia) e a pea que pe fim ao processo (sentena), h de ser observado que o ru ser julgado pelo fato imputado na denncia, no podendo o juiz julgar o ru por fato de que no foi acusado (extra ou ultra petita), sob pena de nulidade. Desse modo, como ensina Benedito Roberto Garcia Pozzer, sobressai o significado, no processo penal, da acusao que o ato de indicar algum como provvel autor de fato penal relevante, para sua responsabilizao, em procedimento extrajudicial ou judicial; no curso da persecuo penal, ou no correr do processo de execuo penal1; da surgindo trs elementos que a compe: fato de relevncia penal, indicao de autoria e responsabilizao penal. Os dois primeiros elementos constituem a imputao, ou seja, a atribuio do fato considerado delituoso, a algum, provvel autor.2 Do ltimo elemento da acusao, ou seja, da responsabilidade penal, decorre a aplicao da sano delituosa. Como leciona Benedito Pozzer, a acusao e a imputao no so palavras sinnimas, pois a acusao contm a imputao, da ser

* Artigo publicado na Revista de Direito Militar, AMAJME, n 61, 2006, p. 23/28. Benedito Roberto Garcia Pozzer, Correlao entre acusao e sentena, no Processo Penal Brasileiro, IBCCRIM, So Paulo, 2001, pg. 63/64. 2 Benedito Roberto Garcia Pozzer, Op. cit. pg. 65.

correto dizer correlao entre acusao e sentena, por exigir simetria entre imputao, subjetiva, objetiva ftica e legal e responsabilizao.3 No se deve olvidar que o ru ou acusado, que aquele que tem contra si uma acusao, se defende do fato descrito na denncia e no da capitulao, meio este que limita a pena cominada ao delito imputado. Desse modo, o fato imputado na denncia aquele que dever ser julgado, procedente ou improcedente, ao final do processo, havendo em virtude disso de ser julgado em tempo til, ou seja, dentro do prazo legal que antecede a prescrio (art. 125 do Cdigo Penal Militar - CPM), sob pena de ocorrer a extino de punibilidade. de se ver, contudo, que o fato descrito na denncia ir determinar, dentre outros efeitos: a limitao de pena, o prazo prescricional, a correlao com a sentena, a possibilidade de incidncia de liberdade provisria, de menagem, da suspenso condicional da pena, do prazo da liberdade condicional, do indulto etc. A denncia vem disciplinada no artigo 77 do Cdigo de Processo Penal Militar (CPPM), e ela que movimenta o Judicirio, na seara penal, dando causa instaurao do processo, pois o Judicirio no atua de ofcio (ne procedat judex ex officio), da, imprescindivelmente, ser necessrio o impulso, mediante a denncia, amoldando-se tal previso no postulado constitucional do axioma nullum iudicium sine accusatione. Desse modo, vemos que a denncia a diretriz do processo penal e, em alguns casos, pode ser objeto de aditamento, logo, interessa-nos aqui tratar do seu significado, alcance, oportunidade, limite, peculiaridades, e de alguns de seus efeitos no processo penal militar. 2. Desenvolvimento. Diferentemente do Cdigo de Processo Penal Comum, que trata expressamente do aditamento em vrios dispositivos legais (arts. 29; 46, 2o; 384, pargrafo nico; 408, 4o, e 569), o CPPM apenas dispe explicitamente sobre a matria em seu artigo 516, alnea d, in fine; deixando subentendido, todavia, a sua existncia no 1o do art. 78 e no artigo 437, alnea a. Dessa forma, o CPPM trata do aditamento em duas ocasies: na primeira, quando o Ministrio Pblico, ao elaborar a denncia, deixa de preencher qualquer um dos seus requisitos essenciais, quando ento dever supri-los ( 1o do art. 78); na segunda ocasio, quando o Ministrio Pblico adita a denncia, dando ao fato definio jurdica diversa, ainda que implique pena mais grave (art. 437, alnea a). 2.1 Conceito. Entendo que o aditamento da denncia nada mais do que uma alterao desta, podendo se constituir numa mera correo material, de um erro ou suprimento de omisso, ou o acrscimo de um determinado dado ou esclarecimento: principal (explicitao do nome do ru ou sua qualificao), ou secundrio (nome de uma rua ou de um local), ou ainda a incluso de outro ru na denncia, ou a nova definio jurdica diversa do crime.
3

Benedito Roberto Garcia Pozzer, Op. cit. pg. 65.

O aditamento um complemento da denncia, tambm privativo do dominus litis, que, se no recebida pelo Juiz, pode implicar em recurso para a parte prejudicada, segundo dico do artigo 516, d, in fine, do CPPM. O aditamento pode ou no se revestir de uma nova denncia, dependendo da sua natureza. 2.2 Classificao do aditamento. A alterao da denncia, denominada aditamento, pode ocorrer em diversas situaes, como para: retificar nomes ou datas; ratificar atos processuais pela parte; para suprimento nas ocasies em que se acrescentam dados para tornar a descrio do fato mais completa (data, local, meios etc); para outros esclarecimentos da inicial, situaes estas em que o aditamento se denomina substancial imprprio. Desta forma, o aditamento ser do gnero substancial prprio, quando for pessoal, ou seja, incluindo outro(s) sujeito(s) na denncia, para a responsabilizao criminal no processo; ou quando for real, isto , de ordem objetiva, podendo ser legal e se restringindo aos textos normativos ou se exteriorizar no plano formal para mudana ou retificao de rito (comum ou ordinrio em vez de sumrio). Na vertente substantiva se d com nova definio jurdica do fato sem o inovar. Casos tpicos desta acham-se nos arts. 383 e 384, caput, do Cdigo de Processo Penal4. O aditamento material inova os fatos, quer descrevendo outra infrao penal, quer qualificando ou agravando o tipo anteriormente fixado, mediante acrscimo de circunstncia que no estava contida explcita ou implicitamente na inicial (art. 384, pargrafo nico, do CPP).5 A simples correo material da denncia (data do crime) j foi considerada vlida como aditamento (RT, 325:72). 2.3 Oportunidade de oferecimento. Na dico do CPPM, o aditamento deve ocorrer por alegaes escritas, por parte do Ministrio Pblico (art. 437, alnea a). Assim, de se verificar que dependendo da natureza do aditamento, este se constituir numa nova denncia, como ocorre no caso da incluso de um novo ru, ou na hiptese de nova definio jurdica de crime, em contraposio mera correo material, sem alterar o ncleo de imputao de que se defende o ru. Quanto ao momento de oferecimento, observa-se que o CPPM no o expressou, logo, as omisses da denncia, como diz Jorge Cesar de Assis, podero ser supridas, a todo tempo, antes da sentena final, seja pelo aditamento ou pela correo da inicial, sendo titular desse direito o Ministrio Pblico 6, isso nos termos do artigo 569 do CPP comum, que tem aplicao subsidiria ao CPPM.
4

Jaques de Camargo Penteado, Jlio Cesar Ribas, Clovis Almir Vital de Uzeda O aditamento no Processo Penal, Saraiva, 1992, pg. 4. 5 Jaques de Camargo Penteado, Jlio Cesar Ribas, Clovis Almir Vital de Uzeda, Op. cit. 6 Jorge Cesar de Assis, Cdigo de Processo Penal Antotado, Vol. 1, Juru, 2004, pg. 129.

Em face da Emenda Constitucional n. 45/2004, alterando a redao dos dispositivos constitucionais atinentes Justia Militar estadual, inovando ao inserir competncia de delitos para o juiz de direito, e competncia de delitos para o Conselho de Justia, vemos que os momentos de soluo dos processos sero diferenciados: o do juiz monocrtico, que normalmente ocorrer em Cartrio, observando-se, subsidiariamente, o artigo 502 do CPP Comum; o do Conselho de Justia, cujo julgamento ocorrer aps os debates, em sesso pblica (art. 443 CPPM); logo, o aditamento poder ocorrer at a apresentao da sentena (rito do juiz monocrtico) ou at o julgamento (rito do Escabinato). Assim, tornando ao tema aqui refletido, h de se perguntar: 1) o oferecimento do aditamento estaria circunscrito fase das alegaes escritas, portanto, antes da sesso do julgamento; 2) o aditamento pode ser oferecido em qualquer fase do processo, at a fase do artigo 428 do CPPM (fase das alegaes escritas); ou, 3) o aditamento poder ser oferecido, em qualquer fase do processo, todavia, antes do julgamento ou da sentena? As situaes ora problematizadas delineiam bem as vrias interpretaes que podem ocorrer sobre o aditamento no processo penal militar, que, desse modo, nos levam a enfrent-las, tornando esse assunto mais aprofundado. Sobre as trs hipteses do oferecimento do aditamento da denncia, aqui trazidas, vemos que a primeira, fixando-a apenas quando da fase das alegaes escritas (art. 428 do CPPM), deve ser afastada; a uma, pois a previso de tal regra situa-se aps encerrada a instruo criminal, ou mais especificamente na sesso de julgamento (art. 437, alnea a, do CPPM); a duas, pela prpria lgica do processo, a qual, uma vez instaurado, permite a correo da denncia a todo tempo, poupando-se, assim, a realizao novamente de um nmero indeterminado de atos processuais, os quais poderiam ser prejudicados, ou, de outra forma, refeitos 7, se o aditamento tivesse fixado exclusivamente sua apresentao ao final da instruo criminal. Nesta primeira hiptese, no se deve confundir a forma do aditamento (mediante alegaes escritas) com a fase de ltima manifestao das partes na instruo criminal, do artigo 428 do CPPM, denominada, outrossim, de alegaes escritas. A segunda hiptese, fixando a possibilidade do aditamento at a fase das alegaes escritas (artigo 428 do CPPM), a qual coincide com o trmino da instruo criminal, tem o abono da doutrina de Denlson Feitoza Pacheco8 e de Carlos Frederico de Oliveira Pereira9, todavia, dela discordamos, pois podem ocorrer variadas hipteses em que o Parquet resolva fazer o aditamento e no nos parece que exista qualquer proibio de tal procedimento no Codex Processual Penal castrense. Registre-se, por outro lado, que se ocorrer o aditamento aps o trmino da instruo
7

Alan Rodrigues da Motta, Aditamento no Processo Penal, obtido pela internet: www.ambitojuridico.com.br, em 3.10.06. 8 Denlson Feitoza Pachecho, Direito Processual Penal Teoria, Prtica e Prxis - Impetus, Niteri-RJ, 2005, pg. 372. 9 Carlos Frederico de Oliveira Pereira, Mutatio Libelli no CPPM, Revista Direito Militar, 2001, n. 32, pg. 12.

criminal, ou at na prpria sesso de julgamento, dependendo da natureza do aditamento, permitir, ou no, a continuidade daquela sesso. Se no houver nenhum prejuzo defesa do acusado, o julgamento poder ocorrer; mas, pelo contrrio, se isso trouxer surpresa defesa, o julgamento dever ser convertido em diligncias, para manifestao da defesa sobre o aditamento, como estabelece o artigo 437, alnea a, do CPPM. A terceira hiptese - a de que o aditamento pode ocorrer em qualquer fase do processo, antes do julgamento (rito do Conselho de Justia), ou antes da sentena (rito do Juzo Monocrtico) -, aquela que me parece vem conciliar o interesse da Justia Pblica (o pedido de responsabilizao penal do ru) e a finalidade do processo, permitindo este que se d a aplicao da lei ao caso concreto, por meio de uma sentena justa.10 Registre-se que nesta hiptese, h amparo legal da norma inserta no artigo 569 do CPP comum. que se o aditamento for de mera correo material, ou suprimento de lacuna que no prejudique a defesa do acusado, este pode ocorrer, como se falou, at mesmo durante os debates no julgamento, por iniciativa do Parquet. Note-se que aqui a defesa poder contrari-lo perante o Escabinato, que decidir a matria. Se, todavia, o aditamento inovar alterando a definio jurdica do crime, ou trazendo acrscimo de situao agravante que no permita, numa ou noutra, a defesa por parte do acusado, neste caso, dever o aditamento ser rejeitado, ou se recebido, abrir-se vista defesa para se manifestar, e, em conseqncia convertendo-se o julgamento em diligncias, fixando-se um prazo mnimo a fim de respond-la e arrolar testemunhas, sob pena de nulidade, visto que necessrio ser o reinterrogatrio (artigo 437, alnea a, parte final, do CPPM c.c. art. 384 do CPP comum). A deciso, portanto, do recebimento do aditamento pode ocorrer, inclusive quando dos debates na sesso do julgamento, desde que, dependendo da natureza do aditamento, no inviabilize a defesa do ru. 2.4 Interrupo da prescrio. Dependendo da natureza do aditamento da denncia, como no caso de nova definio jurdica do delito, ou incluso de um novo ru, isso ter repercusso no direito material, pois, com a data de seu recebimento, ocorre a interrupo do prazo prescricional, porque ali nasce uma nova denncia e, em conseqncia, um novo processo (inciso I do 5o do art. 125 do CPM). Aqui vale a lio de Jaques de Camargo Penteado, Julio Cesar Ribas e Clovis Almir Vital de Uzeda, que afirmam: o recebimento do aditamento da inicial, se de ordem pessoal ou material o acrscimo, ter como efeito a interrupo do prazo prescricional. Em tais casos, o aditamento uma denncia nova que se agrega primitiva para efeitos de reunio de processos.11
10

Esta hiptese ocorreu no Processo n. 43.715/06, na 1 a Auditoria Militar, em que o Juiz de Direito recebeu o aditamento da denncia, mudando a definio jurdica do crime, de concusso para extorso, oferecido durante a instruo criminal, fato este que ensejou a Correio Parcial n. 151/06 Rel. Juiz Cel PM Fernando Pereira, onde se decidiu que o aditamento pode ocorrer em qualquer fase do processo, antes da sentena, nos termos do artigo 569 do CPP Comum. De igual modo o HC n 1.882/06, Rel. Juiz Cel PM Fernando Pereira, o qual teve a Ordem denegada. 11 Jaques de Camargo Penteado, Jlio Cesar Ribas, Clovis Almir Vital de Uzeda, Op. cit. pg. 30.

No entanto, h de distinguir um aditamento, como nova denncia que acresa mais um crime ao j existente, da hiptese de substituio do delito da denncia pelo delito objeto do aditamento. Na primeira situao, por exemplo, aditando a denncia que contemple o delito de prevaricao para acrescer o delito de leses corporais, dois delitos passam a coexistir. Neste caso, o segundo delito, fruto do aditamento, indiscutivelmente uma nova denncia, portanto, interrompe o prazo prescricional quanto ao ltimo tipo penal; a segunda hiptese, por outro lado, a substituio do delito anterior, pelo aditamento, como, por exemplo, de concusso pela extorso. Neste caso, h tambm nova denncia e a interrupo do prazo prescricional, dada a nova e diversa definio jurdica do fato em relao ao primeiro crime, mas no existe aqui a reunio de processos. Note-se que, se houve aditamento, com acrscimo de novo delito, caracterizarse- uma nova denncia, implicando assim nova citao, caso contrrio, bastaria apenas cincia do acusado e da defesa. 2.5 Os limites do aditamento. Se um fato j foi julgado, certo que, uma vez acobertado pela coisa julgada, no h de se falar em aditamento ou em nova denncia de fato j alcanado pela coisa julgada. Como diz Paulo Rangel, a coisa julgada aambarca o fato sob todos os pontos de vista jurdicos. Se o ru foi absolvido (ou condenado) pela prtica do crime de latrocnio, no pode o Estado, agora, querer instaurar novo processo, pelo mesmo fato, contra o mesmo ru, pela prtica do crime de homicdio, com a desculpa de que novas provas demonstram que nada foi subtrado e que sua inteno era de matar. O fato principal, sobre o qual recaiu a apreciao do Estado, j est protegido pelo manto da res iudicata. Bem por isso, afirma Paulo Rangel que o non bis in idem tem a funo garantidora, impedindo que o acusado, que j se submeteu cerimnia fnebre que o processo penal, venha novamente a ser processado pelo mesmo fato.12 Como o objeto do processo penal (fatos descritos na denncia) tem como uma de suas funes bsicas a de definir a extenso da coisa julgada segundo Claus Roxin, ao lado de duas outras que so: designar o objeto da litispendncia, e a de demarcar os limites da investigao judicial e de obteno da sentena -, pode-se afirmar que o fato objeto do aditamento, que tenha sido alcanado pela coisa julgada, ir delimitar outro aditamento pela mesma matria.13 Se, por exemplo, houve um aditamento para incluir um co-ru no fato imputado na denncia, mas este j foi julgado pelo mesmo fato ou por fato que seja alcanado pela coisa julgada, h de se reconhecer que este deve ser rejeitado pela regra do non bis in idem.
12 13

Paulo Rangel, O Garantismo Penal e o aditamento denncia, RT 785/448. Paulo Rangel, Op. cit., pg. 448.

Assim, h de se dizer que, se o objeto do processo o tema proposto como res iudicanda e que sua finalidade mais caracterstica a obteno da res iudicata. O objeto resulta ser assim um assunto da vida; a materialidade afirmada como penalmente relevante14, no se pode admitir nova acusao pelo mesmo fato, nem mesmo sob a forma de nova qualificao jurdica. 2.6 O aditamento nas hipteses da emendatio libelli e mutatio libelli. Na primeira hiptese, o fato descrito na denncia sofre uma alterao na capitulao, posto que a formulada originalmente no a adequada. O procedimento possvel vez que cabe ao juiz a dico do direito, diante do princpio iura novit curia. A capitulao da denncia provisria e o que vale o fato descrito, o qual receber capitulao definitiva pelo juiz; Na segunda hiptese, como diz Carlos Frederico de Oliveira Pereira, existe mudana na imputao ftica, vale dizer a acusao, que se baseou originariamente em um fato, sofre alterao em sua descrio, porque a situao fenomnica sofre alterao.15 Segundo o referido autor, no se deve confundir mutatio libelli com imputao de fato novo. Nesse caso, o aditamento implicar outro interrogatrio, caso seja recebido pelo juiz, com nova instruo probatria. A mutatio libelli diz respeito ao mesmo fato que sofre alterao no curso do processo, por fora da prova produzida.16 O CPPM cuida da matria no art. 437, alnea a, de uma forma diferente do que estabelece o CPP comum, nos artigos 383 e 384. Para a emendatio libelli, o CPPM estabelece que para nova definio jurdica da que constar na denncia, o Parquet deve adit-la, por meio de alegaes escritas (o que diferente de at as alegaes escritas, como j se falou), caso contrrio, o Conselho de Justia deve decidir a matria consoante os termos da denncia. Em relao mutatio libelli, o CPPM no a previu expressamente, portanto, a soluo para sua ocorrncia a aplicao subsidiria do art. 384 do CPP comum, autorizada pela regra do art. 3o do primeiro Codex, impondo-se o aditamento da denncia ou o oferecimento de nova denncia, ensejando nova citao do acusado, interrogatrio com nova instruo sobre o fato novo imputado. 2.7. Outras hipteses de aditamento. Jurisprudncia.17 Possibilidade de aditamento para incluso de co-ru na fase de instruo criminal (RTJ, 79:91). Possibilidade de aditamento para correo de capitulao a todo tempo (RT, 595: 379). O juiz, ao lavrar a sentena, no est obrigado a orientar-se por despacho que entrevira possibilidade de nova classificao jurdica dos fatos. Denncia pelo art. 129, 4o e 5o, do CP; determinou-se abertura de vista para a possibilidade de
14 15

Paulo Rangel, Op. cit. pg. 448. Carlos Frederico de Oliveira Pereira, Mutatio Libelli no CPPM, Revista Direito Militar, AMAJME, 2001, n. 32, pg. 11. 16 Carlos Frederico de Oliveira Pereira, Op. cit., pg. 12. 17 Jaques de Camargo Penteado, Jlio Cesar Ribas, Clovis Almir Vital de Uzeda, Op. cit. pg. 43/180.

desclassificao na modalidade culposa; condenao conforme a denncia (TACrimSP 7a Cm. v.u. Julgados, 68:470). Possibilidade de aditamento da denncia no curso da instruo criminal em face da prova testemunhal (HC 108.528 Guarulhos Julgados, 69:81). O aditamento, a exemplo da denncia, deve narrar o fato criminoso com todas as suas circunstncias (Acrim 73.604 Santa Adlia TJSP 2a Cm. Crim. v.u. Apte.: T.A Apda.: a JP RT, 331:98). Aditada uma inicial para oficialmente imputar-se ao ru novo crime, quanto a este tem efeito interruptivo da prescrio o despacho do recebimento do aditamento (Rcrim 4.120-Avar TACrimSP 1a Cm. v.u. Rel. Min. Azevedo Franceschini j. 26.6-1968 Suplemento de Jurisprudncia do Tribunal de Justia, n. 159, p. 639, 13nov.1968, RT, 393:361). Prescrio Prazo Clculo segundo a nova classificao do delito. Prescrio Nova classificao do delito. Prevalncia da segunda classificao do delito, capitulado na denncia, para o clculo do prazo prescricional da ao penal. Recurso de habeas corpus denegado (RHC 58.072-6-RJ STF 1 a T. v.u ementa simples Julgados, 64:381). 3.0 Concluso. O aditamento significa alterao da denncia. A alterao da denncia pode ocorrer na imputao, com relao descrio do fato (fato de relevncia penal) ou com relao autoria (correo do nome ou incluso de outro acusado), ou com relao acusao (responsabilizao criminal), quando a capitulao alterada, ou apenas se supre a omisso no substancial. O ru se defende apenas dos fatos narrados na denncia (imputao) e no da capitulao (acusao). Esta pode, a qualquer tempo, ser alterada por aditamento, sem qualquer prejuzo ao ru. No processo penal militar, a nova definio jurdica do crime exige o aditamento, mediante alegaes escritas (o que diferente de apenas poder ocorrer o aditamento na fase de alegaes escritas), assegurando-se, dependendo da natureza do aditamento, prazo para a defesa do acusado se manifestar, de nova citao e de novo interrogatrio. O momento em que o aditamento pode ser oferecido, no processo penal militar, para a correo ou acrscimos em geral denncia, vai at antes da sentena (juiz singular) ou do julgamento (juzo colegiado), desde que enseje defesa o contraditrio. Se houver prejuzo ampla defesa do acusado, ento, o julgamento deve converter-se em diligncia, abrindo-se vista para manifestao da defesa, sob pena de nulidade. A norma inserta no artigo 569 do CPP Comum (suprimento de omisso at a sentena, pelo aditamento da denncia) aplica-se subsidiariamente ao processo penal militar, por fora do artigo 3o, alnea a (aplicao da legislao do processo penal comum) e pela alnea e (analogia), do CPPM, de tal forma que o aditamento pode ser oferecido e recebido at antes do julgamento, ou da sentena. O aditamento da denncia implicar na interrupo do prazo prescricional quando traga ele o acrscimo de delito novo, quando venha substituir o delito da denncia, ou quando venha incluir novo acusado na relao jurdico-penal.

O recurso cabvel do no recebimento do aditamento o Recurso em Sentido Estrito. O aditamento da denncia sempre vincula a sentena, incidindo na espcie o princpio da correlao entre a sentena e o aditamento, quando este implicar na interrupo do prazo prescricional. As hipteses de emendatio libelli e mutattio libelli previstas no CPP comum tm regramento diferenciado no CPPM, exigindo-se nestas duas hipteses o aditamento do Parquet, at mesmo por aplicao subsidiria das normas correspondentes daquele Codex.

Vous aimerez peut-être aussi